Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE 02-11-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BROADCAST POLÍTICO
Procuradoria denuncia Roseana Sarney e mais dez por rombo de R$ 400 milhões no Maranhão
Estadão - São Paulo, 02/11/2016 - O Ministério Público do Maranhão denunciou a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e mais dez investigados - entre eles ex-secretários de Estado - por um rombo superior a R$ 410 milhões nos cofres públicos por meio de esquema fraudulento de concessão de isenções fiscais pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) a empresas.
A acusação formal foi protocolada no dia 21 de outubro e divulgada nesta terça-feira, 1º, pelo Ministério Público do Maranhão.

NO O ANTAGONISTA
O computador petista
Brasil Quarta-feira, 02.11.16 11:30
No novo depoimento à Lava Jato, colhido no último dia 11, Delcídio Amaral construiu a seguinte imagem sobre a máquina de corrupção petista: Antonio Palocci era o "software"; os tesoureiros João Vaccari Neto e José Filippi Júnior, o "hardware".
Lula, quem diria, sabia programar.
Arrasador
O Financista 02.11.16 11:30
A virada de Donald Trump na eleição americana continua repercutindo no mercado de capitais. Hoje, foi a vez das bolsas asiáticas recuarem fortemente.
O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em queda de 1,76%. Em Hong Kong, Xangai e Seul, as baixas foram de 1,45%, 0,63% e 1,42%, respectivamente.
Em comum, todos os operadores consultados por agências internacionais alegam o mesmo: aumentou o risco de Trump ocupar a Casa Branca.
"Vantagem Pessoal"
Brasil 02.11.16 10:12
O Judiciário vai quebrar o Brasil.
Um amigo de O Antagonista enviou um exemplo de como isso ocorre.
Dois dias atrás, uma recepcionista de um tribunal da Bahia, que tinha um salário de 5 mil reais, ganhou uma aposentadoria de 27,8 mil reais.

O gosto de ver a filha usada pelo PT
Brasil 02.11.16 09:37
O PT explorou uma menina de 16 anos para conquistar uns votos.
O Estadão denunciou o abuso, cometido com a cumplicidade dos pais da menina:
“A Comissão de Direitos Humanos, sob a coordenação da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), promoveu debates sobre os 'cortes de recursos para educação e saúde', para os quais foram escolhidos a dedo 'debatedores' unanimemente contrários à ideia de reduzir os gastos. Não faltou nem mesmo a musa das ocupações de escola, a estudante secundarista paranaense elevada à condição de porta-voz dos fracos e oprimidos, que arrancou delirantes aplausos, e algumas lágrimas, ao declarar que os senadores que ousarem aprovar a PEC ficarão com 'as mãos sujas de sangue'. Os pais dessa menor de idade, ao que parece, permitem gostosamente que a filha seja usada politicamente – e o mesmo ocorre com as autoridades, que deveriam resguardar a adolescente”.
Caixa 2 já é crime
Brasil 02.11.16 09:03
Merval Pereira, em O Globo, denunciou a manobra dos parlamentares para anistiar seus crimes:
"Os políticos resolveram assumir abertamente a tese de que é preciso criminalizar o Caixa 2, sem darem ênfase, no entanto, aos efeitos da nova lei, que é uma anistia ampla e suprapartidária. Eles não estão preocupados com os que já estão presos na Lava Jato, mas com os que podem vir a ser presos depois das delações premiadas da Odebrecht e outras empresas envolvendo as doações aos políticos (...).
Os parlamentares querem especificar na nova lei o que é Caixa 2 para financiamento de campanha, separando do que seja propina, para fins pessoais ou do partido. O difícil será separar a doação de Caixa 2 supostamente feita com dinheiro lícito daquela que utiliza dinheiro originário de ações ilegais. Continuará havendo a possibilidade de o parlamentar ser denunciado por lavagem de dinheiro ou corrupção passiva, abrindo uma grande discussão na Justiça.
No julgamento do Mensalão, o ministro Ayres Brito já deu uma clareada na situação ao afirmar que não existe Caixa 2 com dinheiro público, mas sim peculato. Também a ministra Cármem Lúcia, hoje presidindo o STF, se pronunciou naquele julgamento afirmando que Caixa 2 é crime, em qualquer circunstância".
Sem anistia
Brasil 02.11.16 08:58
A anistia para o Caixa 2 pode salvar uma penca de deputados, senadores e governadores delatados pela Odebrecht.
Mas não pode salvar Lula, Antonio Palocci, Guido Mantega ou Eduardo Cunha.
Os investigadores da Lava Jato explicaram ao Estadão que “o esquema na Petrobras é maior do que o uso de dinheiro não contabilizado em eleições e, por isso, não haveria impacto numa anistia costurada no Congresso.
Isso porque a Lava Jato imputa a parlamentares o crime de corrupção e não apenas o de Caixa 2.
No entendimento dos investigadores, os políticos receberam dinheiro – oficializado em doações ou não – de propina para garantir a manutenção do esquema na estatal”.
O pacote da anistia
Brasil 02.11.16 08:46
A anistia para o Caixa 2 está sendo enxertada no pacote de medidas propostas pelo MPF.
Dessa maneira, as medidas contra os corruptos vão salvar os corruptos.
Deputados e senadores consultados pelo Estadão disseram que o relatório a ser apresentado por Onyx Lorenzoni, “em vez de endurecer as regras, abre uma brecha jurídica para perdoar quem já cometeu o crime antes da aprovação da lei”.
Segundo Miro Teixeira, “quem for flagrado pela prática de Caixa 2 após a aprovação da nova lei usará o argumento de que se o crime foi tipificado é porque não era ato criminoso anteriormente”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)