PRIMEIRA EDIÇÃO DE 21-3-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
21 DE MARÇO DE 2016
Virou motivo de piada, entre deputados e senadores, o papel de “articulador político” que se espera do ex-Presidente Lula na Chefia da Casa Civil do Governo. Os políticos morrem de medo de grampos da Polícia Federal como o diabo foge da cruz, por isso eles lembram a dificuldade de conversar ao telefone com Lula: investigado por corrupção, certamente terá o telefone grampeado por ordem da Justiça.
O conchavo político “não é bonito de se ouvir”, lembra um deputado do PR-MG, daí o temor de flagrantes em conversas pouco “republicanas”.
O petista José Guimarães (CE) reclamou a Lula, em conversa gravada, do trato “republicano demais” com Estados. Não é bonito de se ouvir.
Para conversar com Lula, dizem parlamentares, “somente em sauna e após exame proctológico”, disse um deputado do PP de São Paulo.
Mesmo com seu caso deslocado para o Supremo Tribunal Federal, o ex-Presidente Lula continuará na condição de investigado.
O ex-Líder do Governo Dilma no Senado, Delcídio do Amaral, confirmou o velho adágio popular segundo o qual “passarinho na gaiola pia mais”: ele começou a falar tudo o que sabe, entregando os esquemas de corrupção no Governo, tão logo foi preso por ordem do Ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Mas, desde o primeiro depoimento, deixou clara sua opção pelo acordo de delação.
Com memória que recebeu elogios dos quatro procuradores que o interrogaram, Delcídio abriu as portas do inferno para os políticos.
Delcídio contou aos procuradores, com impressionantes pormenores, o esquema de corrupção iniciado em 2004, no primeiro Governo Lula.
Diante do teor da delação de Delcídio, as bravatas de Dilma e Lula mostram que eles ainda não fazem a menor ideia de que a casa caiu.
Enquanto brasileiros que o admiram saem às ruas clamando pelo impeachment e por dignidade na política, o Ministro Joaquim Barbosa, precocemente aposentado do STF preferia palpitar no twitter sobre o novo ministro da Suprema Corte dos Estados Unidos.
A festa dos 50 anos do PMDB, dia 30, fará homenagem ao saudoso Deputado Ulysses Guimarães, que presidiu a Constituinte. Com direito até rap de Gabriel O Pensador, criado para celebrar a data.
A maldição da Casa Civil do PT ataca: após José Dirceu, Antonio Palocci e Erenice Guerra é a vez de Jaques Wagner, Dilma Rousseff e o Ministro Luiz Inácio serem atingidos pela “maldição da Casa Civil”.
Andrea Matarazzo saiu do PSDB para evitar uma derrota humilhante nas prévias do partido. Após 25 anos de tucanato, não conseguiu se viabilizar candidato a Prefeito na cidade onde é Vereador.
Em reunião entre o ex-Presidente Lula e Nelson Barbosa (Fazenda), o Ministro tentou engrenar conversa sobre a reforma da Previdência. Foi cortado imediatamente por Lula, que acha não ser este o momento.
O Planalto deflagrou operação para descobrir por que os telefones presidenciais não estavam criptografados. É a segunda vez que Dilma é grampeada. A primeira causou mal estar diplomático com os EUA.
O Vice Michel Temer adiou reunião pedida por Lula, semana passada, e viajou para São Paulo, evitando um novo encontro. Só planeja retornar após costurar o rompimento do PMDB com Dilma, dia 29.
Senadores da CPI do HSBC conseguiram ajuda da Polícia Federal para descodificar os dados secretos enviados pela França ao Brasil. Antes, quando abriram os arquivos, viram só uma “sopa de letrinhas”.
A “carta aberta” tentando desdizer o que disse mostra o ex-Presidente Lula acovardado perante a Justiça?

NO DIÁRIO DO PODER
CORRUPÇÃO
COM MEDO QUE MORO MANDE PRENDER LULA, ADVOGADOS PEDEM HABEAS CORPUS AO STF
HABEAS CORPUS TENTA ANULAR DECISÃO QUE DEVOLVEU CASO AO JUIZ
Publicado: 21 de março de 2016 às 00:57 - Atualizado às 01:00
Com medo da decretação da prisão do ex-Presidente Lula já nesta segunda-feira (21) pelo Juiz Federal Sergio Moro, advogados contratados para defender o petista ingressaram neste domingo, 20, com um habeas corpus, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a decisão do ministro Gilmar Mendes sobre o petista na Casa Civil do Governo Dilma. O Ministro suspendeu a nomeação de Lula para a Pasta e determinou o retorno do inquérito envolvendo o ex-presidente para o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações penais da Operação Lava Jato na 1ª Instância.
Apavorada com a consequência mais temida dessa providência, que seria a prisão do ex-Presidente por crimes como tentativa de obstrução da Justiça, a exemplo do que ocorreu ao Senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), a defesa alega que a decisão de Mendes "é nula", pois caberia ao Ministro Teori Zavascki, como relator prevento, examinar a decisão do Juiz Sérgio Moro de remeter os processos ao STF. Além disso, argumentam que Gilmar Mendes já havia se manifestado sobre o assunto fora dos autos, com prejulgamento da causa.
A ação pede ao STF que suspenda do trecho da decisão de Gilmar Mendes que determinou o retorno das ações ao Juiz Sergio Moro, apontando a relevância dos fundamentos e, ainda, o fato de Lula já haver sido vítima de arbitrariedades praticadas pela 13a. Vara Federal Criminal de Curitiba’, informou nota divulgada pela defesa do petista.
Neste domingo, 20, a Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder, havia revelado que um grupo de cerca de vinte advogados de oito escritórios diferentes estavam debruçados sobre o caso de Lula, procurando saídas para blindar o ex-Presidente de quaisquer iniciativa da Justiça, como por exemplo mandado de prisão.
A íntegra da nota
Os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Zanin Martins e Roberto Teixeira, acompanhados pelos juristas CELSO ANTÔNIO BANDEIRA DE MELLO, WEIDA ZANCANER, FABIO KONDER COMPARATO, PEDRO LEIVA ALVES PINTO SERRANO, RAFAEL VALIM e JUAREZ CIRINO DOS SANTOS impetraram hoje (20/03/2016) habeas corpus no Supremo Tribunal Federal contra decisão proferida na última sexta-feira, 18, pelo Ministro Gilmar Mendes. Mendes, além de suspender o ato de nomeação do ex-Presidente Lula para o cargo de Ministro Chefe da Casa Civil a pedido do PPS e do PSDB, também determinou o retorno das ações e dos inquéritos contra Lula ao Juiz Sérgio Moro, que havia declinado da competência por meio de decisão proferida no dia 16/03/2016. Os advogados e os juristas alegam que a decisão de Mendes é nula, pois caberia ao Ministro Teori Zavascki, como relator prevento, examinar a decisão do Juiz Sérgio Moro de remeter os processos ao STF. Além disso, argumentam que Gilmar Mendes já havia se manifestado sobre o assunto fora dos autos, com prejulgamento da causa. A ação pede ao STF que suspenda do trecho da decisão de Gilmar Mendes que determinou o retorno das ações ao Juiz Sergio Moro, apontada a relevância dos fundamentos e, ainda, o fato de Lula já haver sido vítima de arbitrariedades praticadas pela 13a. Vara Federal Criminal de Curitiba. 
O Habeas Corpus está disponível em www abemdaverdade.com.br

A HORA DO ARREPENDIMENTO
Carlos Chagas
Supondo-se que até o final da semana venha a ser resolvida essa ridícula questão da posse do ex-Presidente Lula na Chefia da Casa Civil da Presidente Dilma, passa-se ao principal: para que o antecessor foi convocado? Para inaugurar um novo Governo, entrando no palácio do Planalto com plano de ação e até uma listinha de novos ministros? Não como capitão de time, mas marechal do exército atualmente em retirada?
Ou subordinado fiel e obediente cumpridor das ordens da Comandante? Quando baterem de frente, pois nessas situações são mais do que naturais as divergências, para que lado marchará a tropa?
Há quem conclua por antecipação que Madame incorreu em grave erro ao convocar o antecessor para o seu time. Serão dois anos e oito meses de tensões permanentes, situação demonstrativa da conclusão de que o PT ia perdendo a guerra. As manifestações de domingo passado, 13-3-2016, não deixam dúvidas sobre terem sido bem superiores às da recente sexta-feira, 18-3-2016.
Acontecerá o quê, caso batam de frente Dilma e Lula? Não se duvida da hipótese de que alguns ministros venham a insurgir-se contra orientações do novo Chefe da Casa Civil? A quem Madame dará preferência?
Lula enfrentará outro tipo de problemas. A família abrirá mão de confortável residência em São Paulo, mesmo sem características de triplex, ou de um sítio próximo e ameno, para vir morar no cerrado? Mesmo com mansões a seu dispor, hesitará em trazer para Brasília toda a tralha levada para a Paulicéia. Ficar na ponte aérea equivalerá a um retrocesso, mas morar separado da mulher e dos filhos, pior ainda.
Como será cuidado o Instituto Lula? Paulo Okamoto ficará lá ou aqui? Admite-se um chefe da Casa Civil afastado da sede do Governo? E durante as sucessivas viagens pelo País, quem ocupará as instalações presidenciais? Claro que Dilma, mas o constrangimento estará presente todos os dias.
Sempre que o Lula receber convites para palestras no Exterior, em que condição será recebido pelas autoridades lá de fora? Ex-Presidente da República ou Chefe da Casa Civil? Em que conta bancária será depositado seu cachê?
Para cada lado que o ex-Presidente se volte encontrará problemas. Será que nos momentos de reflexão não lhe passará pela cabeça concluir haver praticado uma imensa besteira?

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
21/03/2016 às 7:00 \ Direto ao Ponto
É mais que uma pesquisa de opinião o que o Datafolha divulgou neste sábado, 19. É o atestado de óbito do lulopetismo. É o boletim médico sobre um paciente em estado terminal. É o anúncio fúnebre da morte política de Lula. É também o retrato do novo País que se mira no exemplo da república de Curitiba. E é o convite para o carnaval temporão que festejará o fim da Era da Canalhice. Até estatal da estatística se rendeu à realidade visível a olho nu.
O Datafolha já admite que, em cada dez brasileiros, sete acham ruim ou péssimo o governo Dilma Rousseff, apoiam o impeachment e sabem que Lula quer virar Ministro para escapar da Lava Jato pelo atalho do foro privilegiado. O truque obsceno só serviu para engordar a impopularidade do farsante, hoje espraiada por todas as classes sócio-econômicas. Desde novembro, a taxa de rejeição a Lula subiu dez pontos porcentuais: já são quase 60% os que não votariam de jeito nenhum no embusteiro desmascarado pela Lava Jato.
Passam de 80% os que aplaudem a decisão do Juiz Sérgio Moro que obrigou o dono do sítio que não é dele a depor na Polícia Federal. No ranking dos governos mais corruptos da História, a turma de Lula só perde para o bando de Dilma. Conjugados, os índices produzidos pelo levantamento estraçalharam a fantasia vendida aos devotos que se juntaram na Avenida Paulista neste 18 de março. Eles se imaginavam participantes de um ato político. Era um funeral.
A última semana deste verão foi a mais assombrosa semana do mais assombroso dos verões. A vertiginosa sucessão de espantos começou no domingo em que milhões de brasileiros protagonizaram a maior manifestação popular desde a chegada das caravelas. Na segunda-feira, 14, ao convidar o padrinho em apuros para assumir o Ministério que lhe aprouvesse, Dilma Rousseff confirmou que não perde nenhuma chance de enfiar o sorvete na testa.
Na terça-feira, 15, mais revelações do Senador Delcídio do Amaral mostraram Lula e Dilma afundados até o pescoço no lamaçal do Petrolão. No mesmo dia, o PMDB antecipou o desembarque da nau dos insensatos e a Câmara dos Deputados desengavetou o fantasma do impeachment. Na quarta-feira, 16, a nomeação para a Chefia da Casa Civil de um caso de polícia fez a temperatura aproximar-se do ponto de ebulição.
Esse ponto foi alcançado no mesmo dia pelo recrudescimento das manifestações de protesto — e amplamente ultrapassado pela divulgação de conversas gravadas pela Polícia Federal que escancaram a mente escura e a alma sórdida de Lula e parceiros. Na quinta-feira, 17, Dilma ratificou a opção preferencial pela boçalidade com a intensificação de ataques frontais a Sérgio Moro.
Na sexta-feira, 18, o The New York Times dedicou à crise brasileira um editorial que qualificou de “ridículas” as explicações gaguejadas por Dilma para justificar a nomeação de Lula — suspensa pelo Ministro Gilmar Mendes até que o Plenário do Supremo Tribunal Federal delibere sobre o caso. Um dos tantos iludidos pelas tapeações do mágico de cabaré, o mais importante jornal do mundo descobriu que o pai dos pobres era a camuflagem de um meliante.
Na manhã de sábado, 19, a capa de VEJA destacou uma das muitas afirmações de alto teor explosivo que emergem da entrevista exclusiva com Delcídio do Amaral: “Lula comandava o esquema”. O esquema a que se refere o ex-líder do Governo no Senado envolve a Presidente da República, Ministros de Estado e outros figurões que, para se safarem do castigo reservado aos arquitetos do Petrolão, tentaram sabotar a Operação Lava Jato. No fim da tarde, o Datafolha publicou a pesquisa.
Os últimos sete dias do Verão precipitaram a tempestade perfeita. O Outono promete lavar a alma do País que presta. Lula e Dilma terão motivos de sobra para acreditar que abril é mesmo o mais cruel dos meses.

20/03/2016 às 14:39 \ Opinião
Publicado no Estadão
Qual é o verdadeiro Lula? Aquele que, sem saber que estava sendo ouvido, afirma que o STF e o STJ estão “totalmente acovardados”; cobra gratidão do Procurador-Geral da República pelo fato de ter sido nomeado pelo Governo petista; classifica de “palhaçada” a denúncia de que é alvo por parte do Ministério Público; manda policiais e procuradores enfiar em lugar impublicável as investigações que o envolvem; ou aquele que, em “carta aberta” obviamente escrita por gente alfabetizada, tenta corrigir o devastador efeito negativo da divulgação de suas conversas telefônicas legitimamente gravadas e divulgadas – não “vazadas” – pela Operação Lava Jato?

BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL6:55
GERAL6:53
GERAL6:45
GERAL5:21

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 21/03/2016 04:16
Longe dos refletores, intensificaram-se nos últimos dias os contatos do PSDB com o Vice-Presidente da República Michel Temer. Em conversas realizadas abaixo da linha d’água, o tucanato tenta pavimentar com o substituto constitucional de Dilma o caminho que leva ao impeachment.
Avalia-se que, para chegar aos 342 votos necessários à aprovação do impedimento da Presidente no Plenário da Câmara, falta apenas a garantia de que o PMDB de Temer fala sério quando diz que romperá com o Governo na reunião do diretório convocada para 29 de janeiro.
Os tucanos se achegaram a Temer antes que Lula tivesse a oportunidade de deflagrar a operação ‘fica, PMDB’. Fazem isso porque atingiram uma rara unidade interna. Estavam divididos.
Aécio preferia que Dilma fosse cassada pelo TSE, com a consequente convocação de nova eleição. Serra, com um pé no Ministério do hipotético governo Temer, torcia pelo afastamento via Congresso. E Alckmin desejava manter a Presidente petista sangrando no cargo até 2018.
O agravamento da crise empurrou a cúpula do PSDB para uma unidade a favor do impeachment, agora visto como melhor alternativa também por Fernando Henrique Cardoso. Há um consenso também em relação à inevitabilidade de participação num eventual Governo de transição comandado por Temer.

Josias de Souza - 20/03/2016 21:31
O Delegado da Polícia Federal, Igor de Paula, Coordenador da Operação Lava Jato, disse que os investigadores já não têm dúvidas quanto à propriedade do sítio de Atibaia e do tríplex do Guarujá. Afirmou que, embora estejam registrados em nome de outras pessoas, “a equipe de investigação tem 100% de certeza de que os dois imóveis pertencem à família do ex-Presidente” Lula.
Em entrevista à revista Veja, o delegado acrescentou: “Na última perícia minuciosa que fizemos no sítio não encontramos um item sequer pertencente a alguém que não seja da família do ex-Presidente. Tudo o que está lá é dele, incluindo camisetas e canecas com o escudo do Corinthians, além de uma série de fotografias de parentes. Está tudo filmado e fotografado.”
Segundo Igor de Paula, a colaboração do fisco foi vital: “A Receita Federal é parte fundamental nessa investigação. Na 24ª fase da Lava Jato, por exemplo, que apura a realização de benfeitorias no sítio de Atibaia e no tríplex do Guarujá, do ex-Presidente Lula, os documentos fornecidos pela Receita foram decisivos para levantarmos quem fez as obras, quem encomendou e quem pagou. Hoje, tudo o que é investigado pela PF na Lava Jato é compartilhado com a Receita Federal.”
Em sua defesa, Lula afirma que não é dono de nenhum dos imóveis. Ironicamente, o delegado Igor de Paula disse concordar com a tese segundo a qual a PF foi fortalecida no Governo Lula. “Do ponto de vista funcional, tivemos no Governo do PT um avanço que hoje nos permite atuar com mais independência em determinados procedimentos, como o destino que se dá a um certo inquérito. Isso não deixa de ser paradoxal — o Governo que nos deu mais autonomia para atuar é o mais atingido pelas investigações até agora.”

NO BLOG ALERTA TOTAL
Segunda-feira, 21 de março de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Politicamente acabada há muito tempo, a Presidenta Dilma Rousseff corre sério risco de ser processada criminalmente por tráfico de influência e tentativa de obstrução do poder Judiciário. Esta segunda acusação pode ser oferecida contra Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma também incorre em crime de responsabilidade, já que ela e Lula tramaram a nomeação para a Casa Civil, com o objetivo principal de emprestar foro privilegiado de julgamento ao ex-Presidente no Supremo Tribunal Federal.
(....)

NO O ANTAGONISTA
Brasil 21.03.16 07:59
José Serra negocia com Michel Temer um pacto para o novo Governo.
Ele deu uma entrevista sobre o assunto ao Estadão...
Brasil 21.03.16 07:55
As empresas de consultoria tentam estimar a probabilidade de impeachment...
Brasil 21.03.16 07:19
Os Ministros do STF precisam ler o editorial do Estadão:
"O PT mostra que é capaz de ir ainda mais longe em sua perversa retórica. Diante dos avanços da Operação Lava Jato, o partido não tem se contentado em dizer que o que fez não foi ilegal ou que seu líder e seu séquito não são criminosos. Apregoam abertamente a ideia de que os criminosos estão do outro lado do balcão...
Brasil 21.03.16 07:05
Além de operar para o PMDB, Raul Schmidt, preso em Portugal na 25° fase da Lava Jato, operava também para o PT.
Ele pagou propina a Renato Duque, Jorge Zelada e Nestor Cerveró...
Brasil 21.03.16 06:34
Raul Schmidt Felippe Júnior, sócio de Jorge Zelada, operador do PMDB na Petrobras, foi preso na 25° fase da Lava Jato...
Brasil 21.03.16 06:31
25° fase da Lava Jato é em Portugal!
Brasil 21.03.16 06:20
Os pavões de Lula são de Lula.
A coluna Radar, da Veja, mostrou alguns documentos encontrados pela PF no apartamento de Lula...
Brasil 21.03.16 06:18
A PF está sob assédio.
Segundo a Folha de S. Paulo, “o Governo decidiu buscar um novo nome para assumir a Diretoria-Geral da PF em até 30 dias”...
Brasil 21.03.16 06:02
Teori Zavascki “tem feito críticas ao juiz Sergio Moro com outros colegas”, diz Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo.
Isso explica as manobras desesperadas do Governo para transferir o processo de Lula ao Ministro do STF...
Brasil 20.03.16 19:37
A Polícia Federal gravou uma conversa entre Renata, mulher de Lulinha, e Kalil Bittar, que havia pedido autorização para ir ao sítio da família Lula da Silva... 
Brasil 20.03.16 19:00
O Procurador Alexandre Camanho, ex-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, deu entrevista ao Correio Braziliense.
Com elegância, ele mandou uma mensagem clara a WC2.
Leiam, por favor...
Brasil 20.03.16 18:14
O Estadão:
"Com receio de uma nova investida do Juiz Federal Sérgio Moro contra o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, pediu novamente nesta tarde ao Ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), que conceda uma liminar para garantir a nomeação do líder petista para cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil...
Mundo 20.03.16 18:09
Obama foi conivente com a prisão de manifestantes em Cuba...
Mundo 20.03.16 18:04
O Globo:
"Cerca de cinco horas antes da chegada do Presidente (Barack Obama), o Governo cubano prendeu manifestantes que protestavam contra o regime castrista. Todas as Damas de Branco, grupo de senhoras que se manifestam pela libertação de presos políticos, foram detidas após uma missa neste domingo, 20. No fim de seu protesto silencioso, as mulheres se encontraram com grandes grupos de simpatizantes do regime aos gritos de 'Fidel!, Fidel!' e com a polícia. Após a dentenção das ativistas, toda a confusão terminou em uma grande show de salsa. Em torno de 50 'damas' foram presas...
Brasil 20.03.16 15:53
Merval Pereira:
"O Sub-Procurador Geral da República, Eugênio Aragão, resolveu mostrar para Lula toda sua lealdade e, nomeado Ministro da Justiça, desandou a falar contra a Operação Lava-Jato. Ameaçou afastar de investigações criminais delegados e agentes suspeitos de vazamento de informações sigilosas, e classificou de “extorsão” o método usado pelos Procuradores para obterem as delações premiadas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA