PRIMEIRA EDIÇÃO DE 27-4-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
27 DE ABRIL DE 2016
Perde força no exterior a alegação de “golpe” no impeachment da presidente Dilma. Nenhuma embaixada brasileira no exterior recebeu instruções para difundir a versão petista junto aos governos onde representam o Brasil, tampouco junto a veículos de comunicação desses países. O próprio ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) tem mantido silêncio sobre o tema, em conversações no exterior.
Na Unasul, entidade dos países do continente, sábado (23), em Quito, Mauro Vieira só abriu a boca para felicitar a presidência da entidade.
Apenas o aspone Marco Aurélio Top-Top Garcia tomou a palavra em Quito para “denunciar o golpe no Brasil”. Ninguém lhe deu atenção.
Top-Top Garcia disse na Unasul que Dilma “cogita invocar a cláusula democrática”. Foi avisado que se o Brasil fizesse isso, seria derrotado.
A “cláusula democrática” pune países que sofram ruptura institucional. Não é o caso do Brasil, já rechaçou o Itamaraty por seu porta-voz.
Aos governistas que esperam “gratidão” de ministros do Supremo Tribunal Federal, para “salvar” Dilma, o professor Delfim Netto afirma haver aprendido, em sua longa vida pública, que “ministro do STF não tem passado, só tem futuro”. Observa que eles estão preocupados em trabalhar direito e serem lembrados pela qualidade jurídica dos seus votos, nunca por haver agradecido a própria nomeação com a toga.
Têm sido recorrente críticas a ministros do STF que, para “decepção” do PT, votam de acordo com sua convicção e a consciência.
No caso do Mensalão, o ministro-relator Joaquim Barbosa chegou a ser hostilizado por petistas por haver pedido a condenação dos meliantes.
Mensaleiros foram condenados e, no impeachment, Dilma coleciona derrotas no tapetão no STF de maioria nomeada por ela ou por Lula.
Como na Câmara, ex-senadores “independentes” que foram filiados ao PT mostram que no peito ainda bate o coração petista. No Rede, no PSB ou no PPS, comportam-se como linha auxiliar do governo.
O sociólogo gaúcho Denis Rosenfeld poderia estudar o fascínio das pessoas pelo poder, mas estava mais empenhado em se aproximar de Michel Temer. Quase desestabilizou a equipe do futuro presidente: entrou no ônibus agora e já queria sentar na janela da frente.
O advogado-geral de Dilma, José Eduardo Cardozo, não defenderá Dilma após seu afastamento. Primeiro porque ele será demitido, depois porque a proibição foi acatada pela comissão do impeachment.
O lobista Fernando Baiano rodou a baiana no Conselho de Ética. Ele falou que só começaria a depor depois que todos que estavam de pé se retirassem. E os seguranças da Câmara proibiram imagens.
Alessandro Teixeira (Turismo) adora extravagância. Foi exonerado em 2013 da secretaria-executiva do Ministério do Desenvolvimento, após flagrado usando carro oficial para levá-lo a uma academia em Brasília.
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) garante que o PMDB não fechará questão sobre o impeachment de Dilma. “Chance zero. Não há como engessar a consciência dos senadores do PMDB”, diz ele.
Os servidores da EBC, estatal de comunicações, estão revoltados com o governo Dilma, que decidiu cortar a hora-extra dos atuais funcionários, reduzindo-lhes os salários em até 60%.
Mesmo depois de concluído o processo de impeachment na Câmara, o relator, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), ainda se faz acompanhar de quatro seguranças. Diz ter sido ameaçado quando foi relator.
Como pode o presidente do Senado se reunir com Dilma enquanto uma comissão de senadores examina os crimes atribuídos a ela?

NO DIÁRIO DO PODER
CONCHAVO
PRESIDENTE DO SENADO RECEBE LULA, OUTRO INVESTIGADO PELA LAVA JATO
ENQUANTO SENADO JULGA DILMA, PRESIDENTE DA CASA RECEBE O 'QUASE-MINISTRO' LULA, ALVO DA OPERAÇÃO LAVA JATO
Publicado: 26 de abril de 2016 às 17:02 - Atualizado às 17:27
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu o ex-presidente e ministro-impedido da Casa Civil Luiz Inácio Lula da Silva, na residência oficial do Senado. O encontro, que não estava na agenda oficial do presidente do Senado até a tarde desta terça-feira, 26, estava marcado para as 15h, logo após a reunião da comissão especial que discute o impeachment da presidente Dilma, no Senado. O conteúdo da conversa foi mantido sob sigilo.
Ainda nesta terça, Renan tem encontro marcado com a presidente Dilma, no Palácio do Planalto. Na quarta-feira, será a vez de o senador se encontrar com o vice-presidente Michel Temer, também do PMDB.
A comissão do impeachment de Dilma no Senado definiu hoje o presidente, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), e o relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Os senadores governistas tentaram melar a eleição de Anastasia à relatoria da comissão, por ser tucano, mas a objeção foi vencida pela maioria dos votos no colegiado.
Tanto Renan Calheiros, quanto Lula são investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O MAIOR DE TODOS OS ROUBOS
Carlos Chagas
Do Mensalão ao Petrolão, do desvio no orçamento dos ministérios e das empresas públicas, do assalto aos bancos estatais e às encomendas de toda espécie celebradas à sombra dos governos federal, estaduais e municipais – salta aos olhos a rota para todos os roubos. Trata-se da desfaçatez com que os partidos políticos se lançam a exigir sua parte no butim.
Traduzindo: desde governos anteriores que as agremiações partidárias conseguiram estabelecer a teoria da participação no roubo. Dos grandes aos pequenos, impuseram a divisão dos ministérios conforme o tamanho de suas bancadas e de seus votos.
De José Sarney a Fernando Henrique, do Lula a Dilma, todos os presidentes compuseram suas equipes contemplando os partidos, sob pena de não poderem governar sem o apoio deles. Talvez por isso os partidos tenham se multiplicado tanto, hoje em número de 39.
Volta e meia surge a ideia da formação de equipes apolíticas e apartidárias, de alto nível ou seja lá o que for, mas a promessa costuma não durar. Cede à pressão fisiológica dos partidos que ameaçam destruir os governos se não conquistarem ministérios capazes de proporcionar-lhes lucros e sinecuras de toda espécie.
Ainda agora assistimos a quase extinta presidente Dilma dividindo seu governo, na tentativa de salvar-se. Assim como, mais grave ainda, o futuro presidente Michel Temer fazendo a mesma coisa. Pedaços da administração federal são retaliados, geralmente sem preocupação com a competência. Recebem a palavra mágica, a chave que lhes abrirá a caverna do Ali Babá. Quase sempre mancomunados com expressões do mundo financeiro e do próprio governo.
Basta atentar para a agenda do ainda vice-presidente, cercado de líderes partidários nadando feito piranhas ao redor do trono. Se os presidentes da República cumprem o dever de casa, chegam ao fim de seus mandatos. Caso contrário, são ejetados, como acontece agora com Madame e aconteceu com Fernando Collor.
A conclusão dessa relação desavergonhada é que a corrupção aumenta sempre, assim como de mandato para mandato diminui a eficiência dos governos. Locupletam-se todos, pelo menos até o momento em que a corda arrebenta. Como está para acontecer...

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
26/04/2016 ÀS 20:00

6:25

26/04/2016 ÀS 21:30


NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 27-4-2016 ÀS 6:27

GERAL 6:04

GERAL 4:22

GERAL 3:29


NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 27/04/2016 02:28
(Clique no título para ler a matéria)

NO O ANTAGONISTA
Brasil 27.04.16 06:46
Os blogueiros petistas vão falir sem a publicidade estatal.
Mas isso não é tudo.
Muitos deles podem ser também presos pela Lava Jato...
Brasil 27.04.16 06:45
Michel Temer, segundo o Estadão, “deverá rever os critérios da publicidade online do governo. A medida afetará os blogs alinhados com o atual governo petista que sobrevivem às custas desses recursos oficiais”...
Brasil 27.04.16 06:36
Mariz de Oliveira é advogado de Michel Temer nos processos da Lava Jato.
Por isso ele não pode ser ministro. Há um conflito de interesse escandaloso. Quem vai impedir o advogado de usar o cargo de ministro para defender seu cliente?...
Brasil 27.04.16 05:59
Duas semanas atrás, Mariz de Oliveira participou do Programa do Jô.
Ele disse que a TV é uma das principais causas da violência no Brasil...
Brasil 27.04.16 05:58
Michel Temer está cometendo um erro brutal.
Entrevistado pela Folha de S. Paulo, o advogado Mariz de Oliveira disse que foi convidado para o ministério da Justiça e “que aceitará se contornar os problemas do escritório"...
Brasil 27.04.16 05:47
Super-Moro está em Nova York.
Ontem ele foi homenageado pela Time como uma das 100 personalidades mais importantes do mundo.
Enquanto isso, Michel Temer convidava o advogado Mariz de Oliveira para o ministério da Justiça...
Brasil 26.04.16 22:30
Enquanto Renan Calheiros trama com Lula contra o impeachment, o PSDB discute se participa diretamente ou não do governo Michel Temer...
Brasil 26.04.16 21:12
Não, não é Eduardo Cunha. Não, não é Dilma, que nem política é.
O político com mandato mais daninho do Brasil é Renan Calheiros.
Brasil 26.04.16 20:53
O golpe de Renan e Lula só poderia ser dado com a anuência do Congresso, visto que a convocação de plebiscitos é de competência exclusiva do Congresso Nacional...
Brasil 26.04.16 20:37
A Folha noticia que, na reunião com Renan Calheiros hoje, Lula conversou com o peemedebista sobre como dar o golpe da convocação de eleições presidenciais antecipadas...
Brasil 26.04.16 18:53
O Estadão:
"Fernando Baiano, confirmou em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara ter feito pagamentos 'ilegais' a Eduardo Cunha...
Brasil 26.04.16 17:25
Hoje, Delcídio do Amaral faltou pela quarta vez ao Conselho de Ética do Senado. Os colegas desistiram de ouvi-lo.
O relatório final do processo contra ele será apresentado na próxima terça-feira.
Brasil 26.04.16 17:17
O Estadão noticia que, na reunião com Dilma hoje, João Pedro Stédile, Vagner Freitas e Guilherme Boulos foram cobrar a fatura da participação dos seus respectivos "movimentos" nas manifestações pró-impeachment...
Brasil 26.04.16 17:14
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Edmar Bull, saiu há pouco do gabinete do ministro interino do Turismo, Alessandro Teixeira...
Brasil 26.04.16 16:59
O Antagonista jamais se esquecerá do que ouviu de um senador...
Brasil 26.04.16 16:55
Lauro Jardim:
"A estratégia da defesa de João Santana era adotar uma linha mais agressiva, de contestação à Lava-Jato. Mas agora, isso mudou. O motivo foi a decisão de Teori Zavascki de deixar o processo definitivamente nas mãos de Sergio Moro...
Brasil 26.04.16 16:55
Marcelo Odebrecht vai continuar na cadeia.
Apesar de Gilmar Mendes e Dias Toffoli, que votaram pela prisão domiciliar.
Teori Zavascki, Carmen Lúcia e Celso de Mello salvaram o STF...
Brasil 26.04.16 16:37
A 2ª Turma do STF acaba de decidir, por 3 a 2, que Marcelo Odebrecht continuará preso. Condenado a 19 anos e quatro meses, MO está na cadeia desde junho do ano passado...
Brasil 26.04.16 16:35
A 2ª Turma do STF acaba de decidir que os ex-executivos da Odebrecht, Rogério Araújo e Márcio Faria da Silva, presos na Lava Jato, passarão a cumprir prisão domiciliar: usarão tornozeleiras eletrônicas, não poderão voltar ao trabalho nem sair do país, segundo o Jota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA