SEGUNDA EDIÇÃO DE 23-5-2018

NO O ANTAGONISTA
Azeredo, o foragido
Brasil, quarta-feira,23.05.18 10:09
O tucano Eduardo Azeredo ainda não foi preso.
É considerado foragido pela PF.

Fachin autoriza Lula a receber deputados na cadeia
Brasil 23.05.18 10:00
Lula vai receber um monte de deputados na cadeia.
Edson Fachin atropelou a decisão da juíza Carolina Lebbos e autorizou a Comissão Externa da Câmara, formada por parlamentares de PT, PCdoB, PSB, PDT e PSOL, a visitar o presidiário.
O comunista Orlando Silva disse para a Folha de S. Paulo:
“Finalmente a lei será cumprida”.

Boulos diz que Venezuela e Cuba não são ditaduras
Brasil 23.05.18 09:57
Guilherme Boulos, entrevistado pela Jovem Pan, disse que Cuba e Venezuela não são ditaduras. Para o presidenciável do PSOL, Nicolás Maduro foi eleito democraticamente.
Questionado em seguida sobre o Governo brasileiro, anunciou que “foi golpe”.

OAB no pau de arara
Brasil 23.05.18 09:45
Elio Gaspari comentou a decisão do TCU de abrir a caixa-preta da OAB, que arrecada dos advogados 1,3 bilhão de reais por ano:
“A Ordem foi uma sacrossanta instituição, presidida no século passado por Raymundo Faoro. De lá para cá, tornou-se um cartório de franquias.
Em 2015, na qualidade de presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o Deputado Wadih Damous (PT) condenou o instituto legal da colaboração dos réus da Lava Jato: ‘Delação premiada não é pau de arara, mas é tortura’.
Ele tem todo o direito de dizer isso como cidadão, mas uma ordem de advogados não tem nada a ver com isso.”

Pós-preso do PT
Brasil 23.05.18 08:53
Lula, Antonio Palocci e José Dirceu foram presos, mas Guido Mantega continua solto.
Sergio Moro intimou-o agora a prestar esclarecimentos sobre uma conta mantida por ele no exterior, no banco Pictet.
O Pós-Itália é o pós-preso da ORCRIM petista.

Primeiro-ministro italiano tem currículo de criminalista brasileiro
Mundo 23.05.18 08:50
Está cada vez mais divertida a história do falso currículo acadêmico do advogado indicado para ser o novo Primeiro-Ministro italiano, Giuseppe Conte.
Depois de o New York Times descobrir que ele não “aprofundou estudos jurídicos” na New York University, o La Repubblica verificou que ele também não “aprofundou estudos jurídicos” em Viena (a escola citada no currículo só ensina alemão); que ele não estudou Direito na Sorbonne (apenas foi à biblioteca da Universidade francesa), que ele não foi professor da Universidade de Malta e que, no período em que ele diz ter frequentado Cambridge, a Universidade inglesa estava em férias.
O currículo acadêmico de Giuseppe Conte é de criminalista brasileiro.

Rito acelerado no TSE para barrar Lula
Brasil 23.05.18 08:26
A candidatura de Lula vai ser barrada pelo TSE.
Só resta saber quanto tempo isso vai levar.
Para Luiz Fux e Admar Gonzaga, a Lei da Ficha Limpa torna irregistrável a candidatura do presidiário.
Advogados ouvidos pelo Valor, porém, dizem que as chicanas petistas podem retardar seu afastamento da disputa eleitoral.
Um deles sugeriu:
“Uma alternativa do TSE, caso queira dar celeridade ao caso, seria promover um rito acelerado. Exemplo: não esperar o término dos cinco dias do prazo de impugnação para então notificar o PT a respeito dos questionamentos, mas ir notificando desde o início, na medida que as impugnações vão chegando. Outra medida seria buscar certidões não apresentadas no lugar de notificar Lula para mostrar o material.”

Movimento dos Sem Diesel
Brasil 23.05.18 07:12
Os caminhoneiros adotam a tática do MST.
Pelo terceiro dia seguido, eles bloqueiam estradas para protestar contra a alta do óleo diesel.
A imagem é da TV Globo:

NO BR18
Caminhão de problemas
Quarta-feira, 23.05.2018 | 08h11
Greves de caminhoneiros são sempre um problema grave no Brasil pela sua excessiva dependência do modal rodoviário. Míriam Leitão analisa no Globo por que o nó do preço dos combustíveis não é simples de desatar e a redução de tributos que incidem sobre eles não deve, por si só, encerrar o movimento.
“Por erros antigos do nosso rodoviarismo, o Brasil é excessivamente vulnerável a uma paralisação de caminhões. Tudo se transporta por eles. Em países de grandes dimensões, o modal ferroviário há muito tempo foi implantado porque é mais econômico, lógico e sustentável.”

Risco de desabastecimento cresce
Quarta-feira, 23.05.2018 | 07h41
Reportagens em vários jornais nesta quarta-feira sobre a greve dos caminhoneiros já apontam riscos de desabastecimento em vários Estados e problemas como a possível falta de combustíveis em aeroportos, por exemplo.
Empresas também relatam prejuízos no escoamento de produtos de exportação. O governo tentou encerrar o movimento anunciando a redução da CIDE sobre os combustíveis, mas a solução não foi aceita.

Paulo Preto fala
23.05.2018 | 07h57
Os tucanos não precisam se assustar com o título desta nota. O ex-diretor da DERSA, Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, denunciado pelo Ministério Público como operador de propinas do PSDB, falou à colunista Mônica Bergamo, da Folha, e justamente para negar que vá fazer delação premiada.
Ele diz ter ficado dez dias “numa solitária” enquanto esteve preso. “Quem não cometeu crimes não tem o que delatar”, afirma.

Maluf de novo condenado
Terça-feira, 22.05.2018 | 23h11
O nome do deputado afastado Paulo Maluf esteve mais uma vez na pauta do STF. E repetiu sua última passagem pela Corte. A Primeira Turma do Supremo condenou o político a dois anos e nove meses de prisão domiciliar, além de multa pelo crime de Caixa 2 na campanha de 2010.
Maluf já está em prisão domiciliar por ser considerado culpado por lavagem de dinheiro enquanto era Prefeito de São Paulo.

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Camisa amarela
POR MERVAL PEREIRA
Quarta-feira, 23/05/2018 06:30
À medida que vai desmoronando a tese da esquerda de que a Operação Lava-Jato se dedica apenas a perseguir Lula, vão ficando cada vez mais patéticas as tentativas de criar fatos políticos que não se realizam. É verdade que Lula continua fazendo política de dentro da cadeia, e que o PT demonstra uma capacidade de agitação acima da dos demais partidos políticos brasileiros. Mas isso não quer dizer que os resultados positivos virão. Pelo menos não estão vindo. Lula continua liderando as pesquisas, mas o PT corre o risco de sucumbir devido à estratégia definida por Lula de não indicar seu substituto até o último momento. 
Ontem, o ex-Governador de Minas e ex-Presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, condenado a 20 anos de prisão por peculato e lavagem dinheiro, na Segunda Instância, viu os esforços de sua defesa para protelar a decisão se esgotarem e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) expediu o mandado de prisão.
O episódio ficou conhecido como o Mensalão Mineiro, numa demonstração da capacidade marqueteira do PT. Azeredo não deu mensalão a ninguém, seu caso é de peculato, isto é, usar o dinheiro público de maneira ilegal para financiar sua campanha eleitoral. O apelido de mensalão mineiro, ou tucano, só serviu para tornar situações distintas em semelhantes, no interesse do PT de dizer que todos os partidos roubam.
É verdade, a Operação Lava-Jato está demonstrando, mas o esquema petista de compra de apoio em troca de propinas geradas por obras superfaturadas em estatais, especialmente a Petrobras, é insuperável. E um ataque ao Estado democrático. Apenas o mentor dos dois “mensalões” é o mesmo, o publicitário Marcos Valério, que está devidamente encarcerado.
O final do caso Azeredo retira do PT o mantra de que os tucanos são protegidos pela Justiça. Outra notícia desanimadora para a defesa do ex-Presidente Lula foi a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU de rejeitar o pedido para que ele fosse solto por uma medida cautelar.
A ida à ONU, por si só, faz parte do aparato de marketing político que o PT vem utilizando, aqui e no exterior, para tentar caracterizar uma situação de perseguição política. A tentativa era no sentido de que a ONU seguisse a mesma decisão que atendeu a um pedido similar de políticos catalães. Nesse caso, a Comissão recomendou que o deputado independentista Jordi Sanches fosse liberado para que pudesse participar de eleições. O Estado espanhol ignorou a recomendação da ONU, e o mesmo ocorreria no Brasil, mas seria um ganho político para Lula ter essa espécie de aval da ONU.
No caso do ex-Presidente Lula, a Comissão não viu “riscos de um dano irreparável”, mas o caso, que começou em 2016, continua sendo analisado, e o resultado deve ser anunciado somente em 2019. Mas aí o valor político de uma improvável decisão a favor de Lula já terá sido esvaziado consideravelmente.
Mas o ponto mais risível do marketing político dos apoiadores de Lula é a tentativa de esvaziar a torcida pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia sob a alegação de que a camiseta amarela foi usada pelos “coxinhas golpistas” nas manifestações a favor do impeachment da ex-Presidente Dilma.
Também a corrupção na CBF seria uma razão para que a camisa da Seleção não esteja animando a torcida. Como se pudéssemos voltar no tempo, tenta-se reviver um sentimento que esteve muito presente em 1970, em plena ditadura militar, quando muitos da esquerda decidiram não torcer pelo time de Pelé, Tostão, Jairzinho e companhia. E como não se soubesse o que aconteceu, segundo o relato bem-humorado de vários exilados e membros da oposição guerrilheira: na hora agá, não resistiram à paixão pelo futebol e comemoraram o tricampeonato mundial.
Provavelmente acontecerá igual desta vez, apesar de o desânimo com a situação do País e a difícil saída da recessão econômica não darem muito espaço para comemorações antecipadas. Mas, mesmo sendo “o país do futebol”, os resultados das Copas do Mundo nunca influenciaram as eleições para Presidente da República, que de quatro em quatro anos coincidem com os campeonatos desde 1994.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Na degola de tucanos, o temor de amigos é que Azeredo seja acometido pela depressão
Da Redação
Quarta-feira, 23/05/2018 às 05:26
Condenado a uma pena de 20 anos e 01 mês de prisão pelo cometimento dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no ‘Mensalão Tucano’, o ex-Governador mineiro se diz inocente.
A cantilena é a mesma de Lula, José Dirceu, Eduardo Cunha e tantos outros corruptos que lesaram os cofres públicos.
A verdade incontestável é que a prisão de Azeredo é puro reflexo da Lava Jato.
Os juízes perderam o receio de mandar corruptos para trás das grades.
Por outro lado, o temor de amigos, revelado pela Folha de S. Paulo, é de que Azeredo seja acometido da depressão.
Diz o seguinte o texto do jornal:
“Pessoas próximas ao ex-Governador mineiro lamentam o desfecho do processo. Dizem que ele vive de maneira austera e que não tem ‘o estoicismo de um José Dirceu’ para encarar a cadeia. Temem uma depressão." Impossível de acreditar nessa propalada austeridade. Até renunciar ao mandato de deputado federal para evitar uma condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), ele fez, sem constrangimento, de caso pensado. A decisão da renúncia fez com que perdesse o foro privilegiado e o caso fosse enviado para a 1ª Instância.
Na busca da impunidade e no cúmulo da vigarice, Azeredo se dizia um ‘homem de bem’ e comparou a sua situação a de Lula, no Mensalão federal.
Finalmente, recebe o merecido castigo. A comparação a Lula traduziu o cúmulo do mau-caratismo e a lavratura da confissão de culpa.

O primeiro casamento, o namoro com PB, a crise conjugal e a pergunta sem resposta
Por Amanda Acosta
23/05/2018 às 07:05
A análise de como a Senadora Gleisi Hoffmann se comporta nas suas relações pessoais, dá a exata noção do seu desempenho na política, míope, tacanho e aético.
Gleisi não é uma mulher inteligente, muito pelo contrário, mas é extremamente audaciosa, espertalhona e corajosa.
O seu primeiro marido, um jornalista, era assessor de Paulo Bernardo, então deputado federal.
Ela nega, mas dizem que, quando ela e o primeiro marido se mudaram para Brasília, foram morar no apartamento funcional de Paulo Bernardo.
Foi então que a esposa do jornalista encantou-se com o deputado.
O namoro foi inevitável.
Questionada em uma entrevista se começou a namorar Paulo Bernardo quando ainda era casada, ela tergiversou e não respondeu.
Veio o divórcio e o novo casamento, com o deputado, chefe do ex-marido.
A pergunta sem resposta:
MC - Dizem que a senhora começou a namorar Paulo Bernardo quando ainda era casada com o jornalista Neilor Toscan, então assessor de Bernardo, que, na época, era deputado. Falam também que vocês moravam juntos em um apartamento funcional...
Gleisi – Minha mudança para Brasília e o fim do meu primeiro casamento foram os momentos mais difíceis da minha vida. Mas não teve isso de morar junto, não. Eu era casada com o Neilor, que trabalhava no Banco do Brasil. A gente morava em Curitiba. Quando ele foi transferido para Brasília, eu já conhecia o Paulo e o procurei para trabalharmos juntos. Eu tinha experiência em gestão e orçamento, e essa era a área dele. 
Casada com Paulo Bernardo, teve início a sua ascensão política. Paulo Bernardo é o responsável por tudo o que Gleisi foi na vida. De advogada medíocre e sem causa virou Secretária de Estado em Mato Grosso do Sul, no governo Zeca do PT.
No Governo petista de Zeca do PT, o casal era poderosíssimo. PB, o Secretário de Fazenda. Gleisi, a Secretária de Administração.
Gleisi, pela primeira vez, sentiu o gosto do poder. Foi o suficiente para a primeira crise conjugal.
PB pediu exoneração e foi embora para Londrina. Gleisi ficou em Campo Grande, sozinha e poderosa.
Na sequência, após a reconciliação, as experiências eleitorais de Gleisi. Candidatou-se ao Senado em 2006 e à Prefeitura de Curitiba em 2008. Perdeu as duas contendas.
Em 2010, com muito dinheiro, elegeu-se Senadora.
O auge de sua carreira política atingiu quando assumiu a Casa Civil do Governo Dilma. Repetindo a experiência anterior, novamente passou a conviver com o marido em cargos de comando. Paulo Bernardo era o Ministro das Comunicações.
Não demorou para que houvesse problemas de relacionamento entre os dois, funcional e conjugal.
Na época uma nota de Guilherme Barros da IstoÉ definiu a situação:
Gleisi era a segunda pessoa mais importante da República, a toda poderosa, e PB lhe incomodava.
Essa é Gleisi, a mulher que age de acordo com os seus interesses, ingrata, ambiciosa, sem grande intimidade com a inteligência, mas voraz e perigosa.

Classe artística puxa a fila de abandono ao PT
Da Redação
Terça-feira, 22/05/2018 às 19:38
Artistas que sempre apoiaram o PT, principalmente durante o período em que o partido esteve no poder, começaram a bater em retirada.
Vários motivos são apontados para a iniciativa, principalmente a crença de que Lula não será candidato e a ojeriza ao comportamento adotado por Gleisi Hoffmann.
Ninguém suporta a Senadora, a sua empáfia e a sua postura autoritária.
Já abraçaram Boulos: Sônia Braga, Letícia Sabatella, Wagner Moura, Paulo Betti, Bruno Mazzeo, Gregório Duvivier, o cartunista Laerte Coutinho, Paula Lavigne, o filósofo Vladimir Safatle, o sociólogo Chico Oliveira, a ex-nadadora Joanna Maranhão e a cantora Maria Gadú.
Inúmeros outros artistas, outrora petistas, devem optar por Ciro, Marina ou Manuela.
A debandada é generalizada.

Gleisi abre o jogo e confessa que manutenção de Lula na disputa é mera estratégia
Da Redação
22/05/2018 às 10:37
A senadora Gleisi Hoffmann tem uma retórica preparada quando pressionada quanto à manutenção do nome de Lula na disputa.
Tudo foi detalhadamente explicando em recente reunião partidária.
A revelação foi feita pela Revista Crusoé. Veja:
“Gleisi Hoffmann explicou recentemente, em encontro do PT, um dos motivos pelos quais tratar agora de um substituto para Lula na corrida presidencial é assunto proibido no partido.
Anunciar um eventual vice, disse, faria com que seu nome fosse desde já incluído nas pesquisas de opinião. Consequentemente, ele partiria de um patamar baixo de aprovação e isso poderia fazer com que o eleitor deixasse de se empolgar com a campanha do PT e migrasse para candidatos de outras siglas. Reforçando o já conhecido coro, em estreita conexão com a cela número um de Curitiba, a petista disse que o partido ‘não pode tergiversar’ sobre a candidatura de Lula.”
Trocando em miúdos, ninguém, nem mesmo a insana Gleisi, acredita na possibilidade de Lula ser candidato.
Manter o nome de Lula serve, na realidade, para continuar a ter espaço na mídia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA