Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE 27-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
Fantasmas em três Estados
Brasil 27.12.16 11:52
O TSE informou que a operação de hoje, que mira as gráficas fantasmas da campanha de 2014, conta com 50 agentes da PF e realiza diligências em 20 endereços, em três Estados: Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
O Ministro Herman Benjamin decretou ainda a quebra do sigilo fiscal de cerca de 15 pessoas físicas e jurídicas, mas seus nomes não foram divulgados, "por questão de sigilo".
Um laranja que deve continuar a ser espremido
Brasil 27.12.16 11:15
No seu depoimento à Lava Jato, sobre o qual já publicamos um post hoje (leia aqui),Glaucos da Costamarques afirmou também que comprou a cobertura vizinha à de Lula, em São Bernardo, porque Roberto Teixeira lhe disse que "poderia ser um bom negócio", desde que ele "não quisesse morar no local".
De acordo com a Folha, "ao indagá-lo, os investigadores estranharam o fato de o engenheiro argumentar que comprou a unidade "para investir" e não tenha se preocupado em calcular quanto obteve com aluguéis.
Ele disse que não contabilizava os pagamentos a Teixeira em documentos e que 'alguns foram deletados de seu computador'."
Costamarques é um laranja que deve continuar a ser espremido.
Fantasmas no Planalto
Brasil 27.12.16 11:15
No G1, Gerson Camarotti diz que a incursão da PF nas gráficas fantasmas deixou mais apreensivos integrantes do Governo, que avaliam que Herman Benjamin defenderá a condenação da chapa Dilma-Temer.
A ordem no Planalto é apostar todas as fichas na tese da separação de contas, contando inclusive com a eventual simpatia de dois Ministros que entram no TSE em maio.
Herman não ficou convencido
Brasil 27.12.16 10:14
Herman Benjamin também determinou à Receita Federal que elabore relatório conclusivo sobre o objeto social e a capacidade operacional das gráficas investigadas.
Na prática, o Ministro desconsiderou a fiscalização do Fisco paulista, sob tutela de Geraldo Alckmin, que enviou ao TSE relatórios inconclusivos e até favoráveis às gráficas.
PF vai ouvir donos das gráficas
Brasil 27.12.16 10:09
Em seu despacho, o Ministro Herman Benjamin ressaltou que as diligências devem se ater à constatação, in loco, do objeto social e da capacidade operativa das empresas, com a eventual colheita de depoimentos.
Benjamin vetou a condução coercitiva dos investigados.
A PF queria, mas Herman vetou
Brasil 27.12.16 09:56
Na semana passada, O Antagonista revelou que o Ministro Herman Benjamin não quis quebrar o sigilo bancário das gráficas suspeitas. A informação é confirmada em seu despacho de hoje.
Segundo o MPF, "o desdobramento das diligências, na forma vislumbrada pela autoridade policial, ultrapassa o escopo da ação de investigação judicial eleitoral".
Essa quebra seria fundamental para saber o destino final dos recursos que entraram nas gráficas. Como o dinheiro saiu? Saques, transferências? Quem foi beneficiado?
Para O Antagonista, o pedido da PF está, sim, dentro do escopo da AIJE, considerando que as gráficas investigadas subcontrataram outras empresas que podem ter sido usadas para escoar o dinheiro.
O dinheiro fantasma
Brasil 27.12.16 09:25
VTPB, Focal e Red Seg, assim como seus proprietários, tiveram seus sigilos fiscais quebrados pelo TSE.
Mas só quebrando o sigilo bancário é que descobriremos que fim levaram as dezenas de milhões de reais que o PT despejou nas gráficas fantasmas.
'INDÍCIOS DE FRAUDE'
Brasil 27.12.16 09:24
Em seu despacho, obtido por O Antagonista, o Ministro Herman Benjamin diz que as conclusões do relatório da força-tarefa do TSE sobre as movimentações financeiras da VTPB, Focal e Rede Seg, "sugerem a realização de novas diligências investigativas".
Segundo ele, o objetivo é colher "indícios de fraude na destinação final dos recursos eleitorais".
A portinha de milhões
Brasil 27.12.16 09:20
Herman Benjamin, eis o que a PF deve encontrar na sede da VTPB, em São Paulo, que recebeu quase 23 milhões do PT:

VTPSDB
Brasil 27.12.16 09:12
A VTPB, pelo menos, também prestou supostos serviços gráficos ao PSDB.
Sim, o partido que entrou com a ação para cassar a chapa Dilma-Temer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Barroso e seus aliados do Eixo do Mal serão derrotados. Saiba por que razão. (Ler mais) Casa Branca reitera importância de parceria com o Brasil Declaração ocorre após a visita do conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, a Brasília (Ler mais) Bolsonaro sanciona projeto que possibilita transformar clubes de futebol em empresa Texto vai permitir às instituições efetuar o pagamento das obrigações a seus credores por meio de recuperação judicial ou extrajudicial (Ler mais) Por que Bolsonaro insiste em bater em Barroso? (Ler mais) Aras “joga água no chopp” de Barroso (Ler mais) Roberto Jefferson revela escândalo milionário da Globo com verbas públicas federais (veja o vídeo) (Ler mais) Repórter da Folha, autora de matéria sobre disparos de WhatsApp, é derrotada na justiça por Allan dos Santos (Ler mais) TRF-2 irá julgar pedido para revogar prisão preventiva de Cabral na Lava-Jato (Ler mais)