SEGUNDA EDIÇÃO DE SÁBADO, 17 DE NOVEMBRO DE 2018

NO O ANTAGONISTA
“Deputados petistas cometeram dois erros jurídicos primários”
Sábado, 17.11.18 11:48
O procurador Hélio Telho usou o Twitter para apontar dois erros jurídicos na ação do PT que pede ao CNJ a anulação da exoneração de Sergio Moro.
“1º) A referida resolução impede a aposentadoria voluntária, não a exoneração (Moro não se aposentou);
2º) Nem existe decisão do plenário do CNJ autorizando a abertura de processo disciplinar contra Moro.”
Os deputados petistas cometeram 2 erros jurídicos primários nesta “ação”: 1º) a referida resolução impede a aposentadoria voluntária, não a exoneração (Moro não se aposentou); 2º) nem existe decisão do plenário do CNJ autorizando a abertura de processo disciplinar contra Moro.

Para Barroso, Lula não é perseguido político
17.11.18 10:57
Luís Roberto Barroso disse nesta sexta-feira, em Florença, Itália, que Lula não é perseguido político e Bolsonaro não representa ameaça à democracia.
Para o ministro, Lula “tem todo o direito de apelar, e tentar provar que houve erro judicial, mas não considero a narrativa daqueles que dizem que houve uma perseguição política”.

Além dos cubanos, outros 3,3 mil profissionais podem deixar Mais Médicos
17.11.18 10:42
Além dos 8,3 mil cubanos que deixarão o País até o fim do ano, há ainda o risco de outros 3,3 mil profissionais deixarem o Mais Médicos caso Jair Bolsonaro cumpra a promessa de exigir o Revalida.
Segundo o Estadão, esse é o número de “brasileiros formados no exterior ou estrangeiros de outras nacionalidades que também foram dispensados da revalidação do diploma para atuar no País”.

As falanges do bolsonarismo
17.11.18 10:37
Jair Bolsonaro ainda nem assumiu, mas o governo já está sendo esfrangalhado pela disputa de poder entre suas falanges.
Onyx Lorenzoni, Paulo Guedes, os generais e os bolsonarinhos passam rasteira um no outro.

A cadeia é dura, Lula
17.11.18 10:15
O PT plantou na Folha de S. Paulo que Sérgio Moro pode “endurecer as regras estabelecidas para Lula na cadeia”.
É mais uma etapa da campanha para demonstrar que o presidiário é perseguido pelo juiz que o condenou.

CIA: príncipe herdeiro mandou matar jornalista saudita
17.11.18 09:59
A CIA concluiu que foi o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad Ben Salman Al Saoud, o MBS, que mandou matar o jornalista e dissidente Jamal Khashoggi, reporta o Washington Post.
O assassinato ocorreu dentro da embaixada saudita na Turquia, para onde Khashoggi foi atraído.

MP pede bloqueio de bens de ex-procurador de Justiça do Rio de Janeiro
17.11.18 09:42
O Ministério Público do Rio pediu para que a Justiça “sequestre” R$ 7,2 milhões em bens do ex-procurador de Justiça Cláudio Soares Lopes.
A quantia é referente ao valor de propina recebida pelo ex-procurador entre 2009 e 2012.
Segundo as investigações do MP, Lopes recebia mesada de R$ 150 mil do esquema de corrupção montado por Sérgio Cabral.

NO PUGGINA.ORG
O MISTERIOSO CASO DE CERTO SÍTIO EM ATIBAIA
Por Percival Puggina (*)
Artigo publicado sexta-feira,  16.11.2018
O rapaz, de nome Fernando, acalentava o sonho de possuir um sítio na aprazível Serra de Itapetinga para ali reunir amigos e familiares em momentos de convívio. Como não dispusesse dos meios necessários, juntou-os entre pessoas de suas relações e adquiriu, após muita busca, no município de Atibaia, uma propriedade com as características almejadas.
Vencida essa etapa, cuidou, então, de dar jeito nas benfeitorias existentes. Tanto a moradia quanto as demais construções e áreas de lazer precisavam de reformas que seriam custosas. Mas nenhuma dificuldade ou restrição financeira afastava o proprietário de seu objetivo. Fernando, como se verá, era robustecido pela têmpera dos vencedores. Se havia obra a ser feita no seu sítio, nada melhor do que confiá-la à maior empreiteira do Brasil.
Marcelo Odebrecht, requisitado, deslocou gente de suas hidrelétricas, portos e plataformas de petróleo, subiu a serra e assumiu a encrenca: casa, alojamento, garagem, adega, piscina, laguinho, campinho de futebol. Tudo coisa grande, já se vê. Vencida essa etapa, o ambicioso proprietário se deu conta de que as instalações da velha cozinha remanescente não eram compatíveis com os festejos que ansiava por proporcionar aos seus convidados. Para manter o elevado padrão, Fernando não deixou por menos. Deu uma folga à primeira e convocou a segunda maior empreiteira do Brasil, a OAS. E o pessoal de Léo Pinheiro para lá se tocou, prontamente, a cuidar da sofisticada engenharia culinária do importantíssimo sítio. Afinal, uma obra desse porte não aparece todo dia.
Opa! Problemas de telefonia. Como habitar e receber amigos em local com tão precárias comunicações? Inconveniente, sim, mas de fácil solução. Afinal, todos nós somos conhecedores da cuidadosa atenção que a OI dispensa a seus clientes. Certo? Bastou comunicar-lhe o problema e uma nova torre alteou-se, bem ali, no meio da serra.
Concluídas as empreitadas, chaves na mão, a surpresa! Quem surge, de mala e cuia como dizemos cá no Sul, para se instalar no sítio do Fernando? Recém-egressa da Granja do Torto, a família Lula da Silva veio e tomou conta. Veio com tudo. Com adega, santinha de devoção, estoque de DVD, fotos de família e promoveu a invasão dos sonhos de qualquer militante do MST. Lula e os seus se instalaram para ficar e permaneceram durante cinco anos, até o caso chegar ao conhecimento público. Quando a Polícia Federal fez a perícia no local não encontrou um palito de fósforos que pudesse ser atribuído ao desafortunado Fernando. Do pedalinho ao xarope para tosse, era tudo Lula da Silva.
Eu não acredito que você acredite nessa história. Aliás, contada, a PF não acreditou, o MPF não acreditou e eu duvido que algum juiz a leve a sério. Mas há quem creia, talvez para não admitir que, por inconfessáveis motivos, concede a Lula permissão para condutas que reprovaria em qualquer outro ser humano.

(*) Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA