TERCEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2019

NO O ANTAGONISTA
MDB tenta convencer Renan a desistir da disputa no Senado
Terça-feira, 15.01.19 16:27
Por Diego Amorim
Cresce no próprio MDB uma movimentação para que Renan Calheiros desista de tentar a presidência do Senado pela quinta vez.
O que está em jogo também, avaliam adversários internos de Renan, é a sobrevivência do partido.
Desde a redemocratização, praticamente, o MDB mandou e desmandou no Senado — veja aqui. Mas, em outubro do ano passado, a legenda sofreu um revés nas urnas: o tamanho da bancada caiu de 19 para 12.
Embora continue com o maior número de parlamentares, o partido chega à nova legislatura fragmentado, e sem caciques como Eunício Oliveira, Romero Jucá e Edison Lobão, que não se reelegeram.
Na semana passada, noticiamos aqui que Jucá — presidente do MDB — é aliado de primeira hora de Renan, mas tem dado sinais de que está disposto a buscar uma candidatura alternativa, caso perceba que o alagoano não conseguirá vencer as resistências ao seu nome.
Essa movimentação aumentou nesta semana, segundo o relato de dois senadores do partido.
“Essa movimentação existe e tem se intensificado. Havia, digamos assim, um certo entusiasmo em relação à candidatura do Renan, mas hoje há um certo medo de ele trazer desgaste para a presidência e, consequentemente, para o partido.”
“O MDB, muito inteligente que é, não vai querer perder a presidência e se desgastar mais com o restante da Casa. Acho que Renan nem chegará a ser confirmado como candidato.”
Até o ano passado, eram 14 partidos no Senado. A partir de fevereiro, com a renovação de 85%, serão 21 legendas disputando espaço. Blocões, como o de Cid Gomes, já estão sendo formados. E o MDB, nesse novo cenário, terá mais dificuldade para se impor.

Joice de fuzil
15.01.19 16:20
A deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL) comemorou no Twitter o decreto de Jair Bolsonaro que flexibiliza a posse de armas.
No Legislativo, ela promete trabalhar para relaxar também o porte de armas. “Em breve, a mulherada do meu País andará em cima do salto e com sua arma, como eu faço nos EUA.”

Cabral e Picciani são denunciados por esquema com gado
15.01.19 15:47
O MPF no Rio de Janeiro apresentou nova denúncia contra Sérgio Cabral e Jorge Picciani. Ambos são acusados de lavar dinheiro de propina por meio da compra e venda de cabeças de gado.
O caso se refere ao repasse de R$ 1 milhão da Carioca Engenharia para o esquema do ex-governador, em troca de obras do ‘PAC Favelas’.
Os procuradores pediram o bloqueio de bens da Agrobilara Comércio e Participações, empresa da família Picciani.

Bolsonaro decide sobre Previdência após Davos
15.01.19 15:47
Jair Bolsonaro receberá a proposta de reforma da Previdência antes de embarcar para o Fórum Econômico Mundial, mas só decidirá o formato final depois que voltar de Davos, informa a Crusoé.

O DECRETO QUE FLEXIBILIZA A POSSE DE ARMAS
15.01.19 12:48
Jair Bolsonaro assinou, há pouco, o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil.
Confira aqui a íntegra.

“Não agradou ninguém”, diz Bené Barbosa sobre decreto de posse de armas
15.01.19 15:31
Bené Barbosa, autor do livro “Mentiram para mim sobre o desarmamento“, achou muito tímido o decreto que flexibiliza a posse de armas.
“Não agradou ninguém”, disse à jornalista Leda Nagle. “O decreto traz algumas modificações, mas de forma bastante tímida, não como parecia que seria lá atrás.”
Ele explica que Jair Bolsonaro tratou “única e exclusivamente da posse de armas”, não abordando o porte e mantendo a insegurança jurídica de atiradores esportivos.
Também não foi liberada a compra de armamento importado. “Foi um balde de água fria nos policiais, que tinham certeza de que o presidente ia acabar com isso e autorizar a compra de armas importadas.”
Na opinião do especialista, Bolsonaro também desapontou ao indicar que não vai mais tratar do tema.

“Todo e qualquer cidadão e cidadã tem o direito de adquirir a arma”
15.01.19 14:44
Onyx Lorenzoni também reforçou, na entrevista à GloboNews, que o decreto de posse de armas, assinado hoje por Jair Bolsonaro, “é para valer para o país inteiro”.
“Todo e qualquer cidadão e cidadã, em qualquer lugar do país, tem o direito de ir até uma delegacia de polícia federal, levar os seus documentos, pedir autorização, adquirir a arma e poder ter a respectiva posse.”

“É um pagamento de promessa de campanha”
15.01.19 14:40
Merval Pereira escreveu sobre o decreto que flexibiliza o posse de armas.
“É um pagamento de promessa de campanha que vai ser muito debatida no Congresso. Há estudos que mostram que o aumento de armas causa mais mortes. E outros que dizem que a medida aumenta a segurança do cidadão.
Mas, como já escrevi, é uma medida que tem muito pouco a ver com uma política de segurança pública, que deve ir muito além de uma visão pessoal ou de grupos. Tem a ver com um conceito de segurança pessoal que é muito caro a um grupo de cidadãos da classe média, especialmente os das regiões Sul e Centro-Oeste do País, e dos moradores das grandes cidades.”
Mais à frente no texto, ele disse:
“A prioridade à posse de arma tem um simbolismo, em busca um efeito dissuasório. Não surpreende ninguém, Bolsonaro foi eleito porque pensa assim, porque disse as coisas que disse durante a campanha. Pode-se discordar dessa linha, muita gente votou no Bolsonaro por causa disso, e muita gente votou no Bolsonaro apesar disso, achando que a volta do PT seria pior.”

Governo vai abrir prazo para recadastramento de armas
15.01.19 13:58
Onyx Lorenzoni informou que o governo vai lançar neste mês uma medida provisória para permitir que pessoas que guardam armas em casa com registro vencido possam recadastrar a posse.
“Se um bandido for lá e pessoa fizer uso daquela arma para espantar o bandido, não precisa nem ferir, só mandar embora, se a polícia for lá, é obrigada a prender o dono da casa ou a dona da casa, por posse ilegal de arma”, explicou o ministro à GloboNews.
Ele disse que até 9 milhões de famílias “de bem” poderão regularizar a situação. O prazo começará neste mês e irá até o final do ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
“O nosso objetivo é fazer com que toda e qualquer arma na mão das pessoas de bem estejam cadastradas e sob controle da Polícia Federal”.

As armas da imprensa
15.01.19 13:06
Espantosamente, a Folha de S. Paulo argumenta que o Estatuto do Desarmamento foi um sucesso, considerando que “o ritmo de crescimento de assassinatos” diminuiu depois de sua entrada em vigor.
O jornal pode ser contrário à posse de armas, mas isso é ofensivo com os familiares das 63 mil pessoas mortas por ano.

Mais de quatro armas
15.01.19 13:04
O decreto assinado por Jair Bolsonaro abre brecha para que o cidadão possa ter mais do que quatro armas de fogo, “se presentes outros fatos e circunstâncias que a justifiquem”.

Quem não terá direito às armas
15.01.19 12:55
O decreto assinado há pouco por Jair Bolsonaro deixa claro que não será concedida a posse de armas quando ficar comprovado que o cidadão mentiu ao prestar informações ou mantém vínculo com grupos criminosos, por exemplo.

Primeiro político com foro condenado continua sem punição
15.01.19 15:31
Passados quase 8 meses da primeira condenação de um parlamentar pelo STF na Lava Jato, o deputado Nelson Meurer ainda está longe de cumprir a pena de 13 anos de prisão.
Até hoje, o acórdão não foi publicado — a redação do documento cabe a Edson Fachin.
Em dezembro, Raquel Dodge pediu prioridade ao documento, para que a pena possa ser executada. Antes disso, a defesa poderá recorrer no próprio Supremo, mas só após a publicação.

As denúncias de João de Deus
15.01.19 14:34
O Ministério Público de Goiás protocolou nova denúncia contra João de Deus.
Nesse caso, ele é acusado de estupro de vulnerável contra quatro vítimas e violação sexual mediante fraude contra uma quinta.
É a segunda denúncia, mas O Antagonista pode perder a conta, como ocorreu com Sérgio Cabral.

Justiça bloqueia contas de Luiz Marinho
15.01.19 14:29
A Justiça Federal determinou o bloqueio conjunto de 76,1 milhões de reais do petista Luiz Marinho e de outras 15 pessoas e quatro empresas em ação civil de improbidade administrativa sobre supostas irregularidades nas obras do Museu do Trabalhador, informa o Estadão.
A decisão é do juiz Carlos Alberto Loverra, da 1ª Vara Federal de São Bernardo,SP.
Em denúncia oferecida pelo MPF em 2017, os réus foram acusados de formar um conluio para fraudar a concorrência promovida pelo município administrado por Marinho, para definir a empresa que construiria o tal museu.

Bruno Covas coloca apoiador do #EleNão e do PSOL na Secretaria de Cultura de São Paulo
15.01.19 11:47
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do PSDB, demitiu André Sturm da Secretaria de Cultura e o substituiu pelo produtor Alê Youssef.
O repórter Pedro Durán, na CBN, diz que, com a decisão, Covas “invade o campo progressista de Márcio França, de olho em 2020, e, de quebra, fala com setores que eram ignorados por João Dória”.
Em postagens recentes nas redes sociais, Youssef apoiou os movimentos #EleNão e Lula Livre, posicionou-se contra o Escola Sem Partido e a favor das eleições de Marcelo Freixo e de Guilherme Boulos, ambos do PSOL.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Na Itália, cabe ao próprio Battisti desmoralizar os seus defensores ideológicos brasileiros
Da Redação
Terça-feira, 15/01/2019 às 07:31
Neste domingo (13) a Globo conseguiu arrumar um “especialista” para defender a inocência de Cesare Battisti.
O vídeo é infame, demonstrando que o fervor ideológico é capaz de criar um mundo paralelo.
Na entrevista, o advogado Siddharta Legale garante não haver provas contra o terrorista.
Medíocre, ele desconsidera o fato de que todos os processos já transitaram em julgado pela Justiça italiana.
Veja o vídeo:

Pra variar: GloboNews arrumou um "especialista" para defender o terrorista Cesare Battisti.

Paralelamente, no mundo real, no mesmo momento em que o advogado faz essa patética defesa, Cesare Battisti declara o seguinte em solo italiano:
“Sou culpado, e isso não se discute. Mas não sou culpado de tudo aquilo de que me acusam.”

Emissora americana que defendeu tese do 'golpe' em Dilma ganhará filial no Brasil
Da Redação
15/01/2019 às 16:35
Através de sua conta no Twitter, o empresário Rubens Menin, fundador e presidente do Conselho da construtora MRV, afirmou no último domingo (13), que trará para o Brasil a instalação do canal de notícias Cable News Network (mais conhecida como CNN). 
O canal é conhecido por sua ideologia política com tendências de esquerda, militando ativamente na campanha de Hillary Clinton e defendendo a tese de que o impeachment de Dilma Rousseff foi "golpe", dedicando blocos de matérias enormes sobre o tema. A militância é tão escancarada que o canal é conhecido, nos Estados Unidos, como Clinton News Network (A Rede de Notícias dos Clinton).
Segundo o jornal Estadão, a CNN terá transmissão de 24 horas pela TV por assinatura e plataformas digitais, com previsão de operação para o início do segundo semestre de 2019 e contratação de 400 "jornalistas". Na presidência, a emissora terá Douglas Tavolaro, ex-Rede Record.
O interessante é notar o otimismo que muitos liberais e conservadores direitistas estão com a vinda da emissora, apesar de seus opositores canhotos os acusarem de "intolerantes" e "contrários à liberdade de imprensa".
(...)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA