SEGUNDA EDIÇÃO DE 25-11-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
A CARTA DE GEDDEL
Brasil 25.11.16 11:21


Sérgio Cabral eclético
Brasil 25.11.16 10:25
Fazem parte da coleção de arte de Sérgio Cabral apreendida pela PF retratos do ex-governador e de Adriana Ancelmo assinados por Romero Britto, telas retratando Winston Churchill, François Mitterrand e Helmut Kohl e esculturas barrocas.
À parte o gosto e o ecletismo da coleção, a PF está preocupada, é claro, com outra questão:
“Embora alguns quadros tenham certificados, o que eu posso dizer é que o material irá passar por perícia para verificar a autenticidade das obras. Em tese, a investigação vai determinar se as obras foram adquiridas como forma de lavar dinheiro”, disse a O Globo o delegado Tácio Muzzi, da Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros.
Sem Mujica
Brasil 25.11.16 10:19
José Mujica era esperado no protesto contra a PEC 241, ao lado de Lula.
Mas decidiu cancelar a viagem, de acordo com Lauro Jardim.
Ele prefere esperar Lula no Uruguai.

NO O GLOBO
PGR pede arquivamento de inquérito contra Roseana e Lobão na Lava-Jato
Ex-governadora do Maranhão teria recebido R$ 2 milhões do esquema de desvios da Petrobras
POR CAROLINA BRÍGIDO
Quinta-feira, 24/11/2016 19:38 / atualizado 24/11/2016 20:11
BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de um inquérito que investiga a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney e o senador Edson Lobão (PMDB-MA) na Operação Lava-Jato. O inquérito apurava a suspeita de que Roseana teria recebido R$ 2 milhões do esquema de desvios da Petrobras para financiar a campanha de 2010. O dinheiro teria sido solicitado por Lobão, que era ministro de Minas e Energia, ao ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. O relator da Lava-Jato no tribunal, ministro Teori Zavascki, deverá formalizar o arquivamento em breve.
O suposto pagamento da quantia à ex-governadora foi dito por Costa em delação premiada. Os dois investigados respondiam por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No pedido enviado ao STF, Janot afirma que não foram colhidas provas suficientes para justificar a continuidade das apurações. “A despeito do esforço investigativo empreendido no presente feito, não se vislumbra, no momento, substrato probatório apto a demonstrar que os fatos nele narrados tenham relação direta com o cometimento de delitos criminais”, escreveu o procurador-geral.
Para Janot, apenas a afirmação de Costa de que pagou a quantia “não se mostra suficiente para comprovar a prática de delitos criminais por parte das pessoas referenciadas pelo colaborador”. E, segundo o procurador, “não há nos autos notícia de elementos de prova” para comprovar a acusação do delator. O advogado de Roseana, Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, lamentou que sua cliente tenha sido exposta às apurações de forma desnecessária.
“Foi um período de 2 anos de investigações e com várias diligências expondo Roseana a um constrangimento desnecessário. Nada foi provado porque era uma mentira deslavada do delator (Paulo Roberto Costa). Esse arquivamento, embora tardio, resgata, nesse ponto de vista, a verdade. Para Roseana que ficou sendo investigada desnecessariamente, é uma vitória”, afirmou o advogado em nota.
Este é o único inquérito contra Roseana na Lava-Jato. Com o arquivamento, o caso será “uma página do passado”, comentou Kakay. Lobão já teve outro inquérito contra ele arquivado na Lava-Jato. Agora, continua sendo investigado em um terceiro inquérito da Lava-Jato e em outro, por suspeita de participar dos desvios de Belo Monte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA