PRIMEIRA EDIÇÃO DE 17-4-2018 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
(...)

O acordo de leniência da agência de propaganda Borghi Lowe (atual Mullen Lowe) deve complicar a situação do ex-deputado petista André Vargas, cumprindo pena por receber comissão do contrato dessa empresa com a Caixa. E implicar de vez os executivos do banco.

Após a visita à sala com banho quente e TV de Lula, os senadores ficam devendo explicar por que nada fizeram para acabar as condições carcerárias degradantes de presídios como Pedrinhas (Maranhão).

Os novos presidente e vice, desembargadores Carlos Eduardo Moreira Alves e Kassio Nunes Marques, vão comandar o TRF-1 por dois anos e devem julgar ao menos um processo envolvendo Lula.

Arapucas de telemarketing continuam atormentando os brasileiros, sob a omissão da Anatel, com ligações que desligam quando atendidas. Elas simulam a ligação para fazer “prova”, junto às empresas que as contrataram do “grande número” de ligações para vender produtos.

O ataque dos EUA, França e Reino Unido à Síria foi tão estranho que até parece combinado com a Rússia, que, aliás, nem reagiu. Isso sem citar a história, ainda não comprovada, do uso de armas químicas.

O MTST se apresenta como defensor dos direitos dos sem-teto, mas reclama da Justiça em vez de denunciar a corrupção do ex-presidente que esteve tanto tempo no poder e não resolveu o problema dos que não têm moradia. A não ser o dele mesmo, com o tríplex do Guarujá.

...sem prender nenhum dos invasores do edifício Solaris, no Guarujá, a Polícia paulista sinalizou que esse tipo de violência é permitido.

NO DIÁRIO DO PODER
NOVA REVIRAVOLTA
DEFESA AFIRMA QUE TRIBUNAL EUROPEU SUSPENDEU EXTRADIÇÃO DE SCHMIDT
EXTRADIÇÃO FOI SUSPENSA ATÉ 2 DE MAIO, SEGUNDO A SUA DEFESA
Publicado segunda-feira, 16 de abril de 2018 às 22:20 - Atualizado às 23:24
Da Redação
Em nova reviravolta, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos suspendeu a extradição para o Brasil do empresário Raul Schmidt, segundo decisão publicada nesta segunda-feira (16). Pela decisão, segundo sua defesa, ele "não deve ser extraditado até o dia 2 de maio" e ainda pede informações do governo brasileiro sobre data da extradição, onde Schmidt ficará detido e, caso condenado, e questiona se ele terá seus direitos garantidos especialmente em relação as condições das prisões brasileiras e seu alto nível de violência.
Ele é investigado pelo pagamento de propinas aos ex-diretores da Petrobras, Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada, envolvidos no esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa instalado na estatal.
Raul Schmidt foi preso na sexta-feira (13) em Portugal para fins de extradição para o Brasil. Antes, ele foi detido em 3 de fevereiro, mas a Justiça portuguesa concedeu um habeas corpus para que ele pudesse aguardar em liberdade o julgamento de recurso contra a extradição.
A extradição de Schmidt havia sido inicialmente determinada em 29 de janeiro, mas, por possuir dupla cidadania, sua defesa alegou que ele não poderia ser extraditado por ser cidadão português.
O Supremo Tribunal de Justiça de Portugal revogou agora a decisão que o libertou e determinou sua detenção e entrega ao Brasil, com a condição de que ele responda apenas por crimes cometidos anteriormente à obtenção de sua cidadania portuguesa, em 2011.
Além de atuar como operador financeiro no pagamento de propinas aos agentes públicos da Petrobras, o luso-brasileiro também aparece como preposto de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da Petrobras.
Na 13ª Vara Federal da Justiça Federal, em Curitiba, há dois processos contra Schmidt por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As duas ações penais aguardam o resultado do processo de extradição.

CRIMINOSOS IMPUNES
PM DEIXA INVASORES DO TRÍPLEX DE LULA IREM EMBORA E NÃO PRENDE NINGUÉM
INVASÃO FOI LIDERADA POR GUILHERME BOULOS, PRÉ-CANDIDATO DO PSOL À PRESIDÊNCIA
Publicado segunda-feira, 16 de abril de 2018 às 15:29 - Atualizado às 16:31
Por Francine Marquez
No começo da tarde desta segunda-feira (16), a Polícia Militar deixou o grupo de criminosos que invadiu o edifício Solaris, prédio onde fica o tríplex de Lula, ir embora e ninguém foi preso após o flagrante.
Liderados pelo pré-candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, ao menos 50 baderneiros ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo, permaneceram cerca de quatro horas no condomínio e destruíram ou danificaram as dependências do edifício. Apesar da invasão e depredação de propriedade privada, Boulos disse que a ação da PM foi arbitrária por não haver ordem judicial para a desocupação.
Segundo a PM, ao tentar invadir o prédio, o bando quebrou o portão do estacionamento e pularam as grades antes de danificar outras instalações. Todos os danos foram pormenorizados em um boletim de ocorrência registrado na delegacia Sede do Guarujá.
O grupo aproveitou para estender faixas com mensagens em apoio a Lula. Outros manifestantes ficaram na frende do edifício.

NO BLOG DO JOSIAS
Aécio, Temer e Lula esperneiam do mesmo jeito
Por Josias de Souza
Terça-feira, 17/04/2018 04:11
Como se distingue um social-democrata de um direitista e de um esquerdista? Até outro dia era fácil. Bastava verificar o comportamento de cada um. Mas na fase atual — pós-ideológica e pré-falimentar — a maneira de proceder não quer dizer mais nada. Atirados num tanque com lama, Aécio Neves, Michel Temer e Lula deslocam suas massas na mistura viscosa e esperneiam da mesma maneira.
Os três exibem manias de perseguição e alegações esfarrapadas muito parecidas. Não há como diferenciá-los estatisticamente. O quase-réu, o denunciado e o condenado fervem à mesma temperatura. Quando estão fora de si, exibem com mais nitidez o que têm por dentro. A velha lenda segundo a qual o direitista e o esquerdista são mais cínicos do que o social-democrata está inteiramente desacreditada.
Se as manifestações mais recentes de Aécio serviram para alguma coisa foi para demonstrar que, ao virar sapo, o príncipe do tucanato não aumenta nem diminui a taxa de cinismo do seu discurso — conserva nos mesmos 100%. Como já fizeram Temer e Lula, o tucano apresentou-se como uma vítima inocente das mentiras da Procuradoria e de uma armação do delator com os investigadores. Disse Aécio aos jornalistas na véspera de virar réu:
''Se a Procuradoria-Geral da República tem conhecimento prévio das gravações, essas são nulas. E a PGR tinha ciência prévia. Joesley Batista saiu de uma reunião de várias horas com a PGR para fazer comigo a gravação. Não estamos falando de um cidadão exemplar, mas de um criminoso, réu confesso de mais de 250 crimes, que vai gravar alguém para transformar a conversa em algo comprometedor e receber benefício pela colaboração, como aconteceu''.
O senador tucano revelou-se capaz de tudo, menos de providenciar uma explicação razoável para o fato de sua voz ter soado na fita que captou o diálogo vadio que ele manteve, gostosamente, com um criminoso. Vai abaixo um trecho, para refrescar a memória:
Joesley: É… A tua irmã teve lá.
Aécio: Obrigado por ter recebido ela lá.
Joesley: está… Ela me falou, me falou de fazer R$ 2 milhões pra tratar de advogado. Primeira coisa, num dá pra ser isso mais. Tem que ser…
Aécio: É?
Joesley: Tem que ser. Eu acho que pelo que a gente tá vendo tudo, pra mim e pra você… vai ser, a primeira coisa.
Aécio: Porque os dois que eu tava pensando era trabalhar no processo.
Joesley: Eu sei, aí é que tá. Assim, ó…acabou. Não tem e pronto. Primeira coisa: eu consigo… que é pouco, mas é das minhas, é das minhas lojinhas, que eu tenho, que caiu a venda…
Nesse ponto, o senador pergunta ao benemérito da JBS como seria a entrega do dinheiro.
Aécio: Como é que a gente combina?
Joesley: Tem que ver. Vai lá em casa, ou…
Aécio: O Fred.
Joesley: Se for o Fred, eu ponho um menino meu pra ir. Se for você, sou eu. Só pra …
Aécio: Pode ser desse jeito…
Joesley: Entendeu? Tem que ser entre dois, não dá pra ser…
Aécio: Tem que ser um que a gente mata ele antes dele fazer delação.
Frederico Pacheco, eis o nome do primo que Aécio escalou para apanhar o dinheiro. A entrega das cédulas foi feita na sede da JBS, pelo executivo Ricardo Saud, em parcelas de R$ 500 mil. Tudo transportada em mochilas, como se não existissem bancos nem remessas bancárias.
O que distinguia Aécio de outros políticos encrencados era a falta de punição. Mas num instante em que até o senador tucano parece se encaminhar para um cadafalso, não dá mais para distingui-lo dos demais. Talvez nem com teste de DNA.

Denúncia contra Temer é ‘investigada’ por tabela
Por Josias de Souza
Segunda-feira, 16/04/2018 20:52
O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Brasília, autorizou o depoimento de 42 pessoas na ação penal sobre o “quadrilhão do PMDB”. Trata-se de um desdobramento da segunda denúncia criminal formulada no ano passado pela Procuradoria contra Michel Temer. Foi enviada ao freezer pela Câmara. Mas Edson Fachin, relator do caso no Supremo, desossou o processo. E liberou a primeira instância para investigar os encrencados sem foro privilegiado.
Os investigadores terão de lidar com o desafio de investigar o “quadrilhão” fingindo que não enxergam Temer. É algo tão difícil quanto coabitar um quarto com um elefante e fazer de conta que ele não está lá. A lista das pessoas que serão interrogadas inclui delatores do elefante e de amigos, correligionários e ex-ministros do elefante.
A ação judicial é vasta. Mas alguns fatos envolvem personagens acusados de coletar propinas para o PMDB e em favor do próprio elefante. Os envolvidos são acusados de operar como uma “organização criminosa”. Coisa chefiada pelo elefante, sustenta a Procuradoria. Todos fingem não ver o elefante no processo. Mas ele está lá. Aliás, nada poderia estar mais lá do que o elefante.
Na prática, parte da apuração que seria feita a partir de janeiro, quando Temer não terá mais o escudo da Presidência, será antecipada. Mas ninguém reconhece, para não tumultuar o circo.

NO O ANTAGONISTA
Inquérito da PF contra milicianos de Boulos
Brasil Terça-feira,17.04.18 06:27
A PF resolveu agir contra os milicianos de Guilherme Boulos.
A delegada Luciana Fuschini abriu inquérito para identificar e punir os autores da invasão do triplex de Lula.
Eles são acusados de “esbulho possessório”.
Além da invasão, diz o G1, “constatou-se também que houve tumulto e baderna, e que os condôminos foram hostilizados e ridicularizados pelos manifestantes. Foram recolhidas imagens gravadas pelos próprios moradores e vídeos das câmeras de monitoramento do condomínio, que flagraram a movimentação do grupo durante a ocupação.”

O “gangsterismo travestido de movimento social” do MTST
Brasil 17.04.18 06:44
O Estadão, em editorial, acusou Guilherme Boulos e o MTST de “gangsterismo”.
Leia aqui:
“O desembaraço do MTST e de Boulos resulta da conhecida omissão do poder público na defesa da propriedade privada, sistematicamente vilipendiada por esses arruaceiros. Raras são as vezes em que essa turma tem de enfrentar os rigores da lei quando decide invadir este ou aquele imóvel, ao sabor de suas conveniências.
Os discípulos de Lula comportam-se como se naturalmente tivessem mais direitos do que todos os outros cidadãos, por se considerarem a encarnação do povo (…).
A tibieza do Estado para lidar com esses arruaceiros e impor a ordem como mandam os diversos códigos judiciais deu-lhes a certeza da impunidade. Como resultado, o cidadão que paga seus impostos e confia na manutenção de seus direitos, como o de propriedade, acaba ficando à mercê do gangsterismo travestido de movimento social.”
A PF, que investiga a invasão do triplex de Lula, finalmente poderá acabar com a certeza de impunidade dessa gente.

“PMDB 550; PT 550; PDT 550 – 50 = 500 e PP 500”
Brasil 17.04.18 06:59
Milton Lyra sempre foi considerado o operador do PMDB.
Em particular, de Renan Calheiros.
As mensagens encontradas em seu celular, porém, revelam que ele tinha muitos outros clientes.
Diz O Globo:
“Sobre partidos políticos, as anotações não deixam dúvidas de que o lobista registrava informações ligadas a repasses financeiros, embora não seja possível explicar a sua relação com tais transações financeiras somente por meio das mensagens obtidas no aparelho. “Imposto 20/” é o título do arquivo, que traz os seguintes números: “PMDB – 550; PT 550; PDT 550 – 50 = 500 e PP 500”. A data deste documento é de agosto de 2013.”

“Eu sou um soldado, temos que libertar o Lula”
Brasil 17.04.18 06:18
José Dirceu, no Sindicato dos Servidores Públicos Federais, disse que os pelegos pagos pelos contribuintes devem continuar sabotando o governo (e a Gramática) enquanto Lula estiver na cadeia:
“Todo lugar é uma trincheira. Onde eu estiver, vou estar numa trincheira, mas sou como um de vocês: eu estou preocupado com Lula, não comigo. Vocês podem ver que eu me cuidei. Eu sou um soldado, temos que libertar o Lula. Temos que enfrentá-los e não baixar a cabeça. Eles têm que ter certeza de que vamos ressurgir das cinzas. Temos que ser implacáveis com eles. Eles não deixaram a gente governar, por que vamos deixar eles governar?”

José Dirceu diz que Sergio Moro é um “cisco”
Brasil 17.04.18 06:10
José Dirceu, ontem à noite, no Sindicato dos Servidores Públicos Federais, comparou Sérgio Moro a um cisco no olho:
“Meus companheiros de cela muitas vezes, pela inocência, se desesperaram, e eu falei: ‘Está vendo esse cisco?’ É o Moro’. Ele não é nada, é um instrumento. O aparato policial judicial é um aparato de perseguição política.”
Na sexta-feira, o cisco deve mandar José Dirceu para a cadeia. E não vai sair tão cedo de seu olho.

Pegou mal, Raquel
Brasil Segunda-feira, 16.04.18 20:12
Raquel Dodge perdeu importante apoio interno na PGR, depois que derrubou o pedido de suspeição de Gilmar Mendes, feito pelo MPF no Rio de Janeiro em relação aos casos envolvendo o empresário Jacob Barata Filho.
Se a reeleição fosse hoje, a PGR estaria fora da disputa.

De dentro da cadeia, Lula desafia PF, MPF e Moro
Brasil 16.04.18 19:51
Uma carta escrita por Lula foi divulgada há pouco, por Gleisi Hoffmann, aos integrantes do acampamento em frente à Polícia Federal em Curitiba.
O texto foi entregue por um dos advogados do ex-presidente e divulgado na página do PT na internet.
Leiam:
CARTA DO PRESIDENTE LULA AO ACAMPAMENTO LULA LIVRE EM CURITIBA
Eu ouvi o que vocês cantaram. Estou muito agradecido pela resistência e presença de vocês neste ato de solidariedade. Tenho certeza que não está longe o dia em que a Justiça valerá a pena. Na hora em que ficar definido que quem cometeu crime seja punido. E que quem não cometeu seja absolvido. Continuo desafiando a Polícia Federal da Lava Jato, o Ministério Público da Lava Jato, o Moro e a segunda instância a provarem o crime que alegam que eu cometi. Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado.
Grande abraço e muito obrigado.
Luiz Inácio Lula da Silva
  •  
  •  
  •  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA