QUARTA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 04 DE SETEMBRO DE 2018

NO O ANTAGONISTA
Reitoria da UFRJ era pressionada pelo MPF quando ocorreu incêndio no Museu Nacional
Terça-feira, 04.09.18 15:55
Por Claudio Dantas
Como O Antagonista mostrou há pouco, o MPF investigava há cerca de um mês denúncia sobre as condições absolutamente degradantes do Museu Nacional.
A denúncia, com fotos internas do edifício, foi feita no dia 27 de julho por um arquiteto que manteve seu nome em sigilo.
Ele alertava especialmente sobre o risco de incêndio no terceiro andar. “É urgente uma vistoria dos bombeiros! Principalmente no terceiro andar, para que se dê ciência à sociedade carioca e brasileira da real dimensão do risco que corre seu patrimônio.”
Três dias depois, o Ministério Público abriu um procedimento preliminar e, em seguida, oficiou o Iphan e a Secretaria de Patrimônio da União (RJ), dando prazo de 30 dias para manifestação.
No dia 2 de agosto, o procurador Antonio Canedo, que assumiu o caso, pediu mais provas ao denunciante e deu dez dias de prazo para que o reitor da UFRJ, o psolista Roberto Leher, apresentasse o alvará dos bombeiros.
A coordenadora de Relações Institucionais da UFRJ, Débora Alves Abrantes, enviou ofício ao MPF pedindo mais 20 dias de prazo. “Ainda não foi possível, no prazo estipulado terminar o levantamento de todos os dados requeridos”, alegou.
No dia 20 de agosto, o procurador recebeu a defesa e concedeu os tais 20 dias, que se encerrariam na próxima semana. No domingo, 2, as chamas lamberam o edifício.


STF investiga Marun por fraudes sindicais
04.09.18 15:51
Carlos Marun passou a ser formalmente investigado por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa no âmbito da Operação Registro Espúrio, que constatou fraudes nos registros sindicais no Ministério do Trabalho.
O inquérito sobre o ministro-chefe da Secretaria de Governo de Michel Temer é um dos três que Edson Fachin mandou abrir a pedido da PGR para dar continuidade às investigações.
Além de Marun, cinco deputados e dois senadores são alvos dos inquéritos, registra o Correio Braziliense. Em 27 de agosto, a PGR denunciou 26 pessoas por organização criminosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA