SEGUNDA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2019

NO O ANTAGONISTA
BETO RICHA PRESO
Sexta-feira, 25.01.19 08:02
O tucano Beto Richa é alvo de prisão preventiva, informa o G1.
“A prisão foi decretada pelo juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba.
O pedido foi feito pelo MPF em um desdobramento da Operação Integração – uma fase da Lava Jato que investigou a concessão de rodovias no Paraná.”

Filho de Beto Richa comprou três imóveis com 2,5 milhões de propina
SALVARBrasil 25.01.19 09:39
Por Claudio Dantas
Na decisão da prisão de Beto Richa, obtida por O Antagonista, o juiz Paulo Sérgio Ribeiro descreve a fundamentação do Ministério Público Federal.
Segundo os procuradores, André Richa, filho do ex-governador tucano, foi beneficiado com pelo menos R$ 2,5 milhões em propina do esquema. O dinheiro foi usado para a compra de três imóveis.
As aquisições foram operacionalizadas pelo empresário Dirceu Pupo Ferreira, homem de confiança da família que também foi preso hoje.

Milicianos na lista da Interpol
25.01.19 07:53
A PF vai emitir um alerta à Interpol para incluir os sete foragidos da operação Os Intocáveis em sua lista de procurados, diz O Globo.
O principal nome é o de Adriano Magalhães da Nóbrega, cuja mãe foi contratada por Fabrício Queiroz para o gabinete de Flávio Bolsonaro.
Ninguém sabe se ele ainda está vivo.

UNE com Maduro
25.01.19 10:44
A UNE, para a surpresa de ninguém, soltou uma nota em defesa de Nicolás Maduro.
Não vale reproduzir uma linha.

“Se precisar fechar a fábrica, fecha”
25.01.19 10:43
Carlos da Costa, da equipe de Paulo Guedes, disse à diretoria da GM, que foi pleitear incentivos tributários:
“Se precisar fechar a fábrica, fecha”.
A frase foi citada à Folha de S. Paulo.
Paulo Guedes é a melhor coisa do governo.

Norma salva-parentes deve cair
25.01.19 09:26
O governo deve recuar de sua manobra para acobertar parentes de políticos no Coaf.
Diz Gerson Camarotti:
“Depois da forte repercussão negativa da consulta pública do Banco Central pelo fim do monitoramento obrigatório pelo Coaf de parentes de políticos, a tendência é que o governo não deve mais alterar essa regra.”

É preciso despetizar Carlos Bolsonaro
25.01.19 09:45
Leia um trecho de coluna de Diogo Mainardi, na Crusoé:
“É preciso despetizar Carlos Bolsonaro. Em 2004, ele foi eleito vereador na chapa do PT. Quinze anos depois, ele ainda opera como seus antigos aliados.
Carlos Bolsonaro tem espalhado esgoto nas redes sociais sobre O Antagonista e a Crusoé. Covardemente, ele evita citar nosso nome, mas seus seguidores se encarregam de decifrar suas mensagens. Ele insinua que tentamos ocupar a Secom. É uma mentira asquerosa. Em primeiro lugar, sempre defendemos o fim da publicidade estatal. Em segundo lugar, O Antagonista e a Crusoé recusam propaganda do governo e de empresas públicas, a fim de evitar qualquer contato com esses vagabundos. Em terceiro lugar, eu, Diogo, tacaria fogo na Secom.
Assim como os petistas, Carlos Bolsonaro insiste em negar os fatos. O Antagonista publicou que os generais governistas querem afastá-lo do Palácio do Planalto. Carlos Bolsonaro reagiu dizendo que o plano do site é “criar intriga entre os filhos do presidente e os bons generais…”
O resto da coluna pode ser lido aqui.

Recolha-se, Haddad
25.01.19 09:01
Analistas políticos que conversaram com Fernando Haddad nas últimas semanas aconselharam o petista a se recolher por um tempo, como fizeram outros presidenciáveis derrotados.
A nota completa da Crusoé pode ser lida aqui.

Flávio Bolsonaro visita o pai
25.01.19 08:50
Nesta sexta-feira, Flávio Bolsonaro visitou Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada.
Está certo.
O Palácio da Alvorada é o melhor lugar para receber familiares, e não o Palácio do Planalto.
Se o presidente entender isso, vai ficar mais fácil governar.

O que Palocci já falou
25.01.19 08:18
A Crusoé resumiu os depoimentos de Antonio Palocci.
O material até aqui revelado permite duas conclusões. A primeira é que, com Palocci, as apurações sobre Lula chegam a um novo patamar. Não se trata de um empreiteiro ou doleiro falando, mas de um ex-colega de Planalto do ex-presidente, ora recolhido à cadeia em Curitiba. A segunda conclusão é que, sim, os depoimentos de Palocci, somados aos arquivos que ele entregou aos investigadores, serão suficientes para alimentar novas e animadas fases da Lava Jato, tanto em Curitiba quanto em Brasília.
Leia a reportagem completa aqui.


NO PUGGINA.ORG
“SE FLÁVIO ERROU, ELE TERÁ DE PAGAR...”
Por Percival Puggina.
Artigo publicado em 25.01.2019
Sob todos os pontos de vista é uma pena que a afirmação feita por Bolsonaro ao jornalista da TV Bloomberg em Davos tenha caído no imenso vazio de significados que domina a imprensa brasileira. No ambiente local, se as informações transmitidas, quaisquer informações, não têm conotação negativa para o governo, não interessam. Ou elas permitem danificar-lhe a imagem, ou são inúteis. E não falta quem consiga, até mesmo, transformar limonada oficial em limão opiniático. Foi por isso que muitos veículos aproveitaram a manifestação do pai para requentar as denúncias contra o filho e, outros, para rotulá-la como tardia. Não escrevo este artigo porque queira uma imprensa omissa. Escrevo-o precisamente porque que não quero uma imprensa omissa.
A frase - “Se Flavio errou, ele terá que pagar por essas ações, que não podemos aceitar” – jamais sairia da boca de um Lula, por exemplo. Aliás, parece haver suscitado escasso interesse da mídia extrema e do COAF, a vertiginosa escalada do filho do ex-presidente, que saltou de funcionário de zoológico a milionário. Papai Lula preferiu ver a intrigante ascensão como produto das atividades de um “gênio das finanças”. Deu para notar a diferença?
Dos moralistas de ocasião, daquela imprensa que reclamou do cancelamento da coletiva presidencial, ele só tinha a esperar desrespeito ao constrangimento a que estava submetido. Não faltaria, ali, quem viesse escarafunchar-lhe as emoções com perguntas tão relevantes quanto “Como o senhor se sente com isso?”, ou “Como foi a conversa com o seu filho?”. Por aí andariam os medíocres.
É uma pena que seja assim. Não creio, porém, que os ataques da mídia extrema alcancem seus sinistros objetivos. A exemplo de tantos outros brasileiros, bebi da taça da esperança. E me declaro civicamente bem servido. Conformado, esperei 34 anos para esse encontro do Brasil com as posições conservadoras e liberais que professo. A cada quatro anos, em vão as aguardava do ventre das urnas, enquanto via o Brasil ser levado ao abismo social, à indigência moral e à falência econômica. 
Quantas vezes, meu Deus, ao longo dessas décadas, sentei a mesas de debate, em rádio e TV, tendo como contraparte figurões da esquerda gaúcha, empenhados em defender aquele modelo, bem como os regimes cubano e chavista! Ali estiveram as parcerias, o horizonte e o futuro.
Há quem ainda agora, os defenda e com eles prefira lidar. Manipulam, então, a lixeirinha dos fatos enquanto o País, a despeito deles, cumpre a manifestação democrática das urnas e muda seu destino.
____________________________
Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
A violência no Ceará avisa: o que vem por aí é uma guerra
O inimigo só será derrotado com a entrada em cena do Exército. O Brasil não pode transformar-se numa Colômbia do fim do século 20
Por Augusto Nunes
Quinta-feira, 24 jan 2019, 20h16
Entre 12 e 17 de maio de 2006, São Paulo conheceu a estação do horror concebida por líderes do PCC instalados nas cadeias e materializada por integrantes da sigla que mantinham o direito de ir e vir na maior metrópole do País. Durante cinco dias intermináveis, assassinatos de policiais fardados ou à paisana, atentados a bomba contra prédios públicos, ataques a delegacias, destruição de carros e ônibus pelo fogo e outras manifestações de violência mantiveram em casa centenas de milhares de moradores. A insegurança e o medo prevaleceram até que o governo estadual atendeu à exigência dos chefões do bando e desistiu de enquadrá-los no regime carcerário que merecem.
Passados quase 13 anos, quadrilhas que controlam o sistema penitenciário vêm reencenando no Ceará essas erupções de selvageria. A reprise, por enquanto, parece menos letal. Mas já supera em duração e abrangência o angustiante espetáculo que traumatizou São Paulo. 
A insurreição em curso no Estado nordestino foi desencadeada pela ameaça de revogar a norma não escrita que impede a existência num mesmo presídio de militantes de distintas organizações criminosas. Até agora, cada uma tem uma prisão para chamar de sua. Ao anunciar a extinção do privilégio, o governador Camilo Santana constatou, de novo, que quem manda nas cadeias são os teoricamente engaiolados. E pediu socorro ao Planalto.
É bom que o governo Jair Bolsonaro se prepare para o que virá com a aprovação do conjunto de medidas de combate ao crime organizado propostas por Sérgio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública. Se os homens da lei vencerem, o Brasil, enfim, se afastará do caminho que ameaça transformá-lo numa reedição da Colômbia do fim do século 20. Se os bandidos triunfarem, o que houve em São Paulo e no Ceará lembrará ousadia de meliante amador. 
Os colombianos sabem que tal vitória é possível. Mas o inimigo só será derrotado com a entrada em cena de especialistas em inteligência de outros países e, claro, das Forças Armadas. O que vem por aí não é uma batalha. É uma guerra.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Jornalista da Globo confessa encontro com Chefe do MPRJ
No vídeo a seguir, o jornalista Octávio Guedes confirma a informação que o editor passou ontem sobre seu encontro com o chefe do MPRJ, Eduardo Gussum. Um frequentador do restaurante Lorenzo Bistrô, especializado em comida francesa, flagrou os dois e mais um promotor do Gaeco.
A Rede Globo promove campanha editorial feroz e sistemática contra o senador eleito Flávio Bolsonaro e o chefe do MPRJ investiga Flávio, aliás, um dos 47 deputados estaduais do Rio sob seu escrutínio. O MPRJ abastece a Globo com vazamentos sistemáticos, embora ele negue. A foto compromete ambos, Globo e MPRJ.
Na fala de ontem na Globonews, Octávio Guedes diz que teve acesso a tudo, inclusive a documentos sob severo segredo de justiça.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA