SEGUNDA EDIÇÃO DE 06-01-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO EGÍDIO SERPA
Queridinha dos cearenses, Lisboa tem risco de terremoto
Sexta-feira, 06.01.2017 / atualizado às 04:20 · 06.01.2017 por Egídio Serpa no Diário do Nordeste
Uma informação interessante, que vem do estrangeiro, mais precisamente de Portugal.

Inicialmente, uma pergunta: você, caro leitor, é daqueles cearenses que têm casa ou apartamento em Lisboa, capital portuguesa?
É que, lá em Lisboa, o engenheiro Mário Lopes, ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica e especialista na matéria, está fazendo um alerta:
Se houver em Lisboa um terremoto da mesma dimensão do que destruiu a cidade em 1755, a capital de Portugal terá destruído um terço de sua geografia.
Mário Lopes disse que Lisboa “é um barril de pólvora com o pavio aceso”.
Ele explicou que, hoje, os prédios antigos de Lisboa estão sendo modernizados, com o aumento do seu número de pavimentos, sem que para isso tenham sido reforçadas as suas fundações.
É nesses edifícios reformados que vários cearenses compraram apartamentos.
Calcula-se que, nos últimos cinco anos, mais de 100 cearenses, a maioria empresários, tenham comprado imóveis em Lisboa e nas cidades turísticas do seu entorno, como Cascais e Estoril, à beira do Atlântico.

NO O POVO
MP cobra explicações sobre obras paradas no Ceará. Se constatados danos ao erário, MPCE moverá ação para ressarcimento dos cofres públicos estaduais
Beatriz Cavalcantebeatrizsantos@opovo.com.br
FÁBIO LIMA
Sexta-feira, 06-01-2017
Acquario Ceará: a obra está parada há quase um ano. Agora, Governo do Estado busca parceiro privado para o equipamento

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) está levantando se há danos ao Erário em obras paradas ou sem utilização para que o dinheiro seja devolvido aos cofres públicos. Na próxima segunda-feira, 9, enviará ofício ao Governo do Estado requerendo dados, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), que devem ser entregues em até 15 dias úteis da confirmação do recebimento na Secretaria. Os dados serão checados com levantamentos do MPCE e embasarão ação civil pública do Órgão contra os responsáveis por atrasos e ineficiência dos equipamentos.
“Desde que se encerrou o Governo passado, diversas obras inacabadas que foram iniciadas continuam totalmente abandonadas. Diante disso, resolvemos fazer levantamento dessas obras, por meio de oficio que nós estamos encaminhando à Seinfra”, explica o Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Ricardo Rocha.
Por enquanto, o ofício inclui as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ramal Parangaba-Mucuripe; Acquario Ceará; ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, Transposição do São Francisco; Hospital de Quixeramobim; Centro de Formação Olímpica (CFO); Refinaria Premium II; trechos de obras na BR-116, viadutos e passarelas inacabados. Além de materiais como tuneladoras para cavar a Linha Leste do Metrô de Fortaleza; e outros equipamentos deteriorados.
Será questionado em que altura está cada uma das obras, o percentual executado, o que falta para ser concluído, motivo pelo qual não houve finalização e quem foram os responsáveis por atrasos e ineficiência.
“O objetivo disso é para que tenhamos certeza do levantamento exato de quantas e quais são essas obras e do que precisa ser feito para que ela seja terminada ou se não há solução. Além de saber quem foram os responsáveis por essa falta de planejamento, porque tudo isso é falta de planejamento, é incompetência. Em algumas delas, alegam-se fatores externos, mas o bom governante é aquele que se paneja inclusive para esses fatores”, diz Ricardo.
O Promotor afirma já ter dados das obras, por meio de levantamento feito no Governo do Estado e de servidores que não quiseram se identificar, nos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM). Mesmo assim, diz que pedirá relatório da Seinfra para ter certeza absoluta dos danos ao Erário.
André Facó, titular da Seinfra, afirma que o Governo já tem adotado medidas administrativas “há muito tempo”, verificando paralisação e serviços inadequados. “Não é somente verificar o que não foi feito, mas o que foi feito e apresentou defeito e isso se tem somente quando tem a operação experimental. Acrescenta que sempre atende às demandas do MPCE e tem tomado medidas para que haja alinhamento com órgãos de controle.
O POVO tentou contato com o ex-Governador do Estado, Cid Gomes, mas não conseguiu contato até o fechamento desta edição. O Governo do Estado informou que responderá hoje aos questionamentos do O POVO em relação ao Hospital de Quixeramobim, Transposição do rio São Francisco e Refinaria.
Saiba mais
Sobre o VLT, o Promotor diz que houve prejuízo de R$ 8,5 milhões ao cofres públicos no âmbito federal e que ele busca os danos em nível estadual. A obra tem 3,6 km, equivalente a 70% do trecho 2, que vai da Estação Borges de Melo à Parangaba, e 30% dos 13,4 km totais que finda no Mucuripe. Os 3,6 km estão em operação experimental e devem entrar na comercial até março. A previsão da Seinfra é de que os três trechos do VLT estejam concluídos até o fim do ano e entre em operação comercial em 2018
Acquario Ceará - está parado desde fevereiro de 2015 e será concedido à iniciativa privada. A obra de concreto está com 65% de conclusão e 18% dos equipamentos foram instalados
A Transposição do São Francisco é obra federal, mas o MP investiga se há prejuízo ao Erário estadual em alguma contrapartida
Também federal, a ampliação do Aeroporto Pinto Martins, que será concedido à iniciativa privada, tem 25% das obras prontas, equivalente à execução de R$ 83,69 milhões.
Sobre o CFO e Hospital de Quixeramobim, o Promotor Ricardo Rocha diz que investiga porque não são utilizados apesar de prontos e cobrará o tempo parado.
Tuneladoras - o Promotor afirma que elas podem não funcionar quando a obra do Metrô reiniciar. Mas a Seinfra contesta a informação.

NO O ANTAGONISTA
"Brazilian Official 9" está de volta
Brasil 06.01.17 09:57
A Época informa que Yeda Crusius, "após dez anos, volta a ter mandato de Deputada Federal.
Ela assumiu na quinta-feira (05) a vaga que pertencia a Nelson Marchezan Filho, Prefeito eleito de Porto Alegre. Yeda teve pouco mais de 70 mil votos nas eleições de 2014, ficando como a primeira suplente".
Como revelou O Antagonista, ela foi citada no acordo de leniência da Braskem com o codinome "Brazilian Official 9".
A Câmara dos Deputados está em festa.
URGENTE: 33 PRESOS MORTOS EM RORAIMA
Brasil 06.01.17 09:29
Houve mais um "acidente pavoroso" em Roraima.
Nesta madrugada, 33 presos foram encontrados mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior do Estado.
O G1 reproduziu a nota das autoridades locais:
"A Secretaria de Justiça e Cidadania informa que nesta madrugada foram registradas 33 mortes na PAMC (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo). Esclarece que a situação está sob controle e que o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PMRR (Polícia Militar) está nas alas do referido presídio".
Sim, tudo sob controle.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA