PRIMEIRA EDIÇÃO DE 08-7-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SÁBADO, 08 DE JULHO DE 2017
O presidente Michel Temer não acredita que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara e primeiro na linha sucessória, esteja tramando contra ele. “Confio totalmente no Rodrigo”, disse Temer a interlocutores, por telefone. Maia não desmentiu a informação desta coluna de que ele ainda não articula pela admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República, mas torce contra o presidente.
Rodrigo Maia tem se reunido com bancos e investidores para tentar demonstrar que está maduro para suceder a Temer, se necessário.
Aos banqueiros, Maia sinaliza que Henrique Meirelles seria mantido e que seu pai, César Maia, não vai dar palpites na política econômica.
Com a viagem de Temer ao G-20, na Alemanha, Rodrigo Maia saiu do Brasil para não assumir o Planalto e ter de agir em favor do presidente.
Deputados leais a Temer, que acompanharam Rodrigo Maia na viagem a Buenos Aires, garantem que não há conspiração contra o presidente.
Além do presidente Michel Temer, outro brasileiro teve atuação de destaque no encontro do G20, que reúne os vinte países mais desenvolvidos: o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Roberto Azevêdo, que chegou a Hamburgo, Alemanha, determinado a defender o comércio e a chamar atenção para os riscos do protecionismo xenófobo para o desenvolvimento.
O presidente francês Emmanuel Macron roubou a cena, falando sempre de improviso e cutucando o americano “Donálde” Trump.
Trump obtve a solidariedade do G20 à denúncia de risco à paz mundial representado pela Coreia do Norte, do tirano maluco Kim Jong-un.
Sob aprovação de Michel Temer, o presidente argentino Maurício Macri disse que a Venezuela é uma Coreia do Norte da América do Sul.
A chanceler Angela Merkel entendeu as razões do presidente Michel Temer para cancelar o encontro bilateral. Rainha da simpatia, convidou-o para voltar à Alemanha após a reeleição dela em setembro.
Michel Temer reencontrou ontem na Alemanha a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, que lhe fez um sorriso amarelo tentando ser o que não é, educada. Mas o presidente não lhe deu a mínima.
Segundo informações da Polícia Federal, a nova delegacia de combate à corrupção da PF em Curitiba terá 70 policiais. As investigações em curso atualmente compreendem o DF e outros dezesseis Estados.
Os deputados “fiéis” ao governo seriam 54, segundo as estimativas, sendo que eram necessários ao menos 51 para validar a sessão extraordinária desta sexta-feira. Mas os presentes passaram de 70.
O PDT mostrou o baixo nível de confiança da oposição, ao recorrer à ministra Cármen Lúcia, no tapetão do Supremo Tribunal Federal (STF), para que impeça o ritmo vapt-vupt de tramitação da denúncia da PGR.
A situação econômica no Brasil não foi tema no encontro do G20, em Hamburgo (Alemanha). Chefes de estado estavam preocupados mesmo com a decisão dos EUA de saírem do acordo do clima de Paris.
Passou despercebido, mas a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou nesta semana o projeto que impede as operadoras de internet banda larga de limitarem o acesso à rede com uso de franquia.
Enquanto resolvia a questão contábil da falta de previsão orçamentária para emitir passaportes, porque o limite de 2017 foi atingido em junho, um governo com autoridade teria ordenado à PF e Casa da Moeda que arrumassem uma solução sem ter que suspender o serviço.
...duas forças apoiam Rodrigo Maia contra Michel Temer: o PCI (Partido Comunista de Ipanema) e PSOL (Partido Socialista do Leblon).

NO DIÁRIO DO PODER
MAIA NA MIRA
EDUARDO CUNHA INCLUIRÁ RODRIGO MAIAEM SUA DELAÇÃO PREMIADA
EX-DEPUTADO CITA O PRESIDENTE DA CÂMARA COMO DESTINATÁRIO DE RECURSOS DE ORIGEM ILÍCITA
Publicado: sexta-feira, 07 de julho de 2017 às 20:41 - Atualizado às 21:11
Redação
Reportagem da revista Veja desta semana traz detalhes sobre a delação do ex-deputado Eduardo Cunha, preso em Curitiba. De acordo com a revista, além de detalhes envolvendo o presidente Michel Temer, as revelações de sua delação premiada atingirão em cheio o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cotado como provável sucessor caso Temer deixe a Presidência.
A reportagem revela que um interlocutor visitou Cunha na prisão e o ex-deputado mandou um recado para Maia, avisando que ele fará parte da delação. “Avisa que ele [Maia] também será lembrado”, disse Cunha, que aponta Maia como uma pessoa com interesses empresariais e seria destinatário de recursos de origem ilícita.

GRAVADOR EMBORRACHADO
GEDDEL AVISOU SOBRE SALA 'ANTIGRAMPO' DO PRESIDENTE, DIZ JOESLEY
COM O ALERTA, EMPRESÁRIO DECIDIU USAR GRAVADOR "EMBORRACHADO"
Publicado: sexta-feira, 07 de julho de 2017 às 19:04
Redação
O gravador de baixa qualidade usado pelo empresário Joesley Batista, da JBS, para registar conversa com o presidente Michel Temer foi escolhido para que “passasse desapercebido" por detectores de metal. À Polícia Federal, Joesley informou que foi avisado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima de que o presidente utilizava uma sala “antigrampo” para tratar de assuntos "mais sensíveis".
O empresário disse ainda que acreditava que o gravador “emborrachado” funcionaria em um ambiente com bloqueador de sinal eletromagnético.
No diálogo, que ocorreu no dia 7 de março, Joesley diz que "zerou pendências" com o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e que está "de bem" com o peemedebista, que está preso em Curitiba. Neste momento, Temer diz ao empresário: "tem que manter isso". Joesley disse ao Ministério Público que Temer deu aval para que ele comprasse o silêncio de Cunha, para que o ex-deputado não fizesse delação premiada.
O empresário também narrou, além da obstrução de justiça, uma sequência de crimes como suborno de procuradores e compra de informações privilegiadas.
Segundo a Procuradoria Geral da República, a conversa mostra que Temer deu "anuência" para que o empresário pagasse propina ao peemedebista para mantê-lo em silêncio e não o delatasse.
De acordo com Joesley, o encontro com Temer ocorreu em uma sala no subsolo do Palácio do Jaburu "situada depois da área de serviço e ao lado da garagem". Essa teria sido a primeira reunião entre os dois nesta sala.

AFRONTA
EM ÁUDIO A PETISTAS, DIRCEU DIZ QUE PARTIDO VAI 'RETOMAR O GOVERNO DO BRASIL'
'CONTINUO FIRME, DE PÉ E NA LUTA', AFIRMA O EX-MINISTRO DE LULA
Publicado: sexta-feira, 07 de julho de 2017 às 17:55
Redação
O ex-ministro José Dirceu (PT) gravou uma mensagem de Whatsapp para a militância petista dizendo que continua "na luta" e que o partido irá retomar o governo.
No áudio, Dirceu diz que "o poder foi tomado na mão" e que "rasgaram a Constituição" e o "pacto social".
O recado teria sido gravado, no início desta semana, por Dimas Roque, dirigente petista da área de mídias digitais.
“Quero mandar um abraço a todos. Continuo firme, de pé e na luta. Como vocês sabem, nós vamos retomar o governo do Brasil. Eles tomaram na mão, deram um golpe, rasgaram a Constituição, rasgaram o pacto social mas o povo está conosco. Vamos voltar. Twiteiros do PT, na Luta”, disse o petista.
Condenado na Lava Jato a mais de 31 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, Dirceu foi solto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 5 de maio. Os ministros da corte entendem que não há risco de cometimento de novos delitos. No entanto, mesmo quando cumpria pena na cadeia pelo Mensalão, o petista continuou cometendo seus crimes. Ele estava preso desde 3 de agosto de 2015, por ordem do juiz federal Sérgio Moro.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
Laudo da Polícia Federal confirma: Lula é o dono do sítio
Documento produzido por seis peritos da Lava Jato reduz a escombros a discurseira mambembe dos advogados do ex-presidente
Por Augusto Nunes
Sexta-feira, 07 jul 2017, 19h26 - Publicado em 7 jul 2017, 16h07
Lula Sítio (Polícia Federal/Reprodução)

Em 4 de março de 2016, seis peritos criminais a serviço da Operação Lava Jato, apoiados por investigadores da Polícia Federal, cumpriram um mandado de busca e apreensão no sítio em Atibaia onde a família Lula baixou todo fim de semana depois dos oito anos nos palácios de Brasília. Acompanhados por duas testemunhas e pelo caseiro Élcio Pereira Vieira, os especialistas haviam sido encarregados de “caracterizar a ocupação do Sítio e identificar seus principais frequentadores, além de responder aos quesitos formulados pela autoridade solicitante dos exames”.
Tradução: os homens da lei estavam lá à procura de evidências materiais que ajudassem a esclarecer duas interrogações. Primeira: quem era o verdadeiro dono do sítio? Segunda: de onde veio o dinheiro que bancou a reforma do terreno de bom tamanho, complementada por instalações e benefícios milionários? Os fatos berram que tanto a compra como as obras foram patrocinadas por empreiteiras favorecidas pelo governo do chefão. Lula ainda insiste que os donos do lugar são Jonas Suassuna e Fernando Bittar, amigos do notório Lulinha, o Ronaldinho da informática.
Longo e minucioso, o laudo apresentado pelos peritos uma semana depois da inspeção confirma aos gritos que o sítio forma com o triplex do Guarujá a dupla de peças mais valiosas da Imobiliária Lula. A quantidade, a qualidade e a contundência das informações garantem ao documento calibre suficiente para pulverizar a discurseira mambembe dos advogados do ex-presidente. Servem de amostra as respostas, abaixo resumidas, suscitadas por quatro quesitos. Confira:
1. Existem evidências materiais nas dependências do Sítio que possam identificar seus eventuais frequentadores?
Sim. (…) Foram identificados inúmeros objetos pessoais vinculados às pessoas de Luiz Inácio Lula da Silva e de sua esposa Marisa Letícia Lula da Silva. Esses objetos encontravam-se localizados, mormente, na Casa Principal, em especial, na Suíte 01. (…) Também foram localizados objetos pessoais vinculados aos seguranças da Presidência da República.
2. É possível identificar evidências materiais no Sítio que possam indicar o uso do imóvel pelas pessoas de FERNANDO BITTAR ou JONAS LEITE SUASSUNA FILHO?
Não. (…) Não foi identificado qualquer objeto de uso pessoal que pudesse indicar o uso do imóvel por Jonas Leite Suassuna Filho e Fernando Bittar. A única referência ao Sr. Fernando Bittar são alguns croquis localizados no interior de uma pasta rosa, cuja destinatária era a Sra. Marisa Letícia Lula da Silva.
3. Foram implementadas instalações ou realizadas quaisquer obras ou aprimoramentos no Sítio voltadas ao uso do ex-Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e de sua família? Caso positivo, descrever.
Sim. (…) Foram identificadas inúmeras melhorias voltadas ao uso do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tais como uma adega, construída para acomodar centenas de garrafas de bebidas, instalações de sistema de segurança em todo o Sítio, assim como o depósito utilizado para armazenamento de caixas diversas que (…) se relacionavam à mudança do ex-Presidente Lula.
Além dessas melhorias, foram identificados objetos utilizados para usufruto das instalações do Sítio, tais como o barco de fibra contendo a inscrição “LULA & MARISA”, bem como itens decorativos, a exemplo da mesa com o brasão “LM”. Ademais, foi localizada uma pasta rosa endereçada à ex-Primeira Dama, contendo documentos relacionados à reforma da cozinha e construção da Casa 01, indicando que a Sra. Marisa Letícia teve envolvimento com as adaptações realizadas no Sítio.
4. Existem objetos pessoais pertencentes ao ex-Presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA e de sua família depositadas nas dependências do Sítio? Onde se encontram localizadas?
Sim. Além dos objetos pessoais localizados na Casa Principal, já mencionados, (…) foram identificados inúmeros objetos que podem ser vinculados, explicitamente ou não, ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa. Adicionalmente aos objetos localizados na Casa Principal, também foram encontrados itens pessoais do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua esposa em outras dependências do Sítio, sobretudo no Espaço Gourmet, no Anexo da Casa Principal e no Depósito. Esses itens acham-se relacionados em extensa, mas não exaustiva, lista constante (…) do presente Laudo.
Volto para acrescentar que, mesmo depois do sumiço dos donos que se fantasiavam de hóspedes, os laranjas travestidos de proprietários rurais nunca deram as caras por lá. Bittar e Suassuna são os únicos sitiantes do mundo que jamais visitaram a terra que juram ter comprado. Merecem dividir a mesma cela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA