TERCEIRA EDIÇÃO DE 16-3-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA VEJA.COM
STF homologa delação premiada de Delcídio do Amaral
Senador disse em seus depoimentos que a presidente Dilma Rousseff interferiu diretamente para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato
Por: Laryssa Borges, de Brasília 15/03/2016 às 10:46 - Atualizado em 15/03/2016 às 12:42
O Ministro Teori Zavascki, relator dos processos do Petrolão no Supremo Tribunal Federal (STF), homologou na noite desta segunda-feira, 14. o acordo de delação premiada do ex-líder do Governo no Senado Delcídio do Amaral (afastado do PT-MS). Entre as revelações feitas pelo Senador nos depoimentos de colaboração com a Justiça estão a de que a presidente Dilma Rousseff teria aparelhado o Poder Judiciário, com a nomeação do Ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), para libertar empreiteiros enrolados no Petrolão, e a de que a petista tinha completo conhecimento da inviabilidade e teria feito ingerência para a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Confira a íntegra da delação de Delcídio.
LEIA MAIS:
Ao homologar a delação, Zavascki atesta a validade dos depoimentos e confirma que o Senador prestou informações espontaneamente às autoridades, sem coação de qualquer natureza.
O atestado da legalidade da delação do Senador ocorre às vésperas de o STF julgar recursos sobre o rito de impeachment contra a Presidente Dilma Rousseff. O levantamento do sigilo dos depoimentos prestados por Delcídio do Amaral deve ampliar a pressão política contra a petista e contra senadores citados pelo congressista, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A homologação do acordo de colaboração com a Justiça acontece também em meio às articulações para que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se torne Ministro no Governo Dilma e, com isso, adquira foro privilegiado e consiga remeter o processo que o investiga na Operação Lava Jato para o Supremo. Nos depoimentos que prestou no início do ano, o ex-líder do Governo no Senado implicou Lula ao afirmar que ele tinha pleno conhecimento do propinoduto instalado na Petrobras e de que atuou diretamente como o mandante do pagamento de dinheiro para calar testemunhas. Não é a primeira vez que o ex-Presidente é citado como o articulador para o silêncio de pessoas que poderiam o implicar. Delcídio também revelou que Lula e o ex-Ministro da Fazenda e da Casa Civil, Antonio Palocci, atuaram em 2006 para pagar o operador do Mensalão, o notório Marcos Valério, em troca do silêncio dele sobre o esquema de pagamento a parlamentares para a formação da base governista no primeiro mandato do PT no Palácio do Planalto.
O acordo de delação premiada do senador Delcídio do Amaral inclui 21 termos de declaração. Segundo a Procuradoria-Geral da República, "tal acordo foi firmado com a finalidade de obtenção de elementos de provas para o desvelamento dos agentes e partícipes responsáveis, estrutura hierárquica, divisão de tarefas e crimes praticados pelas organizações criminosas no âmbito do Palácio do Planalto, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Ministério de Minas e Energia e da companhia Petróleo Brasileiro SA entre outras". Pelo acordo de delação, Delcídio do Amaral se comprometeu a pagar 1,5 milhão de reais. Os depoimentos de Delcídio foram colhidos entre os dias 11 e 14 de fevereiro. Além de revelar detalhes sobre o escândalo de corrupção na Petrobras, o Senador disponibilizou uma casa sua na cidade de Campo Grande (MS) como garantia para o pagamento da multa acordada com o Ministério Público..
Nos depoimentos que prestou à Justiça, o Senador detalhou não só a trama envolvendo a compra do silêncio do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, como também a atuação do ex-Presidente Lula e da família do pecuarista e amigo de primeira hora do petista, José Carlos Bumlai, para comprar o silêncio de testemunhas do Petrolão.

Lula aceita ser ministro. Mas fator Delcídio complica anúncio
15/03/2016 às 13:51 - Atualizado em 15/03/2016 às 15:15
O ex-Presidente Lula bateu o martelo nesta terça-feira, 15 e decidiu aceitar o convite feito pela Presidente Dilma Rousseff para integrar o mais alto escalão do Governo Federal. O ministério que o petista vai assumir, porém, ainda não está definido. Lula é cotado para a Secretaria de Governo, comandada por Ricardo Berzoini, ou para substituir Jaques Wagner na Casa Civil - pastas hoje nas mãos de petistas, o que evita conflito com aliados da base para abrigar Lula. A decisão, no entanto, foi tomada antes da divulgação, por VEJA, de novas revelações feitas pelo senador Delcídio do Amaral em acordo de delação premiada. Delcídio joga o Ministro Aloizio Mercadante (Educação) no centro das investigações e também complica Lula, o que pode acabar mudando a composição feita anteriormente. "Isso já é fato consumado. A delação talvez apenas force o Governo a reavaliar a distribuição das pastas", afirma um parlamentar. Virtual candidato em 2018, o ex-Presidente quer assumir um ministério não de olho em suas pretensões eleitorais ou em busca de ajudar o País no momento de mais profunda crise. Lula, quer, na verdade, ganhar sobrevida nas investigações da Operação Lava Jato: com foro privilegiado, seu caso sai das mãos do Juiz Sergio Moro e passa a ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).(Marcela Mattos, de Brasília)

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 15-3-2016 ÀS 14:57

NO BLOG DO JOSIAS
Conversa vadia de Mercadante conduz a Dilma
Josias de Souza - 15/03/2016 15:25
Há cadáveres demais nos autos da Lava Jato. Insepultos, produzem um fedor lancinante. Como em toda grande tragédia, a contagem das vítimas do Petrolão é lenta. A pilha de corpos cresce a cada nova delação. Nesta terça-feira, 15, um pedaço das confissões do ex-líder governista no Senado Delcídio Amaral desabou sobre a cabeça de Aloizio Mercadante. Abatido, o Ministro leva o cheiro de enxofre para dentro do Palácio do Planalto. Até aqui, o excesso de mortos vinha ofuscando a imagem do principal defunto: o mandato de Dilma Rousseff.
A voz de Mercadante soou em gravações insólitas. Nelas, o ministro conversa com Eduardo Marzagão, principal assessor de Delcídio no Senado. Faz gestões para dissuadir a delação do Senador, que estava preso. Insinua que pode obter dinheiro para os advogados e fazer lobby em favor do preso junto aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e do STF, Ricardo Lewandowski.
Se perguntarem a qualquer petista quais são os três Ministros mais próximos e leais a Dilma, ele responderá: Mercadante, Mercadante e Mercadante. Como de hábito, a Presidente dirá que “não sabia” da movimentação de seu fiel escudeiro. Mercadante também se apressa em isentar madame. Difícil vai ser encontrar quem lhes dê crédito fora do pequeno círculo de áulicos composto pelos auxiliares que chamam Dilma de “presidenta”.
Num dos trechos da gravação, Mercadante afirma: “Eu sou um cara leal. A Dilma sabe que, se não tiver uma pessoa para descer aquela rampa, eu vou com ela até o final. Eu gosto do Delcídio, eu acho ele um cara muito competente, muito habilidoso, foi fundamental para o Governo, um monte de virtudes, muito mais jeitoso, ia atrás, se empenhava, fazia…”
Com sua lealdade excessiva, o Ministro ajudou a aproximar Dilma da porta de saída, que dá para a rampa do Planalto. Juridicamente, falta uma prova de que o Ministro falasse em nome da chefe. Politicamente, o óbvio vale como evidência. A credibilidade de Dilma aproxima-se um pouco mais do chão. Mercadante talvez já não tenha como acompanhá-la numa derradeira descida.
O comportamento do Ministro pode ser tipificado no Código Penal. Chama-se tentativa de obstruir a Justiça. Ironicamente, Delcídio havia sido preso pela mesma razão. Tentara comprar o silêncio do delator Nestor Cerveró. E foi pilhado em flagrante numa gravação feita por seu interlocutor, filho do ex-diretor da Petrobras. Enrolado, Delcídio suou o dedo a mais não poder. Entre os nomes que mencionou estão, além de Lula e Dilma, o vice Michel Temer, alternativa constitucional a Dilma, e o grão-tucano Aécio Neves, principal opção presidencial da oposição.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Terça-feira, março 15, 2016
O site do jornal O Estado de S.Paulo informa que a Oposição disse que irà à Procuradoria-Geral pedir a prisão do Ministro da Educação, acusado de tentar fazer negociação para evitar delação do Senador Delcídio Amaral. No áudio Mercadante conversa com o assessor direto de Delcídio, José Eduardo Marzagão. O ministro não tratou com o Senador, que estava preso, mas com José Eduardo Marzagão, assessor da estrita confiança do Senador. Eles se reuniram duas vezes no gabinete de Mercadante no Ministério. As conversas foram gravadas por Marzagão e entregues à Procuradoria-Geral da República por Delcídio, que, em depoimento, disse que o Ministro agira a mando de Dilma.
O Senador Delcídio Amaral entregou à Justiça gravações em que o Ministro do Educação Aloizio Mercadante conversa com seu assessor parlamentar para tentar dissuadi-lo de fazer a delação premiada.
Imaginem: O Aloísio Mercadante é o Ministro da Educação. Convenhamos, sob o PT o Brasil apodreceu. É um escárnio. Um país do tamanho do Brasil sendo governado por bandidos comunistas da pior espécie. 
Para ler em texto completo o conteúdo completo da gravação clique AQUI

NO O ANTAGONISTA
Brasil 15.03.16 18:29
O senador Delcídio do Amaral também confirmou na delação a conversa que teve com Lula sobre a CPI do Carf.
Segundo ele, o ex-presidente pediu que atuasse para derrubar a convocação do lobista Mauro Marcondes e do filho Luís Claudio Lula da Silva, ambos investigados na Operação Zelotes pela compra de medidas provisórias...
Brasil 15.03.16 18:15
Delcídio do Amaral confirmou em sua colaboração premiada que a obra da usina de Belo Monte rendeu R$ 30 milhões em propinas para o PT e o PMDB...
Brasil 15.03.16 18:06
Delcídio do Amaral disse em sua colaboração premiada que José Carlos Bumlai foi o responsável pela organização do Instituto Lula, que era sempre chamado pelo ex-presidente para resolver problemas e que ficou inicialmente responsável pela reforma do sítio de Atibaia...
Brasil 15.03.16 17:48
Dilma Rousseff já marcou distância de Aloizio Mercadante. Em nota, ela disse que "repudia com veemência e indignação a tentativa de envolvimento do seu nome na iniciativa pessoal do ministro Aloizio Mercadante"...
Brasil 15.03.16 17:32
Um ministro do Supremo ouvido por O Antagonista disse que a ação que tenta evitar a nomeação de Lula como ministro da Secretaria de Governo de Dilma deveria ter sido feita na Justiça Federal de primeira instância...
Brasil 15.03.16 17:23
Não se trata apenas de tentativa de suborno de uma testemunha, como já dissemos aqui, Aloizio Mercadante também fez uma ameaça velada a Delcídio Amaral...
Brasil 15.03.16 17:17
Aloizio Mercadante não tem mandato parlamentar, logo não precisa de flagrante para ser preso por obstrução...
Brasil 15.03.16 17:14
Lula deveria ter sido preso por tentar obstruir as investigações da Lava Jato...
Brasil 15.03.16 17:05
A ação movida pelo advogado catarinense Rafael Evandro Fachinello contra a nomeação de Lula para ministro foi distribuída e caiu nas mãos de Marco Aurélio Mello...
Brasil 15.03.16 17:05
Aloizio Mercadante diz que ficará no governo...
Brasil 15.03.16 17:02
A Procuradoria-Geral da República, segundo o Valor, "não vai pedir a prisão preventiva de Aloizio Mercadante. A avaliação é de que o Ministro não representa um risco às investigações da Lava Jato e, portanto, não há elementos para a medida"...
Brasil 15.03.16 17:00
O Estadão fez a conta...
Brasil 15.03.16 16:58
Lula a caminho do Palácio do Planalto.
O Brasil a caminho do precipício
Brasil 15.03.16 16:31
Em um dos trechos de sua colaboração premiada, Delcídio do Amaral disse que a família de Nestor Cerveró estava com dificuldades para pagar os honorários do advogado Edson Ribeiro...
Brasil 15.03.16 16:13

A Folha informa que Delcídio do Amaral não vai esperar ser expulso do PT, ele acaba de pedir desfiliação do partido...
Brasil 15.03.16 15:38
O Antagonista foi informado de que Lula, a alma mais honesta do planeta, disse que espera a renúncia de Aloizio Mercadante para poder assumir um ministério no governo Dilma...
Brasil 15.03.16 15:33
A nomeação de Lula representará um tapa na cara dos 4 milhões de brasileiros que foram às ruas no domingo, 13.
Brasil 15.03.16 15:22
Delcídio Amaral conversou com Lauro Jardim, de O Globo.
Ele partiu para o ataque, dizendo:
"Cadê o governo que se dizia republicano, que nada interferiria nas investigações?...
Brasil 15.03.16 15:21
Assistimos a um espetáculo grotesco: o de um ex-presidente da República reunido com os seus advogados para saber se usa ou não o governo para tentar fugir da Justiça...
Brasil 15.03.16 15:17
"O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello disse na manhã desta terça-feira à Rádio Estadão não ser correta qualquer suposição de que a Corte seja 'benévola' com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
Brasil 15.03.16 15:16
Aloizio Mercadante é insuperável.
Ele afirmou que “repudia” o que chamou de “tentativa” de envolvê-lo com procedimentos contrários ao “Estado Democrático de Direito”...
Brasil 15.03.16 15:11
Lula adiou a viagem para Brasília e está reunido com seu advogado Roberto Teixeira no Instituto Lula...
Brasil 15.03.16 15:09
Delcídio do Amaral narrou em detalhes a operação para comprar o silêncio de Marcos Valério, que cobrou R$ 220 milhões do PT para não revelar o envolvimento de Lula no mensalão...
Brasil 15.03.16 15:07
Aécio Neves "sem dúvida" recebeu propina em Furnas, disse Delcídio Amaral.
E Lula fez de tudo para que ele continuasse recebendo...
Brasil 15.03.16 14:59
O peemedebista Mauro Lopes desistiu do ministério da Aviação depois de se reunir com Michel Temer, segundo o Estadão...
Economia 15.03.16 14:49
Qual soma sairia dos cofres públicos para resgatar uma Petrobras, um BNDES ou uma Caixa? E os Estados, que já atrasam o pagamento dos servidores? Alguns bancos e gestoras de recursos começaram a fazer as contas de quanto custaria ao Brasil se grandes empresas começarem a quebrar. Segundo cálculos do FMI, no Brasil, os chamados passivos contingentes custam, em média, 8,3% do PIB.
"A Vice-Presidência da República trabalha com a perspectiva de que Dilma deixará o cargo, afastada pela abertura do processo de impeachment na Câmara, na primeira quinzena de abril"...ver mais
Brasil 15.03.16 14:13
Jorge Bastos Moreno disse que, ontem à noite, Dilma Rousseff adiou o assunto Lula.
"Já há quem aposte que ele pode não ir para o governo"...
Brasil 15.03.16 14:11
Delcídio do Amaral também confirmou o encontro de Dilma Rousseff com Ricardo Lewandowski e Teori Zavascki em Portugal para tratar da Lava Jato...
Brasil 15.03.16 14:00
Delcídio do Amaral revelou também o modus operandi de Luciano Coutinho no comando do BNDES.
Disse que, de uma forma "muito sutil", ele obrigava empresários beneficiados com empréstimos do BNDES a doar para campanhas do PT...
Brasil 15.03.16 13:49
Delcídio do Amaral, em sua delação, revelou que André Esteves repassou propina para Lula pelo "velho esquema de pagamento de palestras"...
Brasil 15.03.16 13:48
Aloizio Mercadante vai ser alvo de inquérito no STF por ter tentado subornar Delcídio Amaral.
Foi o que disse Andréia Sadi, da GloboNews.
Lula também tentou subornar os familiares de Nestor Cerveró...
Brasil 15.03.16 13:47
Na sua delação, destaca a Época, Delcídio afirma:
"André Esteves é um dos principais mantenedores do Instituto Lula; que isso se deve a Lula ter sido um grande sponsor dos negócios do BTG; que Lula era um alavancador eficaz de negócios...
Brasil 15.03.16 13:45
Delcídio do Amaral delatou à PGR a atuação do banqueiro André Esteves com o deputado Eduardo Cunha e com o senador Romero Jucá na elaboração de emendas a medidas provisórias de interesse do BTG...
Brasil 15.03.16 13:36
Delcídio do Amaral também não poupou Gleisi Hoffmann e Humberto Costa...
Brasil 15.03.16 13:30
No capítulo da delação intitulado "O Comando de Luiz Inácio Lula da Silva em todos os projetos do governo", Delcídio do Amaral faz uma análise da personalidade do petista, ressaltando que ele "nunca sabe de nada" e abandona todos os ex-companheiros...
Brasil 15.03.16 13:28
Delcídio do Amaral diz claramente, nos termos da delação, que Dilma Rousseff e José Eduardo Cardozo tentaram interferir no curso da Lava Jato, soltando presos, com a ajuda de Sigmaringa Seixas...
Brasil 15.03.16 13:19
Delcídio do Amaral fez um raio-x dos esquemas montados por Antonio Palocci como operador de Lula; Erenice Guerra, que operava para Dilma, e Silas Rondeau, homem do PMDB...
Brasil 15.03.16 13:11
O "pecuarista" amigão de Lula também foi "fundamental na liberação de financiamentos pelo BNDES" para os frigoríficos "Friboi, Marfrig e Bertin", segundo Delcídio do Amaral...
Brasil 15.03.16 13:08
Lula está fugindo de sua própria posse.
Segundo Lauro Jardim, "o caso da gravação feita por um assessor de Delcídio Amaral com Aloizio Mercadante, em que o ministro oferece até ajuda financeira ao senador, atrapalhou os planos do governo em anunciar hoje a ida de Lula para o ministério...
Brasil 15.03.16 13:06
Em sua delação, Delcídio do Amaral descreve diversos negócios de José Carlos Bumlai, entre eles a intermediação de empréstimos do BNDES e negócios da Petrobras em Angola.
Segundo Delcídio, ao comentar o tema com Lula, o ex-presidente disse que "André Esteves estava muito preocupado".
Brasil 15.03.16 12:54
O Antagonista obteve a íntegra da delação de Delcídio Amaral, homologada e disponibilizada por Teori Zavascki. À PGR, o senador petista confirmou o pedido de Lula para que ele ajudasse José Carlos Bumlai.
Lula estava preocupado com as delações de Fernando Soares e Nestor Cerveró. A mando de Lula, Delcídio propôs pagar pelo silêncio de Cerveró.
Brasil 15.03.16 12:53
Raul Jungmann vai convocar Jaques Wagner a dar explicações na Câmara sobre a sua acusação a Sergio Moro.
Brasil 15.03.16 12:43
Jaques Wagner acusou Sergio Moro de traçar um plano de criminalização da política.
O Antagonista foi ouvir um procurador da República sobre a acusação...
Brasil 15.03.16 12:40
O país de verdade voltou a derreter mais rápido com a notícia da ida do investigado Lula para o ministério de Dilma.
Façam alguma coisa já, deputados e senadores!
Brasil 15.03.16 12:32
A Folha de S. Paulo disse que Dilma Rousseff ficou "atônita" ao saber que Aloizio Mercadante tentou subornar Delcídio Amaral.
Mentira...
Economia 15.03.16 12:32
Com a notícia de que o ex-presidente Lula está prestes a aceitar comandar um ministério do governo Dilma, as ações de empresas estatais despencam na Bolsa. Os papéis do Banco do Brasil recuavam 15%, enquanto os da Petrobras caíam 10%.
Brasil 15.03.16 12:27
Em um dos trechos da conversa gravada pelo assessor de Delcídio do Amaral, reproduzida pela Veja, Aloizio Mercadante detalha a José Eduardo Marzagão como seria a operação para ajudar o senador petista, com a participação do ministro do TCU Bruno Dantas, indicado para o cargo por Renan Calheiros...
Brasil 15.03.16 12:20
No primeiro encontro com o assessor do senador, Aloizio Mercadante disse também que Delcídio do Amaral era "fundamental para o governo", falando em nome de Dilma Rousseff...
Brasil 15.03.16 12:10
Lauro Jardim informa que Lula já aceitou o ministério...
Brasil 15.03.16 11:53
Delcídio do Amaral foi preso porque o filho de Cerveró o gravou combinando maneiras de obstruir a Justiça...
Brasil 15.03.16 11:50
Aloizio Mercadante tentou subornar Delcídio Amaral porque o governo precisava desesperadamente esfriar a Lava Jato.
Em sua conversa gravada com o assessor de Delcídio, Mecadante citou as novas denúncias contra Dilma Rousseff, em particular as da Andrade Gutierrez...
Brasil 15.03.16 11:43
A revelação de Delcídio do Amaral sobre a promessa de Aloizio Mercadante de falar com Ricardo Lewandowski para liberá-lo no plantão de Natal confirmação informação publicada por O Antagonista em 15 de dezembro.
O plano não deu certo porque a divulgação da notícia acabou constrangendo Lewandowski...
Brasil 15.03.16 11:39
Aloizio Mercadante é homem de Dilma Rousseff.
Ao tentar subornar Delcídio Amaral, ele agiu em nome da presidente da República.
Pior: ele deu a entender que o presidente do STF estava em suas mãos...
Brasil 15.03.16 11:30
O governo ofereceu dinheiro para comprar o silêncio de Delcídio Amaral.
A oferta foi feita por Aloizio Mercadante a José Eduardo Marzagão, assessor de Delcídio, que gravou as conversas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA