PRIMEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
11 DE FEVEREIRO DE 2016
Operações policiais no âmbito da Justiça Federal serão retomadas com força, este ano. Fontes ligadas a órgãos investigativos afirmam que 57 operações foram autorizadas em dezembro, antes do recesso de fim de ano. A maior parte das operações pendentes seriam fases de investigações em curso, como Lava Jato, que apura a gatunagem na Petrobras nos governos do PT, e a Zelotes (fraude bilionária no Carf).
As operações ordenadas pela Justiça não foram realizadas porque demandam planejamento e recursos, e não por causa do recesso.
Várias operações da PF são realizadas com policiais deslocados de outros Estados, o que as tornam ainda mais complexas e onerosas.
Os cortes orçamentários, decorrentes da crise e de certa má vontade do governo Dilma, tornam ainda mais sérias as dificuldades na PF.
A PF realizou 331 operações nos 253 dias úteis de 2015 (média de 1,3 por dia). Em 2014, início do auge da Lava Jato, foram 390.
Antes mesmo de começar oficialmente o ano legislativo, os deputados João Carlos Bacelar (PR-BA) e Edson Bez (PMDB-SC) se mandaram em viagens internacionais. Com a desculpa de “missão oficial”, Bez foi a Madri (Espanha) participar da Feira Internacional de Turismo. Bacelar se mandou para Las Vegas (EUA), onde se reuniu com a agência que regula os cassinos e jogos do estado norte-americano de Nevada.
Bez sequer participa de alguma comissão relacionada a turismo. Bacelar é suplente do colegiado sobre regulação dos jogos no Brasil.
Em 2015, Bacelar deu um giro por nossa conta. Foram viagens para Havana (Cuba), Paris (França), Genebra (Suíça) e Milão (Itália).
Ainda em 2015, Bez se mandou, também por nossa conta, para Cidade do Panamá e Cólon (Panamá) e Seul (Coréia do Sul).
O último vídeo no canal do PT estrelado por Dilma foi publicado em outubro de 2015. E só porque ela cumprimentava Lula pelo aniversário, dia 27. Sem Lula, Dilma apareceu no canal PT a última vez em agosto.
Alçado a todo-poderoso do governo, o ministro Jaques Wagner não gosta de aguardar ao telefone nem quando quem liga é a chefe: na Casa Civil, as secretárias tentam barrar ligações diretas até de Dilma.
O PT completa 36 anos de fundação nesta quinta-feira, mas a celebração foi acanhada. No site do PT os destaques eram a defesa de Lula, muito enrolado no escândalo da Lava Jato, e críticas ao PSDB.
A Presidência da República voltou atrás e suspendeu a compra de 31,5 toneladas de ração para os peixes e aves da presidente Dilma, revelada por esta coluna nesta quarta-feira (10).
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) convocou “todo corpo funcional” a comparecer em pronunciamento da ministra Kátia Abreu para falar da campanha de combate ao Aedes Aegypti.
Arnaldo Jordy (PPS-PA) quer que a Procuradoria-Geral da República investigue o presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz. A suspeita é de tráfico de influência em favor do seu filho, o advogado Tiago Cedraz. O ministro Raimundo Carreiro também entra no bolo.
O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) critica a perda de validade da medida provisória da reforma ministerial. “Não é surpresa. O governo é perdulário e adora uma boquinha para os apaniguados”, afirma.
Nos planos iniciais do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), estava a devolução do Detran a seu papel burocrático, como em todo o País, retirando-o da área de segurança, porque isso não está previsto na Constituição, e o vinculando à área de Mobilidade. Faltou coragem.
O Petrolão só perde no ranking dos maiores escândalos de corrupção do mundo para o ucraniano que “vendeu” o próprio País. Foi por pouco.

NO DIÁRIO DO PODER
GATUNAGEM FOR EXPORT
ARGENTINA VAI INVESTIGAR MINISTRO DE CRISTINA POR CORRUPÇÃO EM CASO PETROBRÁS
EX-MINISTRO DE KIRCHNER RECEBEU PROPINA EM NEGÓCIO DA PETROBRAS
Publicado: 11 de fevereiro de 2016 às 00:06
O Ministério Público argentino denunciou nesta quarta-feira, 10, um ex-ministro suspeito de pagar propina para que uma empresa da Petrobras Argentina fosse vendida em 2007 a uma companhia alinhada ao kirchnerismo, em um desdobramento internacional da apuração da Operação Lava Jato. 
A acusação contra Julio de Vido, titular da pasta de Planejamento no governo de Cristina Kirchner(2007-2015), partiu de declarações do delator e ex-diretor da multinacional brasileira Nestor Cerveró à Procuradoria-Geral da República. Antes de acertar sua delação premiada, ele relatou ter recebido US$300 mil em suborno para que a empresa de transmissão elétrica Transener, pertencente então à Petrobras Argentina, fosse vendida à Electroingeniería, ligada ao governo de Cristina Ela estava a ponto de ser negociada por US$ 54 milhões com um fundo americano, segundo Cerveró. 
Segundo o jornal Clarín e o portal Infobae, a medida do promotor argentino Gerardo Pollicita atende à solicitação da deputada Elisa Carrió, que acusou no dia 19 de janeiro o ex-ministro por possível delito de corrupção no esquema investigado pela Lava Jato e pediu uma investigação binacional. A parlamentar, aliada do presidente Mauricio Macri e porta-voz de algumas das principais acusações de corrupção no governo de Cristina, envolveu também um ex-ministro de Carlos Menem (1989-1999), Roberto Dromi. 
Pollicita solicitou ao juiz Sebastián Ramos que reúna provas, incluindo o pedido de acesso às declarações de Cerveró e do lobista Fernando Baiano, que se referiu a uma propina no mesmo valor. O promotor pede que a Justiça formalize o indiciamento do ex-ministro, que hoje goza de imunidade parlamentar como deputado federal. Em janeiro, De Vido negou as acusações pelo Twitter. "O que fizemos foi cumprir as leis nacionais e evitar a integração de um monopólio e o abuso de poder pela Petrobras", escreveu.
Pollicita ficou conhecido no ano passado por levar adiante a denúncia do promotor Alberto Nisman contra ex-presidente Cristina, acusada de proteger iranianos suspeitos de praticar o atentado contra a Associação Mutual Israelita-Argentina (Amia) em 1994, que matou 85. Nisman sustentava ter gravações que provavam um pacto comercial entre Argentina e Irã para evitar a condenação dos suspeitos. Ele foi encontrado com um tiro na cabeça quatro dias depois de fazer a denúncia e na véspera de detalhá-la no Congresso. Sua acusação foi arquivada em maio.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
10/02/2016 às 18:31 \ Direto ao Ponto
Somados, não devem passar de 2 minutos os vídeos que mostram Marisa Letícia Lula da Silva falando alguma coisa. Certamente por falta do que dizer, sugerem os três momentos reunidos no vídeo abaixo. Todos foram gravados em 2010, quando um surpreendente surto de loquacidade animou-a a interromper a mudez em Jerusalém, em Brasília e em São Paulo.
O Discurso no Muro das Lamentações, pronunciado em 19 de março, foi o mais extenso. “É segredo”, responde Marisa Letícia ao repórter interessado em saber o que havia escrito no pedaço de papel endereçado à Divina Providência. “Só Jesus vai vê meu bilhete”. ODiscurso na Despedida da Seleção Brasileira, pronunciado no Palácio do Planalto, foi ainda mais conciso: “Boa sorte, Robinho”, diz ao jogador de partida para o fiasco na África do Sul.
A série encerrou-se em outubro, com o Discurso sobre Doações Eleitorais. Escoltada por Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante, a mulher de Lula destaca uma das facilidades oferecidas a quem quisesse dar dinheiro para o PT: “Não precisa nem saí de casa. Pode fazê em casa, isso”. Haja laconismo. Em conversas sem testemunhas perigosas nas cercanias, ela gasta a voz que economiza quando há jornalistas por perto.
A dona de casa Marisa Letícia faz questão de deixar claro que é a dona da casa. No Palácio da Alvorada ou no apartamento em São Bernardo, no triplex do Guarujá ou no sítio em Atibaia, foi sempre dela a última palavra em questões domésticas ─ das arrobas que os filhos obesos precisam perder aos luxos e benfeitorias que os imóveis do clã merecem ganhar. Um elevador privativo, por exemplo.
E tudo de graça, porque a ex-primeira-dama desconhece a existência de fronteiras entre o público e o privado, e faz de conta que ignora a diferença entre a demonstração de amizade e a sem-vergonhice interesseira. Meses depois de instalar-se no Alvorada, por exemplo, resolveu enfeitar o jardim com uma estrela vermelha do PT feita de sálvias. Diante das reações negativas, transferiu o monumento à jequice explícita para a Granja do Torto, outra propriedade da União.
A história da estrela de jardim tornou-se um quase nada depois das revelações sobre o sítio e o triplex remodelados pela OAS, pela Odebrecht e pelo amigão José Carlos Bumlai. Os dois casos de polícia decerto monopolizaram as conversas da Famiglia Lula durante o Carnaval. A montagem dos álibis que ainda não há anda exigindo mais imaginação do que a esbanjada pelos carnavalescos da Sapucaí.
Marisa Letícia também deve ter consumido algumas horas ensaiando o que dirá ao procurador Cássio Conserino no depoimento marcado para a próxima quarta-feira, 17 de fevereiro. Pela primeira vez, ela ouvirá perguntas constrangedoras formuladas por uma autoridade decidida a apurar o que houve no prédio do Guarujá. Como as respostas não cabem em meia dúzia de palavras, Marisa Letícia terá de falar muito. O maridão que se cuide.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 11-02-2016 ÀS 6:51

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 11/02/2016 04:05

Josias de Souza - 10/02/2016 18:28

NO O ANTAGONISTA
Brasil 11.02.16 08:26 Comentários (0)
Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, foi preso novamente porque Teori Zavaski ainda não homologou seu acordo de delação premiada.
O que ele está esperando?
Que a Procuradoria-Geral da República grave seu depoimento...
Brasil 11.02.16 08:17 Comentários (10)
O editorial do Estadão, além de dizer que a estratégia petista será caracterizar o juiz Sergio Moro como um criminoso capturado pela direita, diz também que Dilma Rousseff não representa mais ninguém...
Brasil 11.02.16 08:01 Comentários (16)
Lula foi desmascarado pela Lava Jato.
A única saída que lhe resta é acusar o juiz Sergio Moro de ser um adversário político.
O Estadão tratou disso em seu editorial...
Brasil 11.02.16 07:34 Comentários (18)
Os processos contra Dilma Rousseff no TSE devem se arrastar até o segundo semestre, informa a Folha de S. Paulo.
O PT vai se defender dizendo que, no fim de 2014, o tribunal já aprovou suas contas eleitorais. E que os depoimentos do delatores da Lava Jato, como Ricardo Pessoa, tratam de matéria criminal, e não eleitoral...
Brasil 11.02.16 06:47 Comentários (24)
“Petistas apostam que, quando a Lava Jato finalmente chegar ao fim, os únicos que restarão presos serão José Dirceu, João Vaccari Neto e André Vargas”...
Brasil 11.02.16 06:24 Comentários (61)
Lula disse a um amigo:
"Eu nunca fiz disputa fora da política. E agora, comigo, estão passando desses limites. Estão jogando abaixo da linha da cintura. Há um projeto para me destruir, e ao nosso legado"...
Brasil 11.02.16 06:02 Comentários (49)
Lula, para provar sua honestidade, tem dito aos seus interlocutores, segundo Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo:
"Eu poderia ter ganho milhões, milhões”...
Brasil 10.02.16 22:50 Comentários (16)
Em nota, o TCU nega que esteja cogitando aplicar sigilo ao processo de análise das contas da presidente da República -- o que significaria lançar uma cortina de fumaça sobre pedaladas fiscais e outras ilegalidades cometidas por Dilma Rousseff.
Papo furado. Mentira da grossa...
Brasil 10.02.16 21:42 Comentários (55)
Eu, Mario, conheci Ruy Castro em 1984, quando ele ainda não era escritor de sucesso. Éramos colegas na Ilustrada, da Folha de S. Paulo. Depois que deixei o jornal, só o encontrei uma vez, na ponte aérea, já não me lembro mais se indo para o Rio ou vindo para São Paulo. Faz tempo...
Brasil 10.02.16 21:05 Comentários (86)
Mais cedo O Antagonista cobrou do procurador Ivan Marx uma posição sobre a investigação do tráfico de influência de Lula para a Odebrecht no BNDES...
Brasil 10.02.16 20:45 Comentários (127)
Lula é um ator.
Brasil 10.02.16 20:11 Comentários (353)
Lula gravou um vídeo curto pelos 36 anos do PT. Sem clima de festa, visivelmente abatido, o petista fala de erros cometidos, mas sem citar os escândalos que estão sob investigação...
Brasil 10.02.16 19:41 Comentários (102)
Cinco dias após ser liberado por Sérgio Moro por ter firmado acordo de delação premiada, o executivo Otávio Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, foi preso novamente em São Paulo...
Brasil 10.02.16 19:06 Comentários (80)
O Antagonista mostrou aqui que Fernando Bittar forneceu à Kitchens como endereço residencial um imóvel localizado no número 500 da estrada Fazenda Sul Brasil, em Atibaia...
Brasil 10.02.16 17:37 Comentários (148)
Elio Gaspari, a respeito da ideia de criar um movimento "Somos todos Lula" e as encrencas do petista:
"Lula acredita na própria invulnerabilidade. Para quem se reelegeu depois do escândalo do mensalão, tem boas razões para isso...
Brasil 10.02.16 17:31 Comentários (77)
Há poucos dias, a Justiça determinou o afastamento do prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, sob a acusação de crime de responsabilidade fiscal e superfaturamento do aluguel do imóvel onde funciona o Fórum da cidade...
Brasil 10.02.16 17:29 Comentários (61)
Sergio Moro autorizou José Carlos Bumlai a fazer exames num hospital de Curitiba. Ele apresenta um quadro semelhante ao de glaucoma.
Na época da pilantragem, todo mundo gozava de ótima saúde.
Brasil 10.02.16 16:55 Comentários (49)
Uma reportagem da última edição da Istoé quase passa despercebida. Intitulada "Conexão argentina", informa que a Lava Jato desembarcará, em breve, no país vizinho, para investigar a ligação de apaniguados kirchneristas com o petrolão...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA