PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 17-7-2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2018.

O cruzamento de pesquisas de intenção de votos para presidente, em outubro, mostra que a liderança de Jair Bolsonaro (PSL) ou mesmo do inelegível Lula (PT) para presidente não os coloca com a mão na faixa. Com altos índices de rejeição, superiores à metade dos votos válidos, o mais provável é que se reproduza no Brasil o fenômeno das eleições presidenciais da França, onde o candidato que ficou em 2º lugar no primeiro turno acabou eleito presidente com votação consagradora.

Como na França, no Brasil o 2º mais votado no primeiro turno tem tudo para unir eleitores e derrotar no segundo turno o adversário rejeitado.

Emmanuel Macron chegou ao segundo turno contra Le Pen com 23% do votos. Foi eleito com apoio consagrador de 65% dos eleitores.

Levantamento do Paraná Pesquisas indica que ao menos 49,6% não votam em Bolsonaro, e 61,2% não votariam em candidato de Lula.

A extinção da Justiça do Trabalho, defendida por muitos juristas, ganhou força após a reforma trabalhista que vigora desde novembro, com a redução acentuada da indústria de indenizações. Agora, haverá o primeiro ato a discutir a proposta: realiza-se no próximo dia 26, no Rio de Janeiro, o debate “Justiça do Trabalho e Justiça Federal Juntas?”, que é fruto de parceria entre o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Uma preocupação é o destino de magistrados e servidores, após a extinção da Justiça do Trabalho, prevista para médio prazo.

O filho deputado estadual do ex-governador Sérgio Cabral já começou campanha para tentar se reeleger em outubro. Devido às traquinagens do pai, agora ele é só Marco Antônio. Livrou-se do sobrenome Cabral.

Vinte e oito anos depois de derrubar a ditadura, Daniel Ortega, um dos líderes da arrebatadora revolução sandinista, já no quarto mandato, está cada vez mais parecido com o ditador Anastacio Somoza. Inclusive nas acusações de corrupção e de assassinatos.

…para quem acha que o Brasil foi mal na Copa, as eleições podem ser muito piores.

NO BLOG DO JOSIAS
Brasil cava seu abismo com insistência e método
Por Josias de Souza
Terça-feira, 17/07/2018 06:18
A realidade brasileira está cada vez mais inacreditável. Há duas semanas, fui às férias convencido de que nada de relevante aconteceria na política durante a Copa do Mundo. No Brasil, porém, nada tornou-se uma palavra que ultrapassa tudo. A ausência foi de apenas 15 dias. Mas volto ao trabalho com uma nova visão sobre o Brasil, o mais antigo país do futuro em todo o mundo.
Imaginei que conseguiria descansar do noticiário. Planejara passar os olhos e os ouvidos a limpo. Nada de internet, TV ou jornal. Não deu. O repouso foi contaminado por uma espantosa sequência de fatos extraordinários protagonizados por pessoas ordinárias —em todos os sentidos. O País não merecia destino tão medíocre. Mas instalou-se uma espécie de monarquia tropical. Reina a esculhambação.
Numa manhã de domingo, retido na cama do hotel pela preguiça e pelo frio, fui despertado por uma novidade que chegou via celular. Minha mulher leu em voz alta a mensagem enviada por uma amiga: TRF-4 manda soltar Lula. Minha reação foi instantânea: Esqueça, é notícia falsa. E ela: Será? A contragosto, fui à manchete do UOL. E descobri que, no Brasil, o pesadelo é, hoje, melhor do que o despertar.
O inusitado não era obra do TRF-4, mas de um desembargador do Tribunal. Não um desembargador qualquer. Tratava-se de um desembargador de porta de cadeia. Do tipo que aproveita a condição de plantonista para produzir um habeas corpus partidário, revendo decisão tomada em colegiado por seus colegas. Coisa mantida pelo STJ e STF, as Cortes supostamente superiores de Brasília.
É como se a História do Brasil contemporâneo tivesse pretensões literárias. Ela parece buscar paralelos na dramaturgia grega. Exagera nos detalhes. Transforma o plantão de um magistrado companheiro em oportunidade a ser aproveitada por petistas aloprados. Esforça-se para demonstrar que o exato é o exagero, que a verdade é a esperteza.
Passado o espanto e a correção do despautério, sobrou a evidência de que os libertadores do Supremo fizeram escola. O Judiciário pulou dentro do mesmo micro-ondas que carbonizou a legitimidade do Legislativo e a autoridade do Executivo. Consolidou-se durante a Copa a sensação de que todos os países são difíceis de consertar. Só o Brasil é impossível.
As histórias de horror que ouvimos nos últimos anos — de partidos antropofágicos em guerra permanente, de cofres estuprados, de desemprego selvagem, de impunidade sádica, de bombas orçamentárias — são meras camadas de um abismo que continua sendo cavado com persistência e método. Volto do descanso cansado. O jornalista às vezes tira férias. A realidade nunca. Nem em tempo de Copa.

NO O ANTAGONISTA
Boa tarde, Lula
Terça-feira, 17.07.18 07:01
Os idiotas acampados em Curitiba estão impedidos de dar “boa tarde” ao presidiário.
As novas regras impostas pela PM foram resumidas pelo Estadão:
“A partir de agora, as manifestações de ‘bom dia’ e ‘boa noite’ ao ex-presidente ocorrerão durante meia-hora pela manhã e à noite, excluídos os finais de semana, a cerca de cem metros do prédio da PF, e será excluído o ‘boa tarde’. Nas segundas e quintas-feiras, quando o petista recebe visitas de religiosos, da família e de amigos, o ‘boa noite’ será estendido para duas horas. Fora desses períodos, as reuniões só poderão ocorrer em imóveis particulares. Também fica restrita a circulação de manifestantes pelo bairro fora desses horários.”

A farsa de Sepúlveda Pertence
17.07.18 06:27
A comédia judiciária de Sepúlveda Pertence ganhou um novo ato.
Depois de vazar para a imprensa que ele estava se afastando da defesa de Lula, agora o PT faz o movimento contrário.
Gilberto Carvalho disse para o Valor:
“Trata-se de uma pessoa com autoridade, tecnicamente muito boa e importante. Faremos um esforço para evitar uma desistência. Seria muito ruim e impensável”.
Wadih Damous completou:
“Tenho certeza de que o Lula, com a sua habilidade, vai driblar esse mal-entendido”.
A farsa é evidente: o PT cumpre o papel de policial malvado, atacando o Judiciário, e Sepúlveda Pertence aparece como o policial bonzinho, negociando favores com o STF.

Quanto custa?
17.07.18 06:15
Os eleitores assistem enojados às negociatas dos partidos para apoiar este ou aquele candidato.
O motivo é um só: a Lava Jato demonstrou que, em 2014, esses apoios foram comprados com dinheiro de propina.
Quer uns exemplos?
– A Odebrecht confessou que, a pedido de Guido Mantega, pagou 4 milhões de reais ao PDT.
– PCdoB, PRB e Pros foram acusados de receber 7 milhões de reais cada um para se aliar ao PT.
– A JBS repassou 36 milhões de reais a PR, PP, PRB e PCdoB para bancar o apoio a Dilma Rousseff.

PF apura se invasão de ministério está ligada a investigação de fraude
Segunda-feira, 16.07.18 21:00
A Polícia Federal investiga se a invasão ao primeiro andar do Ministério do Trabalho, em Brasília, no domingo à noite tem relação com a Operação Registro Espúrio, informa a TV Globo.
A invasão afetou duas salas da sobreloja do prédio pertencentes à Secretaria de Políticas para Emprego, onde funcionam serviços relacionados ao seguro-desemprego e a carteiras de trabalho.
Como O Antagonista publicou mais cedo, as salas ficam no mesmo andar onde está o data center da pasta, que armazena os dados referentes a processos de registros sindicais.
A Registro Espúrio investiga um esquema que fraudava registros sindicais na pasta. A Secretaria de Políticas para Emprego já foi chefiada por Leonardo Arantes, sobrinho de Jovair Arantes – ambos são investigados na operação e negam irregularidades.

Temer antecipa 13º de aposentados
16.07.18 20:20
Michel Temer assinou hoje um decreto que antecipa metade do valor do 13º salário dos aposentados para pagamento junto com o benefício de agosto, registra o Estadão.
O governo espera, com a medida, conseguir injetar cerca de R$ 21 bilhões na economia. A outra parcela do abono anual será paga em novembro.
O presidente já tinha, no ano passado, assinado decreto semelhante para que aposentados e pensionistas recebessem a primeira parcela do 13º no final de agosto.

Ex-assessor de Geddel pede absolvição no STF
16.07.18 20:00
A defesa de Job Ribeiro Brandão, ex-assessor de Geddel e Lúcio Vieira Lima, pediu sua absolvição na ação penal na qual é réu por lavagem de dinheiro no STF, relata O Globo.
Em maio, a Segunda Turma do Supremo aceitou denúncia contra Job, Geddel, Lúcio e a mãe dos dois políticos do MDB, Marluce Vieira Lima, no caso do bunker da propina – o apartamento em Salvador onde eram guardados R$ 51 milhões.
Segundo os advogados do ex-assessor, Job colaborou com a investigação, e a PGR não foi capaz de indicar o crime supostamente cometido por ele.

Argentina fecha acordo para usar delações da Lava Jato
16.07.18 19:45
Um acordo de cooperação judicial entre as PGRs brasileira e argentina oficializa que os tribunais do país vizinho passarão a aceitar as delações e acordos de leniência firmados pela Lava Jato no Brasil, registra Fausto Macedo.
Vários casos relativos à Odebrecht tramitam na Argentina. Com as informações e provas fornecidas pelo Brasil, será possível, pela primeira vez, acusar ex-funcionários envolvidos em irregularidades.
O acordo foi anunciado pela Secretaria de Comunicação Social da PGR. Por conter dados sigilosos, a íntegra do acordo firmado com a Argentina não pôde ser divulgada.

Inquérito que investiga Ciro por injúria racial é aberto em SP
16.07.18 19:30
O Ministério Público de São Paulo determinou à Polícia Civil na quinta-feira, 12, a abertura de inquérito policial sobre Ciro Gomes, informa o Estadão.
O pré-candidato do PDT à Presidência será investigado por injúria racial, em razão de declarações sobre Fernando Holiday na entrevista que deu à Jovem Pan em 18 de junho.
“Esse Fernando Holiday aqui é um capitãozinho do mato. Porque a pior coisa que tem é um negro usado, pelo preconceito, para estigmatizar”, afirmou Ciro, na ocasião, sobre o vereador do DEM-SP.

‘Jorge 1960’ compra casa de Dirceu em leilão
16.07.18 19:15
Apenas um dos três imóveis leiloados de José Dirceu foi arrematado hoje, informa Fausto Macedo no Estadão.
É uma casa na Saúde, zona sul de São Paulo, adquirida por um comprador de nome não revelado, identificado como “Jorge 1960” no site de leilões.
A casa, com área de 200 metros quadrados, foi arrematada por R$ 465,1 mil, pouco mais da metade do valor de avaliação (R$ 750 mil).
Os bens de Dirceu foram a leilão por determinação de Sergio Moro, como parte das sanções impostas ao ex-ministro na Lava Jato.

PGR vê indícios de atuação de Lindbergh em favor da OAS
16.07.18 18:38
Raquel Dodge afirmou ao STF que existem indícios de que Lindbergh Farias atuou em favor da empreiteira OAS em uma MP que tramitou no Congresso, registra O Globo.
Segundo as investigações, a suspeita é que Lindinho tenha recebido, em troca, cerca de R$ 700 mil da empreiteira em 2013 e 2014.
O caso envolve a MP 600, proposta por Dilma Rousseff ao Congresso, que simplificou as licitações de obras em aeroportos – uma das principais áreas de interesse da OAS na época.
A PF detectou no celular de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, mensagens que mostram o agendamento de encontros para tratar do assunto com o petista, que então presidia a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Os investigadores colheram indícios de que a empreiteira repassou ao menos R$ 700 mil a Lindbergh, via pagamentos de serviços de publicidade em caixa dois, como contrapartida à ajuda de Lindinho na MP.

Nem o bolão da firma escapa dos impostos
16.07.18 18:23
Reportagem da Folha de hoje lembra que, se você ganhou o bolão da Copa na sua empresa, tem de declará-lo no Imposto de Renda de 2019, referente às movimentações em 2018.
O advogado e especialista em IR, Roberto Justo, explica que, como todos os rendimentos recebidos de pessoa física que não tenham sido tributados na fonte, o dinheiro do bolão está sujeito ao carnê-leão, recolhido mensalmente.
Ainda bem que vivemos num país em que todos esses impostos se transformam em saúde, educação e segurança do Primeiro Mundo.

Maia usa avião da FAB para ir a reunião com Ciro
16.07.18 18:07
Rodrigo Maia usou um avião da FAB para ir a São Paulo participar de reuniões de articulação eleitoral com Ciro Gomes e políticos do Centrão, informa Igor Gadelha em Crusoé.
À FAB o presidente da Câmara justificou que estava usando a aeronave a “serviço”.
Clique AQUI para ler a reportagem em Crusoé.

MBL acredita que relator poderá, ‘de ofício’, declarar Lula inelegível
16.07.18 18:02
O Globo, como registramos mais cedo, noticiou que o TSE deve negar o pedido do MBL para impugnar a candidatura de Lula, com o argumento de que o PT ainda nem tentou registrá-la.
O MBL não concorda, conforme nota enviada a O Antagonista:
“Erro crasso: não se trata de ação de impugnação de registro eleitoral, mas de um pedido de tutela de evidência com base em fato público e notório. Lula se coloca como pré-candidato e todos os institutos de pesquisa consideram seu nome. Apesar disso, já foi condenado em 2ª instância e, portanto, está inelegível. Isso é nítido e pode ser declarado de ofício pelo TSE, como o próprio relator da ação, ministro Admar Gonzaga, já afirmou publicamente.”

Carminha no Planalto e Celso de Mello no plantão
16.07.18 17:39
Com as viagens de Michel Temer, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, Cármen Lúcia assumirá a Presidência da República amanhã, confirmou a assessoria da ministra ao G1.
Será a terceira vez que a presidente do STF assume o Planalto. Temer embarca nesta terça para Cabo Verde, onde participará de uma cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e deve retornar ao Brasil na quarta.
Segundo o Supremo, enquanto Carminha estiver na Presidência, o plantão do Tribunal ficará sob a responsabilidade do decano Celso de Mello – já que o vice-presidente do STF, Dias Toffoli, está no exterior, como informamos pela manhã em A Semana em 5 Pontos.

Justiça do DF bloqueia R$ 3,1 mi de Crivella e mais oito
16.07.18 17:12
O juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal do DF, decretou o bloqueio de mais de R$ 3,1 milhões de Marcelo Crivella e de outros oito investigados e uma empresa, todos citados em uma ação por improbidade administrativa, informa Fausto Macedo.
O atual prefeito do Rio de Janeiro é citado por supostas fraudes na época em que exercia o cargo de ministro da Pesca e Aquicultura de Dilma Rousseff, entre 2012 e 2014.
Na decisão, Borelli afirma haver “fortes indícios de irregularidades” num contrato entre o Ministério da Pesca e uma empresa de serviços de engenharia, que previa a instalação de vidros e portas, entre outros itens, na sede da pasta.
Clique AQUI para ler a íntegra da decisão.

Justiça do Rio restringe atuação de Crivella
16.07.18 15:23
A Justiça determinou hoje restrições à atuação de Marcelo Crivella, após a revelação de uma reunião secreta do prefeito do Rio com pastores no Palácio da Cidade.
O juiz Rafael Cavalcanti Cruz, da 7ª Vara de Fazenda Pública, determinou que Crivella está proibido de usar a máquina pública em interesse próprio ou de grupo religioso, privilegiar servidores e atuar em favor de entidade religiosa – especialmente a Igreja Universal, da qual é bispo licenciado –, entre outros itens.
Em caso de descumprimento, o prefeito pode ser afastado até ser julgado na Justiça. Na semana passada, os aliados de Crivella conseguiram evitar a abertura de processo de impeachment pela Câmara Municipal.

O ‘bunker’ do ex-secretário de Alckmin
16.07.18 16:42
Investigação da Operação Pedra no Caminho aponta que Laurence Casagrande tinha uma espécie de “bunker” para guardar documentos supostamente escondidos na sede da Cesp em São Paulo, informa O Globo.
Busca no local encontrou arquivos eletrônicos e folhas impressas com informações da Dersa, estatal paulista presidida por Casagrande até abril deste ano.
Na ocasião, no entanto, ele já havia deixado o comando da Dersa há mais de dois meses, razão pela qual investigadores consideraram a conduta suspeita. O material está em análise.
O ex-secretário de Geraldo Alckmin está preso desde 21 de junho, quando foi deflagrada a operação contra desvios no Rodoanel Norte.
O MPF estima sobrepreço de R$ 600 milhões nas obras, tocadas por OAS e Mendes Júnior. Casagrande assinou os aditivos dos contratos e também é suspeito de tentar destruir provas.

O PT e a mortalidade infantil
16.07.18 15:55
Gleisi Hoffmann, muito indignada, publicou em seu Twitter, um link para uma reportagem da Folha que mostra que a mortalidade infantil no país subiu pela primeira vez em 26 anos.
Culpou, claro, o governo de Michel Temer, o ex-maravilhoso vice do PT em dois mandatos. “Mais de 20 anos para construir e apenas 2 anos para acabar com tudo. Temer faz o oposto: 20 anos em 2, de atraso!”.
Nem a senadora nem sua assessoria, ao que parece, leram a primeira frase da reportagem: “Pela primeira vez desde 1990, houve aumento na taxa de mortalidade infantil do Brasil em 2016”.
Até 31 de agosto de 2016, quem ocupava a Presidência do Brasil era uma certa Dilma Rousseff.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA