SEGUNDA EDIÇÃO DE 02-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
LAVA JATO
MARCELO ODEBRECHT DIZ QUE DILMA SABIA TUDO SOBRE O ESQUEMA DO PETROLÃO
EMPREITEIRO ENTREGA EX-PRESIDENTE, NO ACORDO DE LENIÊNCIA
Publicado: sexta-feira, 02 de dezembro de 2016 às 10:08 - Atualizado às 10:28
Redação
O empreiteiro Marcelo Odebrecht afirmou em depoimento do acordo de leniência que a ex-presidente Dilma Rousseff sabia, sim, de todo o esquema de corrupção da Petrobras.
Segundo informações do jornal Estado de São Paulo, o empreiteiro a livrou, no entanto, de crime mais grave ao declarar que a petista nunca pediu recursos para ela mesma. Neste caso, recairia sobre Dilma o crime de prevaricação.
O acordo de leniência da maior empreiteira do País foi assinado nessa quinta-feira, 1º.
Não é a primeira vez que Dilma é citada no Petrolão. Delatores como Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, já havia declarado que a ex-presidente sabia de todos os detalhes da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que trouxe prejuízo aos cofres da estatal.
Diversos delatores da Lava Jato, entre eles o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), disseram ter havido "ilícitos" na compra da refinaria. Em 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) calculou um prejuízo de US$ 792,3 milhões no negócio.

POR TEMPO INDETERMINADO
MERCOSUL SUSPENDE VENEZUELA POR DESCUMPRIR NORMAS DO BLOCO
VENEZUELA ESTÁ FORA DO MERCOSUL POR DÉFICIT DE DEMOCRACIA
Publicado: sexta-feira, 02 de dezembro de 2016 às 07:38 - Atualizado às 08:31
Redação
A Venezuela será notificada nesta sexta-feira, dia 2, que seus direitos como sócia do Mercosul estão suspensos, devido ao descumprimento do compromisso de internalizar as normas já adotadas pelo bloco. O país teria de ter se adaptado às regras até a meia-noite desta quinta-feira, 1º.
"Constatada a persistência do descumprimento assumido no referido protocolo de adesão se notifica, mediante a presente comunicação à República Bolivariana da Venezuela, a cessação de exercício dos direitos inerentes à sua condição de Estado parte do Mercosul a partir desta data até que os Estados parte signatários do Tratado de Assunção acordem com a República Bolivariana da Venezuela as condições para restabelecer o exercício de seus direitos como Estado parte", diz o comunicado.
Com isso, a Venezuela deixa de participar da rotina do bloco, como, por exemplo, comparecer às reuniões ou ter direito a voto. A presidência temporária do Mercosul, hoje exercida por uma comissão dos quatro sócios mais antigos - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - será entregue à Argentina em meados do mês.
A expectativa do lado brasileiro é que agora o diálogo dentro do bloco ganhe velocidade, pois praticamente não houve reuniões ao longo do último semestre.
A presença da Venezuela no Mercosul era questionada principalmente pelo Paraguai, que queria aplicar contra o país a cláusula democrática. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, também afirmou diversas vezes que a Venezuela não é uma democracia, pois há presos políticos no país.
A pressão mais forte do bloco contra o governo de Nicolás Maduro, porém, partiu do próprio acordo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Para ser um sócio pleno, ela teria de internalizar as normas adotadas pelo bloco, o que era considerado "impossível" nos meios diplomáticos brasileiros.

NO O ANTAGONISTA
PGR x PF no caso Calero
Brasil Sexta-feira, 02.12.16 11:02
Ao menos duas decisões da PF irritaram a PGR no episódio das denúncias de Marcelo Calero contra Geddel Vieira e o governo, informa Lauro Jardim.
Primeiro: o fato de os procuradores terem sido informados pela imprensa do depoimento de Calero; segundo: a demora da PF de informar ao Supremo que Calero havia citado Michel Temer, que tem foro privilegiado.
O abuso de Renan na Câmara
Brasil 02.12.16 10:52
O Estadão informa que deputados pressionam Rodrigo Maia a colocar na pauta da Câmara o projeto de abuso de autoridade de Renan Calheiros assim que ele seja votado no Senado, no dia 6.
Mais diz que não quer fazer isso.
Faz sentido: afinal, a Câmara já criou seu próprio monstro para intimidar juízes e procuradores.
FHC de volta à pinguela
Brasil 02.12.16 10:42
Fernando Henrique Cardoso voltou a comparar o governo Temer a uma "pinguela" e ontem decidiu falar sobre a situação do País caso a pinguela venha a ruir:
"Se a pinguela cair, o Congresso terá de convocar eleições diretas. Porque é difícil governar nessa situação de escolha indireta pelo Congresso, sem o respaldo popular", disse, na GloboNews.
O Antagonista revelou em setembro o que ele pretende fazer se a pinguela cair.
A queda de Temer
Economia 02.12.16 09:44
A produção industrial brasileira caiu 1,1% em outubro, informou o IBGE.
Na comparação com outubro do ano passado, a queda foi infinitamente maior: 7,3%.
A ORCRIM vai usar esse número assustador para derrubar Henrique Meirelles, mas quem tem de ser derrubada é a própria ORCRIM.
Sorria
Internet 02.12.16 09:40
O deputado Sóstenes Cavalcante aproveitou a visita de Sérgio Moro ao Congresso, ontem, para posar ao lado do juiz mais popular do Brasil.
Na madrugada do dia anterior, o mesmo Sóstenes Cavalcante votou a favor da punição a juízes e promotores, na mutilação das 10 Medidas pela Câmara.

Exclusivo: Feira foi avisado de sua prisão
Brasil 02.12.16 09:34
João Santana foi avisado de que seria preso pela Lava Jato.
Quem o avisou?
O governo de Dilma Rousseff.
Essa é uma das coisas que ele promete contar caso sua proposta de delação premiada seja aceita.
É um caso flagrante de obstrução de Justiça.
Vai botar na cadeia quem o avisou.
É inconstitucional
Brasil 02.12.16 09:11
Seis juristas ouvidos pela Veja dizem que a emenda para criminalizar o abuso de autoridade é inconstitucional.
"Por tratar de temas do Judiciário, ela só poderia ter sido oferecida pelo STF, nunca por um parlamentar".
Flavio Pansieri explicou:
"Um projeto de lei que pretenda regular temas que são de matéria exclusiva da Lei Orgânica da Magistratura deve partir somente da iniciativa do STF".
Laranja sem sobremesa
Brasil 02.12.16 09:02
Jonas Suassuna, laranja de Lula e Lulinha, foi expulso de um restaurante do Rio de Janeiro.
Segundo a Veja, ele recebeu um bilhete de um cliente dizendo que faria um escândalo se ele não fosse embora dali imediatamente.
A ameaça de Renan
Brasil 02.12.16 09:00
No vídeo a seguir, de meados deste ano, Cristovam Buarque questiona o projeto de "abuso de autoridade" de Renan Calheiros.
E como responde Renan? Ameaçando Cristovam Buarque com uma história de 2006.
Cristovam, então, o acusa de prevaricação. Se é verdade, Renan prevaricou, sim.
Assistam:

Para pendurar na parede
Brasil 02.12.16 09:00
A coluna Radar, da Veja, diz que a mais nova missão do fotógrafo de Lula “é posicionar-se em frente ao apartamento do petista, às 5 horas da manhã, para não perder as cenas de uma possível prisão”.
O Antagonista exige uma cópia da fotografia.
Nem ORCRIM, nem Lava Jato
Brasil 02.12.16 08:25
A Folha de S. Paulo, em editorial, condena os golpistas que conspiram contra a Lava Jato:
“Causa repugnância o triunfal oportunismo com que se incluiu, na redação do projeto, medida destinada a intimidar a atividade dos agentes públicos em investigações criminais.
Frustrada em sua tentativa de promover a anistia ao uso de caixa dois em campanhas eleitorais, a maioria dos deputados articulou a criação de um instrumento de evidente intenção retaliatória contra quem os investiga.
Prevê-se a punição por ‘crime de responsabilidade’ daqueles que, ‘de maneira temerária’ ou ‘com finalidade de promoção pessoal’, abram processo contra políticos e administradores governamentais.
Defendido por deputados do PT e do PP, partidos atualmente no centro das investigações da Lava Jato, e aprovado pela ampla maioria dos que pretendem "estancar a sangria" das punições, o texto é vago o bastante para impor sérias limitações ao Judiciário e ao MP”.
Depois de condenar os golpistas, o editorial condena também “os responsáveis pela Lava Jato, cuja reação ao decidido na Câmara foi entretanto marcada por visíveis sinais de destempero e impropriedade.
Ameaçar renúncia coletiva diante das decisões dos parlamentares, como se deu a entender, equivale a lançar um ultimato político diante de um poder autônomo da República”.
Se o editorialista da Folha de S. Paulo fosse censurado pelo jornal, ele não pediria demissão? Ou seria um sinal de destempero e impropriedade?
Mamãe Noel na cadeia
Brasil 02.12.16 08:19
Dárcy Vera, prefeita de Ribeirão Preto, foi presa na Operação Mamãe Noel, noticia o Estadão.
Integrante do PSD, ela é acusada de participar de um esquema de corrupção em licitações que ultrapassa 200 milhões de reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Notícias em Destaque