SEGUNDA EDIÇÃO DE 04-6-2018

NO O ANTAGONISTA
O descalabro do STF
Brasil Segunda-feira, 04.06.18 09:28
O Estadão, em editorial, disse que o STF “gerou um descomunal prejuízo” para o Brasil porque foi incapaz de julgar os réus da Lava Jato antes da campanha eleitoral.
Leia aqui:
“O primeiro julgamento de ação penal da Lava Jato no STF não oferece nenhum motivo de comemoração. O caso era simples e o julgamento não envolvia especial dificuldade. Mesmo assim, foram três anos e três meses até ser julgado pela Segunda Turma. Tal demora é simplesmente incompreensível. O descalabro ficou evidente durante a sessão de julgamento do caso. No processo contra o deputado Nelson Meurer não havia nenhum elemento que justificasse tamanha tardança.
Se todo o Poder Judiciário tivesse o mesmo ritmo do STF, a Lava Jato seria bem diferente: muito mais lenta. Em vez dos três anos e três meses da Segunda Turma, o juiz Sérgio Moro proferiu a primeira sentença de um caso da Lava Jato depois de um ano e um mês.
Atualmente, há ao menos oito ações da Lava Jato pendentes de julgamento no Supremo. Numa das ações, a senadora Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, é acusada dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro (…).
No segundo semestre haverá eleições. A depender do ritmo do Supremo, mais uma vez o cidadão não terá elementos definitivos para avaliar a honestidade de muitos candidatos, cujos casos estão à espera de julgamento. É evidente que, por mais que não acarrete prescrição, essa situação gera um descomunal prejuízo para o País.”

Sindicatos perdem 88% de sua receita
Brasil 04.06.18 09:00
O fim do imposto sindical compulsório derrubou a receita dos pelegos.
“Depois da entrada em vigor da reforma trabalhista que acabou com o imposto sindical”, diz o Estadão, “as entidades viram sua arrecadação despencar 88% nos quatro primeiros meses do ano”.
Esse é um dos raros sucessos de Michel Temer. Vão ver se dura até o último dia de seu mandato.

O golpe de Lula no TSE
Brasil 04.06.18 08:47
O advogado de Lula no TSE, Luiz Fernando Casagrande Pereira, planeja empurrar a candidatura do presidiário até 12 de setembro.
Entrevistado pelo Valor, ele disse que, “para indeferir o pedido de registro de candidatura de Lula de ofício o juiz precisa publicar o edital com a solicitação de inscrição do petista (2 dias depois do pedido), esperar o prazo para impugnação (mais 5 dias), dar prazo para defesa do ex-presidente (7 dias), esperar manifestação do Ministério Público e aguardar alegações finais (…).
Se tudo isso for feito da forma mais rápida possível e a decisão final for contra o petista, Lula terá como fazer campanha até 12 de setembro”.
O STF tem de impedir essa porcaria barrando de uma vez por todas o registro da candidatura de criminosos condenados em segundo grau, como sugeriu Luiz Fux.

“O centro do debate é a defesa do Lula”
Brasil 04.06.18 08:31
Edinho Silva concorda com o governador do Ceará, Camilo Santana, que defendeu o apoio do PT a Ciro Gomes.
O ponto central da estratégia eleitoral do partido, porém, tem de ser a soltura de Lula (e de todos os outros petistas acusados pela Lava Jato, como o próprio Edinho Silva).
Leia o que ele disse para o Estadão:
“Eu entendo e concordo com o Camilo. O PT não pode ir para o isolamento. Por isso, entendo que precisamos construir um campo maior do que o processo eleitoral. Isso definitivamente nos tira do isolamento e deixa claro para a sociedade, para o Camilo, para o Rui Costa, para o Wellington Dias, para o Tião Vianna e para o Fernando Pimentel qual é o papel das eleições para nós neste momento.
Deixar claro para os nossos governadores o que nós queremos do processo eleitoral neste momento, por que é tão importante para o PT tratar como centro do debate a defesa do Lula. E deixar claro que vamos tentar construir uma vitória eleitoral que, se não for nossa, seja de algum aliado.”

Trinta anos depois
Brasil 04.06.18 08:17
O Globo reproduziu um telegrama secreto da Embaixada dos Estados Unidos, em 1984, denunciando a roubalheira da ditadura militar.
Trinta anos depois, o principal nome citado pelos americanos foi denunciado pela Lava Jato, que o acusou de receber propina a pedido de Lula: Delfim Netto.

O papel do PT é defender Lula
Brasil 04.06.18 08:08
Edinho Silva disse ao Estadão que o PT vai usar a campanha eleitoral para defender Lula.
A defesa consiste em negociar com Ciro Gomes um compromisso para tirar o presidiário da cadeia.
Leia aqui:
“No movimento mais amplo de construção de um campo democrático, não há porque ficarmos criando atritos ou polêmica com Ciro Gomes. Ele é um personagem importante para este movimento mais amplo e, se nós dialogarmos sobre qual o papel que o PT vai cumprir neste processo eleitoral, tenho certeza que ele vai compreender, assim como o Guilherme Boulos e a Manuela.
Eles vão entender que o PT vai utilizar as eleições para fazer a defesa do Lula. Não vai haver falsas polêmicas, falsos embates, se dissermos a eles que no momento certo estaremos juntos na disputa, mas queremos construir com eles algo mais amplo.”

NO POLÍTICA AO MINUTO
Segunda-feira, 04/6/2018
PF acha documentos de empresas portuárias com sócio de amigo de Temer
Contratos, aditivos contratuais e receitas financeiras foram apreendidos em quarto de bebê na casa de Carlos Alberto Costa
Relatório da Polícia Federal (PF) sobre as investigações da operação Skala aponta que o sócio do coronel João Batista Lima Filho, Carlos Alberto Costa, guardava em casa - dentro de um depósito/maleiro e no closet de um quarto de bebê -, contratos, aditivos contratuais e receitas financeiras sobre as empresas portuárias Rodrimar, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Libra.
A operação Skala, deflagrada em março último, chegou a prender amigos do presidente Michel Temer, entre eles o próprio coronel Lima e o advogado José Yunes, e apura a prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo as investigações, em troca de propina, Temer teria assinado decreto, em maio do ano passado, que ampliou de 25 para 35 anos os prazos dos contratos de concessão e arrendamento de empresas que atuam em portos, permitindo que eles possam ser prorrogados até o limite de 70 anos.
De acordo com o blog da Andréia Sadi, no portal G1, o relatório da PF descreve o material apreendido durante a execução dos mandados de busca e apreensão da operação Skala. Além dos amigos de Temer, empresários ligados ao setor portuário também foram alvo da operação. 
No despacho que autorizou as prisões, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, relator do caso na Corte, considerou que há "indícios que demonstram a possibilidade de se estar diante de um esquema contínuo de concessão de benefícios públicos, em troca de recursos privados, para fins pessoais e eleitorais, que persistiria por mais de 20 anos no setor de portos, vindo até os dias de hoje". 
Armas
Na casa de Carlos Alberto Costa, ainda segundo o blog, a PF também achou quatro armas estrangeiras, uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 9mm, fabricadas nos Estados Unidos, e mais duas pistolas 9mm fabricadas na Alemanha e na República Tcheca. Além disso, mais um revólver Taurus calibre 32 e munições. Ele foi preso em flagrante por causa da posse de armas e munições de uso restrito e em situação irregular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA