Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE 22-02-2017 DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NO O ANTAGONISTA
Na jugular de Jucá
Brasil Quarta-feira, 22.02.17 10:17
O Estadão foi na jugular de Romero Jucá, em editorial, ao discorrer sobre a sua falta de compostura:
Leiam esses trechos do editorial de hoje
"Ao comparar a uma “suruba” recentes manifestações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a necessidade de rever o instituto do foro privilegiado, o notório Romero Jucá, líder do governo no Senado e presidente do PMDB, não se limitou a expor a falta de compostura que é uma lamentável característica de seu comportamento político. Pior que isso, o destemperado senador ajudou a piorar a já combalida imagem política do governo, reforçando os argumentos de quem acusa Michel Temer de estar empenhado em sabotar a Operação Lava Jato para blindar a si mesmo e aos políticos que o cercam das investigações sobre corrupção."
E mais:
"Fino como sempre, o senador dirigiu feroz ataque a 'parte da imprensa que não dá chance a ninguém de se defender: escolhe aleatoriamente e parte para o estraçalhamento, sem se preocupar com a verdade, sem se preocupar com a coerência, sem se preocupar com a família das pessoas, com a história de cada um'.
Ora, o 'linchamento' de que o senador Romero Jucá se queixa deve-se exatamente ao fato de sua história como político governista – não importa qual seja o governo – ser sobejamente conhecida. E são impressionantes os escândalos em que Jucá se meteu ao longo de sua carreira política.
Recentemente, envolveu-se num imbróglio que resultou em seu afastamento do cargo de ministro do Planejamento do governo Temer, exatamente 11 dias depois de ter sido nomeado com toda a equipe ministerial escalada pelo então vice-presidente da República em exercício. Não foi a primeira passagem meteórica de Jucá pelo comando de um Ministério. Em 2005, no governo Lula, assumiu em março o Ministério da Previdência Social. Quatro meses depois foi forçado a abandonar o cargo, acusado de ter-se envolvido em irregularidades relacionadas a empréstimos bancários."
Para completar:
"Em respeito ao princípio da presunção de inocência, é preciso reconhecer que Jucá até agora passou incólume por denúncias e investigações que pontuaram sua carreira política de mais de 30 anos. Há duas constantes na carreira do senador: serviu a todos os governos, desde que se lançou na vida pública nacional, e jamais deixou de frequentar as listas de investigados e processados. Não estranha, portanto, que ele queira afastar a incômoda espada da Justiça que teima em balançar sobre sua cabeça.
É preciso reconhecer, também, que o comportamento da imprensa de que Romero Jucá tanto se queixa é certamente um assunto que está longe de lhe ser estranho, já que é proprietário de duas emissoras de televisão em Boa Vista – uma filiada à Rede Record e outra à Rede Bandeirantes –, além de um jornal impresso e duas emissoras de rádio. Talvez isso explique por que Jucá toma sempre a cautela de atacar apenas 'parte' da imprensa – aquela que não lhe é obediente."
Dipp tentou matar a Lava Jato no berço
Brasil 22.02.17 09:55
No seu parecer, pago por um escritório de advocacia que defendia Galvão, Gilson Dipp afirmou que a delação premiada de Alberto Yousseff era ilegal e que todas as provas coletadas a partir dos depoimentos do doleiro eram "imprestáveis".
Gilson Dipp tentou matar a Lava Jato no berço.
Gilson Dipp tentou deslegitimar procuradores da Lava Jato
Brasil 22.02.17 09:49
Como noticiamos, Gilson Depp passou a ser cotado para a pasta da Justiça.
Gilson Dipp é considerado petista pela magistratura independente.
Mais: ele emitiu um parecer tentando deslegitimar o trabalho dos procuradores da Lava Jato, pago por um escritório de advocacia a serviço da Galvão, empreiteira envolvida no petrolão.
Vejam o que publicamos em abril de 2015:
Como enganar direitinho com o direitinho
Brasil 07.04.15 12:10
Como dissemos na reunião de pauta, o ex-ministro do STJ, Gilson Dipp era um dos convidados do Seminário sobre a Lei Anticorrupção, organizado pelo TCU. Na sua fala, criticou a lei feita no afogadilho e com regulamentação falha. A partir de certo momento, no entanto, começou a defender os acordos de leniência que a Controladoria-Geral da União quer firmar com a empreita bandida, ao largo da Justiça. Ninguém entendeu nada.
Agora está explicado: Gilson Dipp estava a serviço de uma das empreiteiras do Petrolão, a Galvão, por intermédio do escritório de advocacia que o contratou para emitir um parecer que tenta deslegitimar o trabalho dos procuradores da Operação Lava Jato. No seminário, Gilson Dipp não deu essa informação nem aos organizadores, nem à platéia. Estava numa situação clara de conflito de interesses, ao menos do ponto de vista ético.
Pelas cotações vigentes no mercado jurídico, o seu parecer em favor da Galvão não saiu por menos de 300 mil reais, numa estimativa bastante conservadora. Não é impossível que o valor tenha alcançado 1 milhão de reais.
Parabéns, Gilson Dipp, você nos enganou direitinho com o seu direitinho.
Operador de Gleisi é alvo de mais uma operação
Brasil 22.02.17 09:54
Dias Toffoli, sete meses atrás, mandou soltar o advogado Guilherme Gonçalves, membro do esquema de Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann.
Ontem ele foi alvo de uma operação da Gaeco.
De acordo com seu antigo sócio, Sacha Reck, que fez uma delação premiada com o Ministério Público paranaense, Guilherme Gonçalves elaborou um método para fraudar licitações de transporte público em vários municípios do Paraná.
Para quem não se lembra dele, republicamos dois posts:
Noivo em fuga
Brasil 24.06.16 21:43
O Antagonista mostrou de manhã que o advogado Guilherme Gonçalves, foragido da Justiça, ficou noivo de Carol Cléve. A "sweet" chama-se Ana Carolina de Camargo Cléve, que atuou como advogada da coligação de Dilma na eleição de 2014.
Ela é filha de Clémerson Merlin Cléve, amigo do ministro Teori Zavascki, que chegou a ser indicado para o STF no ano passado com apoio de Sigmaringa Seixas.
So sweet.
Delator pagou advogado, motorista e assessor de PB
Brasil 27.06.16 17:38
Em outro trecho da colaboração de Alexandre Romano, o delator reforça o papel de Paulo Bernardo na aprovação do 'acordo de cooperação técnica' com a Consist.
Ele diz que João Vaccari lhe contou sobre os percentuais devidos a PB que deveriam ser pagos por meio do advogado Guilherme Gonçalves -- que, por sua vez, remunerava o motorista do ministro e um assessor chamado "Zeno". No caso, Zeno Minuzo, ex-tesoureiro do PT do Paraná.
"QUE GUILHERME GONÇALVES disse ao depoente que 80% do valor que recebia da CONSIST repassava a PAULO BERNARDO e que ficava com os 20% restantes; QUE dentro destes 80%, GUILHERME GONÇALVES também pagava duas pessoas: um motorista e também um assessor de PAULO BERNARDO chamado "ZENO"; QUE não sabe di/.er o nome do motorista; QUE GUILHERME recebia valores da CONSIST pela GUILHERME GONÇALVES ADVOGADOS ASSOCIADOS; QUE GUILHERME comentou que tinha outros sócios no escritório, mas que esse valor não entrava na divisão do escritório."

A pobreza chavista
Economia 22.02.17 09:38
Cedo ou tarde Nicolás Maduro será pendurado pelos pés.
Mas o estrago já foi feito.
Veja os números publicados pelo Estadão:
"A pobreza aumentou na Venezuela quase nove pontos de 2015 para 2016, atingindo 81,8% dos lares, segundo uma pesquisa que difere amplamente da cifra oficial de 22,7%.
O porcentual de famílias em situação de pobreza saltou de 23,1% em 2015 para 30,26% em 2016. Enquanto isso, o de pobreza extrema passou de 49,9% para 51,51%, detalhou a Pesquisa sobre Condições de Vida na Venezuela (Encovi)".
Meio caminho para a impunidade
Brasil 22.02.17 09:33
O advogado de José Sarney, Kakay, conseguiu uma vitória e tanto: livrou seu cliente do juiz Sergio Moro.
Mas ele pode conseguir ainda mais do que isso no STF – ele pode anular o processo, livrando também Renan Calheiros e Romero Jucá.
Diz o Estadão:
“Caciques do PMDB que andavam meio nervosos com o avanço da Lava Jato sobre o partido comemoraram a decisão da Segunda Turma do STF de manter na Corte todos os apensos da delação de Sérgio Machado.
Acham que é meio caminho para derrubar as acusações do ex-presidente da Transpetro”.
Algoritmo amigo
Brasil 22.02.17 09:00
Edson Fachin não deve relatar todos os processos ligados aos depoimentos da Odebrecht.
Segundo Sonia Racy, “as delações que não se referem à Petrobras serão distribuídas – segundo fonte do STF – a outros ministros da Corte”.
Os parlamentares que roubaram da Eletrobras, do BNDES ou dos fundos de pensão podem ter a sorte de cair com um ministro amigo.
A quaresma de Lula
Brasil 22.02.17 08:32
Rodrigo Janot quer encaminhar a Edson Fachin antes do carnaval as denúncias relacionadas à Odebrecht.
Se ele fizer isso, a Lava Jato poderá anexar os depoimentos de Marcelo Odebrecht e Alexandrino Alencar aos processos contra Lula durante a quaresma.
O comandante máximo da ORCRIM será condenado pela compra do prédio do Instituto Lula, pelos pagamentos clandestinos às suas palestras e pela reforma do sítio em Atibaia.
Para condená-lo pelo triplex, é melhor aguardar o depoimento de Léo Pinheiro, da OAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)