PRIMEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
26 DE JANEIRO DE 2016
Na reta final do governo, as visitas de Lula ao exterior foram marcadas por ligações do Planalto às embaixadas do Brasil informando que o então presidente “esperava receber de presente” algumas caixas de vinhos especiais, cuja lista era em seguida enviada. Foram usados 11 caminhões da Granero na volta de Lula a São Bernardo (SP), no início de 2011. Um deles, climatizado, levou um espantoso acervo de vinhos.
Embaixadores do Brasil naquela ocasião afirmaram à coluna, pedindo anonimato, que recebiam o “pedido” do Planalto como um ultimato.
Outros diplomatas interpretaram o pedido do Planalto como uma “oportunidade de agradecer” o posto que ocupavam no exterior.
Lula deixou o Alvorada com 1.403.417 itens em 11 caminhões, mas D. Marisa pediu à Granero “cuidado redobrado” com a adega de Lula.
A oposição planeja, este ano, esmiuçar a formação da adega de Lula, considerada hoje como uma das mais valiosas de todo o País.
O presidente de Furnas, Flavio Decat, agora chamado de “imperador” pelos funcionários, entrou em rota de colisão com a diretoria da Eletrobras. Ao anunciar a venda de 30% dos ativos de Furnas, ele virou alvo da estatal que é holding do sistema elétrico, cujo diretor financeiro teve de emitir comunicado ao mercado desmentindo a operação. Decat ainda acumula as diretorias de Administração e de Novos Negócios.
“Não há nenhuma avaliação acerca da Operação (de abertura de capital)”, diz o comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Em novembro de 2015, Decat mandou memorando a ele mesmo, que trata de irregularidades no fundo de pensão dos funcionários.
Anda tudo muito estranho em Furnas. Até a assessoria do “imperador” Decat se confessou incompetente para esclarecer o assunto.
A Zelotes desmantelou esquema que roubou R$20 bilhões do País, três vezes mais o afano na Petrobras, e descobriu a venda de medidas provisórios nos governos Lula e Dilma. Mas para o ex-ministro Gilberto Carvalho, a investigação quer inviabilizar a candidatura do chefão Lula.
Exatos 81 dias após o rompimento da barragem de lama da Samarco, no maior desastre ambiental da nossa História, que matou 17 pessoas, até agora ninguém foi preso. Não há sequer pedidos de prisão.
Sinceridade faz mal à saúde, no governo. O ministro Marcelo Castro (Saúde) tem sido criticado pelo fato de haver admitido que o Brasil “perdeu feio” a guerra contra a dengue. Nada mais verdadeiro.
A maioria dos caciques do PMDB avalia que Michel Temer leva a melhor sobre Renan Calheiros na disputa pelo controle do partido. Temer fez concessões. A reeleição deve ser finalmente limitada.
Eduardo Cunha vem sendo cada vez mais cordial com os deputados federais. Não esquece o aniversário de nenhum deles e atende às ligações com largo sorriso, seguido de um íntimo “Ô, meu irmão...”.
O convite oficial para Mauro Lopes assumir a pasta da Aviação Civil só virá após definido o líder do PMDB na Câmara. O emprego de Lopes depende apenas da vitória de Leonardo Picciani (RJ). E da Lava Jato.
Aliados querem Dilma o mais distante possível nas eleições municipais. Pega mal ter Dilma no palanque. Até mesmo no Nordeste, que já foi reduto eleitoral petista, os candidatos se escondem da presidente.
O prefeito de Lauro Freitas (BA), Marcio Paiva (PP), aliado do PT, está preocupado com o apoio do bem avaliado prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), a seu adversário Gustavo Ferraz (PMDB), em outubro. Paiva avalia se filiar ao PSDB para evitar o apoio de Neto a Ferraz.
Já que José Dirceu “está pronto para falar tudo”, como diz o advogado, tem gente lembrando que Lula andou pregando sua desfiliação do PT...

NO DIÁRIO DO PODER
TRE CASSA MANDATOS DO GOVERNADOR DO AMAZONAS E DO VICE
ELE E O VICE SÃO ACUSADOS DE PARTICIPAÇÃO EM ESQUEMA DE COMPRA DE VOTOS
Publicado: 25 de janeiro de 2016 às 19:49
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) cassou os mandatos do governador do Amazonas, José Melo (Pros), e do vice-governador, Henrique Oliveira (SD), na tarde desta segunda-feira (25), em Manaus. Eles são acusados de compra de votos nas eleições de 2014. O juíz Márcio Rys Meirelles de Miranda foi o único que votou contra a ação. Cinco votos foram a favor. A defesa de Melo disse que vai recorrer.
A assessoria jurídica da presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, informou que José Melo continua no cargo até a publicação do acórdão quando ocorrerá a comunicação à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). A assessoria disse ao G1 que a publicação deve ocorrer em uma semana.
José Melo foi acusado de esquema de compra de votos e de uso irregular da Polícia Militar na campanha eleitoral de 2014. A ação foi proposta pela coligação adversária "Renovação e Experiência", que tinha como candidato o agora ministro de Minas e Energia e senador licenciado, Eduardo Braga (PMDB).

O RISCO DA DERROTA OU SALTAR DE BANDA
Carlos Chagas
O crime não é comprar um apartamento, mesmo de luxo, a preço incompatível com a renda do comprador. Crime é permitir que uma empreiteira envolvida em corrupção com dinheiro da Petrobras se encarregue das obras de reforma e complementação do imóvel, sem ônus para o proprietário. Fica evidente a relação entre a empresa e o beneficiário, em especial se ele foi presidente da República e favoreceu a outra parte flagrada pela Justiça praticando negócios ilícitos como superfaturamento de contratos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, entre outros. Sobre o Lula pesa a acusação de ocultação de patrimônio. É o que deve enfrentar, prestes a ser denunciado pelo Ministério Público de São Paulo. A empreiteira OAS assumiu a construção do empreendimento e entregou as chaves do imóvel ao ex-presidente da República sem que até agora ele tenha provado que pagou pelo serviço.
Cabe ao PT defender seu criador? Por questão de lealdade, não. Afinal, o partido nada tem a ver com as atividades privadas do Lula. As conferências que pronunciou, as viagens que fez ao exterior, financiadas por empresas cujos interesses defendeu junto a governos estrangeiros, incluem-se no rol das práticas contrárias à imagem que deveria preservar. A cada dia, como agora no caso do apartamento triplex no Guarujá, surgem novas denúncias de malfeitos debitados à ação irresponsável do Lula.
A pergunta que se faz é se, condenado ou não em longos e arrastados processos na Justiça, ele terá o respaldo dos companheiros para candidatar-se à sucessão de Dilma Rousseff, em 2018. Tudo indica que se tiver vontade, será lançado, mas enfrentará profunda reação de seus adversários. Precisará defender-se em cada palanque ou debate a que compareça. Correrá o risco de rejeição em suas próprias bases.
Será diante dessas dúvidas que o Lula decidirá. Claro que voltar a ser presidente constitui seu principal objetivo, mas disputar sem a certeza da vitória constituirá um risco. Ainda mais frente a uma performance mais do que sofrível da sucessora, que precisará contestar caso eleito. Há quem recomende que salte de banda, mesmo sem perspectiva de ser substituído por outro companheiro.
Em suma, o ex-presidente não está premido pelos fatos. Há tempo para decidir-se. Mas entre correr o risco da derrota ou saltar de banda, sempre haverá o sonho de reviver tempos que possivelmente não voltam mais. 

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 26-01-2015 ÀS 4:58

NO O ANTAGONISTA
Brasil 26.01.16 08:33 Comentários (1)
Delfim Netto sugeriu que Dilma Rousseff, em 2 de fevereiro, apresente quatro reformas: da Previdência Social, da flexibilização do mercado de trabalho, da desindexação e da desvinculação das verbas do Orçamento.O Antagonista sugere que Delfim Netto procure um bom advogado. Belo Monte vem aí...
Brasil 26.01.16 08:21 Comentários (4)
O sócio de Erenice Guerra, José Ricardo da Silva, pode fazer uma delação premiada...
Brasil 26.01.16 07:57 Comentários (23)
José Dirceu promete falar, anuncia a imprensa.
E o que ele vai falar?...
Brasil 26.01.16 07:46 Comentários (31)
O Globo, em editorial, compara os dois países mais desastrados da América Latina, Brasil e Venezuela:
"Realiza-se, por ironia, o sonho de bolivarianos que trabalham em Brasília: Venezuela e Brasil, enfim, juntos. Como exemplos a não serem seguidos. Juntos num desastre econômico, político e com impiedosos reflexos sociais...
Mundo 26.01.16 07:32 Comentários (17)
Uma lata de leite em pó, na Venezuela, custa o equivalente a 22% do salário mínimo.
É o que mostra uma reportagem de O Globo...
Brasil 26.01.16 06:52 Comentários (28)
Erenice Guerra, interrogada pela PF, admitiu que tinha um contrato de gaveta com José Ricardo da Silva, o conselheiro do Carf pago para resolver uma “grande dívida tributária” da Huawei...
Brasil 26.01.16 06:33 Comentários (23)
Dilma Rousseff quer calar os procuradores da Lava Jato.
Ela quer calar também a imprensa...
Brasil 26.01.16 06:15 Comentários (24)
Dilma Rousseff, na semana passada, disse:
"Nunca tive acusação sobre uso indevido de dinheiro público"...
Economia 26.01.16 05:35 Comentários (15)
A bolsa chinesa despencou 6,42%.
Como sempre, vai estourar no Brasil...
Brasil 25.01.16 22:30 Comentários (17)
Os paulistanos que se preparem para a ofensiva de propaganda que tentará vender a ideia de que Fernando Haddad é um revolucionário da "mobilidade urbana". Depois do carnaval, o conto da bicicleta será martelado "diuturna e noturnamente" nos jornais e na TV, para tentar convencer os eleitores de que, graças ao prefeito petista, São Paulo rivaliza com as grandes metrópoles mundiais em matéria de transporte sustentável ou algo que o valha...
Brasil 25.01.16 21:23 Comentários (75)
Bob Marques, o homem da mala de José Dirceu, também não respondeu às perguntas de Sérgio Moro. Visivelmente abalado, Bob deixou claro que não pode falar o que sabe...
Brasil 25.01.16 20:13 Comentários (59)
O TRE do Amazonas cassou o mandato do governador José Melo (Pros) e do vice Henrique Oliveira (SD) por compra de votos. A PF apreendeu no comitê eleitoral de Melo R$ 11,7 mil...
Mundo 25.01.16 20:09 Comentários (25)
A França socialista começa a demolir o absurdo da semana de 35 horas de trabalho. O primeiro passo será diminuir drasticamente o valor a ser pago pelas horas extras.
A França socialista flexibilizará as leis trabalhistas, para aumentar a oferta de empregos, antes do Brasil petista.
Brasil 25.01.16 19:42 Comentários (20)
O Antagonista tem batido na tecla de que Pedro Barusco não disse toda a verdade em sua delação, a fim de proteger José Dirceu. A planilha de voos obtida pelo MPF complica a situação do delator...
Brasil 25.01.16 19:19 Comentários (51)
O MPF anexou aos autos do inquérito contra José Dirceu uma planilha com os voos realizados pelo ex-ministro em jatinhos de operadores do petrolão...

Hoje, São Paulo faz 462 anos. Parece ser mais interessante e divertido falar sobre São Paulo (e os paulistanos) do que viver em São Paulo. Por isso, selecionamos dez frases a respeito da cidade:
“São Paulo é feia. Ou melhor, é feia à beça”, Anthony Bourdain, chef e apresentador americano...
Brasil 25.01.16 18:23 Comentários (31)
Não existe hipótese de José Serra ser candidato a prefeito de São Paulo. Ele apoia a candidatura de Andrea Matarazzo, assim como Fernando Henrique Cardoso...
Brasil 25.01.16 18:08 Comentários (104)
Os depoimentos dos executivos da Andrade Gutierrez, que incriminam diretamente a campanha de Dilma Rousseff, em 2014, estão parados, assim como os de Pedro Corrêa.
A Procuradoria-Geral da República está sem tempo para ouvir determinados delatores...
Brasil 25.01.16 18:01 Comentários (80)
Pedro Corrêa prometeu implicar Lula na Lava Jato.
Até agora, porém, a Procuradoria-Geral da República não teve tempo de homologar seu acordo de delação...

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 26/01/2016 02:51


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA