TERCEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2018

NO PUGGINA.ORG
A DIGNIDADE NACIONAL FRENTE À IDEOLOGIA DO CONFLITO
Por Percival Puggina 
Artigo publicado segunda-feira, 27.08.2018
Como entender esse sentimento de inferioridade, de desapreço em relação a nós mesmos, sendo herdeiros de uma História e de uma cultura tão ricas? Qual a causa desse rastejar em culpas e remorsos, como se ser brasileiro equivalesse a viver num estuário de vilanias e maldições?
A visão negativa a que me refiro iniciou com a propaganda republicana. No entanto, nada fez tanto estrago à Nação quanto o discurso esquerdista ao suscitar conflitos sem os quais sua ação política entra em coma.
É como se a História do Brasil fosse uma reportagem de horrores que começa com genocídio indígena e escravidão. A partir disso não tem mais cura nem conserto. Ora, qual país não registra páginas escuras em seus anais? Qual não viveu ou criou situações assim? Não conheço outro, contudo, que as traga de modo permanente à luz para repudiar suas origens desde o Descobrimento, injuriar a identidade nacional e desprezar a própria dignidade. Desconheço estupidez análoga em outro lugar do Planeta!
São ideias difundidas por supostos estudiosos dos temas nacionais que se aborrecem com o fato de nosso povoamento haver transcorrido no período histórico correspondente ao absolutismo monárquico. Deprime-os a maldição de que o mercantilismo fosse o sistema econômico então vigente. Incomoda-os saber que no século XVI foi levado o último toco de pau-brasil, sem o qual fomos obrigados a sobreviver até hoje. Atribuem nossas dificuldades financeiras ao ouro arrancado de nossas entranhas (uma exploração privada, sobre a qual a Coroa cobrava 20% de imposto) e que gerou desenvolvimento econômico e social em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
De fato, a Coroa portuguesa entre os séculos XVI e XIX não regia uma economia de livre mercado, não era uma monarquia constitucional, nem uma “democracia popular”, nem era “politicamente correta”! Ora pombas, que coisa mais anacrônica!
Prefiro outro modo de ver a História. Prefiro valorizar a riqueza cultural de que somos herdeiros, enriquecida pelo aporte das varias etnias que aqui se agregaram. Nessa herança, valorizo o idioma que falamos. Ele resulta de laboriosa construção no tempo e lança raízes na Península Ibérica desde que, vitorioso na 3ª Guerra Púnica, o Império Romano conquistou a região e criou a província Lusitânia. Não fosse isso, falaríamos o idioma púnico de Cartago, ou o germânico dos suevos, ou o gótico dos visigodos. A história do nosso belo idioma também é nossa e tem tudo a ver com a cultura e a identidade nacional.
A religião é parte integrante da cultura dos povos em todas as civilizações. Não há povo sem religião. Parte valiosa de nossa identidade, então, está fornecida pelo Cristianismo aqui aportado de múltiplas formas pelos nossos povoadores. É igualmente longo, procede de Roma e vive momentos decisivos na Ibéria do século VI, o processo de conversão daqueles povos ao Cristianismo. Também é nossa essa História.
A ideologia do conflito, revolucionária, precisa destruir a base cultural das sociedades ocidentais cristãs. Tanto quanto Marx viu a religião como ópio do povo, seus seguidores percebem que precisam destruir a cultura do Ocidente. Para isso trabalhou a Escola de Frankfurt e para isso opera parcela expressiva do mundo acadêmico brasileiro.
Como parte dessa estratégia perversa, enquanto outros povos se orgulham de sua nacionalidade, cultuam seus grandes vultos, enfeitam suas cidades com monumentos que os exibem à memória e reverência de sucessivas gerações, aqui eles são escondidos. Quantos monumentos a Bonifácio? Frei Caneca? Nabuco? D. Pedro II? Isabel? Mauá? Rio Branco? Caxias? Patrocínio? Rui? Quantos estudantes brasileiros conseguiriam escrever cinco linhas sobre qualquer deles?
Se não vemos dignidade em nossa História, dificilmente a veremos em nós e muito mais dificilmente a veremos nos outros. Seremos grotescos pichadores de nós mesmos. Tenho orgulho das minhas raízes como brasileiro. É a política do tempo presente que me constrange.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Kit Gay e Roberto Marinho ajudam Bolsonaro
Quarta-feira, 29 de agosto de 2018
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
“Livrinho” era o apelido político da Constituição Federal de 1988. Mas existe um outro livrinho, na realidade uma cartilha, que também precisa ser revisto ou até abolido: o famoso kit gay para crianças. O material didático elaborado pelo governo federal em 2011, pregando a ideologia de gênero a partir da escola, ajudou Bolsonaro a desnortear William Bonner e Renata Vasconcelos, na entrevista ao Jornal Nacional.
Bolsonaro aloprou o casal do JN, ao expor a tal “Cartilha Gay”. O candidato soltou o verbo: "Um pai não quer chegar em casa e ver filho brincando com boneca por influência da escola". Bonner e Renata censuraram Bolsonaro por mostrar o escroto livrinho. A manobra global falhou. Ao vivo, o programa ajudou Jair Bolsonaro a consolidar a posição de favoritismo na disputa presidencial.
Sem querer, a Globo ajudou Bolsonaro. Foi fatal para o casal do JN a pergunta idiota sobre a defesa que o General Hamilton Mourão fez, ano passado, da Intervenção Militar em caso de caos no Brasil. Quando Bonner citou que “Historiadores sérios” defendem que em 1964 ocorreu um golpe, Bolsonaro apelou para o fundador da Globo. Repetindo o que já tinha feito na Globonews, Bolsonaro lembrou o apoio dado por Roberto Marinho ao movimento militar que durou até 1985.
No final do JN, a Globo passou recibo da derrota na entrevista. Repetiu o editorial do Grupo Globo considerando que foi um erro ter apoiado o regime de 1964. Bonner só esqueceu de ressalvar que o revisionismo histórico não foi praticado por Roberto Marinho. Ele já estava morto quando seus filhos decidiram negar o passado político do pai. No fim, Bolsonaro se deu bem.
Além do JN, Bolsonaro teve uma grande vitória ontem. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal suspendeu o julgamento do recebimento de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o deputado. O presidenciável é absurdamente acusado de racismo em relação a quilombolas, refugiados e outros grupos. O placar está empatado em 2 a 2. O ministro Alexandre de Moraes pediu vista. O caso volta a ser apreciado na terça-feira que vem... 
(...)

NO O ANTAGONISTA
O corte nos investimentos para agradar os togados
Quarta-feira, 29.08.18 10:19
O orçamento do próximo ano, que será enviado ao Congresso na sexta-feira, 31, deve cortar investimentos para acomodar o pleito de juízes e procuradores, nos lembra a Folha.
“Para agradar aos juízes e conceder reajuste salarial de 16,38%, o presidente Michel Temer cogita cortar mais R$ 1,1 bilhão de investimentos.”
O próximo presidente terá o mais baixo patamar de recursos para essa rubrica da última década.

O “mensalinho” do secretário de Haddad, segundo os promotores
29.08.18 08:45
Os promotores que acusam Fernando Haddad de improbidade administrativa afirmam que o ex-secretário da Saúde do petista, José Filippi Jr. — sim, o mesmo que foi tesoureiro das campanhas de Lula, em 2006, e de Dilma Rousseff, em 2010 — recebeu um total de 200 mil reais de propina da UTC, enquanto ocupava o cargo. Somando o que teria recebido fora da secretaria, o total é de 750 mil reais.
Um taxista afirmou que levava os “presentes” da empreiteira para Filippi Jr. dentro de mochilas e sacolas. Para os promotores, os “presentes” eram um “mensalinho”, para que os interesses da empreiteira fossem atendidos na Prefeitura de São Paulo.
As informações são do Estadão.

Só Barroso pode impedir a fraude lulista
29.08.18 08:43
“A aparição de Lula nos programas eleitorais”, diz a Folha de S. Paulo, “é considerada a mãe de todas as batalhas no PT”.
Só o ministro Luís Roberto Barroso pode impedir essa fraude, feita para ludibriar os eleitores mais desprotegidos.

Sem censura
29.08.18 08:33
Os bolsonaristas festejam os ataques de seu candidato à TV Globo, mas é bom que eles saibam que o superministro Paulo Guedes é muito ligado à empresa e jamais toparia qualquer forma de censura à imprensa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA