SEGUNDA EDIÇÃO DE 28-8-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO NOBLAT
Sem a justa ira dos inocentes
Segunda-feira, 28/08/2017 - 03h00
Por Ricardo Noblat
Renan Calheiros é golpista. Um “velho golpista”. De acordo com o PT, golpista é aquele que, por voto, palavras e obras apoiou a queda da ex-presidente Dilma. Foi o caso de Renan.
O “novo golpista” torce para que Lula seja impedido pela Justiça de disputar a eleição presidencial do próximo ano. Não é o caso de Renan. Que deseja Lula candidato esbelto e forte para beneficiar-se dos seus votos.
Por favor, não esqueçam, suplicou Renan outro dia: ele sempre foi de esquerda. Ele é Renan. Lula, não. Jamais foi de esquerda. Valeu-se dela para fundar o PT. Serviu-se dela para chegar ao poder.
E uma vez lá, governou com as elites que antes amaldiçoava. Que hoje amaldiçoa na tentativa de não perder a simpatia dos mais pobres. Lula é o que foi sempre: um irresponsável manipulador de palavras e de sentimentos.
O encontro dos réus Lula e Renan marcou a passagem por Alagoas na semana passada da caravana do mais ilustre alvo da Lava Jato. Renan não discursou com medo de ser vaiado. Queria livrar-se, e ao visitante, do constrangimento.
Mesmo assim foi vaiado e fingiu que não era com ele. Lula encantou os que queriam ouvi-lo e tocá-lo como se fosse um demiurgo. Provou que está em boa forma. 
Ameaçado de não se reeleger senador, Renan afastou-se do governo impopular de Michel Temer para colar-se de vez a Lula. Exagero: de vez, não, apenas o necessário.
Lula acolheu-o como se Renan não tivesse atraiçoado Dilma. “Renan pode ter todos os defeitos, mas ajudou meu governo”, disse Lula. Quanto ao fato de Renan responder a 14 processos, Lula afirmou que “todo mundo é inocente até que se prove o contrário”.
Como demonstrado, ajudar Lula a governar é condição essencial para ser absolvido por ele de qualquer pecado. A máxima de que “todo mundo é inocente até que se prove o contrário” não passa de uma frase vazia na boca de Lula.
O Supremo Tribunal Federal considerou o Mensalão do PT um “atentado contra a democracia”. E condenou os mensaleiros à prisão. Lula prefere seguir negando que o Mensalão existiu.
A quem cabe provar que um suposto inocente é culpado? Nas democracias, à Justiça. No mundo onde Lula faz e aplica suas próprias leis, cabe a ele. 
Se Lula reconhecesse a autoridade da Justiça seria obrigado a render-se à realidade de que seu governo foi corrupto e legou a Dilma uma pesada herança de corrupção. Como, pois, ficaria se a Justiça, mais tarde, o condenasse? A última palavra é dele.
Nas penitenciárias, ensina o médico Dráuzio Varella, só existe gente inocente. Ninguém, ali, cometeu crime algum. Todos são vítimas de injustiças. Na política, como nas penitenciárias.
O Congresso, mas não só, é um imenso Carandiru, depósito de imaculados. Os porões dos palácios em Brasília são locais de orações e de reflexão. A Lava Jato é uma máquina de moer santas reputações. E Lula... Ora, Lula...
É o santo padroeiro dos que querem emparedar a Lava Jato, remeter o combate à corrupção para o inferno e manter tudo como está. Nunca antes na História do País alguém detratou a Justiça com a desenvoltura e a desfaçatez exibidas por Lula.
Sua viagem de 20 dias a 25 cidades de nove Estados do Nordeste tem servido para que ele ataque com virulência “os canalhas” da toga, como fez em João Pessoa no último fim de semana.
Lula fala para os convertidos. Ao fim e ao cabo, carece da justa ira dos inocentes e dos perseguidos.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
MPF além da inelegibilidade de Lula quer a extinção do PT
Da Redação
Segunda-feira, 28/08/2017 às 11:29
Com base no farto material probante colhido, envolvendo Lula, o PT, e também o PP, o Ministério Público Federal trabalha com o objetivo de conseguir a inelegibilidade do ex-presidente e a extinção dos dois partidos mencionados.
Nesse sentido, o MPF já requereu que as provas colhidas na ação de cassação da chapa Dilma-Temer sejam incluídas nos processos que tramitam contra o PT e o PP no TSE.
Os depoimentos dos executivos da Odebrecht deverão ser fundamentais para que o objetivo seja alcançado.
A primeira medida judicial a ser tomada contra os dois partidos deverá ser a suspensão de recursos do fundo partidário e, na sequência, a extinção das siglas.
Uma eventual extinção poderá colocar em ‘xeque’ todas as candidaturas dos dois partidos envolvidos.
São demandas que ainda deverão avançar, mas que poderão ser fundamentais para definição de um novo quadro político no País.

Filhos de Lula ignoram apelo por aparição em Caravana
Da Redação
Segunda-feira, 28/08/2017 às 13:29
Lula pretendia dar uma demonstração de ‘união familiar’ em sua caravana pelo Nordeste.
O ex-presidente imaginava que aparecer na empreitada ao lado de seus cinco filhos seria bem visto. Pura estratégia midiática.
Assim, o petista convocou Marcos Cláudio (enteado), Lulinha, Luleco, Sandro Luis e Lurian para que se juntassem a caravana por pelo menos um dia.
Só Lurian atendeu o apelo. Os demais não deram o ar das graças.
Quando nem a família acompanha fica evidente a decadência.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Segunda-feira, 28 de agosto de 2017
Bancários denunciam que Itaú prepara privatização do BB – que também pode se fundir com a Caixa
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro denuncia que o Itaú prepara a privatização do Banco do Brasil: “Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco, faz parte do conselho administrativo da empresa Falconi Consultores e Resultados, contratada, sem licitação, para preparar o desmonte do Banco do Brasil. O maior banco privado do País está de olho na privatização dos bancos públicos”. Os bancários ainda não reclamaram, mas dentro do BB também se fala de uma “fusão” com a Caixa. Os sistemas dos dois bancos “já se falam”.
Um detalhe importante que os bancários talvez desconheçam ou tenham esquecido de divulgar. O mercado financeiro sabe que Falconi está dentro da Petrobras e da Eletrobras, também. As duas "estatais" pretendem se desfazer de ativos ou embarcarem na onda da privataria. Não é à toa que Falconi é consultor do bilionário Jorge Paulo Lehman. Parceiro dos banqueiros do Itaú, Falconi conhece, por dentro, os melhores negócios do Brasil Capimunista Rentista.
O boletim dos bancários ironiza: “Colocaram a raposa no galinheiro dos ovos de ouro”. Os sindicalistas reclamam que o ditado popular explica com exatidão o que vem acontecendo dentro do Banco do Brasil, para atender interesses privados, mais precisamente, do Itaú. Em 2016 foi contratada, sem licitação, por “notório saber”, a Falconi Consultores de Resultados, para preparar o desmonte do BB, chamado oficialmente de “reestruturação”.
Os bancários denunciam: “O trabalho desta empresa é enxugar a estrutura do banco público, preparando-o para a privatização, política do governo Fernando Henrique Cardoso, retomada pelo seu aliado, Michel Temer. Entre os membros do Conselho de Administração da Consultoria Falconi está Pedro Moreira Salles, à época da contratação Presidente do Conselho de Administração da holding Itaú Unibanco, atualmente Presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN)”.
Os sindicalistas prosseguem no ataque: “O absurdo é um banco privado estar conduzindo as políticas de um banco público, que tem um papel estratégico, o de fomentar o desenvolvimento econômico e social do País. No mínimo a situação configura um conflito de interesses, já que o desmonte da rede de agências, com extinção de milhares de postos de trabalho, abriu espaço para os bancos privados, entre eles o próprio Itaú. A primeira fase da reestruturação resultou no fechamento de 402 agências, extinção de 9.400 postos de trabalho e redução salarial drástica que atingiu quase 4 mil funcionários”.
A denúncia bate forte: “O concorrente continua dentro do BB. A mesma consultoria está fazendo o mapeamento dentro da Diretoria de Tecnologia do banco, um setor altamente estratégico a cujas informações o setor privado está tendo acesso. Seguindo a linha de “mãos de tesoura” da Falconi, de corte dos custos, há o temor de extinção de funções, abrindo espaço para a substituição de funcionários concursados por trabalhadores precarizados de empresas terceirizadas”.
A reclamação dos bancários é bem previsível diante da disposição privatizante da equipe do real Presidente, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Michel Temer seria apenas um fantoche comandado por grandes interesses econômicos. Nada anormal no desgoverno em profundo déficit moral. Agora, os deuses do mercado, que curtiram uma semana de estudos no luxuoso frio de Campos do Jordão, ficam apavorados com o alto risco de não ser retomada a “reforma” da Previdência. Por isso, a tropa de choque temerária já recomenda que o foco seja na agenda de privatizações e concessões, deixando as aposentadorias para mais adiante...
O pragmatismo cínico da politicagem – com interesses negociais imediatos – tende a falar mais alto que muitas reformas de araque que não sairão do papel. Enquanto isso, aparelhadas ou não por movimentos profissionais, a população começa a sair à rua para amplificar os protestos que já fazem nas redes sociais... É a preparação para o Fla-Flu eleitoral de 2018...
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA