1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
09 DE NOVEMBRO DE 2015
O aspone para assuntos internacionais aleatórios da Presidência, Marco Aurélio Garcia, aquele do “top-top”, é citado ao menos cinquenta vezes no inquérito que investiga o ex-presidente Lula pela prática do crime de tráfico internacional de influência para beneficiar a empreiteira Odebrecht, com financiamentos do BNDES para obras no exterior. O caso vem sendo investigado pelo Ministério Público do DF e Territórios.
O protagonismo de Marco Aurélio Garcia no caso Odebrecht poderá levar o assessor presidencial a depor na CPI do BNDES.
A investigação do Ministério Público apura a acusação de tráfico de influência internacional do ex-presidente Lula durante seu governo.
E-mails obtidos pelo Ministério Público, comprovam que era Top-top Garcia quem “garantia” a autoridades os financiamentos do BNDES.
O pânico no governo com a possível convocação de Top-top fez com que fosse criada “tropa de choque” para sepultar a CPI do BNDES.
Em nova fase de investigação, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o saque aos fundos de pensão decidiu avançar sobre o envolvimento de petistas em negócios fraudulentos. A ideia é se concentrar nos presidentes do Petros, Henrique Jäger, do Postallis, Antônio Conquista, e do Funcef, Carlos Caser. “Todos são filiados ao PT”, ressalta o presidente da CPI, Efraim Filho (DEM-PB).
Além de aparelhar fundos de pensão, o PT também infiltrou muitos dos seus militantes em conselhos de administração de empresas privadas.
Podem ser mais de 300 os petistas que recebem gordos jetons em conselhos de administração de empresas privadas onde investiram.
A CPI retoma promessa inicial, defendida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. “Fazer devassa em contratos do PT”.
Acabou o orgulho petista. Deputados do partido evitam desfilar com os tradicionais broches com uma estrela vermelha. Na Câmara, passam incógnitos pelos manifestantes que batem ponto diário.
Bandido não respeita mais nada. Pilotando uma moto, um meliante assaltou uma cabo dentro do Arsenal da Marinha, dias atrás. E ainda fugiu com a bolsa da militar, passando por duas guaritas.
Enrolado na Operação Lava Jato, o vice-presidente da Câmara, Valdir Maranhão (PP-MA) é aliado de Eduardo Cunha, mas deu sinais de diálogo com o governo Dilma.
Sobre a permanência de Eduardo Cunha na presidência da Câmara, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) é enfático: “Em período de normalidade, ele já estaria morto”. A queda é questão de tempo, diz.
Hoje piloto “expatriado” na África, Marcelo Lins lança na terça (17), na Travessa em Botafogo (RJ), seu livro “Caso Varig - a história da maior tragédia da aviação brasileira”, que ele viveu dia a dia.
Mesmo com o fraco relatório que preservou políticos, Antonio Imbassahy (PSDB-BA) comemora o resultado dos trabalhos da CPI da Petrobras: “Foram nove meses de desgaste para o governo”.
Tucanos brigam na Câmara. Apoiados por Geraldo Alckmin, deputados de São Paulo não querem que o líder da bancada de 2016 seja indicado pelo desgastado atual líder Carlos Sampaio (SP) ou por Aécio.
O presidente nacional do PPS, Roberto Freire (SP), acredita que o eventual governo Michel Temer seguirá os moldes de Itamar Franco. “Será um governo reformista, não subalterno à banca financeira”, diz.
...o governo Dilma é nota 10, seus ingratos: 10% de inflação e 10% de desemprego, até dezembro.

NO DIÁRIO DO PODER
O MAIS REJEITADO
IBOPE INDICA AUMENTO DA REJEIÇÃO AO PT
BRASILEIROS REJEITAM OS PETISTAS E SOMENTE 12% O APOIAM
Publicado: 08 de novembro de 2015 às 16:19 - Atualizado às 21:05
Ocupante da Presidência da República desde o início de 2003, o PT é hoje o partido com maior rejeição no Brasil, segundo pesquisa Ibope feita na segunda quinzena de outubro. Do total de entrevistados, 38% apontaram a legenda de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff como aquela de que menos gostam. No outro extremo, 12% indicaram o PT como partido preferido - ou seja, para cada petista, há cerca de três antipetistas no País.
No ranking da rejeição, o PT não apenas está em primeiro lugar, mas é o líder disparado. Em distante segundo lugar, com 30 pontos porcentuais a menos, está o PSDB (8% de rejeição). O PMDB com 6%, aparece em empate técnico, também na segunda colocação.
É a primeira vez que o Ibope mede a rejeição às legendas com uma pergunta específica ("de qual desses partidos você gosta menos?"). Não é possível, portanto, saber se a onda antipetista está em seu ápice. Mas há indícios de que essa tendência no eleitorado se fortaleceu desde o ano passado.
Em outubro de 2014, pouco antes da eleição presidencial vencida por Dilma, o PT tinha uma imagem "favorável" ou "muito favorável" para 41% dos eleitores, também segundo o Ibope. Outros 46% viam o partido de forma "desfavorável" ou "muito desfavorável". De lá para cá, a parcela com opinião contrária ao PT cresceu para 70%, enquanto os favoráveis se reduziram a apenas 23%.
Outro indicador do desgaste dos petistas é a evolução da taxa de preferência pela sigla. Em abril de 2013, pouco antes da onda de manifestações de protesto pelo País, o PT era o partido preferido de 36% da população - o melhor resultado para a legenda em uma década.
Mas os protestos de rua provocaram mudanças significativas na opinião pública: em julho de 2013, a taxa de preferência pelo PT já havia caído para apenas 22%.
Desde então, apesar de ter vencido a eleição presidencial de 2014, o partido foi associado a novos episódios de desgaste, entre eles o agravamento da crise econômica e o escândalo de corrupção na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato.
O PSDB, partido que disputou com Lula e Dilma os segundos turnos das quatro últimas quatro eleições presidenciais, não se beneficiou diretamente da queda de popularidade de seu principal adversário.
Os tucanos também têm hoje uma imagem pior do que de outubro de 2014. Na época, segundo o Ibope, a soma de opiniões "desfavoráveis" e "muito desfavoráveis" sobre a sigla chegava a 45%. Atualmente, atinge 50%.
Por outro lado, no ranking da preferência partidária, é a primeira vez que o PSDB empata tecnicamente com o PT no primeiro lugar - mas o fenômeno se explica mais pela queda dos petistas que pela ascensão dos tucanos.
Geografia
A rejeição ao PT é maior na região Sul, onde 46% dos entrevistados apontam a legenda como aquela de que menos gostam - taxa oito pontos porcentuais superior à média nacional. Também se concentra nos setores mais escolarizados e de renda mais alta.
Entre os eleitores com curso superior, a taxa de rejeição ao partido chega a 50%, mas cai para 28% entre os que estudaram até a quarta série. Na divisão do eleitorado por renda, o PT é o mais rejeitado por 46% dos que ganham mais de cinco salários mínimos, e por 28% dos que recebem até um salário mínimo.
O partido também sofre maior rejeição entre os mais jovens (43% na faixa de 16 a 24 anos) que entre os mais velhos (33% entre aqueles com 55 anos ou mais).
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios do País entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

NO BLOG DO CORONEL
SEGUNDA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 01:15:00
Estava na hora de modernizar o nosso Blog. É o que estamos pretendendo com este novo layout. O que pedimos para vocês que nos acompanham há tanto tempo? Explorem cada atalho, cada ícone, cada caminho. Como ir de um post ao outro. Como voltar a home. Como pular para o facebook e twitter. Enfim, mandem sugestões que, se forem boas, acataremos com o correr dos dias. E o principal. Continuem nos ajudando a aumentar um milhão de page views por mês. Não temos e nem pretendemos ter patrocínios. Mas queremos ter relevância, como sempre tivemos. E, abaixo, relembre um pouco da nossa História.
Como tudo começou
O Coronel nasceu anônimo, em 2005, na área de comentários do Blog do Noblat como um personagem para irritar as esquerdas. Pode-se dizer que cumpriu este papel com algum brilho e muitas gargalhadas.
O Blog Coturno Noturno nasceria dois anos depois, em 15 de novembro de 2007. Escrito, produzido e editado pelo Coronel, carregava o peso do nome, sempre associado ao regime militar, ainda que seu editor seja um democrata que só acredita em mudanças dentro do que manda a Constituição e o Estado de Direito.
Então o Coronel, que não é um coronel, chegou aos 50 milhões de acessos, 30 mil posts, 500 mil comentários moderados... Difícil mudar de pseudônimo quando ele se tornou uma marca de sucesso. Suavizou-se, pois, para Blog do Coronel.
Ao longo destes oito anos o blog acumula algumas medalhas, como ter estourado o esquema dos cartões corporativos, provocando a abertura de uma CPI e o surgimento do Portal da Transparência. Como este, muitos dos furos publicados primeiro aqui levaram dias, às vezes semanas, para se tornarem pauta na grande imprensa. É o que se espera de um blog independente.
O Blog do Coronel, por fim, é um blog anti-PT e estará sempre contra os corruptos e ladrões deste partido. Sempre apoiando quem tiver efetiva chance de vencê-los. Sempre a favor da democracia, do Estado de Direito e da liberdade de imprensa, despertando ódios tanto na extrema direita tanto quanto na extrema esquerda.
O Coronel que não é coronel
Sou jornalista, publicitário, professor universitário, consultor, pós-graduado em marketing, MsC em Engenharia do Conhecimento e eterno aluno da Nariz Gelado, que foi quem insistiu para que eu começasse este blog. 
Continuem com o Coronel. O blog é de vocês.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
09-11-2015 ÀS 7:25
6:23
GERAL6:21
4:49

NO O ANTAGONISTA
Brasil 09.11.15 08:09 
José Carlos Bumlai, o operador de Lula, reuniu-se sete vezes com Marcelo Odebrecht, o empregador de Lula.
Os encontros, informa O Globo, "foram mapeados pela PF na agenda do celular de Marcelo Odebrecht", e ocorreram entre 2010 e 2013...
Brasil 09.11.15 07:30 Comentários (24)
O jornalista Claudio Tognolli publicou o seguinte relato em seu blog, no Yahoo:
"Pouco antes de começar a Copa do Mundo, aqui no Brasil, um amigo jornalista foi visitar José Maria Marin, em seu apartamento na alameda Casa Branca, nos Jardins. Seco e grave, Marin lhe confidenciou:
– Você se considera jornalista investigativo? Se sim, tente investigar o esquema que o marqueteiro João Santana montou com Lula no exterior…
Thalita 30 minutos atrás
Será que pros americanos o Marin não abre o coração?
Brasil 09.11.15 06:46 Comentários (28)
A Folha de S. Paulo, hoje, tem uma entrevista com José Eduardo Cardozo.
O jornal tentou descobrir por que Lula tinha antipatia por ele...
Teresa 34 minutos atrás
Ele também sabe quem é Dilma e no entanto encobre as "graves faltas éticas" dela
Brasil 09.11.15 06:45 Comentários (11)
Roberto Teixeira cedeu uma casa a Lula por nove anos.
Ele cedeu também uma chácara em Monte Alegre do Sul, onde Lula passava os fins-de-semana antes de adquirir sua própria fazenda, em Atibaia...
Clesia 32 minutos atrás
O teu passado te condena
Brasil 09.11.15 06:03 Comentários (46)
A PF descobriu que o maior fornecedor da Odebrecht foi Roberto Teixeira, como revelou O Antagonista, ontem à tarde.
Em primeiro lugar, parabéns a Claudio Dantas, que conseguiu o documento. Em segundo lugar, uma dica: Roberto Teixeira é José Carlos Bumlai antes de José Carlos Bumlai...
Patricia 31 minutos atrás
E vocês acham que a PF já não está seguindo?
Brasil 08.11.15 21:35 Comentários (183)
A coluna Painel, da Folha, publicou que, quando entrou na sua cela pela primeira vez, Marcelo Odebrecht se queixou de que a água da torneira estava pingando. "'Isso é desperdício de dinheiro público'", disse Marcelo, conforme relatos registrados na ocasião."

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 09/11/2015 05:20
O presidente do TSE, ministro Dias Tóffoli, ignorou o regimento do tribunal ao decidir que a ministra Maria Thereza de Assis Moura continuará sendo relatora da ação que pede a cassação dos mandatos de Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. Em fevereiro, ela havia determinado o arquivamento da ação por “falta de provas”. O PSDB recorreu. Ao julgar o recurso, o plenário do tribunal decidiu reabriu o processo.
A própria Maria Thereza questionara sua permanência como relatora do caso em função de ser contra a continuidade da apuração. A ministra sugeriu que o processo passasse a ser relatado pelo colega Gilmar Mendes, que foi o primeiro a divergir dela em plenário, votando pela reabertura da ação. Toffoli deu de ombros para as ponderações da ministra.
Tóffoli ignorou também o artigo 25 do regimento interno do TSE. Anota o seguinte: “As decisões serão tomadas por maioria de votos e redigidas pelo relator, salvo se for vencido, caso em que o presidente designará, para lavrá-las, um dos juízes cujo voto tiver sido vencedor; conterão uma síntese das questões debatidas e decididas, e serão apresentadas, o mais tardar, dentro em cinco dias.”
Em petição protocolada no TSE, os advogados do comitê de Dilma se opuseram à transferência do comando do processo para Gilmar Mendes. Argumentaram que o julgamento em que a posição do ministro prevaleceu tratou apenas de um recurso do PSDB, não do mérito do processo. Por essa razão, sustentaram os advogados de Dilma, Maria Thereza teria de ser mantida como relatora.
De fato, o plenário do TSE apenas deferiu um recurso do tucanato contra o arquivamento que Maria Thereza ordenara. Mas Tóffoli poderia ter aplicado ao caso, por analogia, o artigo 25 do regimento do TSE. Seria mais lógico que Gilmar ou qualquer outro ministro favorável à continuidade da investigação assumisse o comando do processo. O prosseguimento da ação exigirá a requisição de documentos da Operação Lava Jato e a realização de novas diligências. Algo que pode violentar a consciência da ministra Maria Thereza, defensora do arquivamento da causa.
Durante o julgamento, Maria Thereza explicou porque defendeu o arquivamento. Disse que o PSDB adicionou argumentos novos depois que ação já havia sido protocolada no TSE. Por exemplo: delações da Lava Jato indicando o repasse de dinheiro de corrupção para a tesouraria da campanha de Dilma e indícios de pagamentos feitos pelo comitê eleitoral do PT a empresas fantasmas. A ministra argumentou que esses elementos só poderiam ser levados em conta se constassem da petição inicial. A manutenção de Maria Thereza na relatoria foi efusivamente celebrada no Planalto.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Segunda-feira, 9 de novembro de 2015
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Se for verdade que dona Marisa da Silva pretende cobrar da OAS pelas melhorias feitas no apartamentão triplex do Guaruja, do qual ela estaria abrindo mão do direito de adquirir, a família Lula da Silva merece ganhar o prêmio Nobel de Economia Solidária. Só eles mesmos para arrancar dinheiro de uma empresa enrolada nos processos da Jato e em recuperação judicial, desistindo de ficar com um imóvel de 297 metros quadrados, de frente para o mar, com uma piscina de 3 x4 metros na varanda do amplo salão. É muito desprendimento não querer um imóvel que vale hoje mais de R$ 1,5 milhão (no mínino) e pelo qual a mulher de Lula pagou à cooperativa dos Bancários (Bancoop) a bagatela de R$ 47.695,38.
Se Lula e seus familiares conseguem ser generosos com uma empreiteira, o dono preso de uma delas não teve a mesma generosidade com a Presidenta Dilma Rousseff. Vazou dos processos da Lava Jato a informação que Marcelo Odebrecht chamou Dilma de "mentirosa" na troca de mensagens com o dirigente Benedicto Barbosa da Silva Júnior, durante o debate da campanha reeleitoral, entre a Presidenta e Aécio Neves. Quando se falou no financiamento de US$ 682 milhões para o Porto de Mariel, em Cuba, feito pelo BNDES, Marcelo detonou: “Ela (Dilma) disse que as garantias são da empresa, e não do governo de Cuba. Ela está mentindo”.
Quem consegue ser mais mentiroso que os brasileiros (políticos ou empreiteiros) é o governo cubano. Enquanto o presidente Raul Castro anunciava que pretende deixar o poder em fevereiro de 2018, cedendo o lugar para o vice Miguel Diaz-Canel, para ampliar a tal "democracia na ilha", a ONG UPACU (Unión Patriótica de Cuba) denunciava ontem mais uma barbaridade do regime dos Irmãos Castro - líderes e fundadores do Foro de São Paulo, junto com o companheiro $talinácio.
A UPACU revelou que, apenas em outubro, a polícia política cubana prendeu 1093 ativistas dos direitos humanos. A entidade protestou que, só neste domingo, 07, ocorreram 200 prisões absolutamente arbitrárias. Os inimigos dos irmãos Castro são tratados com violência, assédio, abuso e espancamentos - segundo dirigentes da UPACU. O site www.unpacu.org traz a lista dos detidos ontem. É mais uma prova de que a democracia em Cuba está tão próxima quanto a honestidade dos políticos no Brasil.
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA