Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EDIÇÃO DE 20-3-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
20 DE MARÇO DE 2016
Delcídio do Amaral revelou à força-tarefa da Lava Jato que Dilma sabia desde 2004, segundo ano do governo Lula e primeiro ano do Petrolão, de todos os esquemas de corrupção na Petrobras. A delação premiada de Delcídio, segundo investigadores ligados à operação, impressiona pela riqueza de detalhes: foi a mais longa e completa da Lava Jato até agora: durou oito dias, com depoimentos de 4h de manhã e 4h à tarde.
Membros da força-tarefa elogiam a “memória prodigiosa” de Delcídio, que lembrava de quase tudo. E tinha anotado ou documentado.
Investigadores testaram os relatos de Delcídio, reinquirindo sobre os mesmo temos de formas diferentes, mas não caiu em contradições.
Técnicos treinados no FBI examinaram a voz, a expressão labial, rosto, etc. Detectaram momentos de insegurança, mas não mentiras.
Ainda não se tem dimensão da delação de Delcídio, o mais assustador relato da corrupção nos governos do PT, diz fonte ligada à Lava Jato.
Uma força-tarefa de vinte advogados de oito escritórios de Brasília e São Paulo trabalham na capital paulista, em local mantido sob sigilo, incomunicáveis, buscando saídas para o ex-presidente Lula. Está difícil. Os advogados, que estão sendo “muito bem pagos”, segundo um deles, são orientados, inclusive, a manter celulares desligados. A ideia é “não perder o foco”, estudando todos as acusações contra Lula.
Os advogados são “muito bem pagos”, mas não está claro quem paga a conta. Oficialmente, o lulismo nem sequer admite o trabalho.
A maior preocupação da força-tarefa de defesa de Lula é tentar reverter a indignação do Poder Judiciário com os ataques do ex-presidente.
Nas conversas gravadas sob autorização judicial, Lula acusa o Supremo Tribunal Federal, que o vai julgar, de “acovardamento”.
A defesa de José Dirceu vai tentar a redução da pena alegando o critério de idade, como prevê a legislação brasileira. Esta semana o ex-ministro de Lula completou 70 anos.
Cresce dentro do PMDB a pressão para o partido desembarcar do governo Dilma antes mesmo do dia 29, data marcada para o divórcio. A ala é encabeçada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Após condenação de mais de 19 anos de cadeia, investigadores da Lava Jato creem que o próximo a fechar acordo de delação premiada é Marcelo Odebrecht, que completou neste sábado 9 meses de cana.
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu apoiar o pedido de impeachment da presidente Dilma. No caso do ex-presidente Collor, entre o apoio da OAB e sua queda foram 7 meses.
O vice-presidente Michel Temer não deseja que o PMDB permaneça na condição de coadjuvante, tampouco pretende protagonizar o abraço de afogados com o PT. Prefere investir em projeto próprio do partido
Jornalista conversava em Brasília com um juiz federal, sobre combate à corrupção, quando ouviu dele a insinuação de ruidosas operações da Polícia Federal nos próximos dias. “O ‘mundo’ vai acabar?”, brincou o jornalista. E o juiz: “Não vai acabar, mas vai ficar bem danificado...”
Aproveitando o maior protesto da História brasileira, foi criado no Change.org, site de abaixo-assinados, um pedido de impeachment do governador do Rio, Luiz Pezão (PMDB). Já tem 2.740 adesões.
O serviço de processamento de dados da CPI não conseguiu abrir os arquivos de 2 terabytes, o equivalente a 8 milhões de fotos, que estão nos discos com os dados das contas secretas de brasileiros no HSBC.
... as manifestações a favor de Dilma e Lula, na sexta (18), mostram que o problema não é a divisão do país e sim a matemática.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
19/03/2016 às 14:03 \ Opinião
Confirma-se outra vez o diagnóstico de Augusto Nunes sobre a saúde moral do país na trevosa noite lulopetista, segundo o qual o bandido quer prender o xerife: Dilma Rousseff, desde a divulgação das repulsivas conversas da súcia, repete para a louca que a mira no fundo do espelho que “em muitos lugares do mundo, quem grampear um presidente vai preso”, acrescentando uma crítica cínica sobre a justiça dos coronéis do começo do século passado, num disfarce ineficaz da própria sujeição a um coronel arcaico.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 20-3-2016 ÀS 3:51
GERAL 19/03/2016 ÀS 22:41
GERAL19/03/2016 ÀS 22:03

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 20/03/2016 05:39
O governo e seus símbolos estão submetidos a uma atmosfera apocalíptica. Além de reprovar Dilma (69%), a maioria dos brasileiros deseja o seu impeachment (68%) ou a sua renúncia (65%). Para piorar, mais da metade do eleitorado (57%) afirma que jamais votaria em Lula. Diante de um quadro assim, seria razoável que a oposição vivesse um momento áureo. Mas sucede o oposto. O Datafolha informa que Aécio Neves encolhe e Marina Silva não consegue crescer.
Alvo de quatro ações de cassação na Justiça Eleitoral, Dilma pode ter o mandato passado na lâmina. Se isso acontecer ainda neste ano de 2016, haverá nova eleição. Hoje, informa o Datafolha, Marina (21%), Aécio (19%) e Lula (17%) estão embolados nas três primeiras colocações. Em pesquisa realizada há 20 dias, Aécio ostentava 24%. Despencou cinco pontos. Marina ficou do mesmo tamanho.
Poder-se-ia repetir a velha cantilena segundo a qual a oposição não dispõe de projeto. Mas na verdade o problema é ainda mais grave. Em meio a um cenário de borrasca moral e desespero econômico, os antagonistas do governo não conseguem oferecer esperança.
Não é só: o grão-tucano Aécio, que esteve na bica de derrotar Dilma em 2014, prepara-se para escalar o monturo da Lava Jato na condição de investigado. O delator Delcídio Amaral acusou-o de receber verbas sujas desviadas da estatal elétrica Furnas, num caso mal investigado que se arrasta desde 2005. Aécio diz que a denúncia é “mentirosa” e “requentada.” A Procuradoria da República quer tirar a prova dos nove num inquérito.
Além da hipótese de cassação pela Justiça Eleitoral, Dilma corre o risco de ser impedida pelo Congresso. Nessa hipótese, assume o cargo o vice-presidente Michel Temer, também citado na delação de Delcídio como patrono da nomeação de um petrogatuno.
Pois bem, apenas 16% dos brasileiros acreditam na capacidade de Temer de entregar um governo ótimo ou bom. Na opinião de 35% dos entrevistados, um governo Temer seria ruim ou péssimo. A plateia tem fundadas razões para levar o pé atrás. Temer preside o PMDB, uma legenda que, entre outros azares, inclui o réu Eduardo Cunha é o investigado Renan Calheiros, alvo de meia dúzia de inquéritos no STF.
Ludibriada em 2014 pela marquetagem petista de João Santana, a plateia não parece disposta a fazer papel de boba novamente. Daí o receio de que Temer vire uma espécie de São Jorge que, enviado para salvar donzela, acaba se casando com o dragão.
O Brasil não é novato em matéria de impeachment. Já arrancou da Presidência Fernando Collor, o notório. Naquela ocasião, todos os partidos políticos com alguma relevância juntaram-se ao redor do então vice-presidente Itamar Franco — todos, salvo o PT. Deu no Plano Real, que rendeu dois mandatos presidenciais a Fernando Henrique Cardoso.
Hoje, vista de longe, Brasília parece mais uma comédia mal escrita, sem direção, com atores fora de suas marcas, escalados às pressas para substituir o espetáculo anterior, que talvez saia de cartaz porque o público já não suporta o elenco que está em cena. A política nunca esteve tão por baixo.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 20.03.16 09:23
Não é só a LILS Palestras, de Lula, que está vinculada ao telefone do escritório de Roberto Teixeira...
Brasil 20.03.16 08:15
O procurador Wellington Marques, do MPF em Brasília, pediu à Lava Jato o compartilhamento da lista de bens catalogados pela Polícia Federal no acervo levado por Lula ao deixar a Presidência em 2011...
Brasil 20.03.16 07:14
Dona Xepa vai explodir o PT.
Segundo Lauro Jardim, a delação premiada de Monica Moura, mulher de João Santana, não vai denunciar apenas as duas campanhas presidenciais de Dilma Rousseff...
Brasil 20.03.16 07:09
15% dos manifestantes de sexta-feira, 18, na avenida Paulista, eram funcionários públicos.
Foi o que descobriu o Datafolha...
Brasil 20.03.16 07:00
Michel Temer está montando seu governo.
Em todos os seus encontros com PSDB, DEM e PPS ele garante que não será candidato em 2018...
Brasil 20.03.16 06:50
O delegado Márcio Anselmo, da PF, pai da Lava Jato, deu uma ótima entrevista para o Estadão.
Destacamos duas de suas respostas...
Brasil 20.03.16 06:41
Renan Calheiros abandonou o governo.
Segundo o Estadão, ele “já disse a interlocutores que não tem condições de barrar o afastamento da presidente caso a Câmara dos Deputados tome essa decisão”...
Brasil 20.03.16 06:29
O Datafolha pesquisou 4 cenários para 2018.
Marina está praticamente eleita, assim como estava praticamente eleita em 2014, e despencou depois de uma campanha desastrada...
Brasil 19.03.16 23:55
Triimm, triimm, triimm...
Alô, Lula, aqui é a Lava Jato.
Brasil 19.03.16 20:24
Como petista obediente, André Singer, ex-porta-voz de Lula, ataca Sergio Moro, bancando o imparcial.
Em determinado trecho da sua quinta-coluna na Folha, ele escreve...
Brasil 19.03.16 17:57
Lula foi para a Casa Civil de Dilma Rousseff apenas para fugir da Lava Jato.
É a certeza de 68% dos entrevistados pelo Datafolha...
Brasil 19.03.16 17:47
O Datafolha é como FHC: passo a passo, o instituto vai chegar ao número certo de brasileiros favoráveis ao impeachment de Dilma Rousseff e que rejeitam Lula.
Brasil 19.03.16 17:43
Dilma Rousseff faz o governo mais corrupto da História.
Depois dela, Lula. Collor aparece apenas em terceiro lugar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)