PRIMEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
29 DE JANEIRO DE 2016
Os ministros do Tribunal de Contas da União estão à espera de que o presidente, Aroldo Cedraz, demita três titulares de cargos de direção, dois dos quais indicados por seu filho, advogado Tiago Cedraz, várias vezes citado e alvo de mandado de busca na Lava Jato. Um deles, Daniel Maia, é íntimo e concunhado de Tiago, titular da estratégica secretaria que monitora toda a área de Energia do governo federal.
A demissão da dupla foi acertada antes da recondução de Aroldo Cedraz ao cargo, mas o presidente do TCU reluta em honrar o acordo.
Alguns ministros reconhecem que Daniel, o concunhado, é competente, mas a relação familiar pesa contra ele.
Experiente ministro diz que há no TCU a “forte percepção” de que Aroldo Cedraz não segue critérios de meritocracia, e sim de compadrio.
Outro ministro afirmou observar que os melhores quadros recusam função de direção e que, hoje, um segundo time dirige o TCU.
No retorno ao Brasil do Equador, na divisa entre o Amazonas e o Acre, o avião presidencial de Dilma perdeu sustentação e sofreu uma queda de cem metros de altura. Houve pessoas sem cinto que bateram com a cabeça no teto. O aspone para assuntos internacionais aleatórios, Marco Aurélio “Top top” Garcia, ficou coberto do vinho que degustava na hora do incidente. Procurada, a Presidência se recusou a comentar.
O Grupo de Transportes Especiais da Força Aérea Brasileira, que cuida dos aviões que servem às autoridades, também não comentou o caso.
A Força Aérea passou a bola para a Presidência da República. O Ministério da Defesa também não quis explicar o que aconteceu.
O luxuoso jato Airbus A319 de Dilma, comprado por Lula por R$ 156 milhões, é considerado um dos mais seguros do mercado da aviação.
Com tantas testemunhas que o colocam na “cena do crime”, o tríplex no Guarujá, Lula deve dizer que não é dono do apartamento de luxo, só o “usufrutário”. Como Eduardo Cunha, no caso das contas na Suíça.
Mesmo internado no Sírio Libanês após cirurgia no ombro, e ao contrário de Dilma, o ex-presidente José Sarney (PMDB) enviou saudação ao novo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante coletiva nesta quinta (28), sobre a guerra ao mosquito, o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) repetiu nove vezes “aedes egípcio”, em vez de “aedes aegypti”, o mosquito da dengue e da zika.
Está dura a vida dos tucanos em São Paulo, que não se entendem sobre a candidatura a prefeito da cidade. O deputado Ricardo Tripoli garante que terá fôlego para disputar contra a fortalecida Marta Suplicy.
Conta-se no PMDB que Hugo Motta (PB), em disputa pela liderança da sigla, já tem mais votos na bancada mineira do que Leonardo Quintão (MG) teve em 2015. Quintão pulou fora da disputa semana passada.
Quase ocorreu uma tragédia no aeroporto de Congonhas nesta quarta (27). Pelas 18h30, o voo 6064 da Avianca teve de abortar a decolagem, em alta velocidade, pois os controladores “não haviam visto” um outro avião descendo. Não fosse a perícia do piloto, o choque seria fatal.
A Câmara não retomará a normalidade na próxima semana, em razão das mudanças no rito do impeachment. Muitos deputados já pensam em emendar a primeira semana de trabalho do ano com a do carnaval.
O receio de perder a presidência do PMDB interferiu até no encontro que Michel Temer terá com o Joe Biden, vice-presidente dos EUA. Temer deveria se reunir com Biden em fevereiro, mas, em campanha para manter o comando do PMDB, o encontro só sai no meio do ano.
…na primeira reunião do Conselhão desde 2014, Dilma distribuiu jujuba e água. Resultado: já pode pedir emprego de motorista no Uber.

NO DIÁRIO DO PODER
A VINGANÇA DO DELFIM
Carlos Chagas
Dilma Rousseff não gostou nem um pouco do recado que recebeu de Delfim Netto, através do Lula: “deveria assumir a presidência da República”. O ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, venenoso como sempre, definiu-se como parceiro intransigente das elites financeiras, pressionando o governo dito do PT para adotar reformas ao avesso, como a da Previdência Social, reduzindo pensões e aposentadorias, da flexibilização do mercado de trabalho, restringindo benefícios sociais estabelecidos há décadas em favor dos assalariados, da desindexação entre os salários e o aumento da inflação e, por último, da desvinculação das emendas ao orçamento das obrigações prometidas pelo Executivo.
A ironia está em que nem diante dos generais-presidentes, de Costa e Silva a Médici e a Figueiredo, Delfim ousou tanto. Pensava como pensa hoje, ou seja, em favor dos interesses do empresariado mais retrógrado, mas não tinha coragem de enfrentar os pruridos nacionalizantes dos militares. Era obstado por eles, os verdadeiros donos do poder, sem condições para implementar todas as mudanças exigidas pelo mundo neoliberal, ainda que tentasse cumprir suas determinações. Agora, para Delfim, liberou geral, ainda que atrasado, do alto de seus 85 anos. Integrou-se sem temores na defesa do modelo que domina o planeta, aproveitando-se da débâcle dos governos do PT. Admite-se até que esteja se vingando dos companheiros que um dia bateram firme em suas diretrizes, antes de o Lula haver aderido ao neoliberalismo e de Madame mostrar-se sem rumo diante da pressão das elites.
As quatro imposições passadas a Dilma através do Lula, mais do que a demolição das poucas estruturas sociais conquistadas ao longo dos anos, de Getulio Vargas em diante, significam o fim de uma era de expectativas sobre a ilusão de que a Humanidade caminha para a frente. Faz tempo que anda de marcha-a-ré, mas por força da supremacia dos ricos e poderosos, desfaz-se o sonho de um mundo mais justo e equânime. Por coincidência, no Brasil, isso acontece por obra e graça do governo do PT, da traição do Lula e da perplexidade da Dilma. Parece óbvio que ela vai ceder, que carece de forças para resistir ao ímpeto do egoísmo dos controladores da economia e das finanças. Por mais estranho que pareça, o golpe de graça no pescoço das massas acaba de ser vibrado pela lâmina do Delfim.
Vale repetir, há quem imagine a presidente Dilma resistindo, não se curvando à derradeira exigência das falsas reformas que só estenderão privilégios, benefícios e vantagens aos mesmos de sempre. Como falta, como sempre faltou a ela, discernimento para saber de que lado se posicionar, o provável é que não reassuma mesmo a presidência da República. Esta permanece ocupada pelo Delfim...

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 29-01-2016 ÀS 6:49
GERAL 6:06
GERAL 3:06
GERAL 2:35
GERAL 2:33

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 29/01/2016 05:29

Josias de Souza - 29/01/2016 01:23

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Sexta-feira, janeiro 29, 2016

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

NO O ANTAGONISTA
Brasil 29.01.16 07:33 Comentários (1)
A reforma do sítio Santa Bárbara foi paga pela Odebrecht e comandada por um dos principais engenheiros da empreiteira, Frederico Barbosa.
As obras foram realizadas no fim de 2010, porque Lula estava saindo do Palácio do Planalto e precisava de conforto...
Brasil 29.01.16 07:30 Comentários (6)
Frederico Barbosa, engenheiro da Odebrecht, confirmou à Folha de S. Paulo que comandou a reforma do sítio de Lula.
Ele disse:
“Eu prestei um serviço para uma empresa contratada pelo proprietário, mas não tem nada a ver com a Odebrecht. Dei algum apoio, mas pouca coisa. Estava de férias, em recesso de final de ano”...ver mais
Brasil 29.01.16 07:06 Comentários (4)
A Folha de S. Paulo entrevistou um marceneiro que trabalhou na reforma do sítio de Lula.
Ele disse que as obras foram chefiadas por um engenheiro chamado Frederico:
"Ele [Frederico] me disse que era da Odebrecht, que a Odebrecht estava comandando aquilo...
Brasil 29.01.16 06:57 Comentários (7)
Durante a reforma do sítio de Lula, a dona do Depósito Dias, fornecedora da Odebrecht, teve o privilégio de conviver com um dos personagens prediletos de O Antagonista...
Brasil 29.01.16 06:41 Comentários (1)
A Odebrecht usou laranjas para ocultar suas despesas com a reforma do sítio de Lula.
A dona do Depósito Dias disse à Folha de S. Paulo que “abriu na loja um cadastro em nome da Odebrecht, mas, a pedido do engenheiro, emitiu notas de compras feitas pela construtora em nome de outras companhias. Parte dos materiais, admitiu ela, foi comercializada sem registro fiscal”...
Brasil 29.01.16 06:30 Comentários (48)
A Odebrecht gastou 500 mil reais para reformar o sítio de Lula. Só em materiais.
A conta foi feita pela dona do Depósito Dias, fornecedora da obra...
Brasil 29.01.16 06:12 Comentários (22)
A Odebrecht pagou pela reforma do sítio de Lula.
Foi o que descobriu a Folha de S. Paulo...
A manchete da Folha de S. Paulo
Brasil 28.01.16 21:45 Comentários (188)
O Antagonista ouviu agora um integrante da equipe da Operação Triplo X...
Brasil 28.01.16 21:05 Comentários (157)
A reportagem do JN sobre o golpe de Bancoop é brilhante e esclarecedora.
Além de reproduzir vídeos dos depoimentos da porteira e do zelador do Solaris desmentindo a versão de Lula, também entrevistou o promotor José Carlos Blat, responsável pela primeira denúncia contra João Vaccari Neto no caso Bancoop...
Brasil 28.01.16 20:52 Comentários (64)
O JN mostrou agora vídeo de novo depoimento de Fernando Moura em que ele alega que mentiu para Sérgio Moro porque se sentiu ameaçado por um homem que encontrou na rua...
Brasil 28.01.16 20:33 Comentários (33)
O delator Fernando Moura, ligado a José Dirceu, foi abandonado pelos advogados depois de se contradizer em depoimento ao juiz Sérgio Mouro. Ele agora corre o risco de perder o benefício...
Brasil 28.01.16 20:02 Comentários (87)
Guido Mantega disse ainda que as MPs investigadas pela Operação Zelotes "versam exclusivamente sobre prorrogação temporal de um programa instituído pelo governo Fernando Henrique Cardoso"...
Brasil 28.01.16 19:54 Comentários (31)
Repetindo o mantra usado por Lula para se defender de toda e qualquer acusação, Guido Mantega disse também que "é um absurdo" falar da participação do ex-presidente em compra e venda de MPs...
Brasil 28.01.16 19:41 Comentários (28)
Ontem, mencionamos aqui o papel do escritório Mossack Fonseca, que tem sede no Panamá, em diversos esquemas de lavagem de dinheiro envolvendo ditadores e bilionários do petroléo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA