PRIMEIRA EDIÇÃO DE 10-01-2017 DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2017
Renan Calheiros não quer nem ouvir falar em distância do poder a partir do dia 1º, quando será substituído na Presidência do Senado. Sem o cargo e a prerrogativa de usar aviões da FAB, Renan não quer encarar cidadãos indignados em voos de carreira. Senadores do PMDB não o querem líder da bancada, e ele pressiona Michel Temer a nomeá-lo ministro, com direito a usar jatinhos oficiais para se deslocar.
Além de exigir ministério, Renan fez chegar a Michel Temer que só aceitaria “de primeira linha”. Nada de “segunda classe”.
De olho no desgaste do atual titular Alexandre de Moraes, Renan sinalizou ao Planalto que adoraria voltar a ser Ministro da Justiça.
Caso consiga o cargo de Ministro da Justiça, Renan será superior hierárquico da Polícia Federal, que o investiga em 12 inquéritos.
Se nomear Renan, Michel Temer enfrentará a reação no Congresso. Alagoas já ocupa dois importantes ministérios: Turismo e Transportes.
A Força-Tarefa responsável pela Lava a Jato trabalha com o encerramento da operação que investiga a roubalheira na Petrobras entre julho e agosto de 2018, véspera da eleição para Presidente da República. Pelo cronograma em discussão no Ministério Público, a homologação da delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht acontecerá em abril. Os procuradores preveem mais seis meses para analisar os documentos e, em seguida, denunciar políticos.
Em abril, o Ministério Público acredita que haverá munição suficiente para prender o ex-Presidente Lula, a cereja do bolo da investigação.
A Força-Tarefa da Lava Jato tem tomado cuidado para não dar brechas à defesa de Lula, que alega perseguição ao ex-Presidente.
O encerramento da Lava a Jato na véspera das eleições preocupa os políticos. Muitos ficarão inelegíveis por causa de decisões judiciais.
Três meses depois de assinado, o arrendamento da usina de açúcar Guaxuma ainda não se concretizou, deixando de gerar empregos, renda e impostos. Tudo por conta da inércia da Justiça alagoana, que não o homologa. É o maior arrendamento da história do agronegócio.
O Planalto acredita que concluirá neste ano o projeto legalizando os jogos, que deve garantir receita de mais de R$20 bilhões anuais ao Governo. O Brasil é o único país não-muçulmano a proibir cassinos.
O Deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) discorda que a candidatura à reeleição de Rodrigo Maia seja uma pedalada na Constituição. “Ele não foi eleito para mandato de dois anos. Então, zero de pedalada”, diz.
Criticaram Michel Temer por “demorar a falar” sobre a crise nos presídios de Manaus e Boa Vista. Quatro dias. Como se presidente da República tivesse de falar até sobre rebelião em cadeias estaduais.
Aliados do Planalto criticam o apoio do PT aos candidatos governistas para Presidentes da Câmara e do Senado. “Todos sabem da relação entre PT e PMDB”, condena o Deputado Daniel Coelho (PSDB-PE).
Duas turistas russas em Cascais pediram a um senhor para fotografá-las, e ele o fez com simpatia. Com a pequena multidão que se formava em torno deles, perguntaram quem era ele, afinal. “Vocês não acreditariam”, respondeu em russo. Elas insistiram. Era Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal e rei da simpatia.
Candidato à Presidência da Câmara, o Deputado André Figueiredo (PDT-CE) tem muitas horas de voo. Pediu o reembolso de R$76,4 mil por meio da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap).
A Secretaria de Saúde de Pernambuco informa que o repasse referente à produtividade de dezembro dos funcionários dos hospitais do Estado, que estava atrasado, já foi realizado.
Se Renan Calheiros não conseguir cargo que lhe garanta avião da FAB, ele vai se inscrever no programa “Meu jatinho, minha vida”?

NO DIÁRIO DO PODER
EM E-MAIL
MARCELO ODEBRECHT PEDIU CARGO NO GOVERNO DILMA PARA O Nº 2 DA CGU
ODEBRECHT PEDIU CARGO A DILMA PARA QUEM DEVERIA INVESTIGÁ-LO
Publicado: segunda-feira, 09 de janeiro de 2017 às 10:48 - Atualizado às 11:46
Redação
Uma mensagem apreendida por investigadores da Operação Lava a Jato mostra que o empreiteiro Marcelo Odebrecht pediu ao ex-Ministro Antonio Palocci “espaços” para o então Secretário Executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro, no primeiro Governo de Dilma Rousseff.
O e-mail foi encaminhado por Odebrecht a diretores da empresa no dia 20 de dezembro de 2010, a 12 dias de Dilma tomar posse para seu mandato como Presidente.
Na mensagem, o ex-Presidente da empreiteira colou o conteúdo de um texto que enviaria a Palocci e no qual expressava seu interesse em ver Navarro no Governo da petista.
“Chefe, (...) não sei se você conhece Luiz Navarro, Secretário Executivo da Controladoria-Geral da União. A pessoa dele comandou de forma efetiva a CGU, e penso que isso é reconhecido dentro e fora do Órgão. Acho que vale a pena você recebê-lo para avaliar como ele poderia se ajustar em espaços do novo Governo”, diz a mensagem do empreiteiro incluída no e-mail aos diretores.
Dentre os destinatários do e-mail está o ex-Diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, um dos ex-executivos da empresa que fizeram delação premiada na Lava a Jato. Em depoimentos, Melo Filho citou repasses para diversos políticos de vários partidos.
Ministro
Navarro foi mantido na Secretaria Executiva da CGU no Governo Dilma. No ano passado, no segundo mandato da petista e já com o impeachment em curso, foi nomeado chefe do Órgão que tinha status de ministério. Em maio, na véspera de deixar o cargo, Dilma o nomeou Conselheiro da Comissão de Ética da Presidência da República, posto em que ele ficará até 2019. O colegiado é responsável por instalar procedimentos para investigar a conduta de integrantes do Executivo. A Comissão tem sete conselheiros, não remunerados.
O e-mail de Odebrecht com o pedido a Palocci ajudou a subsidiar o pedido de prisão do ex-Ministro. Palocci foi detido em setembro, investigado por suas relações com a empreiteira. Ele é réu na Lava a Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Odebrecht está preso desde junho de 2015 e foi condenado no âmbito da operação. (AE)

CANDIDATO INCONDICIONAL
Terça-feira, 10-01-2017
No final de 1959, Quintanilha Ribeiro recebeu a cúpula da UDN (Carlos Lacerda e Magalhães Pinto, entre outros) em uma reunião para pressionar Jânio Quadros a ser candidato a Presidente, “desde que aceitasse algumas condições”.
Incomodado com a pressão, Jânio pediu uma “licencinha” e saiu da sala. Todos ficaram tomando uísque imaginando que o pré-candidato fora ao banheiro ou quem sabe buscar gelo.
Até que perceberam que ele simplesmente tinha ido embora. Foi difícil, mas conseguiram convencê-lo a voltar à reunião. E não se falou mais em “condições”.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Terça-feira, 10 de janeiro de 2017
“Crise” Penitenciária serve para desviar atenção sobre homologações de delações da Lava a Jato pelo STF
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
A crise carcerária come solta, com risco de agravamento da explosão de violência com a intensificação da guerra entre as 27 facções criminosas brasileiras, e o Presidente Michel Temer resolve dar uma viajadinha a Portugal, para o funeral do socialista Mário Soares. Quem assume interinamente o troninho do Palácio do Planalto é o filho do Imperador César Maia. Em meio a tanta “eme”, Rodrigo só pensa na sua questionável reeleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Assim, o PCC faz barba, cabelo, bigode e arranca cabeças dos inimigos assassinados impiedosamente.
A área da inteligência das Forças Armadas já ligou o sinal de alerta que Temer, temerariamente, finge ignorar, porque não deseja confrontar, abertamente, as facções criminosas que comandam o tráfico de drogas, armas, lavagem de dinheiro, e até muitas atividades empresariais legalizadas, com a omissão ou parceria com os corruptos da máquina estatal tupiniquim. O marido da bela Marcela parece tão deslocado da realidade que ontem lançou um programa de ambulâncias – um dos setores que funcionam mais calamitosamente e sob descarada corrupção ativa. Não demora lança um programa para combater as enchentes do Verão – onde o descaso, a falta de planejamento e todas as sacanagens são marcas registradas dos Poderes Públicos federal, estaduais e municipais...
As ameaças concretas de guerra do famoso PCC contra facções rebeldes fortalecem aquele previsível cenário de violência fora de controle que tanto alarma os militares. O Poder Fardado sabe que pode acabar fadado a intervir diretamente ou, por convocação, por exemplo, de um dos Poderes. Nos bastidores, rola a especulação de que a Ministra Carmem Lúcia, Presidente do STF e do CNJ, seria capaz de tomar tal atitude. Tem General torcendo para que o Comandante Marcola não formalize a declaração de guerra aberta nos presídios e em áreas de comércio de drogas e armas. Mas tem General pronto para agir se for preciso, com ou sem requisição dos Poderes dominados pelo Crime Institucionalizado...
Com a voz rouca (seria nervosismo?), Michel Temer anunciou ontem a construção de um presídio de segurança máxima no Rio Grande do Sul. O Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, avisou que está interligado, em grupos do whatsapp, com Secretários de Segurança e Secretários de Administração Penitenciária. Por isso, seria recomendável que ambos dessem mais atenção ao que rola nas redes sociais: um “Alto Conselho do Primeiro Comando da Capital” que deveria ser levado a sério...
O discurso ideológico do PCC, sob o lema “Paz, Justiça e Liberdade”, é conhecido: “Durante muito tempo tivemos uma convivência harmoniosa com nossos inimigos pois a nossa meta sempre foi lutar contra o Estado e não contra nossos irmãos mesmo que de outras Organizações fossem. Saibam que vcs declaram guerra não só ao PCC, mas a todos aqueles que lutam contra o Estado corrupto brasileiro. Estamos Fechado com a ADA, Bonde dos 40, até mesmo nosso rivais CVRL, CRBC, TCC, SS, CDL,TCP, PGC, SDC demonstraram apoio nesse momento”.
Militares que estudam a doutrina revolucionária sabem que as ações de facções criminosas costumam antecipar movimentos de revolução política, sobretudo de esquerda radical. Geralmente, o elemento marginal do Crime Institucionalizado é acionado sempre que o comando real da estrutura criminosa tem sua hegemonia ameaçada. Resumindo o raciocínio: nada mais providencial que uma “crise penitenciária” para desviar a atenção, em pleno recesso do Judiciário, sobre as delações premiadas da Odebrecht que devem ser homologadas em meados do fevereiro ou março pelo Supremo Tribunal Federal.
Ninguém se surpreenda se a tal “Crise” Penitenciária não estiver servindo, na prática, para desviar atenção sobre homologações de delações da Lava a Jato pelo STF. O chefão $talinácio está amando a atenção sobre a turma do Marcola, já que o noticiário lhe deu uma trégua em pleno recesso recessivo...
Lembre-se: tudo é possível e o inimaginável acontece quando o Crime é Institucionalizado e a Corrupção é sistêmica...
(...)

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
Congresso da Venezuela aprova deposição de Maduro
A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta segunda-feira moção para declarar 'abandono do cargo' por parte do Presidente Nicolas Maduro, argumentando que o Chefe de Estado se afastou do cumprimento dos seus deveres constitucionais.
"Aprovado o acordo com o qual se qualifica o abandono de cargo por Nicolas Maduro Moros e, o mais importante, se exige uma saída eleitoral para a crise venezuelana para que o povo se expresse através do voto", declarou o Chefe da Assembleia venezuelana, Julio Borges.

MPF do RS quer cópia da parte gaúcha da Mãe de todas as Delações, a da Odebrecht
A revista Época revela hoje que Procuradores no Rio Grande do Sul querem que a Lava Jato compartilhe documentos da Odebrecht apreendidos em setembro do ano passado. Há suspeitas de que a empreiteira pagou propina para ganhar contrato milionário de uma obra na capital gaúcha.
É mira falsa.
As verdadeiras fontes de propinas no RS saíram pelas mãos da Braskem, cujo operador era o diretor Alexandrino Alencar, delator da Lava a Jato.
Alexandrino Alencar foi membro do Conselhão do Tarso e também diretor da Fiergs e da Federasul.
Ele era amigo carnal de empresários, publicitários e jornalistas.
A todos, tratava com zelo de pai protetor.

Cuidado com o Uber: não embarque sem conferir, antes, o valor da corrida
Vale a pena usar o Cabify, concorrente do Uber. Vale a pena por enquanto. Este tipo de serviço vale muito mais a pena do que o serviço de táxi, porque é 80% mais barato, conforme constatou hoje mesmo o editor deste blog. 
O editor escapou esta tarde do golpe da tarifa dinâmica estabelecida pelo Uber em Porto Alegre e em outras regiões do Brasil, através do qual uma corrida de R$ 24,00 poderia transformar-se em corrida de R$ 100,00.
Essas tarifas são cobradas pelo Uber quando o serviço alega excesso de pedidos na região.
Foi o que aconteceu as 16h45min, quando o editor tentou sair do Centro Clínico Mãe de Deus. O primeiro carro contratado não apareceu e o Uber pediu desculpas, sugerindo novo chamado, mas desta vez o serviço não permitiu calcular o valor. O motorista do Uber foi na mesma direção, alegando não saber quanto custaria tudo.
O Uber não informou a mudança.
As queixas pelos maus serviços já são recorrentes. O Uber já ocupa o nono lugar no ranking de reclamações (4.943, no portal Reclame Aqui). A reputação do serviço caiu de "boa" para "regular". Nos últimos 30 dias, as queixas são enormes em Porto Alegre, por duas razões centrais:
- A tarifa dinâmica.
- Preços cobrados ao final que não conferem com os previstos.

NO O ANTAGONISTA
SOS Rio
Brasil Terça-feira, 10.01.17 08:24
O Governo Federal vai salvar o Rio de Janeiro.
O acordo entre Henrique Meirelles e Luiz Fernando Pezão será aprovado por Michel Temer e, em seguida, chancelado pelo STF.
Diz O Globo:
"Agora, Meirelles e sua equipe tentam costurar uma saída para o Estado retomando o regime de recuperação fiscal com suspensão da dívida e exigência de contrapartidas".
Muito além dos presídios
Sociedade 10.01.17 08:15
Apenas em 2015 o País passou a contar com coleta de esgoto em mais da metade dos Municípios atendidos com água, apesar do recuo dos investimentos em saneamento básico, mostra uma pesquisa divulgada por O Globo.
Desculpem, mas O Antagonista começa o dia lembrando que os problemas básicos e crônicos do Brasil não são apenas os presídios.
Os petistas de Temer
Brasil 10.01.17 08:10
Petista contra petista.
O Secretário Municipal da Juventude do PT em São Paulo, Vitor Marques, atacou Flávia Piovesan, Secretária Nacional de Direitos Humanos do governo Michel Temer.
Ele disse à Folha de S. Paulo:
"No Governo Temer assistimos à potencialização máxima da cultura do encarceramento, com o Presidente afirmando que a solução é construir mais presídios”.
De acordo com ele, o fato de a petista Flávia Piovesan ter aceitado um cargo de Michel Temer “legitima o Governo golpista e mancha sua trajetória”.
O Antagonista defende a cultura do encarceramento.
E defende igualmente que o Governo golpista de Michel Temer se livre de todos os seus petistas, que mancham sua trajetória.
Doente, inválido? Prove
Economia 10.01.17 08:05
O Globo noticia que o Governo vai retomar o pente-fino em benefícios do INSS na próxima segunda-feira. As perícias serão feitas em mais de 1,7 milhão de beneficiários que estão há mais de dois anos sem o exame.
Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos com 60 anos ou mais estão de fora. O restante receberá uma carta da notificação do exame e terá cinco dias úteis para agendá-lo, sob pena de extinção automática do benefício.
Petistas com cargo
Brasil 10.01.17 07:57
25 mil petistas perderam cargos comissionados.
Mas alguns privilegiados foram acomodados no Senado.
Além de Gilberto Carvalho e Samuel Pinheiro Guimarães, a Folha de S. Paulo citou também Pedro Gonçalves da Costa, da Funai, e Wilmar Lacerda, do PT do Distrito Federal.
A reportagem deu a ficha deste último:
“Secretário de Administração Pública no Governo Agnelo Queiroz, Lacerda foi condenado em dezembro pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal por improbidade administrativa.
Pela decisão, ele e Queiroz ficaram com os direitos políticos suspensos por cinco anos, sob acusação de que mantiveram aliados em cargos comissionados.
Como ainda cabe recurso, Lacerda diz que não há empecilhos para que permaneça na liderança do PT, com remuneração líquida de R$ 9.900 mensais”.
Ele tem razão. Para o PT, condenações judiciais nunca foram um empecilho.
25 mil petistas sem cargos
Brasil 10.01.17 07:44
O PT perdeu 25 mil cargos comissionados.
Segundo a Folha de S. Paulo, a conta foi feita por integrantes da cúpula do partido e inclui "não apenas os exonerados da equipe de Dilma Rousseff e de Fernando Haddad.
Também entraram na estimativa, locais como Osasco e Guarulhos, além dos Municípios do Grande ABC".
Uma chance perdida
Brasil 10.01.17 07:13
Só agora Alexandre de Moraes resolveu responsabilizar Lula e Dilma Rousseff pela catástrofe da criminalidade.
Ele publicou em sua página do Facebook:
“Após uma década de total descaso, a criminalidade jamais se resolverá com um passe de mágica como supostos especialistas ligados ao Governo anterior apontam”.
Michel Temer e seus ministros não entenderam que, para reconstruir o Brasil, era preciso desmantelar completamente o que havia sido feito pelos petistas.
Eles perderam a chance.
Os anéis da ORCRIM
Brasil 10.01.17 06:10
A ORCRIM petista comprou a ORCRIM peemedebista.
O resultado foi a bancarrota do Rio de Janeiro.
Diz Merval Pereira, em O Globo:
"O endividamento de Estados foi agravado por uma política de liberalização da Secretaria do Tesouro Nacional na época do Ministro da Fazenda Guido Mantega, entre 2012 e 2015, que o TCU está investigando.
Segundo relatórios, a União garantiu 73 bilhões de reais em operações de crédito para os Governos Estaduais com um rating C ou D.
Isso foi possível devido a uma portaria editada em 10 de setembro de 2012, dando poderes ao Ministro da Fazenda, "em caráter excepcional", de autorizar Estados com rating mais baixo a contratar empréstimos com aval da União".
Ao mesmo tempo em que anotava pedidos de propina em papeizinhos entregues à Braskem, portanto, o arrecadador clandestino da ORCRIM petista, Guido Mantega, garantia a fonte de financiamento dos anéis da mulher de Sérgio Cabral.
STF às moscas
Brasil 10.01.17 06:07
Cármen Lúcia quer tomar o lugar de Michel Temer.
É o que pensam Ministros do STF, setores do Congresso e o próprio Palácio do Planalto, segundo Raymundo Costa, do Valor.
“A percepção é que a Presidente do STF foi definitivamente picada pela mosca azul”.
Dono da Umanizzare foi cabo eleitoral de Eunício
Brasil Segunda-feira, 09.01.17 20:55
Luiz Gastão Bittencourt, sócio da Umanizzare, foi cabo eleitoral de Eunício Oliveira na campanha de 2014 para o Governo do Ceará. Em matéria publicada no site do próprio Senador, Gastão é apresentado como alguém "que conhece Eunício há 30 anos".
"Não tenho dúvida de que ele, chegando ao Governo, terá olhos e disposição para fazer com que a participação seja uma realidade no Governo. Nós, que fazemos a Fecomércio, tomamos uma decisão unânime de apoiar a candidatura de Eunício porque sabemos que é a melhor. Todos os presidentes estão voltando à base para transmitir a mensagem de que estamos com você."
Gastão, que já manteve sociedade com políticos tucanos, prometeu o apoio de todas as entidades filiadas à Fecomércio do Ceará para "garantir a vitória de Eunício e Tasso ainda no primeiro turno".
"Só assim, vamos colocar o Ceará no caminho do desenvolvimento e do respeito aos micro e pequenos empresários. O Estado se preocupou apenas em arrecadar impostos. Com Eunício no Governo, vamos recuperar o desenvolvimento econômico, social e humano do cearense e fazer a melhor gestão da História do Ceará."
Tasso Jereissati concorreu ao Senado na chapa de Eunício. O tucano se elegeu, mas o peemedebista perdeu para Camilo Santana, do PT, e agora se articula para suceder Renan Calheiros na Presidência do Senado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA