Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 17-7-2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2018.

O cruzamento de pesquisas de intenção de votos para presidente, em outubro, mostra que a liderança de Jair Bolsonaro (PSL) ou mesmo do inelegível Lula (PT) para presidente não os coloca com a mão na faixa. Com altos índices de rejeição, superiores à metade dos votos válidos, o mais provável é que se reproduza no Brasil o fenômeno das eleições presidenciais da França, onde o candidato que ficou em 2º lugar no primeiro turno acabou eleito presidente com votação consagradora.

Como na França, no Brasil o 2º mais votado no primeiro turno tem tudo para unir eleitores e derrotar no segundo turno o adversário rejeitado.

Emmanuel Macron chegou ao segundo turno contra Le Pen com 23% do votos. Foi eleito com apoio consagrador de 65% dos eleitores.

Levantamento do Paraná Pesquisas indica que ao menos 49,6% não votam em Bolsonaro, e 61,2% não votariam em candidato de Lula.

A extinção da Justiça do Trabalho, defendida por muitos juristas, ganhou força após a reforma trabalhista que vigora desde novembro, com a redução acentuada da indústria de indenizações. Agora, haverá o primeiro ato a discutir a proposta: realiza-se no próximo dia 26, no Rio de Janeiro, o debate “Justiça do Trabalho e Justiça Federal Juntas?”, que é fruto de parceria entre o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Uma preocupação é o destino de magistrados e servidores, após a extinção da Justiça do Trabalho, prevista para médio prazo.

O filho deputado estadual do ex-governador Sérgio Cabral já começou campanha para tentar se reeleger em outubro. Devido às traquinagens do pai, agora ele é só Marco Antônio. Livrou-se do sobrenome Cabral.

Vinte e oito anos depois de derrubar a ditadura, Daniel Ortega, um dos líderes da arrebatadora revolução sandinista, já no quarto mandato, está cada vez mais parecido com o ditador Anastacio Somoza. Inclusive nas acusações de corrupção e de assassinatos.

…para quem acha que o Brasil foi mal na Copa, as eleições podem ser muito piores.

NO BLOG DO JOSIAS
Brasil cava seu abismo com insistência e método
Por Josias de Souza
Terça-feira, 17/07/2018 06:18
A realidade brasileira está cada vez mais inacreditável. Há duas semanas, fui às férias convencido de que nada de relevante aconteceria na política durante a Copa do Mundo. No Brasil, porém, nada tornou-se uma palavra que ultrapassa tudo. A ausência foi de apenas 15 dias. Mas volto ao trabalho com uma nova visão sobre o Brasil, o mais antigo país do futuro em todo o mundo.
Imaginei que conseguiria descansar do noticiário. Planejara passar os olhos e os ouvidos a limpo. Nada de internet, TV ou jornal. Não deu. O repouso foi contaminado por uma espantosa sequência de fatos extraordinários protagonizados por pessoas ordinárias —em todos os sentidos. O País não merecia destino tão medíocre. Mas instalou-se uma espécie de monarquia tropical. Reina a esculhambação.
Numa manhã de domingo, retido na cama do hotel pela preguiça e pelo frio, fui despertado por uma novidade que chegou via celular. Minha mulher leu em voz alta a mensagem enviada por uma amiga: TRF-4 manda soltar Lula. Minha reação foi instantânea: Esqueça, é notícia falsa. E ela: Será? A contragosto, fui à manchete do UOL. E descobri que, no Brasil, o pesadelo é, hoje, melhor do que o despertar.
O inusitado não era obra do TRF-4, mas de um desembargador do Tribunal. Não um desembargador qualquer. Tratava-se de um desembargador de porta de cadeia. Do tipo que aproveita a condição de plantonista para produzir um habeas corpus partidário, revendo decisão tomada em colegiado por seus colegas. Coisa mantida pelo STJ e STF, as Cortes supostamente superiores de Brasília.
É como se a História do Brasil contemporâneo tivesse pretensões literárias. Ela parece buscar paralelos na dramaturgia grega. Exagera nos detalhes. Transforma o plantão de um magistrado companheiro em oportunidade a ser aproveitada por petistas aloprados. Esforça-se para demonstrar que o exato é o exagero, que a verdade é a esperteza.
Passado o espanto e a correção do despautério, sobrou a evidência de que os libertadores do Supremo fizeram escola. O Judiciário pulou dentro do mesmo micro-ondas que carbonizou a legitimidade do Legislativo e a autoridade do Executivo. Consolidou-se durante a Copa a sensação de que todos os países são difíceis de consertar. Só o Brasil é impossível.
As histórias de horror que ouvimos nos últimos anos — de partidos antropofágicos em guerra permanente, de cofres estuprados, de desemprego selvagem, de impunidade sádica, de bombas orçamentárias — são meras camadas de um abismo que continua sendo cavado com persistência e método. Volto do descanso cansado. O jornalista às vezes tira férias. A realidade nunca. Nem em tempo de Copa.

NO O ANTAGONISTA
Boa tarde, Lula
Terça-feira, 17.07.18 07:01
Os idiotas acampados em Curitiba estão impedidos de dar “boa tarde” ao presidiário.
As novas regras impostas pela PM foram resumidas pelo Estadão:
“A partir de agora, as manifestações de ‘bom dia’ e ‘boa noite’ ao ex-presidente ocorrerão durante meia-hora pela manhã e à noite, excluídos os finais de semana, a cerca de cem metros do prédio da PF, e será excluído o ‘boa tarde’. Nas segundas e quintas-feiras, quando o petista recebe visitas de religiosos, da família e de amigos, o ‘boa noite’ será estendido para duas horas. Fora desses períodos, as reuniões só poderão ocorrer em imóveis particulares. Também fica restrita a circulação de manifestantes pelo bairro fora desses horários.”

A farsa de Sepúlveda Pertence
17.07.18 06:27
A comédia judiciária de Sepúlveda Pertence ganhou um novo ato.
Depois de vazar para a imprensa que ele estava se afastando da defesa de Lula, agora o PT faz o movimento contrário.
Gilberto Carvalho disse para o Valor:
“Trata-se de uma pessoa com autoridade, tecnicamente muito boa e importante. Faremos um esforço para evitar uma desistência. Seria muito ruim e impensável”.
Wadih Damous completou:
“Tenho certeza de que o Lula, com a sua habilidade, vai driblar esse mal-entendido”.
A farsa é evidente: o PT cumpre o papel de policial malvado, atacando o Judiciário, e Sepúlveda Pertence aparece como o policial bonzinho, negociando favores com o STF.

Quanto custa?
17.07.18 06:15
Os eleitores assistem enojados às negociatas dos partidos para apoiar este ou aquele candidato.
O motivo é um só: a Lava Jato demonstrou que, em 2014, esses apoios foram comprados com dinheiro de propina.
Quer uns exemplos?
– A Odebrecht confessou que, a pedido de Guido Mantega, pagou 4 milhões de reais ao PDT.
– PCdoB, PRB e Pros foram acusados de receber 7 milhões de reais cada um para se aliar ao PT.
– A JBS repassou 36 milhões de reais a PR, PP, PRB e PCdoB para bancar o apoio a Dilma Rousseff.

PF apura se invasão de ministério está ligada a investigação de fraude
Segunda-feira, 16.07.18 21:00
A Polícia Federal investiga se a invasão ao primeiro andar do Ministério do Trabalho, em Brasília, no domingo à noite tem relação com a Operação Registro Espúrio, informa a TV Globo.
A invasão afetou duas salas da sobreloja do prédio pertencentes à Secretaria de Políticas para Emprego, onde funcionam serviços relacionados ao seguro-desemprego e a carteiras de trabalho.
Como O Antagonista publicou mais cedo, as salas ficam no mesmo andar onde está o data center da pasta, que armazena os dados referentes a processos de registros sindicais.
A Registro Espúrio investiga um esquema que fraudava registros sindicais na pasta. A Secretaria de Políticas para Emprego já foi chefiada por Leonardo Arantes, sobrinho de Jovair Arantes – ambos são investigados na operação e negam irregularidades.

Temer antecipa 13º de aposentados
16.07.18 20:20
Michel Temer assinou hoje um decreto que antecipa metade do valor do 13º salário dos aposentados para pagamento junto com o benefício de agosto, registra o Estadão.
O governo espera, com a medida, conseguir injetar cerca de R$ 21 bilhões na economia. A outra parcela do abono anual será paga em novembro.
O presidente já tinha, no ano passado, assinado decreto semelhante para que aposentados e pensionistas recebessem a primeira parcela do 13º no final de agosto.

Ex-assessor de Geddel pede absolvição no STF
16.07.18 20:00
A defesa de Job Ribeiro Brandão, ex-assessor de Geddel e Lúcio Vieira Lima, pediu sua absolvição na ação penal na qual é réu por lavagem de dinheiro no STF, relata O Globo.
Em maio, a Segunda Turma do Supremo aceitou denúncia contra Job, Geddel, Lúcio e a mãe dos dois políticos do MDB, Marluce Vieira Lima, no caso do bunker da propina – o apartamento em Salvador onde eram guardados R$ 51 milhões.
Segundo os advogados do ex-assessor, Job colaborou com a investigação, e a PGR não foi capaz de indicar o crime supostamente cometido por ele.

Argentina fecha acordo para usar delações da Lava Jato
16.07.18 19:45
Um acordo de cooperação judicial entre as PGRs brasileira e argentina oficializa que os tribunais do país vizinho passarão a aceitar as delações e acordos de leniência firmados pela Lava Jato no Brasil, registra Fausto Macedo.
Vários casos relativos à Odebrecht tramitam na Argentina. Com as informações e provas fornecidas pelo Brasil, será possível, pela primeira vez, acusar ex-funcionários envolvidos em irregularidades.
O acordo foi anunciado pela Secretaria de Comunicação Social da PGR. Por conter dados sigilosos, a íntegra do acordo firmado com a Argentina não pôde ser divulgada.

Inquérito que investiga Ciro por injúria racial é aberto em SP
16.07.18 19:30
O Ministério Público de São Paulo determinou à Polícia Civil na quinta-feira, 12, a abertura de inquérito policial sobre Ciro Gomes, informa o Estadão.
O pré-candidato do PDT à Presidência será investigado por injúria racial, em razão de declarações sobre Fernando Holiday na entrevista que deu à Jovem Pan em 18 de junho.
“Esse Fernando Holiday aqui é um capitãozinho do mato. Porque a pior coisa que tem é um negro usado, pelo preconceito, para estigmatizar”, afirmou Ciro, na ocasião, sobre o vereador do DEM-SP.

‘Jorge 1960’ compra casa de Dirceu em leilão
16.07.18 19:15
Apenas um dos três imóveis leiloados de José Dirceu foi arrematado hoje, informa Fausto Macedo no Estadão.
É uma casa na Saúde, zona sul de São Paulo, adquirida por um comprador de nome não revelado, identificado como “Jorge 1960” no site de leilões.
A casa, com área de 200 metros quadrados, foi arrematada por R$ 465,1 mil, pouco mais da metade do valor de avaliação (R$ 750 mil).
Os bens de Dirceu foram a leilão por determinação de Sergio Moro, como parte das sanções impostas ao ex-ministro na Lava Jato.

PGR vê indícios de atuação de Lindbergh em favor da OAS
16.07.18 18:38
Raquel Dodge afirmou ao STF que existem indícios de que Lindbergh Farias atuou em favor da empreiteira OAS em uma MP que tramitou no Congresso, registra O Globo.
Segundo as investigações, a suspeita é que Lindinho tenha recebido, em troca, cerca de R$ 700 mil da empreiteira em 2013 e 2014.
O caso envolve a MP 600, proposta por Dilma Rousseff ao Congresso, que simplificou as licitações de obras em aeroportos – uma das principais áreas de interesse da OAS na época.
A PF detectou no celular de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, mensagens que mostram o agendamento de encontros para tratar do assunto com o petista, que então presidia a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Os investigadores colheram indícios de que a empreiteira repassou ao menos R$ 700 mil a Lindbergh, via pagamentos de serviços de publicidade em caixa dois, como contrapartida à ajuda de Lindinho na MP.

Nem o bolão da firma escapa dos impostos
16.07.18 18:23
Reportagem da Folha de hoje lembra que, se você ganhou o bolão da Copa na sua empresa, tem de declará-lo no Imposto de Renda de 2019, referente às movimentações em 2018.
O advogado e especialista em IR, Roberto Justo, explica que, como todos os rendimentos recebidos de pessoa física que não tenham sido tributados na fonte, o dinheiro do bolão está sujeito ao carnê-leão, recolhido mensalmente.
Ainda bem que vivemos num país em que todos esses impostos se transformam em saúde, educação e segurança do Primeiro Mundo.

Maia usa avião da FAB para ir a reunião com Ciro
16.07.18 18:07
Rodrigo Maia usou um avião da FAB para ir a São Paulo participar de reuniões de articulação eleitoral com Ciro Gomes e políticos do Centrão, informa Igor Gadelha em Crusoé.
À FAB o presidente da Câmara justificou que estava usando a aeronave a “serviço”.
Clique AQUI para ler a reportagem em Crusoé.

MBL acredita que relator poderá, ‘de ofício’, declarar Lula inelegível
16.07.18 18:02
O Globo, como registramos mais cedo, noticiou que o TSE deve negar o pedido do MBL para impugnar a candidatura de Lula, com o argumento de que o PT ainda nem tentou registrá-la.
O MBL não concorda, conforme nota enviada a O Antagonista:
“Erro crasso: não se trata de ação de impugnação de registro eleitoral, mas de um pedido de tutela de evidência com base em fato público e notório. Lula se coloca como pré-candidato e todos os institutos de pesquisa consideram seu nome. Apesar disso, já foi condenado em 2ª instância e, portanto, está inelegível. Isso é nítido e pode ser declarado de ofício pelo TSE, como o próprio relator da ação, ministro Admar Gonzaga, já afirmou publicamente.”

Carminha no Planalto e Celso de Mello no plantão
16.07.18 17:39
Com as viagens de Michel Temer, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, Cármen Lúcia assumirá a Presidência da República amanhã, confirmou a assessoria da ministra ao G1.
Será a terceira vez que a presidente do STF assume o Planalto. Temer embarca nesta terça para Cabo Verde, onde participará de uma cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e deve retornar ao Brasil na quarta.
Segundo o Supremo, enquanto Carminha estiver na Presidência, o plantão do Tribunal ficará sob a responsabilidade do decano Celso de Mello – já que o vice-presidente do STF, Dias Toffoli, está no exterior, como informamos pela manhã em A Semana em 5 Pontos.

Justiça do DF bloqueia R$ 3,1 mi de Crivella e mais oito
16.07.18 17:12
O juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal do DF, decretou o bloqueio de mais de R$ 3,1 milhões de Marcelo Crivella e de outros oito investigados e uma empresa, todos citados em uma ação por improbidade administrativa, informa Fausto Macedo.
O atual prefeito do Rio de Janeiro é citado por supostas fraudes na época em que exercia o cargo de ministro da Pesca e Aquicultura de Dilma Rousseff, entre 2012 e 2014.
Na decisão, Borelli afirma haver “fortes indícios de irregularidades” num contrato entre o Ministério da Pesca e uma empresa de serviços de engenharia, que previa a instalação de vidros e portas, entre outros itens, na sede da pasta.
Clique AQUI para ler a íntegra da decisão.

Justiça do Rio restringe atuação de Crivella
16.07.18 15:23
A Justiça determinou hoje restrições à atuação de Marcelo Crivella, após a revelação de uma reunião secreta do prefeito do Rio com pastores no Palácio da Cidade.
O juiz Rafael Cavalcanti Cruz, da 7ª Vara de Fazenda Pública, determinou que Crivella está proibido de usar a máquina pública em interesse próprio ou de grupo religioso, privilegiar servidores e atuar em favor de entidade religiosa – especialmente a Igreja Universal, da qual é bispo licenciado –, entre outros itens.
Em caso de descumprimento, o prefeito pode ser afastado até ser julgado na Justiça. Na semana passada, os aliados de Crivella conseguiram evitar a abertura de processo de impeachment pela Câmara Municipal.

O ‘bunker’ do ex-secretário de Alckmin
16.07.18 16:42
Investigação da Operação Pedra no Caminho aponta que Laurence Casagrande tinha uma espécie de “bunker” para guardar documentos supostamente escondidos na sede da Cesp em São Paulo, informa O Globo.
Busca no local encontrou arquivos eletrônicos e folhas impressas com informações da Dersa, estatal paulista presidida por Casagrande até abril deste ano.
Na ocasião, no entanto, ele já havia deixado o comando da Dersa há mais de dois meses, razão pela qual investigadores consideraram a conduta suspeita. O material está em análise.
O ex-secretário de Geraldo Alckmin está preso desde 21 de junho, quando foi deflagrada a operação contra desvios no Rodoanel Norte.
O MPF estima sobrepreço de R$ 600 milhões nas obras, tocadas por OAS e Mendes Júnior. Casagrande assinou os aditivos dos contratos e também é suspeito de tentar destruir provas.

O PT e a mortalidade infantil
16.07.18 15:55
Gleisi Hoffmann, muito indignada, publicou em seu Twitter, um link para uma reportagem da Folha que mostra que a mortalidade infantil no país subiu pela primeira vez em 26 anos.
Culpou, claro, o governo de Michel Temer, o ex-maravilhoso vice do PT em dois mandatos. “Mais de 20 anos para construir e apenas 2 anos para acabar com tudo. Temer faz o oposto: 20 anos em 2, de atraso!”.
Nem a senadora nem sua assessoria, ao que parece, leram a primeira frase da reportagem: “Pela primeira vez desde 1990, houve aumento na taxa de mortalidade infantil do Brasil em 2016”.
Até 31 de agosto de 2016, quem ocupava a Presidência do Brasil era uma certa Dilma Rousseff.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)