PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2019

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), mantém na gaveta desde dezembro de 2016 o projeto de resolução do Senado que anulou ato da Anac, a “agência reguladora” de Aviação Civil que instituiu a cobrança de malas. Para valer, a decisão precisa ser aprovada também na Câmara, mas o lobby das empresas aéreas é mais forte que a indignação dos brasileiros explorados. E a cobrança continua.

Anac e empresas aéreas garantiram que a cobrança para transportar malas reduzia o preço da passagem. Era mentira.

Rodrigo Maia chegou a afirmar que somente votaria a questão na Câmara “após o fim do duopólio” no setor. Ele não sabe o que diz.

Como só usa jatinho da FAB há anos, Rodrigo Maia parece não saber que, além de Latam e Gol, há também as empresas Avianca e Azul.

Noutra gaveta da Câmara dorme projeto que objetiva proibir a cobrança para marcar assento, malandragem também apoiada, claro, pela Anac.

Tanto quanto Bolsonaro no caso Bebianno, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, vive o dilema de demitir Guto Silva, chefe da Casa Civil, que levou para o governo a sujeira dos pés enlameados. Ele foi delatado por Nelson Leal Jr., ex-diretor DER-PR, por receber R$100 mil do desvio de recursos do pedágio para financiar campanhas eleitorais. Edson Casagrande, empresário, padrinho e financiador da campanha de Guto, já foi preso por corrupção e também aparece na delação.

O Itamaraty anda apreensivo: o preço cobrado por Gustavo Bebianno para sair calminho do governo foi assumir a embaixada do Brasil em Lisboa, hoje chefiada pelo ex-chanceler petista Luiz Alberto Figueiredo.

Agora que o general Floriano Peixoto está confirmado ministro da Secretaria Geral, cria-se uma situação curiosa: um general de três estrelas vai chefiar um general de quatro estrelas, Maynard Marques de Santa Rosa, atual secretário de Assuntos Estratégicos.

O ministro do STF Alexandre Moraes julgou um caso de interesse do senador Eduardo Braga (AM), de quem foi colega de ministério no governo Temer: cassou liminar de Luiz Fux em decisão que flerta com censura a denúncias de corrupção contra o líder do MDB no Senado, formalizadas pelo valente jornalista Ronaldo Tiradentes, de Manaus.

Técnico de som de Arthur Moreira Lima há mais de 30 anos, Murillo Corrêa está tão desolado quanto os fãs do pianista: iniciado em 2002, o projeto “Um piano pela estrada” está no fim por falta de patrocínio.

Deputados do Parlamento Europeu tiveram os passaportes confiscados e foram expulsos da Venezuela pelo ditador Nicolás Maduro, após se reunirem com Juan Guaidó, reconhecido como presidente do país.

…antes, crise era apagão aéreo, escândalo de corrupção e operação da PF. Agora, crise é briga de compadre.

NO O ANTAGONISTA
Demissão no DOU
Terça-feira, 19.02.19 06:00
É assim que se demite: no Diário Oficial da União.
“As pessoas não estão acostumadas com essa nossa nova forma de agir”, diz líder do PSL
Segunda-feira, 18.02.19 20:30
Por Diego Amorim
Delegado Waldir, líder do PSL na Câmara, comentou com O Antagonista a exoneração de Gustavo Bebianno.
“É página virada. Houve quebra de confiança [entre o presidente e o ministro] e, quando é assim, não tem jeito de manter ninguém no cargo.”
Segundo o deputado, é “fake news” que Bebianno foi demitido em razão de atrito com Carlos Bolsonaro.
“O presidente foi corretíssimo nesse episódio. O que acontece é que as pessoas não estão acostumadas com essa nossa nova forma de agir, com o diálogo pelas redes sociais. Nós debatemos nossas diferenças pelas redes sociais: é assim que nosso presidente foi eleito.”

Nicarágua condena 2 opositores a mais de 200 anos cada um
18.02.19 21:00
A Justiça da Nicarágua condenou hoje os líderes opositores Medardo Mairena e Pedro Mena a mais de 200 anos de prisão cada um, informa a agência France Presse.
Ambos foram acusados de “ações terroristas” nos protestos do ano passado contra a ditadura de Daniel Ortega. Edgard Altamirano, o juiz que deu a sentença, é um aliado do ditador, segundo a imprensa nicaraguense.
Segundo o advogado Julio Montenegro, da Comissão Permanente de Direitos Humanos, as penas – muito superiores à pena máxima do país, que é de 30 anos – são o triplo do pedido pela própria Procuradoria.
Não custa lembrar qual é o partido brasileiro que berra contra a “eleição ilegítima” de Jair Bolsonaro, mas apoia tudo isso.

Justiça argentina prende, de novo, vice de Cristina Kirchner
18.02.19 20:30
Amado Boudou, vice-presidente da Argentina na gestão de Cristina Kirchner, voltou a ser preso hoje à tarde, registra a Folha.
A Justiça do país negou que ele pudesse esperar em casa o resultado do recurso contra a sentença que, em 2018, o condenou a cinco anos e dez meses de prisão.
O vice de Cristina foi acusado de tráfico de influência e desvio de verbas por meio de uma gráfica que imprimia papel-moeda de pesos argentinos.
A ex-presidente, hoje senadora, está indiciada em sete casos e seu primeiro julgamento, que começaria em 26 de fevereiro, foi adiado para 21 de maio.
A defesa da amigona de Dilma Rousseff tenta esticar ao máximo possível o início de seu julgamento, para que ela possa se inscrever como candidata às eleições presidenciais de outubro.

Pais de ex-primeiro ministro da Itália em prisão domiciliar
18.02.19 19:54
Os pais de Matteo Renzi, ex-primeiro-ministro da Itália, estão em prisão domiciliar, de caráter preventivo.
Tiziano Renzi e Laura Bovoli são acusados de falência fraudulenta de três cooperativas, além de emissão de notas fiscais falsas.
Matteo Renzi é do Partito Democratio. É mais um baque na já baqueada esquerda italiana.

“Render briga é para quem quer que o País dê errado”
18.02.19 20:16
Por Diego Amorim
Daniel Coelho, líder do PPS na Câmara, comentou com O Antagonista a exoneração de Gustavo Bebianno.
“Agora a página virada. E não pode demorar. Isso aí tem que virar e olhar para frente. Não adianta ficar rendendo briga. Render briga é para quem quer que o País dê errado. Virou a página, vamos olhar para frente.”
O deputado acrescentou:
“E outra coisa: as pessoas votam no presidente para que ele também possa demitir ministros, quando achar que deve.”

Jean Wyllys agora diz que vai morar na Alemanha
18.02.19 20:15
Jean Wyllys, que disse que ia morar na Espanha, agora afirma que vai ficar na Alemanha.
“Minha vida ainda está se assentando. Estou em Berlim, não tenho moradia, conto com ajuda de amigos. Ainda não tenho um novo trabalho. Provavelmente vou me inscrever em um programa de doutorado, para fazer doutorado. Existem conversas com instituições que podem me receber como pesquisador, como professor visitante. Existem conversas com diferentes instituições mas ainda não há nada acertado.”

PGR defende envio à Justiça Eleitoral de suspeita de caixa 2 para Onyx
18.02.19 20:00
Raquel Dodge pediu que o STF envie ao TRE gaúcho a apuração preliminar sobre supostos repasses da J&F a Onyx Lorenzoni por meio de caixa dois, informa a TV Globo.
Em 2017, o atual ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro admitiu ter obtido da empresa, para a campanha de 2014, R$ 100 mil não declarados à Justiça Eleitoral.
A PGR considerou que, com as restrições ao foro privilegiado, Onyx não deve ter o caso analisado pelo Supremo, mas sim pela primeira instância da Justiça Eleitoral.
Caberá a Marco Aurélio Mello, o relator, decidir sobre o caso.

João de Deus se torna réu pela terceira vez
18.02.19 19:00
João de Deus e sua mulher, Ana Keyla Teixeira Lourenço, tornaram-se réus hoje por posse ilegal de arma de fogo e munições, informa o UOL.
A decisão é do juiz Ricardo Silveira Dourado, de Anápolis, que aceitou denúncia apresentada pelo MP-GO.
O médium, que continua preso, já é réu em outras duas ações, ambas por estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA