SEGUNDA EDIÇÃO DE 21-6-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO ESTADÃO
Avião de Eduardo Campos leva PF a caixa 2 de empreiteiras
POR JULIA AFFONSO E FAUSTO MACEDO
21/06/2016, 07h301
Operação Turbulência descobre esquema de propinas a políticos a partir de investigação sobre aeronave que caiu em agosto de 2014, em Santos, e matou o então candidato à Presidência
Eduardo Campos à frente do jato Cessna. Foto: René Moreira/Estadão
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 21, a Operação Turbulência contra um grupo especializado em lavagem de dinheiro, em Pernambuco e Goiás, que teria movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010.
A investigação começou, segundo a PF, a partir da análise de movimentações financeiras suspeitas detectadas nas contas de algumas empresas envolvidas na aquisição da aeronave CESSNA CITATION PR-AFA. Esse avião transportava o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos pelo PSB, em seu acidente fatal. O avião se acidentou em Santos, em agosto de 2014.

A PF constatou que essas empresas eram de fachada, constituídas em nome de “laranjas”, e que realizavam diversas transações entre si e com outras empresas fantasmas, inclusive com algumas empresas investigadas na Operação Lava Jato.
Há suspeita de que parte dos recursos que transitaram nas contas examinadas servia para pagamento de propina a políticos e formação de “caixa dois” de empreiteiras. Segundo a PF, o esquema sob apuração encontrava-se ativo, no mínimo, desde o ano de 2010.
Cerca de 200 policiais federais dão cumprimento a 60 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão, 22 de condução coercitiva e 05 de prisão preventiva. Também estão sendo cumpridos mandados de indisponibilidade de contas e sequestro de embarcações, aeronaves e helicópteros dos principais membros da organização criminosa.
Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em 16 cidades pernambucanas, além do Aeroporto de Guararapes: Boa Viagem, Vitória de Santo Antão, Pau Amarelo, Imbiribeira, Piedade, Cordeiro, Espinheiro, Alto Santa Terezinha, Barra de Jangada, Ibura, Moreno, Várzea, Lagoa de Itaenga, Pina, Muribeca e Prazeres.
Os presos e os conduzidos coercitivamente serão levados para a sede da Polícia Federal no Recife. Os envolvidos responderão, na medida de seu grau de participação no esquema criminoso, nos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 21.06.16 09:28
Relatório do TCU concluiu que há provas suficientes para impedir que 16 construtoras façam negócios com governos pelo prazo de cinco anos. Estão no bolo Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Engevix, UTC...
Brasil 21.06.16 09:10
O Globo diz que a Lava Jato só vai fechar acordo com uma empreiteira: ou a OAS, ou a Odebrecht...
Brasil 21.06.16 09:18
O petista defendeu ontem à noite os investimentos na Olimpíada do Rio, que ajudaram a levar o Estado à bancarrota...
Brasil 21.06.16 09:08
A OAS promete revelar o esquema de pagamento de propina a Lula por meio de palestras superfaturadas.
O esquema lulista foi desmontado pela Lava Jato.
A Folha de S. Paulo informa que “a empresa de palestras de Lula está praticamente parada”...
Brasil 21.06.16 08:51
Dilma Rousseff vai pedir esmola para poder fretar jatinhos...
Brasil 21.06.16 08:34
Depois de muito carnaval, descobrimos que Marcelo Odebrecht quer se livrar da cadeia dizendo que o pagamento de propina foi, na verdade, um simples caixa 2 eleitoral.
A Lava Jato jamais aceitará um acordo desse tipo...
Brasil 21.06.16 07:59
Marina Silva, ontem à noite, no Roda Viva, disse:
"Se a finalidade é passar o Brasil a limpo com certeza não será o PMDB e o presidente Michel Temer que farão essa finalidade...
Brasil 21.06.16 07:40
Além de argumentar que os pagamentos de propina para Dilma Rousseff fazem parte da “cultura política do Brasil”, Marcelo Odebrecht pretende poupar Lula...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA