REFLEXÃO ESPÍRITA

-Fatalidade e Livre-Arbítrio-

Antes do regresso à experiência no Plano Físico, nossa alma em prece roga ao Senhor a concessão da luta para o traba­lho de nosso próprio reajustamento.
Solicitamos a reaproximação de antigos desafetos.
Imploramos o retorno ao círculo de obstáculos que nos presenciou a derrota em romagens mal vividas...
Suplicamos a presença de verdugos com quem cultiváramos o ódio, para ten­tar a cultura santificante do amor...
Pedimos seja levado de novo aos nos­sos lábios o cálice das provas em que fra­cassamos, esperando exercitar a fé e a resignação, a paciência e o valor...
E com a intercessão de variados ami­gos que se transformam em confiantes avalistas de nossas promessas, obtivemos a bênção da volta.
Efetivamente em tais circunstâncias, o esquema de ação surge traçado.
Somos herdeiros do nosso pretérito e, nessa condição, arquitetamos nossos próprios destinos. Entretanto, imanizados temporaria­mente ao veículo terrestre, acariciamos nossas antigas tendências de fuga ao dever nobilitante.
Instintivamente, tornamos, despreo­cupados, à caça de vantagens físicas, de caprichos perniciosos, de mentiroso do­mínio e de nefasto prazer. O egoísmo e a vaidade costumam re­tomar o leme de nosso destino e abomina­mos o sofrimento e o trabalho, quais se nos fossem duros algozes, quando somen­te com o auxílio deles conseguimos soer­guer o coração para a vitória espiritual a que somos endereçados.
É, por isso, que fatalidade e livre-arbítrio coexistem nos mínimos ângulos de nossa jornada planetária.
Geramos causas de dor ou alegria, de saúde ou enfermidade em variados mo­mentos de nossa vida.
O mapa de regeneração volta conos­co ao mundo, consoante as responsabili­dades por nós mesmos assumidas no pre­térito remoto e próximo; contudo, o mo­do pelo qual nos desvencilhamos dos efei­tos de nossas próprias obras facilita ou di­ficulta a nossa marcha redentora na estra­da que o mundo nos oferece.
Aceitemos os problemas e as inquie­tações que a Terra nos impõe agora, aten­dendo aos nossos próprios desejos, na planificação que ontem organizamos, fora do corpo denso, e tenhamos cautela com o modo de nossa movimentação no cam­po das próprias tarefas, porque, conforme as nossas diretrizes de hoje, na preparação do futuro, a vida nos oferecerá amanhã paz ou luta, felicidade ou provação, luz ou treva, bem ou mal.

Do cap. 4 do livro <Nascer e Renascer>, de Emmanuel, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Da página http://www.oconsolador.com.br de 05-12-2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA