PRIMEIRA EDIÇÃO DE 09-11-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017
Temer ‘rifa’ o PSDB antes de saída pirotécnica
A presença ambígua do PSDB no governo está com os dias contados: o presidente Michel Temer decidiu dar xeque-mate no tucanato já nos próximos dias. É que, apesar de controlar 4 importantes ministérios, o partido contribui apenas com 20 votos na bancada de apoio ao governo na Câmara dos Deputados. Temer vai se livrar do PSDB antes de virar alvo de uma saída pirotécnica do partido do governo, em dezembro.
Bananaço
Tucanos que fingem não serem governistas articulam uma espécie de “bananaço” a Temer, durante a convenção nacional de dezembro.
Mil cargos
Além de adorar o “muro”, o PSDB não suportava a vida de oposição, longe dos cargos públicos federais. Com Temer, ganhou mais de 1000.
Pedala, Temer
Partidos mais leais a Temer, como PP e PMDB, cobram uma atitude em relação ao PSDB desde a primeira denúncia contra o presidente.
Paciência no fim
O PSDB pediu “paciência” a Temer até sua convenção de dezembro, quando elegerá a nova direção. O presidente desistiu de esperar.
Governo quer chancela do STF à reforma trabalhista
A Advocacia-Geral da União (AGU) se prepara para entrar no Supremo Tribunal Federal com uma Ação de Declaração de Constitucionalidade (ADC), a fim de sepultar a pregação de magistrados ativistas contrários à modernização da legislação trabalhista. Há juízes e entidades que os representam tachando a reforma trabalhista de “inconstitucional”, mas não a questionam no STF. A ação provocará a Corte a se posicionar.
Reforma democrática
Se a CLT foi criada por decreto-lei de um ditador, a reforma trabalhista é a primeira lei democrática no setor, aprovada no Congresso Nacional.
Medida constitucional
A nova legislação trabalhista entra em vigor neste sábado (11), depois de sancionada pelo presidente Michel Temer.
Convite ao crime
A sindicalização da magistratura tenta convencer juízes a cometer o crime de desobediência, boicotando ou burlando a nova legislação.
Privilégios no fim
O governo decidiu fazer alguma reforma da Previdência do que nenhuma reforma, por isso vai focar o fim de privilégios no setor público, como aposentadoria integral e “pecúnia”, entre muitas outras.
Quase trilhão
Só a adequação das rodovias à demanda nacional custaria R$294 bilhões, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Incluindo ferrovias, hidrovias e malha aérea, vai a R$987 bilhões.
‘Externo’ é Odebrecht?
A presidente do PT e réu na Lava Jato, senadora Gleisi Hoffmann (PR) gravou vídeo para pedir doações para bancar a “caravana de Lula” já que o PT “não tem mais doações externas ao partido”, explica ela.
Um zagueiro no DPF
O novo diretor-geral da Polícia Federal, delegado Fernando Segóvia, tinha fama de boa praça na UnB, onde estudou Direito, e de zagueiro de bom nível técnico, nas peladas com colegas advogados de Brasília.
Era outro
O ex-ministro José Dirceu nega que tenha sido alvo de hostilidades de frequentadores de uma hamburgueria de Brasília, na companhia da filha pequena. Até porque nunca esteve no local.
Grande ideia
O acreano José Júnior criou uma “Ideia Legislativa”, no site do Senado, que é ótima: o fim de todas as regalias a políticos. “O cidadão paga contas com o próprio salário, políticos também deveriam”, diz.
Jabuti em PEC
O deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) incluiu a “inviolabilidade do direito à vida”, desde a fecundação do óvulo, no parecer sobre a PEC que amplia a licença maternidade, proibindo todo tipo de aborto.
Saco sem fundos
De olho no voto de funcionários públicos, a deputada Erika Kokay (PT-DF) propôs lei para pagar um salário a comissionados demitidos. “São os trabalhadores com menos direitos reconhecidos”, tenta justificar.
Pensando bem...
...após o “saidão” de presos, o Brasil inventou a “cadeia rapidinha” até para presos em flagrante, como no caso do ladrão de 29 celulares.


NO DIÁRIO DO PODER
E-mail indica que ex-procurador traçou roteiro para delação da JBS
Um 'segundo roteiro' foi enviado 24h após reunião com Temer

Publicado quarta-feira,  08 de novembro de 2017 às 17:08 - Atualizado às 19:38
Da Redação
A situação do ex-procurador da República, Marcelo Miller, braço direito de Rodrigo Janot, se complicou após a quebra de sigilo de correspondência. Os investigadores encontraram e-mails listados como roteiros para os delatores Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, e do lobista da empresa, Ricardo Saud.
Em um deles, chamado de "segundo roteiro de reunião" foi enviado pouco mais de 24h depois da gravação do áudio da conversa entre o presidente da República, Michel Temer, e Joesley. Na mensagem, há instruções pormenorizadas sobre quais perguntas deveriam ser feitas aos integrantes do Ministério Público Federal para dar encaminhamento e facilitar a aceitação do acordo.
Na conclusão, a mensagem reitera que os delatores estariam incluindo o BNDES, descrito como "a última caixa-preta da República", além de "fundos [de pensão], Temer, Aécio, Dilma Cunha, Mantega e, por certo ângulo, também Lula". De acordo com o e-mail, esses seriam elementos "muito sólidos" para garantir a celebração do acordo.
A defesa do ex-procurador rechaçou a tese e afirmou que Miller não conduziu tratativas para um acordo entre os delatores e o MPF. "A preparação de acordos de delação e de leniência é calcada nos mesmos fatos, podendo o material de apoio ser idêntico nas duas esferas", diz em nota.

Organizações da Sociedade Civil criam Frente para renovar Congresso
Ideia é formar lideranças políticas conscientizadas da importância da renovação política nacional

Publicado quarta-feira,  08 de novembro de 2017 às 20:10
Da Redação
A Aliança Brasil, o Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), o Ranking dos Políticos e o movimento Vem Pra Rua, se uniram em uma Frente pela Renovação para apoiar e divulgar candidatos comprometidos com uma Agenda de propostas que inclui uma sociedade mais justa, íntegra, sustentável e democrática.
A Frente abrirá um processo seletivo para candidatos a Deputados Federais e Senadores e oferecerá a eles apoio e divulgação em todos os canais de comunicação. O objetivo é apresentar ao leitor candidatos íntegros e comprometidos em levar o País para a frente.
A Agenda da Frente é composta por princípios como a diminuição da desigualdade social e o aumento de oportunidades por meio da melhoria de serviços públicos como saúde, educação e segurança.
Para fazer parte da Frente é preciso se comprometer com a Agenda e participar do processo seletivo onde o histórico eleitoral e as propostas de campanha do candidato serão analisados. A Frente é composta por entidades da sociedade civil empenhadas na renovação do Congresso. A ideia é que, unidas, essas organizações componham lideranças políticas conscientizadas da importância da renovação da política nacional.

NO BLOG DO JOSIAS
Com Temer, PF muda sob aplauso de suspeitos

Por Josias de Souza
Quarta-feira, 08/11/2017 20:49
Antigamente, a briga entre os políticos era para saber quem ficaria com os melhores ministérios e as estatais mais vistosas. Hoje, é preciso saber também quem ficará com o controle da Polícia Federal. Depois de enterrar duas denúncias criminais na Câmara, Michel Temer finalmente atingiu o objetivo de trocar o comando da PF. Nomeou Fernando Segóvia.
Muitos se perguntam: o que será do futuro da Polícia Federal? O futuro, como se sabe, a Deus pertence. A indagação mais inquietante é outra: e quanto ao passado? Quem irá investigá-lo? A passagem do PT pelo poder foi uma farra. Como toda farra, acabou em detritos. O PMDB participou da fuzarca. E deu continuidade a essa esbórnia antes que o País pudesse fazer um exame de consciência e uma boa faxina.
Embora todos neguem, o novo diretor da Polícia Federal tem o apoio de personagens notórios. Entre eles o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e do ex-presidente José Sarney. Mal comparando, é como se o detrito aplaudisse a escolha da vassoura. Por enquanto, Fernando Segóvia é apenas  certo homem que o denunciado Michel Temer colocou no comando da PF. Parte da corporação levou o pé atrás. É preciso aguardar o que ele fará no cargo para saber se esse certo homem é o homem certo.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
Bom Tamanho
O ex-presidente Lula e o senador Renan Calheiros continuam sendo grandes amigos e grandes aliados. Fora, Temer. Fora, golpe. Fica, Renan 
Por J. R. Guzzo
Publicado quarta-feira,  08 nov 2017, 14h16
Publicado  no Blog Fatos
Uma coisa ninguém pode negar ao ex-presidente Lula: continua a acreditar que o PMDB, esse partido tão criticado hoje em dia (“Fora, Temer”, etc., etc.), está sendo vítima de um grande mal-entendido. Seus próprios companheiros do PT vivem dizendo que o PMDB promoveu um golpe de Estado, está fazendo um rapa no Tesouro Nacional e tenta legalizar o trabalho escravo no Brasil. Mas ele mesmo, Lula, parece achar que tudo isso é uma grande injustiça. De Temer e outros gigantes da base aliada como Geddel Vieira Lima, Henrique Alves e mais uma fieira de presidiários que foram ministros no seu governo e no governo de Dilma Rousseff, Lula não fala nada. Também não fala mal: simplesmente não abre a boca a respeito. Mas se lhe dão uma chance, por pequena que seja, o ex-presidente está sempre pronto a descobrir grandes brasileiros nos aliados tão queridos de outrora. Ninguém poderia demonstrar isso tão bem como o senador Renan Calheiros – ele mesmo, Renan Calheiros em carne e osso, que em qualquer exame de paternidade revela o mais puro DNA que se poderia cobrar de um político do PMDB. Renan, hoje, é o maior aliado de Lula fora do próprio PT. É fidelidade para ninguém botar defeito. Esse “maior” pode não significar grande coisa em termos de tamanho, popularidade ou força eleitoral, mas um Renan é um Renan – passou a ser tratado como um homem importante pela mídia depois deste seu último surto de amizade com Lula, foi absolvido de tudo o que era acusado até então e está na classe “A” do noticiário. O fato é que está prestigiadíssimo no PT, nos movimentos sociais e no meio artístico que assina manifestos. Está tão forte que, segundo foi noticiado, recebeu a promessa de apoio de Lula e de seu partido nas eleições de 2018 em Alagoas. Em troca, Renan poderia conceder ao PT a candidatura a vice-governador do Estado ou, se isso for muito, a Secretaria Estadual da Educação – a ser oferecida, talvez, a um líder do movimento gay alagoano. É a vida. Ainda outro dia, Lula aparecia ao lado de Barack Obama, recebia diplomas de doutor honoris causa e se imaginava negociando nada menos que a paz mundial com o Irã e as grandes potências. (Na vida real estava negociando apenas com o seu chanceler Celso Amorim, mas e daí? Quem se importa com esses detalhes?) Hoje a história é outra. A Secretaria da Educação de Alagoas já está de bom tamanho.


NO O ANTAGONISTA
O melhor é mandar Lula para a cadeia
Brasil Quinta-feira, 09.11.17 08:07
O Jota analisou as chances de Lula atropelar o TRF-4 e se candidatar mesmo que seja condenado.
O melhor é mandá-lo para a cadeia.
Leia aqui:
“Ministros do TSE, ex-ministros, advogados dos mais diversos partidos e técnicos do Tribunal admitem que Lula pode, facilmente, chegar às eleições como candidato mesmo que o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) mantenha a condenação do ex-presidente a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, pena imposta pelo juiz federal Sergio Moro.
O trâmite do processo de registro, as possibilidades de recurso contra eventual indeferimento da candidatura, inclusive ao Supremo Tribunal Federal, e o curto prazo entre o pedido de registro – até 15 de agosto – e o fechamento das urnas eletrônicas já com os nomes dos candidatos – na primeira semana de setembro – explicam a avaliação geral de que dificilmente Lula, mesmo condenado pelo TRF, teria o pedido de registro definitivamente indeferido até as eleições.
Há tantos outros questionamentos e desdobramentos dessa situação. Por exemplo: se Lula disputar as eleições, for eleito e tiver o registro de candidato definitivamente indeferido antes da diplomação, ele não assume o cargo.
Ou ainda há outros elementos a se analisar: se for condenado pelo TRF, Lula pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e, adicionalmente, pedindo que os efeitos da condenação fiquem suspensos enquanto o recurso não for julgado. E não é incomum que isso ocorra. Mais: Lula pode iniciar a campanha como candidato e, 20 dias antes das eleições, indicar alguém para seu lugar se perceber que eventual condenação pelo TRF o impedirá de assumir o cargo.”

Os últimos julgamentos do Moro
Brasil 09.11.17 07:47
Marcelo Odebrecht vai depor às 10 horas no processo contra Aldemir Bendine.
A Lava Jato acabou, mas Sergio Moro ainda tem de concluir seus últimos julgamentos.
A sub do sub
Brasil 09.11.17 07:41
A candidatura de Manuela D’Ávila é uma farsa.
Em entrevista transmitida pelo Facebook, ela confirmou que o PCdoB continuará sendo subalterno ao PT:
“Achamos que a eventual ausência do presidente Lula no cenário eleitoral agravará a crise institucional que o Brasil vive”.
Quem é o pato?
Brasil 09.11.17 07:09
A campanha “Chega de pagar o pato”, da Fiesp, foi fruto de uma fraude.
Segundo O Globo, o delator Renato Pereira contou à PGR que Paulo Skaf favoreceu a Prole, em troca de material de propaganda e pesquisas para sua disputa ao governo de São Paulo.
Renato Pereira, diz a reportagem, “recebeu um papel dobrado contendo o conceito-chave da proposta da Prole, como forma de permitir sua atuação a favor da empresa.
Mantida com recursos públicos e contribuições empresariais, as entidades orientavam a Prole a produzir peças que exaltassem Skaf e mantivessem vivas suas expectativas eleitorais para 2018.”

Chega de pagar o sistema S
Brasil 09.11.17 07:18
O sistema S, de Sesi e Senai, pagou a campanha “Chega de pagar o pato”.
Segundo o delator Renato Pereira, a campanha foi direcionada para a Prole, que por sua vez desviou recursos para a candidatura de Paulo Skaf, presidente da Fiesp.
A campanha que tem de ser feita agora é outra: Chega de pagar o sistema S.
Só falta soltar Eduardo Cunha
Brasil 09.11.17 06:47
Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli devem soltar Eduardo Cunha.
O julgamento de seu habeas corpus pela Segunda Turma do STF, informa O Globo, foi marcado para o dia 28.
Depois de engavetar as denúncias contra Michel Temer e de abafar os grampos da JBS, só falta soltar o chefe peemedebista.
Os eventos do ministro do TCU
Brasil 09.11.17 06:26
O novo diretor da PF, Fernando Segóvia, já esteve na casa do ministro do TCU, Augusto Nardes, alvo da Zelotes.
O ministro confirmou o fato a Andreza Matais:
“Na minha casa eu recebo todo mundo. Não tenho preconceito contra ninguém. Você pode ir lá também. Sou um homem público, faço eventos lá. O Segovia foi, o Torquato Jardim também”.
William Waack é afastado do Jornal da Globo
TV Quarta-feira, 08.11.17 23:36
William Waack foi afastado do Jornal da Globo, depois que foi divulgado um vídeo no qual ela faz comentários supostamente racistas, durante a cobertura das eleições americanas, em 2016, em Washington.
Leia a nota da Globo:
“A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.
Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.
William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.”

Uma das missões do novo diretor-geral da PF
Brasil 08.11.17 22:24
A imprensa passou o dia noticiando que o novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, assumirá o cargo com expectativa de fortalecer a corporação frente ao Ministério Público.
Um delegado disse agora à noite a O Antagonista que uma das “missões” de Segóvia será tentar acelerar a votação no STF da ação que trata da possibilidade de a PF fechar acordos de delação.
Marco Aurélio Mello, o relator, já concluiu seu voto, mas a presidente do STF, Cármen Lúcia, não pautou o assunto em novembro.
“Segóvia tem força para avançar com esse tema. Se conseguir, vai ganhar corações e mentes na PF”, afirmou o delegado.
Cabral & Suassuna
TV 08.11.17 21:06
O Antagonista revelou mais cedo o negócio milionário envolvendo o governo de Sérgio Cabral, a Oi e o empresário Jonas Suassuna, sócio de Lulinha.
A parceria era tal que, na propaganda do programa Conexão Educação, o cartão magnético traz a foto de Cabral e o antigo endereço do Grupo Gol e de outras empresas de Suassuna.
Cabral confirma R$ 2,5 milhões em caixa dois para Pezão
Brasil 08.11.17 20:42
No mesmo depoimento de hoje a Marcelo Bretas, Sérgio Cabral disse ter combinado com o empresário Miguel Iskin o repasse de R$ 2,5 milhões à campanha de Pezão em 2014, quando o atual governador do Rio era seu vice.
“Nunca pedi propina, sempre pedi apoio. Pedi ao Iskin, e ele foi receptivo à ideia e nos apoiou com alguma coisa em torno de R$ 3 milhões, sendo que R$ 2,5 milhões em caixa dois e R$ 500 mil para um dos partidos que faziam parte da nossa coligação”, declarou o ex-governador, conforme o relato de O Globo.
O empresário também está preso, acusado de pagar R$ 16 milhões em propina para Sérgio Côrtes, aquele que queria manter as “putarias”.
Cabral pede desculpas a Bretas e diz que ‘jamais faria’ dossiê Brasil 08.11.17 20:34
Sérgio Cabral depôs de novo a Marcelo Bretas hoje, pela primeira vez desde que sua transferência para Campo Grande, ordenada pelo juiz, foi negada por Gilmar Mendes.
Desta vez, pediu desculpas ao juiz federal pela discussão no interrogatório de duas semanas atrás. Também negou ter ordenado a fabricação de dossiês contra Bretas.
“Jamais faria isso. Acredite na minha índole. É um factoide, um terrorismo feito por alguém maldosamente”, disse o ex-governador do Rio.
A batata quente de Fachin
Brasil 08.11.17 20:26
Além de incluir, equivocadamente, deputados federais no inquérito que enviou para Curitiba, Edson Fachin deixou a cargo de Sérgio Moro a decisão sobre a manutenção da prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud.
O problema é que o próprio Fachin ainda não homologou a rescisão do acordo de colaboração premiada de Joesley e Saud. E o ministro mandou prender a dupla após suspender os efeitos do acordo até decisão final.
A decisão é difícil, Fachin, mas não dá para transferi-la a Moro.
Dodge defende transferência de Sérgio Cabral
Brasil 08.11.17 19:46
Em parecer enviado ao Supremo, Raquel Dodge defendeu a transferência de Sérgio Cabral para um presídio federal, barrada por Gilmar Mendes.
“A transferência atende aos requisitos legais e deve ser mantida, como forma de evitar que Cabral exerça sua condição de líder de organização criminosa, com força política e poder de influência no Rio, para obter e gozar de benefícios indevidos e receber informações privilegiadas aptas a causar embaraço ou ameaça às autoridades”, disse a assessoria da procuradora-geral.
A boquinha de Lurian na Alerj
Brasil 08.11.17 20:20
Lurian Cordeiro Lula da Silva foi nomeada para trabalhar no gabinete da petista Rosângela Zeidan na Alerj, a Assembleia Legislativa do Rio, informa o jornal O Dia.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do estado em 1º de novembro. A filha de Lula vai ganhar R$ 7.326,64 por mês para atuar como “assessora parlamentar IV” da petista.
Rosângela é casada com Washington Quaquá, o presidente do PT fluminense, que assim adoça um pouco mais a sua relação com o ex-presidente condenado.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA