Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EDIÇÃO DE SÁBADO, 23 DE FEVEREIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SÁBADO, 23 DE FEVEREIRO DE 2019

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar outra vez em 10 de abril a prisão após condenação em segunda instância. O STF cede a manobra que objetiva abrir uma chance de soltura do ex-presidente Lula, condenado a 12 anos 1 um mês por corrupção e lavagem de dinheiro. O novo julgamento foi definido pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que no exame anterior esteve entre os votos vencidos.

A expectativa entre ministros do STF é que a ministra Rosa Weber vai mudar o voto e ficar contra a prisão em segunda instância.

Se Rosa Weber mudar mesmo de ideia e os demais ministros mantiverem a coerência, haverá empate de 5×5 votos.

Em caso de empate, o presidente do STF poderá votar para desempatar. Por isso, tudo depende da posição de Dias Toffoli.

Toffoli foi quem ordenou a soltura do ex-ministro José Dirceu, que cumpria pena após condenação em segunda instância…

Em qualquer país, chefe de partido acusado por corrupção renuncia ao cargo, outros se afastam até a conclusão das investigações. Em alguns casos, fazem haraquiri. No Brasil, Gleisi Hoffmann (PT) faz pose de quem sempre foi santa e Ciro Nogueira (PP) finge que não é com ele.

A ditadura de Nicolás Maduro não hesitou em abrir fogo contra seu próprio povo faminto e inconformado com os rumos de um país que, rico em petróleo, sofre crise de abastecimento até de gasolina.

O deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB) deve ter a sensação de pregar no deserto. É dele o projeto que acaba com a concessão de “auxílio-mudança” para os deputados que saem, para os que entram e até para aqueles que foram reeleitos. O dinheiro fácil totaliza R$33,7 mil.

Gustavo Bebianno disse ontem que “está superado” o episódio da sua demissão do governo Bolsonaro. Mas continua dando entrevistas e vazando mensagens do presidente para manter o assunto vivo.

Há coisas na Câmara que nem a força de um novo governo muda. Só a Comissão de Constituição e Justiça será instalada esta semana, em razão da reforma da Previdência. As demais, só depois do Carnaval.

…políticos do PT e do PSOL que defendem o ditador da Venezuela não são solidários, são cúmplices.

NO O ANTAGONISTA
Aposentadorias especialíssimas
Sábado, 23.02.19 06:30
Por Renan Ramalho
No momento em que Executivo e Legislativo se mobilizam para acabar com fraudes, privilégios e malandragens na Previdência, o Judiciário é demandado para atender todo tipo de pedido por aposentadoria.
Na semana que vem, o STJ tem na pauta uma série de ações contra o INSS.
Numa delas, um homem quer se aposentar mais cedo alegando trabalho no campo, mesmo com outro emprego na cidade. A lei exige que a atividade rural seja indispensável à subsistência do trabalhador.
Noutra ação, o órgão busca derrubar a aposentadoria de um aeronauta que contribuiu por menos tempo por “estar submetido a pressão atmosférica anormal”.
Há um processo no qual a esposa e filhos de um homem já falecido cobram pensões retroativas, no mesmo valor pago a uma amante e seus filhos que levaram primeiro o benefício.
A Corte também analisa recursos de servidores condenados por improbidade inconformados com a cassação de suas aposentadorias.

Gilmar Mendes na ONU
23.02.19 06:05
Gilmar Mendes, na quinta-feira, disparou contra a Lava Jato e a Receita Federal.
Em entrevista para a Época, ele disse que um ministro do STF estava sendo chantageado por “milícias institucionais”.
Os defensores de Lula, é claro, aproveitaram a levantada de bola e anunciaram à colunista social da Folha de S. Paulo que vão levar a denúncia de Gilmar Mendes à ONU.
“Eles acreditam que tais pressões podem comprometer a integridade das decisões do Tribunal, em especial nos julgamentos de Lula.”
É evidente que nada disso foi combinado, não é?

Qual ministro do STF está sendo chantageado?
23.02.19 06:21
Gilmar Mendes acusou um ministro do STF de estar sendo chantageado por “milícias institucionais”.
Espantosamente, ninguém deu a menor pelota para o assunto, exceto a defesa de Lula, que pretende usar a denúncia para tentar tirar o criminoso da cadeia.
A questão, porém, é gravíssima.
Gilmar Mendes tem o dever de delatar o ministro chantageado. E a CPI da Lava Toga deveria tratar especificamente desse tema.

Venezuela anuncia fechamento total de fronteira com Colômbia
23.02.19 05:53
A Venezuela anunciou o fechamento total de sua fronteira com a Colômbia.
A vice-presidente Delcy Rodríguez disse:
“O governo bolivariano informa à população que, devido às sérias e ilegais ameaças do governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela, decidiu um fechamento total temporário das pontes Simón Bolívar, Santander e Unión.”

PGR reitera pedido para afastar ministro do TCU
Sexta-feira, 22.02.19 22:50
Raquel Dodge reiterou hoje ao STF denúncia apresentada em outubro contra o ministro do TCU, Aroldo Cedraz e seu filho, o advogado Tiago Cedraz, por suposto tráfico de influência em favor da UTC.
Além de rebater os argumentos da defesa, que pede o arquivamento do caso, a PGR insistiu no pedido para afastamento imediato do ministro, apontando risco de novos crimes.
“É fundamental para que se possa garantir, no âmbito do Estado Democrático de Direito, o regular funcionamento das instituições sem embaraços ou condutas indevidas”, afirmou a procuradora-geral.

Orlando Silva: “Brasil será humilhado”
22.02.19 21:11
Orlando Silva, do Partido Comunista do Brasil, escreveu no Twitter que o Brasil será humilhado e o governo Bolsonaro será “bucha de canhão” do governo Trump na crise da Venezuela.
Parece torcida contra uma solução. Hoje, o porta-voz do governo disse que a atuação brasileira no caso se limita à ajuda humanitária.

“Envio de ajuda humanitária está mantido”, diz Bolsonaro
22.02.19 21:04
Jair Bolsonaro foi ao Twitter para reforçar que o “envio de ajuda humanitária aos venezuelanos está mantido”.
Comunico que o envio de ajuda humanitária aos venezuelanos está mantido. O Brasil inteiro mobilizou-se de forma ágil e até o fim do dia, cerca de 200 toneladas de alimentos e medicamentos chegam em Boa Vista-Roraima. Boa noite a todos!

Vizinha de Moro quer retratação de revista
22.02.19 20:10
A representante dos moradores da quadra para onde Sérgio Moro se mudou em Brasília quer uma retratação da Veja, que noticiou um suposto incômodo que o ministro estaria causando aos vizinhos, pela “presença ostensiva da polícia” e “iluminação das sirenes” no local.
“Ao contrário do que descreveram, o ilustre vizinho é por demais discreto e quase passa despercebido do local onde reside. Os seguranças, por sua vez, são altamente distintos e profissionais, e nunca geraram nenhum desconforto na quadra”, diz Lucília Maia.

JUSTIÇA SUSPENDE ASSEMBLEIA GERAL PARA VENDA DA EMBRAER
22.02.19 19:04
Por Claudio Dantas
O juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível de São Paulo, acaba de deferir liminar para suspender a realização da assembleia geral extraordinária de acionistas da Embraer, prevista para a terça-feira 26.
O magistrado condicionou a convocação de uma nova assembleia ao esclarecimento de “irregularidades legais”, como a transferência do controle acionário da companhia para a Boeing e de seu parque industrial para os EUA.
A decisão vem ao encontro do desejo do presidente Jair Bolsonaro, que gostaria de reanalisar melhor o negócio, após descobrir que não foi informado devidamente sobre vários detalhes sensíveis.
Confira AQUI a ação.

Porta-voz não confirma mísseis na fronteira
22.02.19 18:38
Questionado sobre a presença de mísseis venezuelanos próximos à fronteira do Brasil, Otávio Rêgo Barros disse que o governo não confirma a informação – publicada mais cedo pelo site DefesaNet.
Ele também não quis comentar sobre eventual reação. “Não conjecturamos poder de combate.”

“Governo tem 200 toneladas de alimentos para venezuelanos”, diz porta-voz
22.02.19 18:26
O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, diz que o governo tem 200 toneladas de alimentos básicos para fornecer aos imigrantes venezuelanos.
“As doações serão transferidas em caminhões venezuelanos de Pacaraima e, de lá, para a Venezuela.” Não está certo se poderão entrar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)