SEGUNDA EDIÇÃO DE 24-6-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA VEJA.COM
Operação Turbulência: quadrilha ostentava lanchas e jet skis 'Sedução' e 'Ousadia e Alegria'
Bens foram apreendidos pela Polícia Federal; empresários presos em Recife são suspeitos de manterem uma extensa rede de lavagem de dinheiro
Por: Felipe Frazão, de Recife - sexta-feira - 24/06/2016 às 08:07 - Atualizado em 24/06/2016 às 09:36
A organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro para políticos investigada na Operação Turbulência da Polícia Federal acostumou-se a ostentar riqueza e luxo e passou a dar nomes, no mínimo, provocativos aos bens que amealhavam com o crime. A maior evidência deste fato, e que chamou a atenção da Polícia Federal, eram as postagens deles nas redes sociais, em especial sobre as embarcações e automóveis.
Dois dos líderes do esquema, os empresários, sócios e amigos João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Eduardo Freire Bezerra Leite, o Ventola, eram apaixonados por lanchas. Ambos estão presos preventivamente. Lyra possui em seu nome duas lanchas, uma das quais tinha o nome "Segredo", mas que ele decidiu mudar para "Sedução" quando comprou. O comparsa Ventola também tinha lanchas com a mesma alcunha. Lyra ainda tinha mais três jet-skis, um deles com o sugestivo nome de "Ousadia e Alegria".
Apontado como operador de propinas do ex-governador e ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo em 2014, Lyra era autodeclarado dono do jatinho Cessna PR-AFA do acidente fatal. Ele figurou como sócio de ao menos quatro empresas, mas tinha um patrimônio incompatível com a renda. Em 2013, por exemplo, os créditos na conta bancária dela era 211 vezes sua renda líquida declarada. Entre os automóveis registrados, estão uma Land Rover Defender 110 e dois VW Jetta 2.0.
LEIA TAMBÉM:
Eduardo Ventola, outro dos "cabeças" da organização, passou pelo quadro societário de ao menos sete empresas, entre elas administradoras de bens e imóveis. Gostava de passear com amigos e familiares em lanchas e aeronaves.
Ventola possui em seu nome três carros de luxo: uma Mercedez Benz E320, uma caminhonete 4x4 Toytoa Hilux CD SRV e uma Hyundai Tucson GLSB. Também usava uma Land Rover Discovery 4 3.0 SE, registrada em nome de uma de suas empresas. Ventola é dono das lanchas "Volupia I", "Mimosa", "Duas Marias I", "Weekend", duas de nome "Sedução", "Sedução I" e "Sedução III", uma lancha jet boat e um jet-ski.
Os bens mais valiosos de Ventola são, na verdade, seus dois helicópteros e o avião monomotor experimental. Trata-se de um Eurocopter AS 350 B3 de prefixo PR-LEE, um Robinson R44II de prefixo PR-HCC e um monomotor Flyer RV-10 de prefixo PT-ZPE. Ventola também tem patrimônio incompatível, segundo a PF. Em 2013, ele movimentou créditos de 18 milhões de reais mas declarou rendimentos líquidos de 241.586,58 reais - 76 vezes menor.
Além deles, participava da cúpula da organização o empresário Apolo Santana Vieira, que tem participação direta ou indireta em dezoito empresas. Ele também foi preso. Apolo é dono da BMW X6 M branca apreendida no pátio da Polícia Federal, além de duas jangadas.
Ele já era alvo de ao menos três inquéritos: dois por crimes contra ordem econômica e um por crimes contra o sistema financeiro nacional, destinado a apurar depósitos não declarados em contas de duas empresas no Safra National Bank, de Nova York. Também foi denunciado duas vezes e responde a uma terceira ação penal por fraude na importação de pneus.
Os dois testas de ferro contra quem havia mandado de prisão preventiva eram Paulo César de Barros Morato, encontrado morto em um motel de Olinda (PE) na quarta-feira (22), e o vaqueiro Arthur Roberto Lapa Rosal, o "Tuta Rosal". Morato era dono de duas empresas do esquema, a Câmara & Vasconcelos Locação e Terraplanagem e a Lagoa Indústria e Comércio. No motel, a Polícia Civil encontrou cheques em branco, envelopes para depósito, 3.000 reais em dinheiro e um Jeep Renegade preto, que ele dirigia.
Tuta Rosal, por sua vez, tem seu nome no quadro societário de nove empresas do ramo de transportes, postos de gasolina e lojas de conveniência. Rosal já foi processado duas vezes na Justiça de Pernambuco por crimes de trânsito - em um dos casos, dirigia embriagado - e uma vez com base na Lei Maria da Penha, por agredir uma ex-namorada durante uma discussão em um show musical. A PF diz que ele tem o costume de postar fotos nas redes sociais "ostentando riqueza, ao lado de carros importados, cavalos de raça e um caminhão equipado para participar de vaquejadas". Ele também possui duas lanchas Jet Boat de nomes "Viver a vida" e "Speedster". Numa postagem, ele comemorava a Evoke: "Presente do papai."
A juíza Amanda Torres de Lucena Diniz Araújo, da 4ª Vara Federal, sequestrou os bens dos cinco investigados e de mais dezessete empresas envolvidas no esquema de lavagem de dinheiro. Ela determinou que o Banco Central bloqueie até 8,5 milhões de reais encontrados em contas bancárias e aplicações de cada. Os valores serão usados para reparação dos crimes e pagamento de multa.
Segundo levantamento da PF, os cinco líderes da organização movimentaram para si mesmos 42,6 milhões de reais em contas de laranjas e empresas de fachada. João Lyra recebeu 3,6 milhões de reais; Eduardo Ventola, 7,6 milhões de reais; Apolo Santana Vieira 4,2 milhões de reais; Tuta Rosal, 2,5 milhões de reais; e o morto Paulo Morato, 24,5 milhões de reais.
116Avião apreendidos pela Polícia Federal (Foto: VEJA.com)

NO O ANTAGONISTA
Economia 24.06.16 10:34
As perdas generalizadas nos mercados em todo o mundo diante da decisão britânica de sair da União Europeia contaminam os ativos brasileiros. O indicador CDS brasileiro de 5 anos, espécie de seguro contra calote de títulos do governo, era negociado a 345 pontos, a maior alta desde março. Em Nova York, antes da abertura da Bovespa, os recibos de ações da Petrobras e da Vale sofriam desvalorizações de 9% e 10%, respectivamente.
Cultura 24.06.16 10:28
A Polícia Federal está virando uma espécie de Serviço Despertador oficial dos corruptos brasileiros. O corrupto pode ir dormir tranquilo na hora que quiser, sem se preocupar; às 6 e meia em ponto os “cana-dura” da PF tocam a campainha na casa do sujeito. É a operação Susto Brasil...
Em clima de Jogos Olímpicos, a polícia carioca mandou a quadrilha do Fat Family para uma cadeia no Acre. Foi o recorde sul-americano de arremesso de bandido à distância
Brasil 24.06.16 10:28
O Banco Central divulgou a seguinte nota, há pouco:
"O Banco Central do Brasil está monitorando continuamente os desenvolvimentos nos mercados global e doméstico em razão da decisão manifestada pelos cidadãos britânicos no plebiscito de ontem..."
Brasil 24.06.16 10:19
Michel Temer disse que o governo estuda a renegociação das dívidas dos Municípios...
Brasil 24.06.16 10:13
Michel Temer classificou como um “fato doloroso” a prisão de Paulo Bernardo diante dos filhos, mas lembrou — muito bem lembrado — que é preciso “prestar obediência” à investigação...
Brasil 24.06.16 10:02
A Mesa Diretora da Câmara matou no peito e decidiu gastar 320 milhões de reais na construção de um anexo, informa o Estadão. Considerando-se o padrão nacional de roubalheira, pode-se prever que a obra não sai por menos de R$ 1 bilhão...
Brasil 24.06.16 09:49
Por ora, você, contribuinte, não vai precisar tirar dinheiro do bolso para cobrir os rombos da Caixa e da Petrobras...
Brasil 24.06.16 09:28
O ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu foi denunciado pelos procuradores da Lava Jato por formação de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele ajudou a roubar 6 milhões de reais da Petrobras — e continuou roubando enquanto era réu no mensalão...
Brasil 24.06.16 09:08
O Radar informa que ao menos cinco dos onze ministros do STF concordam com a queixa do Senado de que, sem autorização da corte, a PF não poderia ter entrado no apartamento funcional de Gleisi Hoffmann...
Brasil 24.06.16 08:56
Que tal fazer um referendo para tirar o Brasil do Mercosul e da Unasul?
Brasil 24.06.16 08:49
Dilma Rousseff sumiu também do Tweeter.
Dois dias antes da prisão do tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, ela se reuniu com sua mulher, Tereza Campello, ministra do Combate à Fome.
Brasil 24.06.16 08:46
A blogueira Dilma Rousseff sumiu do Facebook.
Um de seus últimos posts festejava as denúncias da Lava Jato contra os ministros de Michel Temer.
Brasil 24.06.16 08:43
A página do PT na internet está fora do ar.
A PF deve ter levado embora o computador.
ver mais


NO BLOG ALERTA TOTAL
Sexta-feira, 24 de junho de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Viva São João! Sexta tsunâmica nos mercados, por conta da decisão do povo do Reino Unido de tirar seu time da Zona do Euro? O Brexit venceu apertadinho por 52% a 48% dos votos. Os rentistas tupiniquins já levantaram da cama em pânico, porque as bolsas caem no mundo todo. O Primeiro-ministro britânico David Cameron já avisou que deixa o cargo em outubro... A eleição presidencial nos EUA, marcada para 8 de novembro, com o risco Trump tirando o humor da Hillary, fará subir a tensão global. Especuladores vão ganhar muito dinheiro até lá com o nervosismo artificial gerado pelo noticiário.
Por aqui, seguimos com o PTexit - royalties para o Carlos Maurício Mantiqueira. A Dilma Rousseff deve ser saída definitivamente no mês de agosto. Enquanto isso, seguimos com a mais brutal crise econômica combinada com a mais confusa crise política, tudo em função da crise estrutural e de nossa permanente crise de imoralidade. No Brasil, só os políticos corruptos (perdão pela redundância) conseguem estar mais tensos que os especuladores financeiros - que sempre lucram na calma ou na tensão com o modelo Capimunista. O medo dos bandidos, no curtíssimo prazo, é dificultar as regras para a prisão deles.
Não foi por outro motivo que o presidente do Congresso Nacional, o Renan Calheiros (PMDB-AL) enrolado com o Judiciário, determinou que a Advocacia Geral do Senado ingresse junto ao Supremo Tribunal Federal com uma reclamação questionando se um juiz de primeira instância pode autorizar a entrada e a revista na residência oficial da senadora Gleisi Hoffmann, onde também morava o marido dela, Paulo Bernardo - desde ontem preso preventivamente sob acusação de ter embolsado uns R$ 7 milhões em dinheiro desviado de empréstimos consignados para os esquemas mafiosos do PT.
O principal objetivo é anular as provas obtidas na busca e apreensão, além de trazer o processo para o foro privilegiado do STF. A turma do valente Renan Calheiros - que já ameaçou pedir o impeachment do Procurador Geral da República Rodrigo Janot - também entrará com uma reclamação junto ao Conselho Nacional de Justiça contra o juiz de primeira instância Paulo Bueno de Azevedo, que autorizou a ação e a prisão de Paulo Bernardo. Advogados do Senado querem uma punição "disciplinar" para o magistrado.
Adivinha quem pediu para Renan detonar a ação para proteger o casal Paulo e Gleisi? Ninguém menos que o primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC). Claro, o pedido dele encontrou acolhida no meio de tantos senadores que correm o risco concreto de sofrerem devassas judiciais, muito em breve, por causa da Lava Jato ou por outras falcatruas. Novamente, sempre que convém à politicagem, eles ajudam a promover o perigoso processo de "judicialização da política".
O Supremo Tribunal Federal, que julga até briga de vizinhos por causa de galinha roubada, tem mais um pepino para descascar. Providencialmente, a tendência é que o STF empurre decisões polêmicas com a barriga escondida pelo elegante poder da toga. O presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, já resolveu que, apenas no segundo semestre (de repente, só depois da solução final sobre o destino da Dilma) haverá uma decisão definitiva sobre a prisão imediata ou não do réu condenado em segunda instância judicial. A polêmica seria julgada ontem, mas ficará para depois...
O fato institucionalmente temerário, em meio à guerra de todos contra todos os poderes é: entre Brexit e PTexit, bandidos tentam se salvar apostando na suprema judicialização da politicagem. A aposta tem tudo para dar zebra para o lado dos corruptos. A sociedade brasileira está de saco cheio e, literalmente, pt da vida...
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA