PRIMEIRA EDIÇÃO DE 27-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2016
O Ministro Alexandre de Moraes (Justiça) tenta, em vão, trocar os diretores gerais do Departamento de Policia Federal (DPF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nomeados no Governo Dilma. Mas, sem força política, ele não consegue nem mesmo impor um certo temor reverencial nas instituições, sobretudo depois do seu tímido apoio ao esforço dos policiais para serem excluídos da reforma da Previdência.
Moraes ainda fez de um capitão da PM paulista a figura mais poderosa do Ministério, elevando a temperatura na briga interna entre polícias.
Alexandre de Moraes também não consegue apoio, principalmente do Planalto, para promover as mudanças que deseja no DPF e na PRF.
O Planalto alega ser desnecessária a troca do Diretor Geral da PF, até porque poderia ser interpretado como retaliação à Operação Lava Jato.
Fonte do Planalto afirma que o Presidente Michel Temer não considera um problema a manutenção das atuais cúpulas do DPF e da PRF.
Especialista em Direito criminal e eleitoral, o Presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Roberto Veloso, avisa que quem pratica Caixa 2 “já está criminalizado”, até porque é caracterizada, como sempre o foi, como contribuição ilegal para campanhas eleitorais. A nova lei individualiza as condutas. Para ele, é ilegal e imoral qualquer proposta para livrar de punição quem praticou Caixa 2 eleitoral.
O líder dos juízes federais no Brasil recomenda permanente vigilância. Veloso diz que o Congresso “não pode abrir brecha para anistia”.
Roberto Veloso lembra que dinheiro de Caixa 2 pode ser fruto de corrupção, recursos públicos desviados, propina ou sonegação.
Políticos empenhados em “limpar” o passado tentaram aprovar anistia para crimes de Caixa 2, em votação surpresa.
O futuro Prefeito paulistano João Doria Jr. (PSDB) vai enfrentar o ódio dos adversários que derrotou, no seu dia-a-dia. Ele nem tomou posse e já se veem nas ruas pichações anônimas que o chamam de “ladrão”.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu um presentaço de Natal às empresas aéreas que deveria fiscalizar, criando o milionário negócio de transporte de bagagens, e agora aumenta a taxa de embarque de aeroportos. Boas notícias para o cidadão que os sustentam? Zero.
Quem compara o desgaste de Michel Temer à situação da ex-Presidente cassada Dilma Rousseff precisa lembrar que, ao contrário da antecessora, o atual Presidente tem apoio de 88% do Congresso.
Empresas de pequeno e médio porte, fornecedoras do Governo do Distrito Federal, reclamam de calote. Sem receber o que o Governo lhes deve, não pagaram o 13º e nem pagarão salários de dezembro.
O Deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) afirma que a recondução de Aécio Neves (MG) à Presidência do partido não atrapalha os planos de Geraldo Alckmin. “A bancada está unida com o Governador”, garante.
Na votação do pacote anticorrupção, Rogério Rosso (PSD-DF) admitiu em conversas com aliados que não vencerá a disputa pela Presidência da Câmara por não atender “os interesses dos deputados”. Interesses?
Na avaliação do Deputado tucano Carlos Sampaio (SP), o pacote de estímulo à economia é “bom para o Brasil”. Para ele, o Presidente Michel Temer está fazendo tudo para corrigir os rumos do País.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Tocantins se tornou o 19º de 27 órgãos estaduais a declarar apoio à prática centenária da vaquejada. Como os demais, cobra fiscalização contra maus tratos.
...até o espírito natalino foi “vapt-vupt” em 2016.

NO DIÁRIO DO PODER
A CONFUSÃO É GERAL
Carlos Chagas
Rodrigo Maia era para ficar três meses incompletos como Presidente da Câmara; vai ficar até 2019. Eunício Oliveira presidiria o Senado até 2022, está a um passo de não presidir nada.
Assim se desenvolvem as articulações partidárias no Congresso. O que vale na véspera deixa de valer no dia seguinte.
Dos grandes partidos, o PSDB tem três candidatos presidenciais, ao tempo em que o PMDB não tem nenhum. O PT só tem o Lula, mas para o Lula não há certeza de ter o PT. Sequer dispõe da garantia de tornar-se o novo Presidente do partido.
A confusão é geral, apesar de Geraldo Alckmin admitir voar do ninho tucano, deixando Aécio Neves sem plano de vôo e José Serra confiando em que sempre poderá concorrer ao Governo de São Paulo.
Ronaldo Caiado busca recuperar o tempo perdido para Jair Bolsonaro e Ciro Gomes dispõe-se a ultrapassar Marina Silva como primeiro movimento num tabuleiro indefinido. Diversas pequenas legendas oferecem-se a Joaquim Barbosa, enquanto Álvaro Dias procura ganhar tempo.
Michel Temer afasta a hipótese de disputar a reeleição, que a Constituição permite, mas ignora o que fazer com o PMDB.
Em suma, importa repetir: a confusão é geral, em meio a dúvidas relativas à recuperação da economia, que por enquanto ganha as profundezas.

CRISE ECONÔMICA
MAIS DE 18 MIL LOJAS DE SHOPPINGS FORAM FECHADAS EM 2016 EM TODO O PAÍS
NÚMERO DE LOJAS EM FUNCIONAMENTO EM SHOPPINGS CAIU 12,9%
Publicado: segunda-feira, 26 de dezembro de 2016 às 18:39
Redação
Dezenove shopping centers foram abertos em 2016 em todo o País. Apesar disso, o setor apresentou queda no ano, com o fechamento de 18,1 mil lojas no período. Durante o ano, o volume de vendas nos shoppings do País caiu 3,20% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados hoje (26) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
O número de lojas em funcionamento em shoppings no Brasil em 2016 totalizou 121.638, o que representou uma queda de 12,9% em comparação a 2015, quando havia 139.738.
Também houve redução no número de empregos no setor. A associação informou que, este ano, as lojas somaram 1.253.141 funcionários e 85.510 trabalhadores na área operacional dos shoppings, o que representou uma redução de 36.659 colaboradores em relação a 2015. (ABr)

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
Vlady Oliver: A Bitwar – A Guerra dos Mundos
A acumulação já era, a opulência, o desperdício e o corporativismo sendo substituídos pela versão mais moderna do seu smartphone
Segunda-feira, 26 dez 2016, 22h12
Poucas pessoas se dão conta de que, neste exato momento, a maior batalha travada pela Humanidade é a do digital contra o analógico. Quem acha que isto é só um sistema de tevê está muito enganado. É um sistema de governo. Eu diria que um governo analógico todos nós já conhecemos: é aquele em que você elege uma plataforma pronta, que imediatamente se torna a vontade da maioria – as minorias que se danem – e as instituições são chamadas para defender a tralha toda. Se você não gostar do governante, espere até poder eleger outra coisa em seu lugar, quando o pesadelo acabar.
Já o governo digital pleno ainda não existe. Mas ele é ou será, em tese, um compromisso e não uma plataforma. Você pode eleger o cidadão pelo seu smartphone, inscrever-se em chats de discussão dos grandes temas de interesse nacionais e o governo seria um mero administrador plebiscitário da vontade do seu eleitor, conferida numa serie de referendos que seriam conclamados continuamente. Não gostou? Troca de modelo, imediatamente.
Vou mais longe ainda. Faz tempo que o ideal publicitário do cara bem sucedido, com uma casa com gramado verde, piscina e um cachorro grande ladeado por uma mulher bonita e “do lar”, foi substituído por um ser – de sexo indefinido – munido de um bodysuit que lhe permita explorar qualquer ponto do Planeta – Marte, inclusive – e um gadget digital que lhe permita uma interação imediata com o resto da Humanidade. Romantismo meu? Longe disso. Percebam as implicações envolvidas nessas duas visões do sucesso: A acumulação já era, a opulência, o desperdício e o corporativismo sendo substituídos pela versão mais moderna do seu smartphone, com acesso ilimitado a qualquer tecnologia ou campo de conhecimento. É um novo gênero, o do “homo viajantis”.
Qual jornalista da velha guarda vai sobreviver messiânico à sua própria área de comentários? Qual ética vai sobreviver à janelinha? É bobagem lutar contra isso, meus caros. A vontade do consumo vai se impor e pronto. E até nisso a esquerda foi pernóstica e idiota, fazendo uso desse “progressismo” para o seu projeto de poder marreta. Eles até poderiam ter avançado muito nessa agenda planetária, nesse desejo de consumo, se não tivessem utilizado a coisa como mais uma de suas bandeiras porcas para consumar a roubalheira toda.
Poucos se dão conta de que não saber o que um Trump representa na ordem mundial das coisas pode ser um sintoma dessa digitalização em andamento. Ninguém precisa saber o que Trump representa: nem ele mesmo. Basta que ele tenha a última versão do seu aparelhinho no bolso – e Trump tem grana para comprar o mimo e tempo para aprender a usá-lo – para tornar-se o verdadeiro pesadelo de George Orwell. Nada mais dicotômico para a Humanidade que um sistema de controle sem controle algum. Nem dos seus próprios controladores. Um sistema de comando sem comandantes aparentes. Alguém aqui duvida que esse é o caminho? Que esse caminho é inexorável? E que seu filho já faz parte dele? Boas Festas a todos.

NA VEJA.COM 
Temer vai anunciar socorro de 1 bi para o Nordeste
Região tem os mais altos índices de rejeição ao governo
Por Gabriel Mascarenhas
Segunda-feira, 26 dez 2016, 18h47 - Atualizado em 26 dez 2016, 18h59
Michel Temer resolveu semear na Região onde sua popularidade é mais rastejante. O Governo vai anunciar na próxima terça (26) um pacote de investimentos de cerca de 1 bi para Estados do Nordeste.
O montante será parcelado. Num primeiro momento, a União injetará 250 milhões de reais. O restante ficará para 2017.
Uma parcela significativa dos recursos será usada em políticas públicas contra a seca, sobretudo nos estados de Pernambuco, Ceará, Alagoas e Paraíba.

Governo tem o pior déficit para novembro em 20 anos
Contas do Governo do mês passado fecharam com um rombo de 38,35 bilhões de reais, segundo o Tesouro Nacional
Por Da redação
Segunda-feira, 26 dez 2016, 16h16 - Atualizado em 26 dez 2016, 16h54
As contas do Governo central voltaram a fechar no vermelho em novembro e registraram déficit (despesas superiores às receitas) de 38,35 bilhões de reais, informou nesta segunda-feira a Secretaria do Tesouro Nacional.
O resultado é o pior para o mês em toda a série histórica, iniciada em 1997. Esse número não abrange as despesas com o pagamento de juros da dívida pública. No acumulado de janeiro a novembro, o Governo registrou déficit de 94,15 bilhões de reais, o pior de toda a série histórica para esse período.
O rombo veio ainda maior do que as expectativas do mercado financeiro, cuja mediana apontava um déficit de 35,6 bilhões reais, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo com dezoito instituições financeiras.
A meta fiscal para este ano foi fixada em um déficit de 167,7 bilhões de reais nas contas do Governo Central — isso porque a União já anunciou que vai compensar a frustração do resultado dos Estados e Municípios. No agregado, a meta para o setor público é negativa em 163,9 bilhões de reais.

NO O ANTAGONISTA
As gráficas são do PT
Brasil Terça-feira, 27.12.16 08:29
VTPB, Focal e Red Seg podem levar à cassação de Michel Temer.
Mas é sempre bom lembrar que elas fazem parte do esquema fraudulento do PT.
O TSE pode até cassar o mandato de Temer; o essencial, porém, é extinguir o PT.
PF NAS GRÁFICAS DE DILMA
Brasil 27.12.16 08:18
PF nas ruas para investigar as gráficas fantasmas de Dilma Rousseff.
Fuja, Carlão Cortegoso. Fuja, Beckenbauer Rivelino.
PF NAS GRÁFICAS FANTASMAS
Brasil 27.12.16 08:11
Por determinação do Ministro Herman Benjamin, do TSE, a PF cumpre mandados nas gráficas VTPB, Focal e RedSeg, beneficiárias de milhões da campanha de Dilma.
Um dos objetivos é verificar se as gráficas tinham real capacidade de produção de santinhos, banners e cartazes.
Há dois anos, O Antagonista denuncia o caso.
Eles acham que somos idiotas
Brasil 27.12.16 07:47
A Folha de S.Paulo noticia que Glaucos da Costamarques afirmou à Lava Jato que o dinheiro do aluguel da cobertura de São Bernardo, vizinha à de Lula, usada pelo petista e sequestrada por Sérgio Moro, "era repassado diretamente a ele por Roberto Teixeira".
"Na prática, contudo, Teixeira não pagava o aluguel, pois o valor era usado como compensação por uma 'assessoria sobre imóveis' que ele prestava, segundo Costamarques.
O engenheiro diz que não contabilizava os rendimentos com o imóvel porque 'não achava necessário'."
Essa gente realmente acha que somos idiotas.
Sugestão americana é ordem
Mundo 27.12.16 07:40
Os Estados Unidos agora sugerem que cidadãos de países sem exigência de visto declarem, no sistema eletrônico de autorização de viagem (ESTA), os seus nomes nas redes sociais.
Nesse caso, sugestão é ordem.
Money, argent, soldi, geld...
Brasil 27.12.16 07:30
O Globo destaca que a Receita Federal vai apertar os brasileiros com dinheiro no exterior. Calcula-se que eles têm o equivalente a 265,9 bilhões de reais em bancos fora do País.
Só na Suíça, 8 mil cidadãos acumulam 12 bilhões de reais.
Coxinha é mais barato do que mortadela, Temer
Brasil 27.12.16 07:24
Lauro Jardim informa que o Governo de Michel Temer gastará 1,75 milhão em 2017, para abastecer o avião presidencial com comida.
Na licitação aberta pelo Planalto, cada sanduíche de mortadela foi cotado a R$16,45.
Mesmo superfaturada, coxinha sempre custou mais barato.
A paixão avassaladora de Aécio por Renan
Brasil 27.12.16 07:14
Aécio Neves só precisa entender que estar ao lado de Michel Temer não significa manter uma paixão avassaladora por Renan Calheiros.
"Moralista" contra "Índio"
Brasil 27.12.16 06:43
Para este site "moralista", Eunício "Índio" Oliveira não pode suceder Renan "Justiça" Calheiros" na Presidência do Senado.
Ninguém que apareça na planilha da Odebrecht pode.
Constituição rasgada? Chamem os neurologistas
Brasil 27.12.16 06:32
A Folha de S. Paulo noticia que o PMDB fatiou o julgamento do impeachment, em 30 de agosto, em troca dos votos do PT na eleição da Mesa Diretora do Senado.
"Colocando essa carta na mesa, Renan e petistas acertaram a solução que acabou mantendo o direito de Dilma de exercer cargo público. Em troca, o Presidente do Senado obteve o apoio do PT, a terceira maior bancada da Casa, para a eleição da Mesa Diretora do ano seguinte."
Pelo acordo, Eunício Oliveira, candidato a Presidente do Senado, prometeu dar a primeira-secretaria da Casa aos petistas.
Os defensores intransigentes do Estado de Direito terão de rebolar para tentar explicar como PMDB e PT puderam rasgar a Constituição para fazer o acordo espúrio.
Talvez eles recorram à ajuda de neurologistas.
Éramos quatro, Lula
Brasil 27.12.16 06:28
Para evitar a prisão, o plano de Lula é fugir para o Palácio do Planalto, como dissemos ontem e anteontem.
Mas qual é o plano quanto a Marisa Letícia, Luleco e Lulinha?
"Sumiço no Caribe": 14 presos, pelo menos
Brasil Segunda-feira, 26.12.16 21:18
A Folha noticia que 14 brasileiros que tentavam chegar aos Estados Unidos ilegalmente pelas Bahamas estão presos em um centro de detenção na Flórida -- eles teriam usado a mesma rota de um grupo de pelo menos 19 brasileiros sobre os quais ainda não se tem o paradeiro.
O Governo brasileiro só é informado das prisões quando há autorização dos próprios detidos.
"Por isso, temos certeza de que o número (de detidos) é bem maior", disse ao jornal a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Luiza Lopes da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA