SEGUNDA EDIÇÃO DE 27-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
Fantasmas em três Estados
Brasil 27.12.16 11:52
O TSE informou que a operação de hoje, que mira as gráficas fantasmas da campanha de 2014, conta com 50 agentes da PF e realiza diligências em 20 endereços, em três Estados: Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
O Ministro Herman Benjamin decretou ainda a quebra do sigilo fiscal de cerca de 15 pessoas físicas e jurídicas, mas seus nomes não foram divulgados, "por questão de sigilo".
Um laranja que deve continuar a ser espremido
Brasil 27.12.16 11:15
No seu depoimento à Lava Jato, sobre o qual já publicamos um post hoje (leia aqui),Glaucos da Costamarques afirmou também que comprou a cobertura vizinha à de Lula, em São Bernardo, porque Roberto Teixeira lhe disse que "poderia ser um bom negócio", desde que ele "não quisesse morar no local".
De acordo com a Folha, "ao indagá-lo, os investigadores estranharam o fato de o engenheiro argumentar que comprou a unidade "para investir" e não tenha se preocupado em calcular quanto obteve com aluguéis.
Ele disse que não contabilizava os pagamentos a Teixeira em documentos e que 'alguns foram deletados de seu computador'."
Costamarques é um laranja que deve continuar a ser espremido.
Fantasmas no Planalto
Brasil 27.12.16 11:15
No G1, Gerson Camarotti diz que a incursão da PF nas gráficas fantasmas deixou mais apreensivos integrantes do Governo, que avaliam que Herman Benjamin defenderá a condenação da chapa Dilma-Temer.
A ordem no Planalto é apostar todas as fichas na tese da separação de contas, contando inclusive com a eventual simpatia de dois Ministros que entram no TSE em maio.
Herman não ficou convencido
Brasil 27.12.16 10:14
Herman Benjamin também determinou à Receita Federal que elabore relatório conclusivo sobre o objeto social e a capacidade operacional das gráficas investigadas.
Na prática, o Ministro desconsiderou a fiscalização do Fisco paulista, sob tutela de Geraldo Alckmin, que enviou ao TSE relatórios inconclusivos e até favoráveis às gráficas.
PF vai ouvir donos das gráficas
Brasil 27.12.16 10:09
Em seu despacho, o Ministro Herman Benjamin ressaltou que as diligências devem se ater à constatação, in loco, do objeto social e da capacidade operativa das empresas, com a eventual colheita de depoimentos.
Benjamin vetou a condução coercitiva dos investigados.
A PF queria, mas Herman vetou
Brasil 27.12.16 09:56
Na semana passada, O Antagonista revelou que o Ministro Herman Benjamin não quis quebrar o sigilo bancário das gráficas suspeitas. A informação é confirmada em seu despacho de hoje.
Segundo o MPF, "o desdobramento das diligências, na forma vislumbrada pela autoridade policial, ultrapassa o escopo da ação de investigação judicial eleitoral".
Essa quebra seria fundamental para saber o destino final dos recursos que entraram nas gráficas. Como o dinheiro saiu? Saques, transferências? Quem foi beneficiado?
Para O Antagonista, o pedido da PF está, sim, dentro do escopo da AIJE, considerando que as gráficas investigadas subcontrataram outras empresas que podem ter sido usadas para escoar o dinheiro.
O dinheiro fantasma
Brasil 27.12.16 09:25
VTPB, Focal e Red Seg, assim como seus proprietários, tiveram seus sigilos fiscais quebrados pelo TSE.
Mas só quebrando o sigilo bancário é que descobriremos que fim levaram as dezenas de milhões de reais que o PT despejou nas gráficas fantasmas.
'INDÍCIOS DE FRAUDE'
Brasil 27.12.16 09:24
Em seu despacho, obtido por O Antagonista, o Ministro Herman Benjamin diz que as conclusões do relatório da força-tarefa do TSE sobre as movimentações financeiras da VTPB, Focal e Rede Seg, "sugerem a realização de novas diligências investigativas".
Segundo ele, o objetivo é colher "indícios de fraude na destinação final dos recursos eleitorais".
A portinha de milhões
Brasil 27.12.16 09:20
Herman Benjamin, eis o que a PF deve encontrar na sede da VTPB, em São Paulo, que recebeu quase 23 milhões do PT:

VTPSDB
Brasil 27.12.16 09:12
A VTPB, pelo menos, também prestou supostos serviços gráficos ao PSDB.
Sim, o partido que entrou com a ação para cassar a chapa Dilma-Temer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA