SEGUNDA EDIÇÃO DE 02-11-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BROADCAST POLÍTICO
Procuradoria denuncia Roseana Sarney e mais dez por rombo de R$ 400 milhões no Maranhão
Estadão - São Paulo, 02/11/2016 - O Ministério Público do Maranhão denunciou a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e mais dez investigados - entre eles ex-secretários de Estado - por um rombo superior a R$ 410 milhões nos cofres públicos por meio de esquema fraudulento de concessão de isenções fiscais pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) a empresas.
A acusação formal foi protocolada no dia 21 de outubro e divulgada nesta terça-feira, 1º, pelo Ministério Público do Maranhão.

NO O ANTAGONISTA
O computador petista
Brasil Quarta-feira, 02.11.16 11:30
No novo depoimento à Lava Jato, colhido no último dia 11, Delcídio Amaral construiu a seguinte imagem sobre a máquina de corrupção petista: Antonio Palocci era o "software"; os tesoureiros João Vaccari Neto e José Filippi Júnior, o "hardware".
Lula, quem diria, sabia programar.
Arrasador
O Financista 02.11.16 11:30
A virada de Donald Trump na eleição americana continua repercutindo no mercado de capitais. Hoje, foi a vez das bolsas asiáticas recuarem fortemente.
O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em queda de 1,76%. Em Hong Kong, Xangai e Seul, as baixas foram de 1,45%, 0,63% e 1,42%, respectivamente.
Em comum, todos os operadores consultados por agências internacionais alegam o mesmo: aumentou o risco de Trump ocupar a Casa Branca.
"Vantagem Pessoal"
Brasil 02.11.16 10:12
O Judiciário vai quebrar o Brasil.
Um amigo de O Antagonista enviou um exemplo de como isso ocorre.
Dois dias atrás, uma recepcionista de um tribunal da Bahia, que tinha um salário de 5 mil reais, ganhou uma aposentadoria de 27,8 mil reais.

O gosto de ver a filha usada pelo PT
Brasil 02.11.16 09:37
O PT explorou uma menina de 16 anos para conquistar uns votos.
O Estadão denunciou o abuso, cometido com a cumplicidade dos pais da menina:
“A Comissão de Direitos Humanos, sob a coordenação da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), promoveu debates sobre os 'cortes de recursos para educação e saúde', para os quais foram escolhidos a dedo 'debatedores' unanimemente contrários à ideia de reduzir os gastos. Não faltou nem mesmo a musa das ocupações de escola, a estudante secundarista paranaense elevada à condição de porta-voz dos fracos e oprimidos, que arrancou delirantes aplausos, e algumas lágrimas, ao declarar que os senadores que ousarem aprovar a PEC ficarão com 'as mãos sujas de sangue'. Os pais dessa menor de idade, ao que parece, permitem gostosamente que a filha seja usada politicamente – e o mesmo ocorre com as autoridades, que deveriam resguardar a adolescente”.
Caixa 2 já é crime
Brasil 02.11.16 09:03
Merval Pereira, em O Globo, denunciou a manobra dos parlamentares para anistiar seus crimes:
"Os políticos resolveram assumir abertamente a tese de que é preciso criminalizar o Caixa 2, sem darem ênfase, no entanto, aos efeitos da nova lei, que é uma anistia ampla e suprapartidária. Eles não estão preocupados com os que já estão presos na Lava Jato, mas com os que podem vir a ser presos depois das delações premiadas da Odebrecht e outras empresas envolvendo as doações aos políticos (...).
Os parlamentares querem especificar na nova lei o que é Caixa 2 para financiamento de campanha, separando do que seja propina, para fins pessoais ou do partido. O difícil será separar a doação de Caixa 2 supostamente feita com dinheiro lícito daquela que utiliza dinheiro originário de ações ilegais. Continuará havendo a possibilidade de o parlamentar ser denunciado por lavagem de dinheiro ou corrupção passiva, abrindo uma grande discussão na Justiça.
No julgamento do Mensalão, o ministro Ayres Brito já deu uma clareada na situação ao afirmar que não existe Caixa 2 com dinheiro público, mas sim peculato. Também a ministra Cármem Lúcia, hoje presidindo o STF, se pronunciou naquele julgamento afirmando que Caixa 2 é crime, em qualquer circunstância".
Sem anistia
Brasil 02.11.16 08:58
A anistia para o Caixa 2 pode salvar uma penca de deputados, senadores e governadores delatados pela Odebrecht.
Mas não pode salvar Lula, Antonio Palocci, Guido Mantega ou Eduardo Cunha.
Os investigadores da Lava Jato explicaram ao Estadão que “o esquema na Petrobras é maior do que o uso de dinheiro não contabilizado em eleições e, por isso, não haveria impacto numa anistia costurada no Congresso.
Isso porque a Lava Jato imputa a parlamentares o crime de corrupção e não apenas o de Caixa 2.
No entendimento dos investigadores, os políticos receberam dinheiro – oficializado em doações ou não – de propina para garantir a manutenção do esquema na estatal”.
O pacote da anistia
Brasil 02.11.16 08:46
A anistia para o Caixa 2 está sendo enxertada no pacote de medidas propostas pelo MPF.
Dessa maneira, as medidas contra os corruptos vão salvar os corruptos.
Deputados e senadores consultados pelo Estadão disseram que o relatório a ser apresentado por Onyx Lorenzoni, “em vez de endurecer as regras, abre uma brecha jurídica para perdoar quem já cometeu o crime antes da aprovação da lei”.
Segundo Miro Teixeira, “quem for flagrado pela prática de Caixa 2 após a aprovação da nova lei usará o argumento de que se o crime foi tipificado é porque não era ato criminoso anteriormente”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA