PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2019

Posta à prova com a reforma da Previdência, a popularidade do presidente Jair Bolsonaro continua em alta nas ruas, de acordo com levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisa, mas no Congresso ainda não se cristalizou. Até na Bahia, onde o petista Fernando Haddad o derrotou em novembro (ele teve 27,31% dos votos no 2º turno), Bolsonaro virou o jogo e já é aprovado por 57,7%. Já no Congresso, ainda são modestas as estimativas de apoio à reforma.

Eleito prometendo o fim do “toma lá, dá cá”, Bolsonaro tem negado cargos ambicionados por parlamentares. Cresce a birra do Congresso.

O governo conta com a pressão popular (especialmente através das redes sociais) para “motivar” parlamentares a reformar a Previdência.

O apoio à reforma da Previdência cresce vagarosamente. Deputados parecem ignorar que as redes sociais elegem, mas também cobram.

O plano de evacuação de brasileiros do território venezuelano inclui apenas uma pequena parte dos quase 13 mil residentes no país, que manifestem essa vontade. A maioria constituiu família no país. Por enquanto, os cuidados com a repatriação de brasileiros estão concentrados em Santa Helena de Uairen, cidade próxima à fronteira, para onde se dirigem aqueles que desejam retornar ao Brasil.

O Ministério da Defesa tem pronto um plano de evacuação mais ambicioso de brasileiros, no caso de conflito armado, por exemplo.

“A pauta principal da Câmara é a Reforma da Previdência”, afirmou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O deputado espera que as discussões sobre a reforma dominem a pauta neste semestre.

O carro oficial do presidente do Senado, um Hyundai de placa verde e amarela, deu show nas imediações da rodoviária de Brasília, pelas 10h30min da manhã de ontem, para indignação dos transeuntes. Com direito a cantadas de pneu, acelerações e saída em disparada.

Estão suspensos na Caixa Econômica Federal os patrocínios e outras ações de marketing envolvendo clubes de futebol. Com a exceção do glorioso Botafogo, mas só até março.

NO O ANTAGONISTA
Lula em maio
Quarta-feira, 27.02.19 07:00
Os desembargadores da 8ª turma do TRF-4 vão analisar em maio o recurso de Lula contra a condenação no caso da propina na reforma do sítio de Atibaia.
O ex-presidente foi sentenciado a 12 anos e 11 meses de prisão, pela juíza Gabriela Hardt. Se tudo der certo, a pena será aumentada.

A Lava Toga de Cabral
27.02.19 06:49
O que Sérgio Cabral tem a oferecer?
A resposta foi dada aqui no site: o Judiciário.
Diz O Globo:
“Em conversas reservadas, Cabral tem indicado disposição para revelar segredos da magistratura. Além de influir em decisões do Tribunal de Justiça do Rio, ele apadrinhou a indicação de ao menos quatro ministros do STJ e um ministro do Supremo.
Uma delação do ex-governador pode ser o ponto de partida para a aguardada operação Lava Toga.”

Os pedidos dos líderes partidários a Bolsonaro
Terça-feira, 26.02.19 21:15
Apesar de terem dito que ouviriam Jair Bolsonaro falar da reforma da Previdência, os líderes partidários apresentaram queixas ao presidente na reunião de hoje à noite, informa a GloboNews.
Eles disseram não estar sendo recebidos por ministros, como havia sido prometido pelo governo. Bolsonaro respondeu que ele e Onyx Lorenzoni vão começar a conversar com os líderes para formação da base depois do Carnaval.
Participantes da reunião disseram que o governo sinalizou com a disposição de resolver “problemas” com liberação de emendas e distribuição de cargos nos Estados.

Bolsonaro anuncia Joice Hasselmann como líder do governo no Congresso
26.02.19 21:02
Na reunião com líderes partidários agora à noite, Jair Bolsonaro anunciou Joice Hasselmann como líder do governo no Congresso.
Nas redes sociais, ela agradeceu a confiança.

Deserções de militares na Venezuela chegam a 333
26.02.19 21:00
Subiu para 333 o número de integrantes das Forças Armadas da Venezuela que desertaram e cruzaram a fronteira para a Colômbia e para o Brasil desde sábado, registra o Estadão.
É quase o dobro do número registrado até ontem, quando 174 militares haviam fugido da ditadura de Nicolás Maduro e cruzado a fronteira.
A maioria dos desertores agora está no lado colombiano: 326, segundo a autoridade migratória do país.
O Brasil recebeu em Pacaraima, cidade de Roraima na divisa com Santa Elena de Uairén, sete sargentos da Guarda Nacional Bolivariana.
Eles disseram que pretendem se unir aos colegas que desertaram para a Colômbia e estão dispostos a pegar em armas contra a ditadura.

Lula nas mãos de Toffoli
26.02.19 20:11
Por Renan Ramalho
Dias Toffoli decidirá se tira de Edson Fachin pedido de Lula para suspender ação penal em que é acusado de receber propina na forma de doação de um terreno da Odebrecht para seu instituto.
A defesa alega que não teve acesso à delação de executivos da empreiteira, o que contrariaria decisão do STF fixada em súmula vinculante — entendimento consolidado da Corte que afetaria outras partes.
Daí a necessidade, segundo os advogados, de que o pedido possa ser distribuído livremente no STF e não fique com Fachin.

Com base em delação de Palocci, PF faz devassa atrás de propina de Lula na Sete Brasil
26.02.19 19:36
Por Claudio Dantas
A delação de Antonio Palocci deflagrou uma série de diligências que têm por objetivo corroborar o envolvimento de Lula no esquema de propinas da Sete Brasil.
Além de marcar para dia 22 de março um novo interrogatório de Lula, o delegado Filipe Pacce também intimou o delator Alexandrino Alencar a depor no dia próximo dia 11.
Ele determinou ainda a reanálise de todo o material apreendido na Operação Aletheia, 24ª fase da Lava Jato, que teve Lula como alvo principal.
Pacce também pediu que seja oficiado o Hotel Hilton de Copacabana (ex-Le Meridien), para que forneça em cinco dias “todos os registros de hospedagens, day-use, aluguel para eventos, utilização de salas e mesmo eventuais registros de acessos às dependências do complexo hoteleiro feitos ou pagos por João Vaccari Neto, João Carlos Ferraz, Renato Duque e Pedro Barusco”.
O delegado quer ainda “todos os registros detalhados de gastos com hospedagens, refeições e transportes” arcados pela Sete Brasil em favor dos investigados. Todas as informações serão cotejadas com os documentos entregues por Palocci em sua colaboração premiada, inclusive suas agendas.

PF investiga relação de Lula com entregas de 60 milhões em propinas da Sete Brasil
26.02.19 19:56
Por Claudio Dantas
No ofício em que determina uma série diligências, decorrentes da delação de Antonio Palocci, o delegado Filipe Pace também cobra um pente-fino nos registros de entregas do doleiro Álvaro Novis e da Odebrecht.
Pace relaciona planilhas extraídas do sistema de propinas da empreiteira que somam R$ 59,7 milhões em entregas de dinheiro vivo, em diferentes endereços de São Paulo.
“É imprescindível que as respostas sejam apresentadas com riqueza de detalhes, a permitir, na medida do possível, a identificação do recebedor dos recursos, o efetivo endereço das entregas, o valor, as senhas e responsável (com dados qualificativos) pelas entregas dos valores.”

Defesa de Lula pede que STF suspenda ação sobre terreno para instituto
26.02.19 19:56
A defesa de Lula pediu que o STF suspenda a ação penal relacionada à aquisição do terreno que seria destinado ao Instituto Lula, informa o UOL.
Já condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, o hóspede da carceragem da PF em Curitiba é acusado dos mesmos crimes nesse processo.
Os advogados alegam que a defesa foi prejudicada por eles não terem tido acesso à íntegra do acordo de delação de executivos da Odebrecht, base da acusação.
O MPF acusa Lula de receber propina da empreiteira em forma de um terreno em São Paulo onde seria sediado o instituto que leva seu nome, além de um apartamento vizinho ao seu em São Bernardo.

Fux mantém investigação sobre ministro do Turismo
26.02.19 19:46
Por Renan Ramalho
Luiz Fux negou um pedido do ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) para suspender investigação sobre supostos desvios de verbas eleitorais reservadas para candidatas do PSL em Minas Gerais.
Na mesma decisão, ele manteve o caso com a Justiça Eleitoral do estado. Entendeu que as suspeitas não têm relação com o mandato dele de deputado federal exercido até 2018.
“A jurisprudência firmou compreensão no sentido de inexistir vinculação com o mandato parlamentar quando a investigação tem por objeto ilícitos exclusivamente eleitorais praticados, em tese, por parlamentar, não nesta qualidade, mas sim na condição de candidato em pleito eleitoral.”

Bolsonaro revoga decreto sobre sigilo de dados públicos
26.02.19 19:45
Jair Bolsonaro assinou hoje a revogação do decreto que ampliou o número de servidores autorizados a impor sigilo a documentos públicos, registra Valdo Cruz no G1.
Na semana passada, a Câmara aprovou a suspensão do decreto, que havia sido assinado por Hamilton Mourão na condição de presidente interino.
A decisão de Bolsonaro foi tomada após o governo ser avisado que sofreria nova derrota, desta vez no Senado —como O Antagonista publicou mais cedo.
A revogação do decreto será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial.

Supremo adia decisão sobre Kassab
26.02.19 18:47
O STF adiou decisão sobre um pedido no qual a defesa de Gilberto Kassab pede que dois inquéritos derivados da delação da Odebrecht sejam arquivados ou enviados à Justiça Eleitoral.
O julgamento estava marcado para hoje na Primeira Turma, mas não foi iniciado.
Em abril, o plenário da Corte deverá analisar se deve enviar para tribunais eleitorais suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro; a Lava Jato teme que o procedimento esvazie as investigações.

Plenário do Senado aprova novo presidente do BC
26.02.19 18:36
O plenário do Senado acabou de aprovar o nome de Roberto Campos Neto como novo presidente do Banco Central.
Além dele, João Manoel Pinho de Mello e Bruno Serra Fernandes foram aprovados para as diretorias de Organização do Sistema Financeiro e de Política Monetária, respectivamente.
Mais cedo, as indicações de Campos e dos dois diretores já haviam sido aprovadas em sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Os benefícios da sinceridade de Cabral
26.02.19 18:14
Um dos benefícios a que Sérgio Cabral poderá ter direito por estar finalmente contando o que sabe é a saída de Bangu 8, informa Lauro Jardim.
O ex-governador do Rio pode ser transferido de volta a Benfica, aquela prisão onde ele podia até comer camarão e curtir um cineminha.

Sérgio Cabral cita arcebispo do Rio ao falar de esquema na Saúde
26.02.19 20:30
Em seu depoimento de hoje a Marcelo Bretas, Sérgio Cabral declarou que o esquema de desvio de recursos na Saúde pública do Rio de Janeiro também envolvia religiosos, informa o Estadão.
O ex-governador do Rio citou os contratos do Estado com a Organização Social Pró-Saúde, administrada por padres da Igreja Católica, e até o cardeal dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
“Não tenho dúvida de que deve ter havido esquema de propina com a O.S. da Igreja Católica, da Pró-Saúde. O dom Orani devia ter interesse nisso, com todo respeito ao dom Orani, mas ele tinha interesse nisso”, declarou Cabral.
Em nota, a Arquidiocese do Rio respondeu que a Igreja Católica e seu arcebispo “têm o único interesse [de] que organizações sociais cumpram seus objetivos, na forma da lei, em vista do bem comum”.

Sérgio Cabral explica o ‘toma lá, dá cá’
26.02.19 17:31
Em seu depoimento de hoje a Marcelo Bretas, Sérgio Cabral também confirmou que o dinheiro de propina que os doleiros Renato e Marcelo Chebar disseram ter lavado era seu.
Em sua nova estratégia, o ex-governador do Rio declarou ainda que são verdadeiras “99%” das declarações feitas à Justiça por Carlos Miranda, apontado como seu “homem da mala”.
Miranda disse ter feito várias operações de recebimento e distribuição de propina, em dinheiro vivo, por ordem do então governador.
De quebra, Cabral foi especialmente didático neste trecho:
“São raríssimos os empresários que deram dinheiro para campanhas eleitorais e não esperavam contratos [públicos]. Todos esperam retorno. No Brasil, isso é uma espécie de ‘toma lá, da cá’. Uma ética de compromisso, você me ajudou, eu vou te ajudar. Não tem nada formalizado, mas está implícito.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA