Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE 20-7-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO NOBLAT
É Dando que se Recebe...
Quinta-feira, 20/07/2017 - 04h14
Por Ricardo Noblat
Nada mais natural e ao mesmo tempo moralmente indefensável do que a distribuição de cargos e a liberação de verbas para obras em troca de votos de deputados e senadores.
É o que o governo Michel Temer faz desde o seu primeiro dia quando ainda era um governo provisório. Foi o que fizeram todos os governos que o antecederam. É o que os próximos governos farão, infelizmente.
Seria inimaginável que um presidente em qualquer lugar montasse seu governo com a escalação de adversários para ajudá-lo a governar, desprezando os aliados. Não ficaria de pé por muito tempo.
Mas aqui e em outras partes o que ocorre é outra coisa. Cargos e verbas públicas são usados para que parlamentares abdiquem de suas convicções e traiam seus eleitores. E os cargos servem para que eles façam dinheiro.
Os presidentes não loteiam os cargos com o propósito explícito de que sejam usados para roubar. Mas sabem que haverá tal uso, discreto ou explícito. É por isso que o sistema político brasileiro apodreceu.
Raros são os políticos que gastam do próprio bolso para se eleger. Pagam suas contas e forram seus bolsos com o dinheiro do fundo partidário e com o que arrecadam via afilhados bem empregados no serviço público.
É à base do toma-lá-me-dá-cá que são produzidas as mais tenebrosas transações. E ao final quem arca com tudo é o distinto público que paga impostos e continua sendo mal tratado pelo Estado.
É por isso que, com frequência, governos impopulares como o atual conseguem sobreviver às mais precárias situações. Podem ser fracos da porta da rua para fora. Mas são fortes da porta do Congresso para dentro.

NO O ANTAGONISTA
Temer não vai se esquecer de Wlad
Brasil 20.07.17 08:22
O deputado Wladimir Costa (SD-PA) é dos políticos mais sinceros em atividade.
Ele disse o seguinte a O Globo, acerca das numerosas audiências de Michel Temer com deputados, faltando menos de um mês para a votação da denúncia da PGR pela Câmara:
"Somente alguns parlamentares hipócritas não vão assumir, mas é obvio que, após a reunião com o presidente, a gente vem com aquela história: 'Mas, presidente, eu gostaria de trazer demandas do estado, do município, do governo do estado' . A gente aproveita o barco e pede. Na realidade, não é o governo que está atrás disso, os parlamentares é que estão procurando, pedindo audiência, aproveitando a oportunidade. O Temer tem que ser assim. Aos amigos, as flores; aos inimigos, coroa de espinhos."
E arremata:
"Se (Temer) me der alguns cargos, eu quero. Quero indicar, tenho até os nomes, tenho até currículos no gabinete. Tomara que ele leia essa reportagem e se lembre do 'Wlad' que tem ecoado sua voz a nosso favor e me dê umas indicações importantes para o estado."
"Faço cara de coitadinho para Temer"
Brasil 20.07.17 08:31
Seguimos com Wlad o deputado federal Wladimir Costa, que explicou a O Globo como Michel Temer se comporta nas audiência com deputados:
"Ele (Temer) não propõe nada, ele pede apoio, mostra cópia da denúncia, diz que é inócua, mas não oferece nada. Vai que alguma pessoa queira gravá-lo novamente numa situação dessas. Ele diz que vai ver o que pode fazer. 'O que for possível ajudar no seu estado, vamos fazer'. Ele vê quais são os ministérios, quem pode resolver. O presidente encaminha. Faço cara de coitadinho para ele."
Guerra civil na Venezuela
Mundo 20.07.17 07:57
A diplomacia brasileira na Venezuela já discute providências a serem tomadas para proteger a comunidade brasileira no país, estimada em 32.000 pessoas, em caso de "agravamento" da crise -- ou seja, guerra civil.
A informação é de Clóvis Rossi, na Folha.
A cesta básica na república bolivariana custa o equivalente a 19 salários mínimos.
Não é a regra do jogo
Brasil 20.07.17 08:55
Além de revelar o pagamento de propina a Renan Calheiros, Jáder Barbalho e ao deputado Aníbal Gomes, o lobista Jorge Luz rebateu, em depoimento a Sérgio Moro, a versão defendida por vários acusados de que eles teriam sido compelidos a comprar vantagens na Petrobras.
“Eu tenho visto que o senhor fica muito zangado quando as pessoas vêm aqui e dizem: ‘é a regra do jogo’. Não tem santo nessa história. Se há um cobrador, alguém está disposto a pagar.”
Joesley vai falar de Lula e Palocci?
Brasil 20.07.17 07:28
A reportagem da Folha sobre os novos anexos da JBS não revela se os delatores da JBS recobraram toda a memória.
Garante apenas que, além do caso citado, que deve envolver Guido Mantega, os irmãos Batista e seus executivos vão entregar 200 funcionários do Ministério da Agricultura e um prefeito que recebeu dinheiro sujo e não havia sito delatado antes.
O anexo de Mantega
Brasil 20.07.17 07:12
Os delatores da JBS vão entregar, no mês que vem, mais 20 anexos para complementar o acordo de colaboração com a PGR.
O diretor jurídico da J&F Francisco de Assis, segundo a Folha, está incumbido de relatar os crimes envolvendo Eduardo Cunha, Lúcio Funaro, a offshore Blessed e Victor Sandri, que, segundo Joesley Batista, dividia a propina com Guido Mantega.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)