SEGUNDA EDIÇÃO DE 14-3-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
LAVA JATO
LULA ENTREGA OKAMOTTO À PF COMO HOMEM DO DINHEIRO EM SEU INSTITUTO
EX-PRESIDENTE PÕE NA FOGUEIRA O PRESIDENTE DO INSTITUTO LULA
Publicado: 14 de março de 2016 às 13:35 - Atualizado às 15:29
Em seu depoimento prestado para a Polícia Federal na Lava Jato no dia 4 de março, quando foi levado de maneira coercitiva para depor por determinação do juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que nunca procurou empresas para pedir dinheiro para os projetos da entidade.
"Não, porque não faz parte da minha vida política, ou seja, eu desde que estava no sindicato eu tomei uma decisão: eu não posso pedir nada a ninguém porque eu ficaria vulnerável diante das pessoas", afirmou o petista, investigado na Lava Jato por suspeita de ter utilizado sua entidade e suas palestras para receber propinas de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras.
Evasivo, o ex-presidente atribuiu a Paulo Okamotto, presidente do instituto, e aos quatro diretores da entidade - Clara Ant, Celso Marcondes, Paulo Vannuchi e Luiz Dulci - a responsabilidade por pedir recursos e cuidar dos projetos da entidade.
Ele afirmou ainda que "não gosta" de participar das reuniões da diretoria do seu instituto porque tem a ideia de "que os diretores têm que ter muita autonomia" com relação a ele, afirmou o petista.
A movimentação financeira do Instituto Lula e da empresa de palestras do ex-presidentes LILS é uma das frentes de investigação da Lava Jato contra Lula. 
Segundo a força-tarefa, a maior parte do dinheiro que entrou no Instituto Lula e na LILS Palestras, entre 2011 a 2014, saiu de empresas do esquema Petrobras: Camargo Correa, OAS, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e UTC. Os investigadores apuram se teria havido repasses de propinas do esquema de corrupção por meio destes pagamentos.
Os investigadores informaram que no instituto, as empreiteiras foram responsáveis pelo ingresso de R$ 20,7 milhões de um total de R$ 35 milhões contabilizados. Na LILS, foram R$ 10 milhões.
Questionado sobre quem tem a função de pedir recursos para os projetos da entidade, o ex-presidente citou a direção. Os delegados da Polícia Federal, então, perguntaram quem era a pessoa específica responsável por pedir as doações. "Deve ser o tesoureiro e o diretor financeiro do instituto", respondeu o petista.
Indagou pelo delegado quem seriam essas pessoas, Lula respondeu. "Hoje eu acho que é o Celso Marcondes, mas isso funciona como qualquer instituto, do Fernando Henrique Cardoso, do Sarney, do Bill Gates, do Bill Clinton, do Kofi Annan", respondeu Lula, que afirmou ainda que a entidade não tinha diretor financeiro nos últimos oito anos.
Os delegados insistiram no assunto e chegam a perguntar se mais alguma pessoa no Instituto pedia recursos.
"Deve ter mais gente que pedia, aí teria que perguntar pra quem conhece", respondeu o ex-presidente. O delegado, mais na frente do depoimento, questiona então quem seriam os diretores financeiros.
"O Paulo Okamotto, pode perguntar para o Paulo quem é que pedia" disse o petista. Sem dar uma resposta objetiva, o ex-presidente afirmou ainda que "acha" que Okamotto pode pedir doações para a entidade e, ao ser questionado se já ouviu Okamotto comemorar ou mesmo noticiar o recebimento de doação para o Instituto, Lula disse apenas "não".
Lula chegou a fazer uma brincadeira sobre suas movimentações financeiras quando questionado sobre a quantia de dinheiro que entrava mensalmente na entidade.
"Nem no instituto e nem em casa eu cuido disso, em casa tem uma mulher chamada dona Marisa que cuida e no instituto tem pessoas que cuidam”, afirmou o petista, em referência a sua esposa Marisa Letícia.(AE)

NO O ANTAGONISTA
Brasil 14.03.16 16:09
No telefonema filmado por Jandira Feghali, Lula disse a Dilma Rousseff que o promotor Cassio Conserino deveria enfiar o processo no c*...
Brasil 14.03.16 15:57
Acabou, Lula.
Lavagem de dinheiro é uma questão a ser resolvida com o juiz Sergio Moro...
Brasil 14.03.16 15:41
O juiz Sergio Moro vai assumir toda a investigação contra Lula.
A decisão foi tomada pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, que analisou a denúncia contra Lula apresentada pelos promotores de São Paulo e resolveu encaminhá-la ao juiz Sergio Moro, porque o crime de lavagem de dinheiro, relativo ao triplex, é federal...
Economia 14.03.16 14:47
A projeção para o PIB deste ano foi revisada de queda de 3,2% para recuo de 3,6% pelo Goldman Sachs após o IBC-Br, índice de atividade econômica, mostrar retração mais acentuada do que a esperada pelo mercado em janeiro. “O PIB real contraiu em 13 dos últimos 14 meses e está agora no mesmo nível de março de 2010. Esperamos que o PIB real contraia novamente em fevereiro”, afirma Alberto Ramos, economista-sênior do Goldman Sachs, em relatório.
Brasil 14.03.16 14:40
O cinismo de Lula no depoimento à PF é impressionante, mesmo para ele.
Vejam o que o petista respondeu sobre o triplex...
Brasil 14.03.16 14:26
Ao longo do depoimento, Lula xingou e questionou a atuação de delegados e procuradores, mas foi especialmente enfático contra o promotor Cassio Conserino...
Brasil 14.03.16 14:21
Ao final do depoimento à Lava Jato no dia 4, Lula repetiu o que diria depois na coletiva de imprensa e foi além. Disse que será candidato em 2018 e desafiou a Justiça. "Vão ter que ter coragem de me tornar inelegível."...
Brasil 14.03.16 13:49
Em seu depoimento no dia 4 de março, Lula confirmou à Lava Jato que é amigo de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Ele revelou também que esteve com o empreiteiro no sítio Santa Bárbara em Atibaia...
Brasil 14.03.16 13:04
Lula, sobre o triplex e offshore do Panamá:
Declarante: Eu acho que eu estou participando do caso mais complicado da história jurídica do Brasil, porque tenho um apartamento que não é meu, eu não paguei, estou querendo receber o dinheiro que eu paguei, um procurador disse que é meu, a revista Veja diz que é meu, a Folha diz que é meu...
Brasil 14.03.16 12:58
Lula se embaralhou ao responder as perguntas sobre o sítio de Atibaia...
Brasil 14.03.16 12:56
Lula mentiu descaradamente à PF, quando disse que jamais se reuniu no Palácio do Planalto com José Carlos Bumlai...
Brasil 14.03.16 12:43
Lula, que há quase quatro décadas só pisa em chão de fábrica para fazer campanha eleitoral ou inaugurar unidades de empresários amigos, vitimizou-se dando uma de pobre metalúrgico enquanto comia um lanche oferecido pela PF...
Brasil 14.03.16 12:41
Ao falar de sua relação com José Carlos Bumlai, Lula negou que tenha se reunido com o empresário no Palácio do Planalto uma única vez...
Brasil 14.03.16 12:37
Lula diz que suas palestras têm o valor fixo de 200 mil dólares...
Brasil 14.03.16 12:37
Lula diz que suas palestras têm o valor fixo de 200 mil dólares...
Brasil 14.03.16 12:26
Lula foi questionado sobre o apoio operacional para suas palestras. Embora conte com equipe de seguranças custeada pelo Estado e que o acompanha para toda parte, o ex-presidente disse que só dá palestras se tiver avião particular.
"Se quiser me contratar tem que pagar avião, senão não contrata."...
Brasil 14.03.16 12:14
Lula disse à PF que o dinheiro recebido pelo instituto, pelo menos 20 milhões de reais, é menos do que ele precisava. Mas, se Lula não sabe de nada, como pode afirmar isso?
Leiam mais esse trecho...
Brasil 14.03.16 12:10
No interrogatório de Lula, ficou claro que funcionários do Instituto Lula são usados para atividades da empresa de palestras LILS, num confusão de funções que se estende à gestão financeira...
Brasil 14.03.16 12:06
Lula justificou dessa maneira o fato de o seu instituto não ter doado nem mesmo um centavo a um país miserável ou a uma região pobre do Brasil...
Brasil 14.03.16 12:02
Lula também foi questionado sobre outra empresa em nome do filho Sandro Lula, a Flex BR, que recebeu dinheiro do Instituto Lula...
Brasil 14.03.16 12:00
Lula foi questionado sobre as empresas de seus filhos. Como sempre, negou conhecer...
Brasil 14.03.16 11:55
A PF perguntou a Lula sobre Rogério Aurélio Pimentel, o aloprado que levou quase 200 mil reais em dinheiro vivo à Rodrigues do Prado, a empresa que cuidou das obras do sítio de Lula:
Delegado da Polícia Federal:- Pois é. O senhor conhece Rogério Aurélio Pimentel?...
Brasil 14.03.16 11:54
Lula disse que nunca pediu doações e que tomou a decisão de não pedir nada a ninguém, para não ficar "vulnerável diante das pessoas".
Não quer dizer que ele não possa aceitar, caso ofereçam um sítio, um triplex, um jatinho...
Brasil 14.03.16 11:47
Questionado pela Polícia Federal sobre a existência de outras sedes do Instituto Lula, o ex-presidente negou.
Mas ao ser confrontado com informações de outro imóvel alugado em São Bernardo do Campo, onde a PF encontrou documentos pessoais, contratos e notas fiscais, Lula afirmou que sabia da existência e confirmou até o nome do dono do imóvel...
Brasil 14.03.16 11:47
Lula admitiu ter recebido dinheiro de todas as empreiteiras. Depois, tentou corrigir:
Delegado da Polícia Federal:- Então é possível, por exemplo, que o próprio Paulo Okamotto ou a Clara Ant tenham pedido doações a qualquer empresa, entre elas a Camargo Correa?...
Brasil 14.03.16 11:45
Lula chegou ao cúmulo da desfaçatez.
"Eu era, na verdade eu era a fotografia do instituto, eu era a cara do instituto, era não, eu sou a cara do instituto, o instituto está ali por minha causa, o do Clinton só existe por conta dele, o do Kofi Annan só existe por conta dele, qualquer instituto só existe em função da cara da pessoa que dá o nome, o Instituto Mandela existe por causa do Mandela, então o instituto vai existir, eu não sei se vai persistir quando eu morrer, mas enquanto eu existir está lá o instituto."
Brasil 14.03.16 11:42
A resposta é sempre a mesma. Lula não sabe nada:
Delegado da Polícia Federal:- Mudando um pouquinho de assunto agora, o senhor conhece a empresa G4 Entretenimento e Tecnologia Digital?
Declarante:- Eu não conheço, mas eu sei que acho que é do, o meu filho acho que era sócio dela, G4...
Brasil 14.03.16 11:40
Como mostramos no post anterior, Lula mais uma vez tirou o corpo fora ao responder questionamentos da Polícia Federal sobre sua responsabilidade na gestão do Instituto Lula.
O ex-presidente disse à PF que só é "presidente de honra"...
Brasil 14.03.16 11:37
Em seu depoimento à PF, Lula confirmou que seu instituto, que combate a fome no mundo, jamais doou um centavo a ninguém, embolsando integralmente o dinheiro pago pelas empreiteiras:
Delegado da Polícia Federal:- E foi enviado algum recurso para a África para eventualmente ajudar na miséria ou fome, alguma coisa assim?
Declarante:- Não, não...
Brasil 14.03.16 11:20
Ainda segundo O Globo, sobre pedir dinheiro a empresas, Lula afirmou o seguinte...
Brasil 14.03.16 11:17
O Globo publica que, no seu depoimento à Lava Jato, "pessoas do seu instituto podem ter pedido dinheiro a empresas do petróleo"...
Brasil 14.03.16 10:36
No próximo dia 24, o PMDB completa 50 anos...
Brasil 14.03.16 09:52
Renato Janine Ribeiro disse a uma revista bancada com dinheiro público que a imprensa brasileira mente...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA