SEGUNDA EDIÇÃO DE 04-6-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O GLOBO
Morre lenda do boxe Muhammad Ali, aos 74 anos
Por mais de três décadas, atleta sofreu por doença degenerativa
POR O GLOBO
04/06/2016 2:32 / atualizado 04/06/2016 5:12
O ex-campeão de boxe Muhammad Ali no hotel Belvedere, em Davos, em 2006 - Eric Feferberg / AFP
EUA — A lenda do boxe Muhammad Ali morreu, no fim da noite desta sexta-feira, 03, nos Estados Unidos, aos 74 anos. O atleta, campeão mundial na categoria pesos-pesados e olímpico, estava internado por dificuldades respiratórias, na cidade de Phoenix, no Arizona.
Por mais de três décadas, Ali sofreu do Mal de Parkinson, uma doença degenerativa que afeta os neurônios. A lenda pugilista colecionou vitórias durante a sua trajetória: somam-se 56 vitórias — das quais 37 foram por nocaute — e apenas 5 derrotas. O funeral, de acordo com a rede NBC, está programado para acontecer em sua cidade-natal, Louisville, no Kentucky.
A estrela de Ali, nascido a 17 de janeiro de 1942, começou a brilhar no boxe uma década antes da emblemática "Luta do Século", que ocorreu em 1974. "Eu odeio esse urso velho, grande e feio." O desafio de Cassius Marcellus Clay, seu nome de batismo, ao ex-presidiário e campeão dos pesos-pesados Sonny Liston já indicava as provocações que se tornaram marca registrada da era do boxe espetáculo. Aos 22 anos, em 25 de fevereiro de 1964, Clay desafiava um oponente experiente, maior e mais forte, mas menos ágil e menos inteligente.
A maioria dos quase 9 mil espectadores duvidava que Ali passasse do primeiro round e se espantou quando o veloz e fulminante soco do desafiante derrubou Liston no sexto round. Liston era o franco favorito por sete contra um na bolsa de apostas, e o vitorioso Clay foi à forra: "Agora comam suas palavras. Ajoelhem-se diante de mim".
Na estreia como profissional, em 1960, o atleta acabara de conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Roma. Ele competiu na categoria meio-pesado e venceu o experiente lutador polonês Zbigniew Pietrzywsk. Depois do feito, ao voltar para sua cidade-natal, um fato marcou a sua batalha pelos direitos dos negros na luta por igualdade. Conforme publicado em sua bibliografia, ele entrou em um restaurante cheio de brancos, pediu por um hambúrguer, mas não foi atendido. "Sou Cassius Clay, campeão olímpico", explicou na ocasião. Decepcionado, ele jogou a sua medalha no Rio Ohio.
À época, ainda Cassius Marcellus Clay, o lutador anunciou sua conversão ao islamismo e mudou o nome para Muhammad Ali. Em 1967 foi proibido de lutar e teve seus títulos anulados por se recusar a servir o Exército e ser contra a Guerra do Vietnã. A Suprema Corte anulou as punições em 1970. No mesmo ano, ele perdeu a primeira tentativa de reconquistar a faixa, na luta com Joe Frazier. O embate ocorreu no Madison Square Garden, em Nova York.
Conhecida como a "Luta do Século", o embate entre Muhammad Ali e George Foreman ocorreu em 30 de outubro de 1974. Num estádio lotado por 100 mil pessoas, os dois mitos do boxe se enfrentaram em Kinshasa, a capital do Zaire (atual República Democrática do Congo), na África Central.
À época, a luta terminou no oitavo round, pouco antes de o gongo soar. O rival de Ali foi surpreendido com um gancho de direita no queixo, depois de ser acertado por vários socos. Um pesadelo para Foreman, já que, sem conseguir se levantar, teve sua primeira derrota em um período de 40 lutas.
Em 1975, houve outra luta histórica nas Filipinas, ao derrotar novamente Joe Frazier. Três anos depois, perdeu o título para Leon Spinks, e o recuperou ao derrotar o mesmo lutador. Posteriormente, ele se aposentou.
Fora do boxe, Ali revelou que sofria de Mal de Parkinson e usou a própria fama para ajudar nas pesquisas. Ele ganhou diversos prêmios e condecorações pelos seus feitos e foi eternizado em livros e filmes.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 04.06.16 09:08
Geddel Vieira Lima, Romero Jucá, Renan Calheiros e Eduardo Cunha também são citados na delação de Léo Pinheiro, segundo a Veja.
O quarteto fantástico do PMDB faz parte do grupo de trinta políticos que será enredado pela delação do capo da OAS.
Brasil 04.06.16 09:04
A Veja confirma que Léo Pinheiro tratou de propina para as campanhas de Dilma Rousseff com Guido Mantega e Luciano Coutinho...
Brasil 04.06.16 08:57
Léo Pinheiro afirmou à Lava Jato, publica a Veja, que repassou dinheiro para a reeleição de Lula e para as duas campanhas de Dilma Rousseff...
Brasil 04.06.16 08:52
Sempre de acordo com a Veja, Léo Pinheiro contou à Lava Jato que deu emprego ao marido de Rosemary Noronha...
Brasil 04.06.16 08:44
A Veja publica que, segundo Léo Pinheiro, o triplex no Guarujá era considerado pela OAS como "o apartamento do Lula", embora estivesse no nome da empreiteira...
Brasil 04.06.16 08:38
Se Marcelo Odebrecht reluta em entregar Lula, o mesmo não ocorre com Léo Pinheiro, da OAS...
Brasil 04.06.16 08:32
Romero Jucá, Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves estão entre os políticos graúdos que Marcelo Odebrecht arrastará para a lama.
Um conselho a Michel Temer: livre-se logo dos dois últimos.
Brasil 04.06.16 08:27
Em 27 de dezembro do ano passado, O Antagonista publicou com exclusividade que Edinho Silva e Giles Azevedo haviam exigido 100 milhões de reais da Andrade Gutierrez para a campanha de Dilma Rousseff...
Brasil 04.06.16 08:15
Na parte da reportagem que trata da delação de Marcelo Odebrecht, a Veja não cita o papel de Lula como lobista da Odebrecht. Apenas diz que MO capitaneou o movimento "Volta, Lula", doou 4,6 milhões de reais ao instituto do petista, pagou 3 milhões por suas palestras (sem aspas) e contratou Taiguara Rodrigues...
Brasil 04.06.16 08:11
Nas campanhas de 2010 e 2014, a Odebrecht distribuiu 100 milhões de reais no caixa 2. De acordo com a Veja, a delação de 50 executivos da empreiteira deverá pegar 13 governadores e 36 senadores.
É um terremoto.
Brasil 04.06.16 08:04
De acordo com a Veja, Marcelo Odebrecht dirá na sua delação que pagou por fora despesas da campanha presidencial de Aécio Neves...
Brasil 04.06.16 07:57
Marcelo Odebrecht, segundo a Veja, confirmará que a campanha de Dilma Rousseff foi financiada com propina depositada em contas no exterior...
Brasil 04.06.16 07:42
Na lista da propina da Odebrecht, figura um "Las Vegas". Em março, revelamos que "Las Vegas" havia recebido 50 mil reais, no post "Codinome 'Las Vegas': Douglas ou Anderson?"
Marcelo Odebrecht disse aos procuradores da Lava Jato que "Las Vegas" se referia tanto a Douglas Franzoni como a Anderson Dorneles...
Brasil 04.06.16 07:28
Em 18 de dezembro do ano passado, O Antagonista publicou com exclusividade que Anderson Dorneles, o "menino" de Dilma Rousseff, é sócio oculto do RedBar, que está em nome de seu amigo Douglas Franzoni, o "menino-satélite" da petista.
Marcelo Odebrecht, de acordo com a reportagem da Veja sobre a delação do empreiteiro, disse aos procuradores da Lava Jato que pagava uma "mesada" a Anderson Dorneles, via Douglas Franzoni...
Brasil 04.06.16 07:14
Dilma Rousseff ficou dois dias sem comida no Palácio da Alvorada. Não é dieta. É que o governo cortou o "cartão suprimento" que a equipe da presidente afastada tinha para fazer compras...
Brasil 03.06.16 21:49
Vamos repetir: Marcelo Odebrecht disse aos procuradores da Lava Jato que Dilma Rousseff lhe pediu 12 milhões de reais, por fora...
Economia 03.06.16 21:22
Em reunião com Moreira Franco, responsável por destravar as concessões, a Abdib propôs uma solução para o governo cobrir parte do rombo de R$ 170,5 bilhões, sem elevar a carga tributária. Trata-se de securitizar créditos que a União acumula junto a empresas que renegociaram dívidas tributárias. A primeira operação poderia gerar R$ 30 bilhões para o governo neste ano - praticamente o mesmo previsto para a CPMF. E, no ano que vem, poderia gerar o dobro, segundo Venilton Tadini, presidente da Abdib.


NO RADAR ON LINE
MPF pede medidas duras contra Renan, Jucá, Sarney e Cunha
Por: Severino Motta 
04/06/2016 às 6:13
Chumbo grosso contra o presidente do Senado
A bomba atômica que se anunciava para a semana passada ainda está nas mãos do relator da Lava-Jato no STF, Teori Zavascki.
Os principais alvos de uma série de pedidos do Ministério Público são a tríade peemedebista Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney, implicados na delação de Sérgio Machado.
Eduardo Cunha não está na delação de Machado. Mas Rodrigo Janot tratou dele no calhamaço que enviou a Teori.
Há medidas específicas — e duríssimas — requeridas para cada um.

Emílio Odebrecht não fará parte de delação do grupo
Por: Vera Magalhães 
04/06/2016 às 7:21
Em nome do pai
Ninguém na empresa tem dúvida de que Marcelo Odebrecht completará um ano preso, no dia 19.
Nos últimos dias, foi batido o martelo em um ponto polêmico: o patriarca Emílio Odebrecht não fará parte da colaboração judicial da cúpula do grupo — o que o Ministério Público tentou de todas as formas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA