1ª EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
28 DE DEZEMBRO DE 2015
O Planalto quer aproveitar a “onda governista” no Supremo Tribunal Federal para tentar uma retaliação interna contra o ministro Gilmar Mendes, maior “pedra no sapato” do governo com suas posições duras contra a corrupção. Auxiliares do Palácio pretendem provocar a reação de membros do STF às declarações do ministro, que acusou o tribunal de adotar atitude “bolivariana”, no julgamento do rito do impeachment.
Corajosamente, Gilmar Mendes falou em “cooptação” e lamentou o “ativismo” do STF, mais empenhado em legislar do que em julgar.
Ao citar o bolivarianismo, Gilmar Mendes comparou o STF à suprema corte venezuelana, que presta vassalagem ao regime chavista.
Na Venezuela, a Justiça costuma tomar decisões ao arrepio da lei e da Constituição, e até sentencia à prisão os opositores do regime chavista.
Tentativas de retaliar Gilmar Mendes encontrarão resistência no STF: ele é tão querido quanto respeitado, até pelos alvos de suas críticas.
A maioria dos servidores do Poder Executivo federal expulsos em 2015 foram desligados por “atos relacionados à corrupção”: 66,74%. O segundo lugar das ocorrências é para faltas/abandono/acumulação de cargo, com 22,73%. Apesar de sobrarem reclamações e denúncias contra servidores públicos, o número de punições é o menor desde 2009, apenas 474 expulsões. Seis anos atrás foram 433 punições.
O quadro do Executivo tem mais de 2 milhões de servidores. O custo anual ao contribuinte é de R$ 196 bilhões, só com salários e benefícios
Somam 2,79% as demissões por “proceder de forma desidiosa”, isto é, preguiça, desleixo, descaso, ociosidade...
O ministério campeão de punições é o do Trabalho e Previdência, com 137. É seguido pelas pastas de Educação, com 120, e Justiça, com 63.
É responsabilidade constitucional do Presidente da República enviar ao Congresso a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. Ao assinar as leis, Dilma assume como reais os números e estimativas, sendo possível processos e punições caso as desobedeça.
Na Câmara, a avaliação geral é que Eduardo Cunha será afastado da presidência da Câmara, em fevereiro. Até aliados acreditam que a decisão do Supremo em relação ao impeachment piorou a situação.
Do leitor Jorge Rodrigues, através do Facebook: “A grande diferença do Congresso Nacional para o Supremo Tribunal Federal é que um é eleito pelo povo e o outro é indicado pelo presidente da República”.
A polêmica envolvendo o cantor petista Chico Buarque invadiu as redes sociais. O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) entrou na onda e criticou o discurso petista do ‘ladrão é você’: “Chico já foi mais poeta”.
Autodeclarado discípulo de Silas Malafaia, o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) não acredita em melhoria da economia em 2016. “O governo é incapaz de realizar os ajustes necessários”, garante.
O começo do ano em Brasília marca um ano de abandono de uma centena de obras iniciadas no governo anterior. Muitas faltando entre 3% e 10% para serem concluídas. Somente no Distrito Federal são mais de 13 mil desempregados no setor de construção civil.
Dilma assinou um decreto que permite bandidos condenados a se beneficiarem do indulto de Natal permanentemente: os condenados que tiverem menos de 8 anos de pena a cumprir (6 anos nos casos de reincidência) podem aproveitar o indulto e nunca mais voltar.
Os maiores beneficiados do decreto de Dilma que criou um libera geral nas cadeias brasileiras serão os condenados pelo Mensalão: José Dirceu, Valdemar Costa Neto, Pedro Henry etc. O mensaleiro José Genoino já havia ganhado liberdade através de outro decreto de Dilma.
Editar decreto que solta criminosos condenados pela Justiça não é interferência no Poder Judiciário?

NO O ANTAGONISTA
Brasil 28.12.15 08:10 Comentários (1)
O Antagonista revelou que executivos da Andrade Gutierrez relataram à Lava Jato que Edinho Silva e Giles Azevedo exigiram que a empresa desse 100 milhões de reais para a campanha de Dilma Rousseff, em 2014.
É, aparentemente, a mesma quantia que o PT buscava levantar a mais com Marcelo Odebrecht, de acordo com uma das anotações encontradas no celular do empreiteiro (veja abaixo)...
Brasil 28.12.15 07:36 Comentários (15)
A PF encontrou 51 cartões de empresários e políticos entre os pertences de José Carlos Bumlai, o amigão de Lula, informa Fausto Macedo.
Afirma a polícia...
Brasil 28.12.15 07:26 Comentários (11)
O Estadão trata em editorial da medida provisória indecente que empurra goela abaixo do país acordos de leniência espúrios, que visam apenas a salvar o caixa das empreiteiras do petrolão...
Brasil 28.12.15 07:12 Comentários (26)
José Eduardo Cardozo, provavelmente a mando de Dilma Rousseff, virou o porta-voz do governo neste final de ano. Dia sim, outro também, publicam uma entrevista com ele. Hoje, foi a vez do Estadão.
Destacamos as seguintes pergunta e resposta...
Eu já disse que o PT é honesto?
Brasil 28.12.15 06:53 Comentários (15)
A versão oficial: enquanto Dilma Rousseff se reúne hoje com ministros do núcleo duro, para discutir como recolocar o país nos trilhos do crescimento e fechar o Orçamento de 2015, governadores se encontram em Brasília, para tentar enfrentar a violenta queda de arrecadação e as suas consequências...
Brasil 28.12.15 06:39 Comentários (21)
Ainda Lauro Jardim: o colunista de O Globo informa que Dilma Rousseff vai se expor mais em janeiro, para "conversar com o país e a sociedade"...
Brasil 28.12.15 06:27 Comentários (12)
Lauro Jardim, de O Globo, publica o detalhamento da última pesquisa Ibope sobre a popularidade de Dilma Rousseff. Mulheres, jovens e pobres são os que mais querem o impeachment da petista.
Vejam os números...
Economia 28.12.15 06:17 Comentários (10)
Mônica Bergamo registra imparcialmente a confiança de Guido Mantega em Nelson Barbosa:
"(Ele) tem a experiência e o conhecimento para equacionar o problema fiscal para possibilitar a retomada do crescimento o mais rápido possível."
Guido confia no guidão do Nelson Barbosa
A Folha noticia que Roberta Camargo se casará com Daniel Maluhy, no dia 30 de janeiro, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo -- conhecida também como "Nossa Senhora do Cadillac" desde tempos idos...
Brasil 28.12.15 06:02 Comentários (13)
O consultor Eduardo Oinegue, amigo do também consultor Mário Rosa, escreveu um artigo para a Folha intitulado "O desafio de ser um grande advogado". Ele termina o seu texto da seguinte forma...
Brasil 27.12.15 22:23 Comentários (33)
Uma consulta nos registros empresariais do estado de Nevada, nos EUA, indica que a Murray Holdings LLC, dona do triplex vizinho de Lula, tem como representante legal a MF Corporate Service, sob a gerência de Camille Services S.A, empresa sediada no Panamá...
Brasil 27.12.15 20:41 Comentários (135)
Há uma pista quente para a Polícia Federal saber quem é o dono da offshore Murray Holdings LLC, proprietária do triplex vizinho ao de Lula no Guarujá, como revelou O Antagonista...
NO BLOG ALERTA TOTAL
Segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Rentistas transnacionais e seus parceiros tupiniquins esperam receber nesta segunda-feira um presentão natalino do presidente da Petrobras, Aldemir Bendini. A Assembléia Geral Extraordinária da estatal de economia mista, que será realizada em Brasília, promete aprovar a venda de participações nos melhores ativos da companhia. As "jóias da coroa", que serão vendidas a preços de banana, estão na área de distribuição.
O inconsistente argumento usado na venda dos ativos é a série de prejuízos acumulados pela petrolífera. Curiosamente, em vez de a direção da Petrobras apoiar o movimento para que os responsáveis pelas perdas sejam processados judicialmente, a fim de ressarcir a estatal e os investidores pelos danos, Bendini e sua turma preferem fazer o jogo daqueles que sempre estiveram de olho grande na parte saudável e rentável da Petrobras - como bem define o craque Delfim Netto, "uma grande empresa do século 20, mas não do 21".
Investidores da Petrobras - que não vão lucrar na operação armada pela cúpula da empresa - estão pts da vida. Como sempre, devem exercer, na AGE, o direito de espernear, reclamando da delinquência organizada que sangrou a Petrobras durante anos. Eles cansam de acusar diretores e conselheiros de terem falhado no dever de diligência, violado todas as regras de governança corporativa e desrespeitado os estatutos da companhia. Acionistas minoritários denunciam o sistemático desrespeito à Lei Sarbanes Oxley (que regula o mercado de ações nos EUA), além de abusos às regras da (omissa) Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da BM&F Bovespa.
Ou seja, vendendo a parte boa da Petrobras a preço vil, a gestão Bendini vai consagrar tudo que foi originalmente armado nas falcatruas do Petrolão - que a Operação Lava Jato apenas ataca nas consequências, sem chegar nem perto das causas... Enfim, no Brasil sob desgoverno do crime organizado, a delinquência compensa e ainda dá muito lucro.
Alto Custo Brasil
Usura e abusa
A Petelândia manda vazar a versão de que ficará pt da vida com o ministro Nelson Barbosa se ele autorizar o Banco Central a subir os juros (a taxa Selic hoje em absurdos 14,25% ano) na primeira reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), nos dias 19 e 20 de janeiro.
A grande dúvida é se os petistas realmente querem acuar o Barbosa ou se querem, na verdade, acertar e dar um tombinho no presidente do BC do B, Alexandre Tombini.
Fingindo que não se importam com a briga, os rentistas querem mais é que o desgoverno suba os juros, para eles lucrarem ainda mais com a renegociação da impagável dívida pública de um Estado Capimunista perdulário e corrupto.
Se vira nos 13
Treze governadores de vários partidos baixam hoje em Brasília para uma reunião emergencial com a Presidenta Dilma Rousseff.
Além de falta crônica de dinheiro para cumprir pagamentos imediatos (como salários de servidores), os governadores vão debater seis temas básicos com Dilma e seu time principal: afrouxamento no pagamento das dívidas com a União; reforma da previdência; retorno ou não da CPMF; nova reforma tributária; mecanismos para melhorar as relações entre patrões e empregados para brecar o desemprego; e mecanismos para aumentar o nível de investimentos no país.
Além dos ministros econômicos — Nelson Barbosa (Fazenda), Valdir Simão (Planejamento), Armando Monteiro (Mdic), Miguel Rossetto (Previdência) — devem participar do encontro também o chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, e o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.
Admitindo...
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deixou a petelândia mais furiosa ainda com ele, ao admitir, em entrevista ao Estadão, que muitos membros do partido estão envolvidos em escândalos de corurpção:
"Há membros do PT envolvidos nessas organizações criminosas? 
Infelizmente, tem. Há porque na política brasileira membros de todos os partidos, muitas vezes, participam dessas organizações criminosas. E todos têm que ser punidos. Se o PT capturar o discurso de que a lei é para todos e que, pela primeira vez na História pessoas que têm o poder econômico e poder político vão para trás das grades e são investigadas, acredito que a população entenderá que seu papel agora também é histórico. Foi histórico quando fizemos a distribuição de renda. E está sendo agora quando estamos enfrentando e criamos as condições para o combate à corrupção".
Outra pergunta do Estadão: Com tanta corrupção sendo descoberta na política e com mudanças de regras, como o fim das doações eleitorais por empresas, acha que a próxima eleição pode ser o início de um novo parâmetro nas disputas?
"Eu espero que seja. Deixei de disputar minhas eleições como deputado e fiz isso publicamente, numa carta, antes de 2010. Porque entendia que não havia condições de disputar eleições naquele sistema político, que é o atual ainda. É um sistema que gera corrupção e que gera problemas estruturais no âmbito da governabilidade. Cada vez está mais claro para a sociedade brasileira que, além da punição a envolvidos, a questão central deve ser o desenvolvimento de políticas que reestruturem a realidade do nosso sistema atual. Se ficarmos o tempo inteiro apenas buscando culpados e os punindo, estaremos atendendo parcialmente aquilo que é necessário. Eu tenho que atacar as causas, como também tenho que combater os efeitos. Combate-se os efeitos punindo e prendendo os corruptos. Dizemos que a lei vale para todos. Mas tenho que atacar as causas. E elas, em larga medida, remontam à questões estruturais de nosso sistema político. Isso só pode ser enfrentado através de uma reforma (política)".
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Notícias em Destaque

NOTÍCIAS EM DESTAQUE