Pular para o conteúdo principal

TERCEIRA EDIÇÃO DE 24-8-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
ROUBO À SANEAGO
DINHEIRO DESVIADO BANCAVA COQUETÉIS NA SEDE DO EXECUTIVO, DIZ PROCURADOR
RECURSOS TAMBÉM ERAM DESTINADOS AO FINANCIAMENTO DE PARTIDOS
Publicado: 24 de agosto de 2016 às 14:36
O procurador da República, Mário Lúcio Avelar afirmou nesta quarta-feira, 24, que o dinheiro da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) “era usado até para bancar coquetéis no Palácio das Esmeraldas”, sede do Executivo estadual.
O governador de Goiás é o tucano Marconi Perillo. O presidente estadual do partido de Perillo, Afreni Gonçalves, foi preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 24. Gonçalves é diretor de Expansão da Saneago.
Os recursos ilícitos, disse o procurador Avelar, também eram destinados ao financiamento de partidos políticos e ao pagamento de dívidas de campanha, segundo informou o jornal ‘O Popular’.
O procurador integra a força-tarefa da Operação Decantação, que investiga desvios de recursos públicos federais oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa.
A PF prendeu, além do presidente estadual do PSDB em Goiás, o presidente da Saneago, José Taveira Rocha.
Segundo o procurador, para obter contratos com a Saneago, empreiteiras pagavam propinas.
“A má gestão ficou caracterizada pela inexecução de obras iniciadas em 2007, mas que até agora não foram concluídas”, disse o procurador, que integra a força-tarefa da Operação Decantação.
Em nota, o governo de Goiás informou que “está inteiramente à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos”. O governo estadual destacou que acredita na idoneidade dos diretores e superintendentes da Saneago.
“Os procedimentos licitatórios realizados pelos órgãos, autarquias e empresas da administração estadual são pautados pela legalidade e pela transparência”, diz a nota. “O Governo de Goiás acredita na idoneidade dos diretores e superintendentes da Saneago e tem a plena certeza de que os fatos apresentados serão plenamente esclarecidos.” (AE)

IMPEACHMENT
TEMER DISCUTE PROJETO DE PORTO COM SENADORES POR APOIO DE BANCADA DO MA
TEMER AGE PARA GARANTIR O VOTO DOS TRÊS SENADORES DA BANCADA DO MA
Publicado: 24 de agosto de 2016 às 12:41
Em semana decisiva para o processo de impeachment de Dilma Rousseff, o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), resolveu agir e garantir o voto dos três senadores da bancada do Maranhão. Em reunião no Palácio do Planalto, o peemedebista tratou de um projeto muito caro aos senadores maranhenses, a criação de uma zona de exportação no Porto do Itaqui, em São Luís. 
"O projeto é a bandeira da bancada do Maranhão. É uma proposta nossa, que foi abraçada por todos na bancada", disse o senador Roberto Rocha (PSB-MA), autor do texto. Conterrâneo, o senador Edison Lobão (PMDB-MA), é o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça. 
A conversa foi uma reação à investida de Dilma Rousseff, que também nessa semana teria negociado a reorganização de coligações do PT no Maranhão para as eleições municipais, a pedido dos senadores João Alberto Souza (PMDB-MA) e Roberto Rocha. Os senadores negam a movimentação.
A proposta dos parlamentares estabelece a Zona de Exportação do Maranhão (Zema), que tem o objetivo de incentivar a produção de bens destinados à exportação e desenvolver a indústria local. O projeto englobaria toda a capital maranhense como área de livre comércio e com incentivos fiscais especiais, mas sem previsão de renúncia fiscal, aspecto que agrada o governo federal. 
É a segunda vez que Michel Temer recebe os senadores maranhenses para tratar do projeto, a primeira foi logo após assumir o governo. Segundo os parlamentares, o presidente em exercício demonstra muito entusiasmo pela proposta. Eles pretendem votar o projeto até o fim do ano na Comissão de Constituição e Justiça e acreditam que o apoio do governo pode "melhorar os ânimos" para levar a proposta para o plenário do Senado logo em seguida. 
Preocupado com o impeachment, Michel Temer observou particularidades políticas do Maranhão que favorecem a presidente afastada e, por isso, resolveu agir. Foi no Maranhão que Dilma Rousseff teve a maior votação proporcional para a presidência em 2014, onde alcançou quase 79% dos votos. Os três integrantes da bancada do Estado votaram a favor do prosseguimento do processo de impeachment da presidente, mas nenhum se comprometeu em manter o voto para o julgamento final.
Edison Lobão foi ministro de Minas e Energia de Dilma e desde a primeira sessão afirmou que votava apenas pela abertura do processo. João Alberto Souza, por sua vez, votou contra a admissibilidade do impeachment e sempre se posicionou a favor de Dilma, mas mudou de lado na última votação por "questões políticas". Após deixar o Palácio do Planalto, disse que não tratou de impeachment. "Não trataria, porque não sei como vou votar", afirmou.
Já Beto Rocha é mais próximo do PC do B e do PT na política local, se opondo ao clã Sarney, que já demonstrou apoio Michel Temer. O senador sempre esteve na lista dos aliados de Dilma como um dos mais cotados para votar contra o impeachment.
"É uma questão muito particular para nós do Maranhão, em que a maioria esmagadora da população votou pela reeleição de Dilma. Temos de ter muito cuidado ao tratar sobre o impeachment com os nossos eleitores", disse Beto Rocha. O senador se diz decidido sobre o seu voto, apesar de não querer revelá-lo. (AE)

NO O ANTAGONISTA
Brasil 24.08.16 15:35
A força-tarefa da Lava Jato, via ANPR e outras entidades, também divulgou nota sobre as declarações de ontem de Gilmar Mendes. Leiam alguns trechos, destacados por Deltan Dallagnol...
Brasil 24.08.16 15:25
O Antagonista acaba de saber que o Tribunal de Contas da União concedeu um novo prazo para que a defesa de Dilma Rousseff se manifeste sobre a série de irregularidades apontadas nas contas de 2015...
Brasil 24.08.16 15:20
De um jurista ao Antagonista:
"O STF vai mudar muito com a ministra Cármen Lúcia, para quem a Constituição está acima da corporação."
O Financista 24.08.16 15:15
A burocracia gera R$ 1 bilhão por ano em perdas de eficiência na agropecuária...
Brasil 24.08.16 14:53
O MPF pediu a Sergio Moro a condenação de João Vaccari Neto, João Santana e Mônica Moura...
Brasil 24.08.16 14:51
Em abril, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos coordenadores da força-tarefa da Lava Jato, disse que só haveria espaço para a delação de apenas mais uma empreiteira...
Brasil 24.08.16 14:45
Antes de surgir a notícia de que o esquema da Saneago teria pago dívida de campanha de Marconi Perillo, o democrata Ronaldo Caiado havia divulgado uma nota em que dizia que "tem muito mais por aí"...
Economia 24.08.16 13:55
No voto em separado - apresentado ontem à Comissão de Assuntos Econômicos - em defesa do reajuste dos ministros do STF, Valdir Raupp sustenta que a aprovação do projeto de lei no Senado "não causará impacto adicional no orçamento deste ano"...
Brasil 24.08.16 13:35
Em nota, a Associação dos Magistrados Brasileiros repudia as declarações de ontem de Gilmar Mendes...
Brasil 24.08.16 12:28
Carmen Lúcia é contrária ao aumento do salário dos ministros do STF.
Michel Temer aguarda sua posse como presidente do tribunal, em 12 de setembro, para barrar essa indecência.
Brasil 24.08.16 12:25
Roberto Requião é um lulista de longa data, mas não conteve a língua, em entrevista a Josias de Souza...






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)