TERCEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 09-7-2018

NO O ANTAGONISTA
“Há disposição em promover uma subversão das instituições”
Segunda-feira, 09.07.18 15:31
Por Diego Amorim
Leonardo Barreto, da Factual Informação e Análise, diz que a tentativa de tirar Lula da cadeia ontem representou uma “situação grave”.
Ficou evidente, argumenta ele, que “há uma disposição dos atores envolvidos em promover uma subversão das instituições, caso isso seja necessário”.
O “movimento plantonista”, acrescenta o cientista político, deixou “a porta aberta para a violência e a instabilidade política”.
E mais:
“A narrativa de perseguição judiciária desenvolvida pelo PT tem como argumento inerente que, se não se puder vencer pelo Judiciário, tem que se buscar derrotar o próprio Judiciário.”
Barreto conclui que o PT está na linha de frente desse processo, mas que outros partidos buscam carona nessa briga com a Justiça.
“As chances de um ambiente convulsionado para as eleições cresceu consideravelmente.”

Cármen Lúcia vai facilitar o golpe para soltar Lula?Brasil 
09.07.18 15:30
Cármen Lúcia vai facilitar o golpe para soltar Lula?
Segundo o Estadão, sim.
Leia aqui:
“A ministra Cármen Lúcia ainda não decidiu, mas interlocutores afirmam ser improvável ela acumular a Presidência da República com a do Supremo Tribunal Federal (…).
Se a ministra optar por acumular o comando do Supremo com o da República, frustrará a estratégia de petistas que contavam com isso para, no plantão do ministro Dias Toffoli, apresentar uma reclamação para soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Toffoli foi advogado do PT e assumiu a AGU durante o mandato do petista.”

Lula já estava com as malas arrumadas
09.07.18 15:20
Lula já estava com as malas arrumadas para sair da cadeia, diz O Globo.
“Por orientação de seus advogados, ele organizou seus pertences entre 9 e 10 da manhã.”
E mais:
“Lula demonstrou irritação ao saber que o desembargador João Pedro Gebran Neto o manteria preso.”

Paulo Teixeira acha que os brasileiros são idiotas
09.07.18 15:10
Paulo Teixeira alega que os deputados petistas protocolaram o pedido de HC de Lula na sexta e ele “caiu na mão” do desembargador Rogério Favreto, que o concedeu.
“Caiu na mão”, como se tivesse sido por acaso. Ontem, em O Globo, Lauro Jardim mostrou que os petistas entraram com o pedido apenas meia hora depois de Favreto iniciar seu período de plantão.
Paulo Teixeira, assim como seu partido, acha que os brasileiros são idiotas.

Oito procedimentos contra Favreto no CNJ
09.07.18 14:48
O CNJ recebeu até o início da tarde desta segunda oito procedimentos que questionam a decisão de Rogério Favreto de mandar soltar Lula ontem, informa a agência de notícias Reuters.
O desembargador favorito do PT já foi alvo de cinco reclamações disciplinares – entre elas, as do deputado federal tucano Carlos Sampaio e do Partido Novo –, dois pedidos de providência e uma representação por excesso de prazo.
A assessoria do CNJ explica que esses pedidos seguirão para a análise da corregedoria do Conselho, que não tem prazo para concluir a instrução do caso.
Da análise dos procedimentos, pode ser aberto um processo administrativo disciplinar contra Favreto. Nesse caso, as punições previstas vão de advertência até aposentadoria compulsória.

A novidade do PT
09.07.18 13:16
Acabou a tal reunião do Conselho Político do PT, em São Paulo.
A novidade é que Gleisi Hoffmann disse que há um “conluio” entre PF, TRF-4 e Sergio Moro, e que o presidiário será candidato.

O primeiro ato
09.07.18 13:00
Por falar em teatro, o Correio Braziliense registra que ontem foi “apenas o primeiro movimento de um plano arquitetado por advogados e petistas” para tentar soltar Lula antes das eleições.
José Dirceu está solto (só uma lembrança).

Os novos plantões do plantonista
09.07.18 12:36
O plantonista do TRF-4 tem mais plantões.
O pedido do procurador-geral Humberto Jacques de Medeiros a fim de que só o STJ possa analisar os habeas corpus de Lula corta pela raiz qualquer tentativa de golpe do desembargador petista.

PF NÃO DEVE RESPEITAR DECISÕES SOBRE LULA SEM CHANCELA DO STJ, PEDE PGR
09.07.18 12:34
Por Diego Amorim
No pedido da PGR ao STJ sobre pedidos de soltura de Lula, o procurador-geral em exercício, Humberto Medeiros, pede para que o Tribunal “determine à autoridade policial custodiante do paciente que se abstenha de executar mandados judiciais referentes à liberdade do paciente que não contenham a chancela do Superior Tribunal de Justiça”.
(...)

6 a 1 contra Favreto
09.07.18 12:09
O CNJ recebeu, de ontem para hoje, seis representações contra o desembargador Rogério Favreto e uma contra o juiz Sergio Moro.

Vereador pede impeachment de Crivella
Brasil 09.07.18 11:50
Foi protocolada agora há pouco na Câmara Municipal do Rio de Janeiro o primeiro pedido de impeachment de Marcelo Crivella, informa Lauro Jardim
O autor do pedido é o vereador Átila Nunes, do MDB, que elenca diversas iniciativas do prefeito privilegiando a Igreja Universal.

Pagamentos da Rodrimar para ‘esquema de operador do MDB’
09.07.18 11:41
A Polícia Federal recebeu 10 comprovantes de pagamentos da empresa Pérola, do grupo Rodrimar, para o escritório de advocacia de Flávio Calazans, informa Andréia Sadi.
O advogado revelou, em delação premiada, que seu escritório foi usado para lavar dinheiro pago a Milton Lyra, apontado como operador do MDB — e solto por Gilmar Mendes em maio. Os depósitos foram recebidos no âmbito do inquérito dos portos, que investiga Michel Temer.
“Os depósitos de junho de 2014 a março de 2015 são importantes porque confirmam informações prestadas na delação premiada de Flavio Calazans, também anexada ao inquérito. O delator afirmou que os depósitos eram de ‘contratos fictícios firmados entre o escritório de advocacia’ e a empresa Pérola.”

Está claro para todo mundo
09.07.18 11:20
Patrus Ananias escreveu no Twitter que “depois de ontem, fica ainda mais claro para o mundo: Lula é um preso político”.
Está claro para todo mundo que Rogério Favreto foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Desenvolvimento Social, quando Patrus Ananias era o ministro.

‘Lisura’ de Moro e ‘rápida solução’ de Thompson Flores
09.07.18 11:16
A Associação Paulista de Magistrados também divulgou nota chamando a atenção para a “lisura” da postura de Sergio Moro e para a “rápida solução” dada por Carlos Thompson Flores à patacoada petista de ontem:
“A Associação Paulista de Magistrados – APAMAGIS , tendo em vista as diversas decisões judiciais envolvendo o Magistrado plantonista do TRF 4 e o Desembargador relator natural de uma ação criminal vinculada ao mesmo Tribunal, manifesta-se nos seguintes termos:
Imprescindível que o Poder Judiciário rapidamente delibere não apenas sobre fatos, mas também sobre o alcance de suas decisões.
A indefinição/sobreposição de decisões judiciais causa extremo malefício para toda sociedade, que espera, avidamente, por garantia e estabilidade, representadas sempre por decisões técnicas e claras, emanadas do Poder Judiciário competente.
A Apamagis APOIA o Exmo. Senhor Presidente do TRF4, Desembargador Thompson Flores, que rapidamente fixou a competência do Relator Desembargador João Pedro Gebran Neto, oferecendo à sociedade brasileira rápida solução para a tormentosa questão.
Da mesma forma, em sua r. Decisão, apontou para a LISURA da conduta do Juiz Sérgio Fernando Moro, porque a execução provisória da pena não estava afeta ao Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR. Em se tratando de mero cumprimento de ordem emanada do Tribunal como Órgão Colegiado, sequer seria cabível a impetração de habeas corpus. Em segundo, como processo de execução que é, a Lei no 7.210/84 prevê como cabível a interposição de agravo de execução.
A Apamagis, por fim, reitera seu compromisso com a verdade, o respeito ao princípio do Juízo natural e a lisura do exercício do poder jurisdicional.”

Oito meninos resgatados na Tailândia
09.07.18 10:45
Mais quatro meninos foram resgatados da caverna inundada na Tailândia.
Agora são oito os que foram salvos pelos mergulhadores.
Os últimos quatro, mais o treinador, serão resgatados amanhã.

“Insegurança jurídica e instabilidade institucional”
09.07.18 10:36
Em nota, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) lamenta que a PF “esteja submetida a conflitos judiciais atrelados a uma crise de origem politica, que geram grande insegurança jurídica e instabilidade institucional para o País”.
A intenção de alguns é justamente essa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA