SEGUNDA EDIÇÃO DE 14-11-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO NOBLAT
Nova fase de operação da PF no MS tem ex-governador Puccinelli entre os alvos 

Terça-feira, 14/11/2017 - 09h17
Por Bela Migale, no O Globo
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira a 5ª fase da operação Lama Asfáltica, batizada de Papiros da Lama, que tem entre os alvos o ex-governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. O ex-governador já foi alvo de buscas em maio deste ano no âmbito da mesma operação e, em 2016, numa outra investigação batizada de Fazendas da Lama.
Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, seis de condução coercitiva, 24 de busca e apreensão em Campo Grande (MS), Nioaque (MS), Aquidauana (MS) e São Paulo (SP), além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas investigadas.
A operação apura desvios de recursos públicos por meio do direcionamento de licitações, superfaturamento de obras, aquisição fictícia ou ilícita de produtos, financiamento de atividades privadas sem relação com a atividade-fim de empresas estatais, concessão de créditos tributários com vistas ao recebimento de propina e corrupção de agentes públicos. Os recursos desviados passaram por processos elaborados de ocultação da origem, resultando na configuração do delito de lavagem de dinheiro.
Saiba mais
Nova fase de operação da PF no MS tem ex-governador Puccinelli entre os alvos

MPF: Manobra para indicar Albertassi ao TCE-RJ antecipou operação que mira Picciani
Terça-feira, 14/11/2017 - 08h41
Por Chico Otávio e Daniel Biasetto, no  O Globo
A polêmica indicação do deputado Edson Albertassi (PDMD-RJ) para a vaga de conselheiro aberta no Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) precipitou a operação "Cadeia Velha", inicialmente prevista para o fim do mês. Como conselheiro de tribunal de contas tem foro especial por prerrogativa de função, Albertassi, uma vez nomeado, teria de ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Esta manobra levaria toda a operação para a estaca zero, porque retiraria a competência do desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, para deferir as medidas cautelares que ensejaram as ações de hoje, como prisões e buscas.
O MPF afirma que a indicação seria uma maneira de "a rganização criminosa retomar espaços perdidos com os afastamentos de conselheiros determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e também uma forma de atrapalhar as investigações, ao deslocar a competência". Essa é a primeira vez em que uma investigação ligada à Lava- Jato é conduzida por um TRF.
Saiba mais
MPF: Manobra para indicar Albertassi ao TCE-RJ antecipou operação que mira Picciani

Pezão demite procurador-geral, que se recusou a defender governador no caso do TCE
Segunda-feira, 13/11/2017 - 23h58
Por Chico Otavio, no O Globo
Após recusar-se a preparar a defesa do governador Luiz Fernando Pezão contra a ação popular, movida por dois deputados do PSOL, que sustou o processo de nomeação do deputado Edson Albertassi para a vaga do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Jonas Lopes de Carvalho, o procurador-geral do Estado, Leonardo Spínola, acaba de ser demitido. A exoneração do chefe dos procuradores fluminenses será publicada no Diário Oficial desta terça-feira.
Spínola, num diálogo duro com Pezão, disse que não assinaria a contestação à ação porque considerava a indicação de Albertassi totalmente inconstitucional, uma vez que a vaga em aberto pertencia à classe dos auditores e não a um político. Espíndola estava há um ano no posto. Antes, ocupou por quase três anos a chefia da Casa Civil do governo Pezão.
Nesta segunda-feira, o desembargador Cherubin Schwartz, da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, suspendeu, em decisão liminar, a indicação de Albertassi para a vaga de conselheiro do TCE.
Saiba mais
Pezão demite procurador-geral, que se recusou a defender governador no caso do TCE

NA VEJA.COM
PF desmonta quadrilha que desviou quase R$ 400 milhões da Caixa
Cerca de 50 policiais cumprem 10 mandados judiciais de busca e apreensão em Brasília

Por Da Redação
Terça-feira, 14 nov 2017, 08h41
A Polícia Federal realiza nesta terça-feira uma operação para desmontar uma quadrilha suspeita de desviar cerca de R$ 385 milhões da Caixa Econômica Federal por meio de fraudes a contratos de tecnologia da informação.
Cerca de 50 policiais cumprem 10 mandados judiciais de busca e apreensão em Brasília.
As investigações apontam que os funcionários do banco e o sócio da empresa de consultoria recebiam propina para favorecer as empresas de TI contratadas pela CEF. As empresas de TI faziam repasses a uma empresa de consultoria para pagar pelos serviços que ela sequer prestava. Parte desses valores, de acordo com a PF, era distribuído pela empresa de consultoria para os demais membros da quadrilha.
A organização é formada por empregados da Caixa, empresários da área de TI e uma empresa de consultoria que pertence a um ex-funcionário do banco.
Os integrantes do esquema vão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e formação de quadrilha. A operação, batizada de Backbone, recebeu esse nome para fazer referência à espinha dorsal de um sistema de rede de computadores.


NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Ex-governador e filho, um brilhante advogado, juntos no xilindró
Da Redação
Terça-feira, 14/11/2017 às 09:59
Quando foi anunciada a vinda do ex-governador Sérgio Cabral Filho para o presídio federal de Campo Grande (MS), a sabedoria popular apelidou a ala que seria ocupada por Cabral como ‘ala dos ex-governadores’.
Cabral não veio, mas há quem garanta que ainda virá.
Todavia, nesta terça-feira (14), André Puccinelli, ex-governador de Mato Grosso do Sul, acusado de inúmeras falcatruas no período de 8 anos em que governou o Estado, foi preso pela Polícia Federal e será o primeiro integrante da ala mencionada.
A tiracolo, a PF também levou o filho do ex-governador, o advogado André Puccinelli Júnior, um advogado e professor brilhante, mas que, conduzido pelas mãos do pai, também se envolveu no mundo do crime.

Em audiência no STF, Gleisi imita tática de Lula, mas fica mais próxima do xilindró
Da Redação
Terça-feira, 14/11/2017 às 04:05
O envolvimento da senadora Gleisi Hoffmann e do marido Paulo Bernardo em práticas ilícitas é notório.
Não fosse a atuação providencial e ilegal do ministro Dias Toffoli, Bernardo estaria preso, haja vista a maneira explicita com que atuou em esquemas de corrupção e distribuição de propinas.
O ministro, amigo íntimo do casal e ex-advogado do PT, não poderia ter atuado no caso. Deveria ter arguido a sua suspeição. Porém, nessa atual formação do STF, tudo parece ser permitido.
E Gleisi, em pleno STF, partiu para a tática idêntica de Lula, o discurso politiqueiro, descontextualizado dos autos, cheio de lamúrias e a insistência de que não há provas contra ela.
"Não tem nenhuma prova e estou sendo julgada e condenada. Não precisava pedir dinheiro para minha campanha de 2010. Sou vítima de perseguição política em razão de Alberto Youssef e seu advogado [...]. Não tem prova desse dinheiro chegando a mim. Acho que tem alto grau de politização. Quando fui denunciada, havia muita influência do Judiciário e do MP", disse a senadora.
O juiz que presidia a audiência, auxiliar do ministro Edson Fachin, interrompeu e demonstrou para Gleisi que a situação dos autos era outra, que a denúncia contra ela foi recebida por cinco ministros do STF e as provas consistentes, e a repreendeu pelo discurso eminentemente político.
Até a situação da fome no País, Gleisi recorreu para tentar explicar o inexplicável.
De qualquer forma, o processo está na sua fase final e deve ser julgado ainda este ano, logo após a apresentação das alegações finais por parte da defesa e do Ministério Público.
A iminente condenação de Gleisi implicará fatalmente na perda do mandato, dos direitos políticos, da possibilidade de se candidatar em 2018 e do cumprimento da pena de prisão.
(...)

Garota de 11 anos arrasa sucessora de Che Guevara em trabalho escolar e choca professora
Da Redação
Sábado, 11/11/2017 às 22:18
O trabalho realizado por uma estudante de São Paulo, de apenas 11 anos de idade, sobre a comunista mexicana Frida Kahlo está viralizando nas redes sociais.
A pequena, lúcida e inteligente garota conseguiu chocar a sua professora.
Frida Kahlo vem sendo reverenciada pela esquerda mundial como a sucessora de Che Guevara.
O conhecimento demonstrado pela garota impressiona e desnuda a referência comunista.
Veja abaixo o texto:
Curiosidade sobre Frida Kahlo
Em 1928 entrou no partido comunista mexicano e conheceu o muralista Diego Rivera com quem se casou.
Diego teve diversas amantes, sendo que em 1934 teve um caso com a cunhada Cristina, irmã caçula da esposa. Separaram-se e na reconciliação em 1940, Frida construiu uma casa igual a dele, ao lado da casa em que eles viviam. Essa casa era ligada a outra por uma ponte, e eles mantinham relações sexuais, mas sem morar juntos. Encontravam-se na casa dela ou na dele, nas madrugadas.
Frida viveu romances com León Trotski, Nickolas Muray, Isamu Noguchi, entre outros, também era bissexual assumida e sua lista de affairs com outras mulheres inclui Josephine Baker, Georgia O’Keelfee e Chavela Vargas.
O romance com Trotski, revolucionário comunista que, junto com Lenin e Stalin, comandou a revolução russa e levou à morte milhões de seus próprios compatriotas contribuiu para a fama da artista dentro do movimento revolucionário internacional.
Gostava de se vestir como homem e em seus autorretratos reforçava a sobrancelha e o buço porque achava isso bonito, apresentação estética que me remete ao inverso do bom, do belo e do justo.
É a nova Che Guevara em termos de ideologia revolucionária – o argentino já foi devidamente desmascarado como o assassino sanguinário que é. Então, o movimento revolucionário encontrou na mexicana uma nova figura representando seus ideais – nominalmente o feminismo, a promiscuidade, a total destruição dos valores tradicionais cristãos e ainda por cima a vitimização que desconsidera a responsabilidade por suas decisões.
Apesar de considerar seu trabalho artístico esteticamente deficiente, escolhi uma pintura que seja menos impactante negativamente.

Joesley e Cardozo, confidentes, revela advogada
Da Redação
Segunda-feira, 13/11/2017 às 14:47
A delação da JBS foi extremamente seletiva e não atingiu, como deveria, os parceiros mais contumazes do grupo empresarial: o PT e Lula.
As investigações estão a demonstrar que Joesley fez o acordo que bem entendeu e revelou apenas o que achava conveniente.
O próprio Joesley já revelou que possui outras gravações que envolvem políticos.
Em depoimento prestado à Polícia Federal no dia 24 de outubro, a advogada Fernanda Tórtima, que atuou na delação da JBS, afirma que Joesley Batista tem em mãos uma gravação onde o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, conta ‘questões pessoais’ envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Não se sabe ao certo quais seriam essas ‘questões pessoais’, mas o fato notório é que Joesley e sua quadrilha contaram somente o que quiseram e escolheram quem iriam delatar.
Um absurdo, principalmente considerando os benefícios obtidos.
Que fiquem presos até que resolvam contar toda a verdade do que sabem e do que fizeram.

Por baixa adesão, Zanin desiste de instituto contra a Lava Jato
Da Redação
13/11/2017 às 00:27
Mais uma derrota para o contumaz perdedor Cristiano Zanin.
O objetivo era atingir o juiz Sérgio Moro, coisa que ele vem tentando fazer de maneira obstinada há três anos, sempre sem sucesso. Foi derrotado em tudo.
Segundo a Folha, ‘a ideia de criar um instituto para defender advogados de ataques contra as prerrogativas, que são as garantias legais que asseguram o direito de defesa não sairá do papel’.
De acordo com a própria Folha ‘o motivo do recuo foi a repercussão negativa da iniciativa’.
Na realidade, o tal instituto visava tão somente a atacar a Lava Jato e o magistrado, sobretudo as suas medidas mais drásticas como conduções coercitivas, prisões temporárias e prisões preventivas de pessoas envolvidas em práticas de corrupção.
Cristiano Zanin é hoje uma pessoa extremamente mal vista entre os advogados e não possui qualquer liderança na classe. É tido e havido como arrogante, limitado e aético.
Por outro lado, prossegue a Folha, ‘O fato de a discussão ser capitaneada por advogados com clientes da Lava Jato também gerou críticas de que a iniciativa tinha como objetivo retaliar a investigação’.
Era só isto o que pretendiam. Nada mais.
Participaram do fracassado encontro, onde foi enterrada a ideia, os seguintes advogados: Alberto Toron, que defende Aécio Neves e Dilma Rousseff, Marco Aurélio Carvalho, sócio do ex-ministro José Eduardo Cardozo, Fábio Tofic, que defende Guido Mantega e João Santana, Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente Lula e Roberto Teixeira, sócio e sogro de Zanin.

NO O ANTAGONISTA
Todos os alvos da Cadeia Velha
Brasil Terça-feira, 14.11.17 11:45
Além de Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB do Rio, foram alvo da Operação Cadeia Velha os empresários de transportes Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira.
O MPF pediu prisão preventiva para os cinco.
Já os presos temporários são Felipe Picciani, Ana Cláudia Jaccoub, Marcia Rocha Schalcher de Almeida e Fabio Cardoso do Nascimento.
Foram alvos de busca e apreensão: Jorge Luiz Ribeiro, Carlos Cesar da Costa Pereira e Andreia Cardoso do Nascimento.
MPF revela que Barata continuou pagando propina
Brasil 14.11.17 11:35
O procurador Carlos Alberto Gomes de Aguiar contou que o MPF pediu a prisão preventiva de Jacob Barata Filho porque o empresário continuou pagando propina, mesmo após a Lava Jato.
“Mesmo depois de todas as operações, esses empresários seguiram pagando propina. Só fizeram mudar o formato. Outrora era através do pagamento em espécie, agora por meio dissimulado.”
Ele explica que atividades econômicas, como a criação de gado, foram usadas para a lavagem de dinheiro. “Era fundamental exercer atividades econômicas para viabilizar a dissimulação.”
E complementa: “Não é por acaso que Jorge Picciani e Paulo Mello utilizam atividades com gado que é altamente suscetível à lavagem de dinheiro.”
Cadeia Velha: 183 bilhões de reais de prejuízo
Brasil 14.11.17 11:21
Alexandre Ramagem Rodrigues, delegado da PF, afirma agora, em coletiva, sobre a operação Cadeia Velha, que o esquemão da ORCRIM desbaratado hoje fez com que o Estado do Rio de Janeiro deixasse de arrecadar 183 bilhões de reais.
Não à toa o Rio faliu.
Mais uma testemunha
Brasil 14.11.17 11:04
Gregorio Duvivier pegou o mesmo voo de Jorge Picciani.
Os cariocas sempre souberam do esquema da Alerj, mas só a Lava Jato mandou aquela gente para a cadeia.
“O Rio de Janeiro vem sendo saqueado há mais de uma década” Brasil 14.11.17 11:17
É o que diz agora um dos representantes da força-tarefa da Lava Jato no Rio, em coletiva sobre a operação de hoje.
“Há uma comando horizontal de uma grande confraria do crime organizado no Rio.”
O ‘olhar diferenciado’ da PF
Brasil 14.11.17 11:04
Há pouco a TV da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro exibia um documentário no qual o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, dizia que “o governo federal tem tido um olhar diferenciado sobre a questão de segurança do Rio de Janeiro”.
Hoje a Polícia Federal está tendo um olhar diferenciado sobre a questão de segurança do Rio de Janeiro, ministro.
“Lula foi o único mentor”
Brasil 14.11.17 10:07
“Lula foi o único mentor da obstrução”.
A acusação foi feita por Delcidio Amaral nas alegações finais de seu processo por obstrução de Justiça.
Ele repetiu que só tentou subornar Nestor Cerveró porque Lula queria preservar José Carlos Bumlai:
“Após extensa apresentação de ações penais que demonstram o íntimo relacionamento existente entre o sr. Maurício Bumlai (filho de José Carlos) e o ex-presidente Lula, não resta qualquer dúvida de que a intervenção de Maurício Bumlai na forma de financiar pagamentos à família de Nestor Cerveró com o intuito de interferir na colaboração processual deste tinha por objetivo evitar a revelação do empréstimo fraudulento concedido pelo Banco Schahin a Maurício Bumlai, que na realidade pretendia defender os interesses do PT e de Lula.”
E mais:
“A cronologia dos fatos nos permite concluir que Delcídio se encontrou com Lula, no Instituto que tem o seu nome, e, logo em seguida, após Delcídio procurar Maurício Bumlai, iniciaram-se os pagamentos à família de Nestor Cerveró.”
PMDB no camburão
Brasil 14.11.17 09:45
É um bom dia para o PMDB.
Além de desbaratar o esquema de Jorge Picciani, no Rio de Janeiro, a PF prendeu também André Puccinelli, que governou o Mato Grosso do Sul.
A PF prendeu igualmente os herdeiros dos dois caciques peemedebistas.
O gado-laranja da família Picciani
Brasil 14.11.17 09:44
Um dos alvos da Operação Cadeia Velha é a Agrobilara, agropecuária da família Picciani, suspeita de ser usada para lavagem de propina.
Felipe (o do meio, na foto abaixo)) foi preso hoje. Ele era o principal executivo da empresa.

Juízes nomeados
Brasil 14.11.17 09:22
O doleiro Álvaro Novis, que operava para a Odebrecht, delatou a “caixinha da Fetranspor”, o esquema de propinas comandado por Sérgio Cabral, Jorge Picciani e Jacob Barata Filho, aquele que foi solto por Gilmar Mendes.
Além disso, segundo O Globo, “8 mil e-mails interceptados nas quebras de sigilos telemáticos dos envolvidos ajudaram a revelar a rede de relações entre empresários, parlamentares e assessores, incluindo até a nomeação de juízes”.
PICCIANI É O ELO DE CINCO OPERAÇÕES DA PF
Brasil 14.11.17 09:22
A Operação Cadeia Velha, que tem como alvo Jorge Picciani, é fruto das operações Saqueador, Calicute, Eficiência, Quinto do Ouro e Ponto Final.
Picciani será investigado por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Diz a PF:
“A investigação aponta a existência de clara atuação legislativa desses parlamentares em favor dos interesses da FETRANSPOR, indicando também uma grande evolução patrimonial dos envolvidos desde que ingressaram na atividade política; e incompatível com os rendimentos inerentes aos cargos ocupados. A Receita Federal também auxiliou nas investigações.”
‘País maravilhoso, cheio de encantos mil…’
Brasil 14.11.17 09:16
Durante mais de duas horas ontem pela manhã — você acompanhou em O Antagonista as principais declarações –, Michel Temer conduziu uma cerimônia em exaltação ao Rio de Janeiro.
Por exemplo: o prefeito Marcelo Crivella disse que “o Rio não é dos corruptos” e o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que “quando o Rio vai bem, o Brasil vai bem”.
O Brasil não vai bem.
Temer é um artista, Bruno é um artista
Brasil 14.11.17 09:10
Bruno Araújo renunciou ao Ministério das Cidades, numa manobra combinada com Michel Temer, como noticiamos mais cedo.
Mas quem estava na sala no momento da entrega da carta de renúncia diz que o presidente demonstrou certa surpresa. Vale lembrar que Bruno foi o primeiro a pedir demissão assim que explodiu a delação da JBS, em maio, mas horas depois voltou atrás.
São todos uns artistas.
O flagrante de Pezão
Brasil 14.11.17 09:04
Luiz Fernando Pezão indicou Edson Albertassi, que só tem o ensino médio, para o TCE, como você leu aqui.
O Globo informa que a Cadeia Velha foi deflagrada hoje justamente por causa dessa manobra para conceder-lhe foro privilegiado.
“A polêmica indicação do deputado Edson Albertassi (PMDB-RJ) para a vaga de conselheiro aberta no TCE-RJ precipitou a operação Cadeia Velha, inicialmente prevista para o fim do mês.
Como conselheiro de tribunal de contas tem foro especial por prerrogativa de função, Edson Albertassi, uma vez nomeado, teria de ser julgado pelo STJ. Esta manobra levaria toda a operação para a estaca zero, porque retiraria a competência do desembargador Abel Gomes, do TRF-2, para deferir as medidas cautelares que ensejaram as ações de hoje, como prisões e buscas.”

Busca e apreensão na Alerj
Brasil 14.11.17 08:55
A PF cumpre também mandados de busca e apreensão nos gabinetes dos deputados fluminenses Paulo Melo e Edson Albertassi, suspeitos de participar da máfia dos transportes no Rio.
Como publicamos, Albertassi havia sido indicado por Luiz Fernando Pezão para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio.
Lula não presta, “mas ele fez”
Brasil 14.11.17 08:32
A ORCRIM peemedebista voltou para Lula.
José Guimarães disse ao Valor que Eunício Oliveira telefonou para o condenado no dia de seu aniversário e ofereceu apoio à sua candidatura.
Jáder Barbalho completou:
“Minha relação com o Lula não é boa, meu filho. É excelente. Lula é um candidato fortíssimo. Como a classe política em geral está sob suspeição, o eleitorado vai dizer: ‘Todos não prestam, mas ele fez’. Vai ter recall. Se concorrer, ninguém ganha do Lula”.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA