PRIMEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
28 DE JANEIRO DE 2016
A força-tarefa da Lava Jato volta suas atenções agora para a área de comunicação do governo, com foco na Petrobras, Caixa e BNDES. Juntas, as três movimentam cerca de R$1 bilhão por ano, em verbas publicitárias. “É hora de abrir essa gaveta”, afirmou fonte ligada às investigações. “Gaveta” é como chamam na força-tarefa os temas que aguardam o momento adequado para serem investigados. Nessas “gavetas” estão depoimentos e provas obtidas em mandados de busca.
Um dos alvos, Wilson Santarosa ocupou por 12 anos, desde o início do governo Lula, a cobiçada chefia de comunicação da Petrobras.
Outro alvo, Clauir Santos, ex-diretor de Marketing da Caixa, é suspeito de integrar o esquema do ex-deputado André Vargas, hoje preso.
Após perderem os cargos na Petrobras e na Caixa, Wilson Santarosa e Clauir Santos desfrutam atualmente de confortável aposentadoria.
Além do BNDES, investigadores da Lava Jato devem também devassar as áreas de comunicação de outros órgãos da administração federal.
Desde domingo Dilma não cumprimentou pela vitória o novo presidente português Marcelo Rebelo de Sousa (PSD), como manda a tradição na relação luso-brasileira. Nem Dilma, nem o Itamaraty se manifestaram. A falta de telefonema, carta, nota, sinal de fumaça ou demonstração de apreço comprova a antipatia do governo brasileiro pelo novo presidente português: é que o PSD é “social democrata” em Portugal, quase equivalente ao PSDB, no Brasil. E Dilma torcia pela esqueda, que sofreu uma derrota humilhante.
A assessoria do Planalto informou que “não é praxe” cumprimentar autoridades estrangeiras e que caberia ao Itamaraty publicar nota. Não é verdade. No caso de Portal, a praxe é cumprimentar os vitoriosos. 
O Itamaraty diz que “não é praxe” publicar nota oficial “a cada eleição que acontece nas 193 nações que compõem as Nações Unidas”. O Itamaraty mente.
Segundo a assessoria do Itamaraty, só cabe se manifestar em casos de eleições em países geograficamente mais próximos. É mentira. 
Dilma decidiu correr para defender o ex-presidente Lula publicamente, criticando o “vazamento” de informações da Lava Jato. Segundo ela “o ônus da prova é da acusação”. E o “ônus” da defesa não seria de Lula?
O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) não colocou no quadro de acesso, caroneando-os, os diplomatas que assessoram o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), e o próprio presidente do Senado, Renan Calheiros.
A Infraero conseguiu transformar Congonhas numa rodoviária velha. Ontem firmou-se no mais movimentado aeroporto do País, e o que mais fatura, uma impressionante cachoeira no meio do salão principal.
A Casa Civil está procurando líderes de oposição para negociar a aprovação do arrocho econômico. As amargas medidas são: a CPMF e a Reforma da Previdência. As chances de avanço são quase zero.
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), tomou atitude que se esperava dele, chefe de um governo quebrado: cancelou a compra criminosa de motos de luxo BMW no “Detran Ostentação” do DF.
Os peemedebistas acreditam que o governo tenta colocar a culpa pelo surto do zika vírus na conta do partido. “Marcelo (Castro) assumiu com a crise já na porta”, afirma o deputado Lúcio Vieira Lima (BA).
O Palácio do Planalto considera reduzidas as chances de Leonardo Picciani (RJ) vencer a eleição de líder do PMDB. Preocupado, o governo escalou Jaques Wagner para conversar com Hugo Motta (PB).
De Denise Frossard, juíza que mandou para a cadeia toda a cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro, em passado recente: “Sou contribuinte e como tal gostaria de saber: que fim levou o affair das vigas de ferro retiradas na demolição do elevado da perimetral no Rio?”
... a 22ª parte da operação Lava Jato da PF, batizada de Triplo X, bem que poderia ser chamada de “cerca barba”.

NO DIÁRIO DO PODER
OPERAÇÃO ZELOTES
EX-MINISTRO DIZ QUE LEVOU PEDIDO DE LOBISTA A LULA
MAURO MARCONDES É RÉU POR SUSPEITA DE ATUAR PELA "COMPRA" DE MPS
Publicado: 27 de janeiro de 2016 às 17:39 - Atualizado às 22:56
Em depoimento à Polícia Federal, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge admitiu ter levado ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008, um pedido do lobista Mauro Marcondes Machado, preso sob suspeita de intermediar a compra de medidas provisórias no governo federal. A solicitação se referia à prorrogação de uma norma ambiental que não interessava o setor automotivo.
Miguel Jorge falou aos investigadores da Operação Zelotes no dia 16 do mês passado. Confrontado com documentos apreendidos pela PF, ele contou que Mauro Marcondes lhe pediu que informasse a Lula sobre a "preocupação" de montadoras de veículos sobre a implantação, no Brasil, do padrão Euro IV, parâmetro de emissão de poluentes mais rigoroso para veículos a diesel. A regra seria apreciada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Mauro Marcondes é réu na Zelotes por, supostamente, atuar pela "compra" de MPs nos governos Lula e Dilma que concederam benefícios fiscais a montadoras de veículos. Ele representava empresas do setor e também o grupo que vendeu ao governo os caças suecos Gripen, além de outras empresas. O lobista pagou R$ 2,5 milhões a um dos filhos de Lula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, como revelou o jornal O Estado de S.Paulo em outubro. Para PF, os recursos, repassados entre 2014 e 2015, podem estar relacionados à edição de MPs, o que está em investigação. Luís Cláudio nega.
Conforme o lobista, que na época tratava com o ministro como representante da Scania, as empresas do setor estavam preocupadas com a nova regra, pois não haveria no Brasil combustível para atender ao parâmetro ambiental. O ex-ministro declarou à PF que se recorda de ter passado ao presidente essa preocupação da indústria.
As tratativas constam de mensagens apreendidas pela PF em computadores de Mauro Marcondes. Na oitiva, o ex-ministro afirmou que o lobista tinha "acesso direto" a ele.
Num e-mail de 18 de julho de 2008, uma sexta-feira, Mauro Marcondes argumenta com o ministro que, se a regra entrasse em vigor no prazo previsto, os custos da indústria aumentariam 15%, poderia haver danos aos motores e os veículos, em vez de poluir menos, jogariam mais gases nocivos na atmosfera. Por isso, sustentou o lobista, era necessário manter o padrão de emissão em vigor na época, o Euro III, para modelos fabricados a partir de janeiro de 2010.
"Se obtivermos uma negativa, teremos um caos na indústria de caminhões e no setor de transporte", apelou o lobista, acrescentando: "O governo terá uma reunião na próxima segunda-feira para tratar do assunto com diversos órgãos competentes e, como você conhece profundamente esse assunto, pediria a gentileza de informar o presidente e nos ajudar a encontrar uma solução", disse Mauro Marcondes.
A norma Conama foi editada em 12 de novembro de 2008 e, segundo o órgão, só entrou em vigor em 1º de janeiro de 2012. No depoimento, Miguel Jorge sustentou, contudo, que essa era a data originalmente prevista.
Em resposta ao lobista em 23 de julho, na quarta-feira seguinte, Miguel Jorge escreveu que já sabia dos resultados da reunião e que estava atento ao "desenrolar do processo". Ele afirma que discutiria a questão com Lula e a presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil: "Você conhece a posição do chefe com relação a isso, mas, de qualquer forma, devo me encontrar com a ministra Dilma com ele mesmo amanhã para atualizarmos a questão".
O ex-ministro disse à PF não se recordar do encontro com Dilma, mas confirmou ter levado o recado a Lula. Segundo ele, a norma "Euro VI" foi adotada na data originalmente prevista pelo Conama. Ele explicou que a "preocupação do chefe", mencionada no e-mail, era a preocupação de Lula de atender à exigência de redução de poluentes sem a produção do combustível adequado pela Petrobras.
Em 31 de julho, Mauro ainda escreve que precisava conversar com o ministro, pois poderiam "construir uma solução", e pede a ele uma "forma de comunicação para poder falar abertamente sobre o assunto".
Brindes
Os documentos apreendidos pela PF mostram que o lobista ofertava brindes a pessoas do governo. Uma mensagem de 11 de julho daquele ano relaciona diversas pessoas que seriam contempladas com "convites", possivelmente para um evento em Interlagos. Entre elas, estava o próprio Miguel Jorge, o filho dele, Tiago, e o atual presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Também estava na lista um dos filhos do ex-chefe de gabinete do então presidente, Gilberto Carvalho.
No e-mail de 23 de julho, Miguel Jorge afirma ao lobista que o filho Tiago "adorou ter ido a Interlagos e participado da festa de vocês". "Nós nos encontramos à noite e ele estava entusiasmado. Foi pena não ter ido, mas não aguentaria", acrescentou. No depoimento, o ex-ministro afirmou que o entusiasmo do filho se referia, provavelmente, a uma corrida de automóveis em Interlagos.
Luciano Coutinho informou, por sua assessoria, que se lembra do convite, que não foi ao evento e que não se lembra de ter ido a Interlagos na vida. Ele acrescentou que não tem relacionamento com Mauro Marcondes.
Gilberto Carvalho não foi localizado. O Instituto Lula informou que o ex-presidente não comentaria.(AE)

NO BLOG DO CORONEL
27-01-2015 ÀS 18:22:00
O consultor João Batista Gruginski, investigado na Operação Zelotes, registrou em diário que participou de reunião com os lobistas José Ricardo Silva e Alexandre Paes dos Santos, o APS (foto), na qual este mencionou uma suposta negociação de...

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
27/01/2016 às 18:15 \ Opinião
Publicado no Estadão
Há nove anos chegam a meu computador denúncias de um golpe típico de vigarista: quase 3 mil famílias de associados entraram na Justiça contra a administração da Cooperativa dos Bancários (Bancoop), fundada por Ricardo Berzoini, secretário da presidente Dilma Rousseff. Eles se queixam de ter pago prestações de apartamentos em que não puderam morar. O acusado é o ex-presidente da instituição João Vaccari Neto, suspeito de haver desviado o dinheiro dos cooperados para beneficiar o Partido dos Trabalhadores (PT), de que foi tesoureiro.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 28-01-2016 ÀS 7:10
GERAL5:35

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 28/01/2016 05:09

NO O ANTAGONISTA
Brasil 28.01.16 07:54 Comentários (21)
José Dirceu quer falar. Mas não quer.
Ontem seus advogados pediram ao juiz Sergio Moro para adiar o depoimento previsto para esta sexta-feira...
Brasil 28.01.16 07:43 Comentários (21)
Gilmar Mendes disse ao UOL que o julgamento do TSE contra Dilma Rousseff ainda deve demorar...
Brasil 28.01.16 06:47 Comentários (18)
A Lava Jato está investigando o triplex que a OAS reformou para Lula. Está investigando também o sítio Santa Bárbara, reformado pela mesma OAS para Lula.
Os dois casos correm juntos, e as cozinhas encomendadas pela empreiteira são o melhor indício nas mãos da PF...
Brasil 28.01.16 06:41 Comentários (11)
O engenheiro contratado pela OAS para reformar o triplex de Lula disse que as obras duraram de abril de 2014 até setembro.
As datas coincidem perfeitamente com as encomendas para as cozinhas dos imóveis de Lula...
Brasil 28.01.16 06:33 Comentários (32)
O Jornal Nacional citou o depoimento do engenheiro que cuidou da reforma do triplex de Lula:
“Ele disse que trocou o acabamento, refez a piscina, mudou a escada e instalou um elevador privativo. Segundo ele, praticamente refizeram o apartamento. Magri disse que a obra girou em torno de R$ 777 mil e que foi realizada entre abril e setembro de 2014”...
Brasil 27.01.16 21:09 Comentários (106)
A força-tarefa da Lava Jato montou também um organograma das relações societárias de Nelci Warken...
Brasil 27.01.16 20:31 Comentários (85)
O Estadão perguntou à Dilma Bonaparte Rousseff se a Lava Jato atrapalhava a economia. Ela respondeu o seguinte:
“Não, querida, eu não vou responder. Sinto muito. O FMI acha. Eu acho que vocês devem perguntar ao FMI"...
Brasil 27.01.16 20:01 Comentários (52)
Além dos apartamentos da Bancoop listados no post anterior, reproduzimos abaixo a relação de imóveis - há até um prédio inteiro - adquiridos por Nelci Warken e transferidos para a Murray Holdings.
Vamos ajudar a Lava Jato? Se você conhece o proprietário real ou o morador de um desses imóveis, envie um email para O Antagonista...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA