PRIMEIRA EDIÇÃO DE 03-3-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
03 DE MARÇO DE 2016
A presença de Eduardo Cunha (PMDB) na presidência da Câmara é vista com alívio pelo governo, e isso não significa qualquer acordo, nem tampouco que os petistas fizeram as pazes com o deputado do PMDB-RJ. O Palácio do Planalto e o PT investem em iniciativas, na mídia e no Congresso, para manter os brasileiros focados nas denúncias contra Cunha. É o caminho para que a proposta de impeachment perca força.
Com Eduardo Cunha na Câmara, os brasileiros são levados a um falso dilema: discutir quem preferem tirar do cargo, Dilma ou Cunha.
Apesar de o impeachment ser defendido por 70% dos brasileiros, a oposição reluta em apoiar a proposta para “não se misturar” a Cunha.
O presidente tucano Aécio Neves, que morre de medo das ruas, diz apoiar o protesto pró-impeachment, dia 13. Mas não fala no assunto.
O deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) admite que o maior escudo protetor de Dilma contra o impeachment é Eduardo Cunha.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), da CPI do HSBC, aguarda o acesso à integra da lista de 8 mil brasileiros supostos titulares de contas secretas na Suíça, incluindo o novo secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, anunciado ontem. A lista foi finalmente liberada pelo ministério público francês, mas o arquivo está sendo descompactado pela Divisão de Inteligência da Polícia Federal.
O acesso da CPI à lista de correntistas brasileiros na Suíça deverá ocorrer na segunda quinzena de março.
Os arquivos listando os 8 mil brasileiros têm 2 terabytes de dados, um Himalaia de dados, que agora são descompactados e analisados.
A lista do escândalo “swissleaks” corresponde a um arquivo com 37 mil horas de música ou 1.500 filmes com 2 horas de duração cada.
Bancários do HSBC protestam, até com greve, exigindo participação nos lucros. O detalhe é que o HSBC não deu lucro no Brasil, em 2015. O pior é que eles estão sem patrão: até agora o Banco Central não autorizou a venda ao Bradesco, anunciada em 3 de agosto de 2015.
O jornalão O Globo descobriu ontem o que os leitores desta coluna já sabiam: o governo Dilma planeja trocar, em dois meses, o comando da Polícia Federal. O escolhido seria o baiano Maurício Teles Barbosa.
Faz sentido a argumentação da oposição contra a posse do novo ministro da Justiça, Wellington César: há decisão unânime do STF, de 2007, relatada pelo atual presidente, Ricardo Lewandowski, que proíbe membro do ministério público de assumir cargos no Poder Executivo.
Maior clima no Postalis, fundo de pensão dos Correios. Na escolha do seu presidente, ontem, houve briga de conselheiros eleitos e indicados. O presidente do conselho teve de desempatar a votação de 3x3.
O deputado Paulinho da Força (SD-SP) promete pressão da oposição sobre o Supremo Tribunal Federal para destravar o impeachment. “No dia que a Dilma cair, no outro a bolsa sobe 10%”, estima.
O governador do DF tem dificuldade de escolher bem os auxiliares. O ex-secretário de Saúde, Fabio Gondim foi demitido após denúncias graves, que Rodrigo Rollemberg (PSB) considerou consistentes. E o novo secretário está listado como titular de conta secreta na Suíça.
Além de supostas ligações a ONG Gamp, de gestão na área de saúde, o demitido ex-secretário de Saúde do DF é acusado de manter relações com uma empresa que disputa licitação na área de logística.
O senador Randolfe Rodrigues (AP) reconheceu erro administrativo, no caso de dois servidores que trabalham para ele no Amapá, dados como assessores da liderança do Rede. E até agradeceu o alerta da Coluna.
Ganha um acarajé quem informar o paradeiro dos celulares do marqueteiro João Santana e de sua mulher, Mônica.

NO DIÁRIO DO PODER
É PRECISO ESTAR ALERTA
Carlos Chagas
Houve tempo em que o Brasil dispunha de razoável indústria bélica. Fabricávamos não apenas tanques, melhor dizendo, carros de combate, comprados por países do Oriente Médio, além de metralhadoras, sub-metralhadoras, bazucas, granadas, canhões de médio porte, espingardas, revolveres, aviões de combate e parte da parafernália utilizada no embate de médio porte entre pequenos exércitos empenhados na arte de ataque e defesa a curto prazo. Desenvolvíamos tecnologia aceita pelo chamado Terceiro Mundo, sendo que a produção também bastava para prover nossas necessidades.
Foi no tempo do regime militar, ainda mergulhados no período do “milagre brasileiro” dos primeiros generais-presidentes que isso aconteceu. Muita gente protestava, sugerindo outras finalidades industriais, mas a verdade é que encontrávamos mercado. Antes mesmo que se implantasse a Nova República, porém, fomos perdendo a freguesia. Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia e China, entre outros, já estavam e mais entraram na disputa. Fomos ultrapassados.
Discute-se hoje nos círculos militares se devemos retomar a tentativa e a resposta surge negativa. Faltam-nos recursos, bem como tecnologia e decisão política. Além do mais, sumiram os estímulos dos cofres públicos para alimentar a parceria com a atividade privada. As prioridades seriam outras, se dispuséssemos de meios. Nos recentes cortes orçamentários sobrou muito pouco para armamento. O resultado é que perdemos para muitos vizinhos de fronteira, sem contar o Chile.
Não há que contar com guerras no continente sul-americano, mas será bom indagar até onde vão as preocupações dos estados-maiores das Três Forças e do Ministério da Defesa. Um país de nossas dimensões deverá, no mínimo estar alerta.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 02/03/2016 ÀS 21:12

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Quarta-feira, março 02, 2016
Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
A mega manifestação anti-PT e pelo impeachment da Dilma, marcada para o próximo dia 13 deste mês de março em todo o Brasil, organizada pelos movimentos democráticos, promete ser grandiosa superando todas as anteriores no que diz respeito ao número de pessoas e capilaridade nacional.
Os movimentos democráticos que organizam o evento já contabilizam a adesão de 214 cidades cobrindo todos os Estados brasileiros e também em outros países onde é expressiva a presença de imigrantes brasileiros.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quarta-feira, 2 de março de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

NO O ANTAGONISTA
Brasil 03.03.16 06:06 Comentários (11)
A Andrade Gutierrez declarou que, em 2010, deu 6,1 milhões de reais em dinheiro sujo à campanha de Dilma Rousseff, através da Pepper.
E o que respondeu a Pepper?
Ela admitiu o pagamento ilegal à campanha de Dilma Rousseff...
Brasil 02.03.16 20:35 Comentários (95)
Maluf foi condenado a três anos de prisão na França, por lavagem de dinheiro e...
...Quem se importa com Maluf?
Brasil 02.03.16 20:34 Comentários (179)
Quando vazaram no ano passado os valores exorbitantes que recebia por supostas palestras, Lula partiu para a ofensiva e divulgou uma lista de 41 clientes...
Economia 02.03.16 20:06 Comentários (33)
Não adianta manter a taxa de juros alta ou aumentá-la ainda mais.
A inflação se chama Dilma Rousseff.
Economia 02.03.16 20:03
O Comitê de Política Monetária do Banco Central manteve a taxa básica de juros da economia em 14,25% ao ano, como previa a maior parte do mercado. A decisão não foi unânime, com dois diretores votando pela elevação da Selic em 0,5 ponto percentual.
Brasil 02.03.16 19:53 Comentários (83)
Os Jogos Olímpicos do Cocô, da Zika e do Busão sofreram novos cortes...
Brasil 02.03.16 19:20 Comentários (82)
O desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Jr concedeu, por questões meramente formais, o habeas corpus preventivo para Lula, Marisa e Lulinha não terem que depor no MP de São Paulo...
Economia 02.03.16 18:44 Comentários (57)
A simples perspectiva de que o impeachment está no horizonte fez o dólar cair ao seu valor mais baixo neste ano (3,88) e a Bolsa subir...
Brasil 02.03.16 18:24 Comentários (365)
Neste momento, o site que Lula criou para atacar jornalistas está nos lendo, de acordo com o Google Analytics...
Brasil 02.03.16 18:05 Comentários (100)
Eduardo Cunha, portanto, já virou réu da Lava Jato, embora o julgamento do STF só termine amanhã...
Brasil 02.03.16 17:58 Comentários (4)
Os ministros Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso acompanharam o voto de Teori Zavascki, formando maioria para o recebimento da denúncia contra Eduardo Cunha...
Brasil 02.03.16 15:16 Comentários (36)
O Estadão informa que a Odebrecht também fez repasses à Digital Pólis, empresa de mídias digitais de Alice Moura Requião, enteada de João Santana...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA