SEGUNDA EDIÇÃO DE 18-01-2018 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
Subsidiária da Caixa tem como gestor ex-superintendente do banco preso em 2007

Brasil Quinta-feira, 18.01.18 16:35
Funcionários da Caixa aproveitam o afastamento de quatro vice-presidentes do banco para denunciar o aparelhamento em todas as áreas.
No ano passado, soube O Antagonista, a Caixa Crescer — subsidiária da Caixa — contratou para cargo de chefia Flávio José Pin, um dos 40 presos pela Polícia Federal durante a Operação Navalha.
A operação ocorreu em maio de 2007. No ano seguinte, a CGU comprovou que Flávio Pin recebeu, pelo menos, R$ 25 mil em propina da construtora Gautama, como parte do esquema de favorecimento que envolvia parlamentares e servidores de alto escalão do governo.
À época, ele foi demitido do cargo de superintendente de Produtos de Repasse da Caixa. Dez anos depois, voltou ao banco, via subsidiária.
STF extradita brasileira nata, mas Cesare Battisti…
Sociedade 18.01.18 15:34
Acusada de matar o marido americano, Karl Hoerig, em 2007, a brasileira Cláudia Hoerig chegou aos EUA ontem, depois de o STF ter autorizado sua extradição.
De acordo com o site jurídico Jota, é a primeira vez que uma pessoa nascida no Brasil – Cláudia tem cidadania americana – é extraditada para ser julgada no exterior. A decisão, tomada pela Primeira Turma do Supremo, foi apertada: 3 votos a 2.
Enquanto isso – como sempre lembra O Antagonista –, o terrorista Cesare Battisti, implicado em quatro assassinatos, continua por aqui.
Petista que entregou esquema na Transpetro é executado
Brasil 18.01.18 15:08
O empresário José Roberto Soares Vieira, que foi vice-prefeito de Candeias,BA, pelo PT, foi executado ontem com nove tiros, na rodovia BA-522, região metropolitana de Salvador.
Vieira era a principal testemunha das investigações que levaram à prisão do ex-gerente da Transpetro na Bahia, José Antônio de Jesus. Há dois meses, ele prestou depoimento à PF entregando o esquema.
Assim como OAS, Odebrecht pagou propina com dinheiro de outros contratos
Brasil 18.01.18 14:27
Como explicamos mais cedo, a propina da OAS para Lula saiu de uma conta que recebia recursos de diversos contratos e foi criada por Léo Pinheiro para pagar o PT.
Para condenar Lula ou qualquer outro não é necessário, portanto, estabelecer uma relação direta entre a propina e determinado contrato. A relação é entre corrupto e corruptor.
O mesmo raciocínio do caso do triplex foi usado por Sérgio Moro com a Odebrecht, que pagou propina a diretores da Petrobras em contas no exterior com recursos provenientes de obras no exterior e não, fisicamente, de contratos da Petrobras no Brasil.
Mas a causa do recebimento foram acertos de corrupção em contratos da Petrobras no Brasil.
O argumento da defesa de Lula, macaqueado pela imprensa e assemelhados, é falacioso.
Moro não caiu “em contradição” porcaria nenhuma
Brasil 18.01.18 12:30
A imprensa e assemelhados continuam a macaquear a defesa de Lula, dizendo que Sergio Moro caiu em “contradição”, ao rejeitar recursos seis dias depois da condenação do petista.
Ao contestar os argumentos dos advogados de Lula, o juiz escreveu:
“Este juízo jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram utilizados para pagamento de vantagem indevida para o ex-presidente.”
Foi o bastante para a defesa de Lula criar o que já chamamos de “teoria do montinho” e, com isso, tentar convencer os incautos de que Moro não é o juiz natural da causa, uma vez que ele próprio teria reconhecido, ao rejeitar os recursos, que não há ligação entre as vantagens recebidas por Lula da OAS e o Petrolão.
Na verdade, o que Moro disse, em resumo, é que a propina não foi transferida diretamente do montinho (ou montão) de dinheiro que a OAS faturou na Petrobras com contratos fraudulentos. Dinheiro é fungível. Lula recebeu vantagens indevidas de uma “conta” criada pela empreiteira para pagar o PT. Essa “conta” contabilizava propinas oriundas de diversos contratos, inclusive aqueles com a Petrobras citados na sentença.
Moro não caiu “em contradição” porcaria nenhuma. Ele é o juiz natural da causa de Lula.
Urgente: Moro determina transferência de Cabral
Brasil 18.01.18 12:15
O juiz Sergio Moro determinou a transferência de Sergio Cabral para Curitiba.
O ex-governador deverá ser levado de Benfica para o Complexo Médico de Pinhais.
Os procuradores da Lava Jato no Rio apresentaram o pedido de transferência após apontarem “uma rede de privilégios” a Cabral no sistema prisional do Estado, cujo ápice foi a montagem do cineminha em Benfica.
“Presos de colarinho branco não podem ter tratamento mais benéfico”
Brasil 18.01.18 13:33
Ao decidir pela transferência de Sergio Cabral para Curitiba — também determinada por Sergio Moro –, a juíza Caroline Vieira Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, disse que “o direito do preso não é absoluto, devendo ceder a direitos outros quando, confrontados, entenda-se pela prevalência do direito da sociedade”.
Os fatos elencados pelo MPF sobre a ‘rede de regalias’ montada em torno do ex-governador, preso atualmente em Benfica, são “extremamente graves”, no entender da magistrada, que substitui Marcelo Bretas.
“Infelizmente, não me parece ser um problema pontual”, acrescentou ela.
Moro diz ser do ‘interesse público’ retirar Cabral do Rio
Brasil 18.01.18 12:43
Sergio Moro, em sua decisão que transfere Sergio Cabral do Rio de Janeiro para Curitiba, lembra que, por motivos semelhantes, mantém Eduardo Cunha “distante de seu local de influência e de seus antigos parceiros criminosos”.
O juiz disse não ignorar que os familiares de Cabral encontram-se no Rio, mas ponderou que “razões de ordem pública se sobrepõem aos interesses individuais do condenado”.
PF fecha cerco contra operador de Aécio
Brasil 18.01.18 10:26
A Polícia Federal, registra o UOL, quer cópias dos registros de entrada e saída de endereços ligados ao empresário Oswaldo Borges, apontado por delatores da Lava Jato como operador de Aécio Neves.
Borges comandou a licitação da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Um “segundo cataclismo” para o PT
Brasil 18.01.18 09:41
Lula tenta fugir da cadeia.
Os militantes do PT, porém, têm um interesse mais comezinho: eles querem apenas manter suas regalias.
Diz Carlos Alberto Sardenberg:
“É um claro sinal de desespero essa radicalização do PT à medida que se aproxima o julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre. Há um componente de agitação e propaganda nesse movimento — uma última tentativa de intimidar o Judiciário — mas tem aí uma questão pessoal.
Trata-se do futuro profissional, do meio de vida mesmo, de grande parte dos quadros do PT. Estamos falando daqueles que só trabalham em três ambientes: no próprio partido, nos sindicatos e nos governos (…).
Isso, aliás, explica grande parte dessa adesão cega a Lula. Tem o fervor político, claro, mas, convenhamos, é coisa de poucos. Os outros, inclusive por terem participado de campanhas e governos, sabem que é tudo verdade: caixa dois, desvio de dinheiro para o partido e para bolsos pessoais. Sabem que Lula se beneficiou pessoalmente desses esquemas — e sabem que a Lava Jato descobriu tudo isso, com provas, sim senhor. Os que não sabiam e ficaram chocados já deixaram o partido.
Os demais lutam pela sobrevivência. Já houve um primeiro desmoronamento nas eleições municipais de 2016. Milhares de cargos foram perdidos pelo PT e associados. Um segundo cataclismo, nas eleições deste ano, seria devastador.”

A desastrada profecia de Gleisi Hoffmann
Brasil 18.01.18 08:23
O PT precisa de um cadáver no dia 24.
Leia um trecho do editorial do Estadão sobre os disparates de Gleisi Hoffmann:
“A ideia, claro está, é constranger o Judiciário, mas tal estratégia só teria alguma chance de êxito se houvesse efetivo risco de grave comoção nacional ante a eventual decisão de encarcerar Lula, razão pela qual os petistas estão empenhadíssimos em dar a impressão de que grande parte do ‘povo’ está de prontidão para enfrentar os ‘golpistas’ aninhados no Judiciário.
É nesse contexto que deve ser entendida a declaração de Gleisi Hoffmann sobre os cadáveres que uma condenação de Lula poderá produzir. Ela quis dar a entender que não só há gente disposta a morrer por Lula como também que os ‘golpistas’ terão de reprimir violentamente as esperadas manifestações de protesto contra a condenação (…).
É preciso que as autoridades usem tudo o que a lei lhes faculta para impedir que os baderneiros a serviço daquele partido criem situações violentas que possam lhes servir de pretexto para denunciar um regime de exceção que só existe em suas delirantes fantasias. Felizmente, essas providências estão sendo tomadas.
O caminho que o PT escolheu não lhe dá outra opção senão a de provocar confrontos para que algo da desastrada profecia de sua presidente se realize. Para sorte do País, porém, a ameaça de Gleisi Hoffmann apenas simboliza o desvario que tomou conta dos petistas desde que seu grande líder foi flagrado com a boca na botija.”

NO DIÁRIO DO PODER

Defesa de Temer entrega respostas sobre decreto dos portos ao STF
Respostas às 50 perguntas feitas pela PF foram entregues ao STF

Publicado quinta-feira, 18 de janeiro de 2018 às 16:10 - Atualizado às 16:15
Da Redação
A defesa do presidente Michel Temer entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quinta (18), as respostas às 50 perguntas formuladas pela Polícia Federal no inquérito que investiga se houve acordo para beneficiar empresas que atuam no Porto de Santos.
O inquérito, de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, apura se a Rodrimar, empresa que opera no Porto de Santos, foi beneficiada pelo decreto assinado pelo presidente em maio, que ampliou de 25 para 35 anos as concessões do setor, prorrogáveis por até 70 anos.
Além do presidente, são investigados Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR), ex-assessor de Temer e ex-deputado federal, Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, respectivamente, dono e diretor da Rodrimar. Todos negam irregularidades.
Em outubro do ano passado, a defesa do presidente informou que Temer escolheu não depor pessoalmente, e sim apresentar respostas por escrito às perguntas que lhe forem feitas.
Na última segunda-feira, 15, enquanto preparava junto com a sua defesa as repostas para as 50 perguntas da Polícia Federal, o presidente Michel Temer recebeu, no Palácio do Planalto, o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia.

NO BLOG DO NOBLAT

Por que a esquerda brasileira cala diante da fome na Venezuela?
Mais do que nunca é necessário que a esquerda social, uma vez que a ideológica já perdeu seu sentido, se sensibilize com os que vivem momentos dramáticos

Por Juan Arias, El País
Quinta-feira, 18 jan 2018, 16h17
Acredito que não exista nada mais doloroso do que ver uma criança morrer de fome, principalmente se isso acontece em um país que, como a Venezuela, tem as maiores reservas de petróleo do mundo e se proclama socialista.
Não deixa, portanto, de causar estranheza o silêncio da esquerda brasileira diante dessas mortes infantis por falta de comida no país amigo.
O Partido dos Trabalhadores quer voltar ao poder com Lula. Tem todo o direito de tentar fazer isso democraticamente, mas antes terá de nos dizer o que pensa sobre o que a imprensa mundial está denunciando a respeito da Venezuela.
Semanas atrás, a Folha de S. Paulo escreveu: “A fome persegue a Venezuela há anos. Agora está matando as crianças do país em um ritmo alarmante”.
O jornal relata como uma equipe do The New York Times publicou no Natal uma longa investigação realizada durante 05 meses em 21 hospitais de 17 estados venezuelanos em que médicos e enfermeiros confirmaram que as crianças estão morrendo de fome e desnutrição por falta de comida.
Leia a íntegra em: Por que a esquerda brasileira está muda diante da fome que mata crianças na Venezuela?

NO BLOG DA LILLIAN WITTE FIBE
Dilma, Temer, a Caixa e a Polícia
Tudo indica que a situação contábil da Caixa Econômica chegou a níveis insustentáveis

Por Lillian Witte Fibe
Quinta-feira, 18 jan 2018, 13h18
Ótimo resumão da jornalista Andréia Sadi sobre a organização criminosa instalada na Caixa Econômica Federal há pelo menos 7 anos. É inacreditável, é impensável que, mais de 3 anos depois da Lava Jato, com tantos envolvidos na cadeia (Palocci, Geddel, Eduardo Cunha, Fabio Cleto), os cofres públicos continuassem a sangrar, desafiando investigações e Judiciário. E o presidente da República ainda vai à TV dizer que as mudanças que ele propõe nas leis, para as quais precisa de “apoio” da base aliada no Congresso, são para reduzir as injustiças contra os pobres.
Tenho certeza de que só demitiram um terço da dúzia de vice-presidentes instalados na Caixa por causa do acordo de Basileia, firmado entre os bancos centrais mundiais, e que, a partir deste ano, entra em nova fase, apertando as exigências de capital próprio para que bancos não quebrem. O objetivo é afastar o fantasma da crise de 2008, deflagrada quando a Lehman Brothers quebrou, nos Estados Unidos.
Tudo indica que a Caixa chegara a uma situação contabilmente insustentável.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE

Procurador não irá pedir a prisão de Lula
Da Redação
Quinta-feira, 18/01/2018 às 14:08
O Ministério Público Federal acaba de enviar 'Nota de Esclarecimento' ao Jornal da Cidade Online, comunicando que o procurador Maurício Gerum não pedirá a prisão do réu Luiz Inácio Lula da Silva, em caso de confirmação da sentença do juiz Sérgio Moro, que o condenou a nove anos e meio de prisão.
Veja abaixo o conteúdo da nota:
"Nota de esclarecimento relativa à ação penal 5046512-94.2016.4.04.7000
Em relação às matérias que estão sendo divulgadas pela imprensa sobre suposto pedido de prisão antecipada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério Público Federal esclarece que o procurador regional da República, Mauricio Gotardo Gerum não formalizou, e não vê razões para formalizar, qualquer pedido em relação à prisão cautelar do ex-presidente, que é um dos réus que será julgado no próximo dia 24 de janeiro, pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região na ação penal 5046512-94.2016.4.04.7000.
Gerum esclarece ainda que, em caso de condenação dos réus da referida ação penal, qualquer medida relativa ao cumprimento de pena seguirá o normal andamento da execução penal, não havendo razões para precipitá-la.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região"
Noutras palavras, Lula está com o caminho livre para embarcar para a Etiópia.
É de se lamentar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA