1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
21 DE NOVEMBRO DE 2015
Caiu como uma bomba, no Tribunal de Contas da União, o depoimento que compromete a presidente Dilma com a compra superfaturada da refinaria americana de Pasadena, que provocou prejuízos de US$ 800 milhões (ou R$ 3 bilhões) ao Brasil. O conselho de administração da Petrobras, presidido por Dilma, analisou e aprovou o negócio um dia após ser fechado, segundo contou Aghostilde Mônaco de Carvalho, funcionário da Petrobras, que depôs sob acordo de delação premiada.
A pressa na aprovação da compra de Pasadena pelo conselho de administração coloca Dilma como um dos responsáveis pelo negócio.
O depoimento de Aghostilde foi lido pelo ministro Vital do Rêgo, relator da tomada de Contas Especial na Petrobras. Causou estupefação.
Dilma tem tanto medo do assunto que, no início do escândalo, ela até divulgou nota culpando “parecer falho” de Nestor Cerveró pelo negócio.
Aghostilde assessorava Nestor Cerveró, na diretoria Internacional da Petrobras, e prestou depoimento ao Ministério Público Federal.
O Palácio do Planalto colocou na ponta do lápis a votação que manteve o veto ao reajuste dos servidores do Judiciário, contou os deputados governistas incondicionais, do tipo que vota favorável ao governo independente de emendas e cargos, e o resultado foi desesperador: só 132 são leais à presidente Dilma. Isso significa que o governo precisa negociar cada votação, aumentando o desgaste com os aliados.
No caso do Judiciário, o veto de Dilma foi mantido por 6 votos: foram 132 votos a favor da manutenção do veto, 251 contra.
O governo não pensa em outra coisa. Para impedir o impeachment, Dilma precisaria de ao menos 172 votos contrários.
O governo não tem condição de aprovar nenhuma PEC (308 votos). No caso da Desvinculação das Receitas da União, já recorreu à oposição.
No plano para enterrar todas as CPIs, a Câmara deve estendê-las até 17 de dezembro. Eduardo Cunha pretende levá-las até o último dia das atividades do Congresso, apenas para dar aparente satisfação.
Efraim Filho (DEM-PB) colhe assinaturas para a Frente Parlamentar de Combate ao Contrabando. Ele já garantiu apoio de 220 parlamentares e de 70 entidades de setores. Na quinta, haverá audiência na Câmara.
Deputados acham que é obra do líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), a decisão de não condenar os golpistas acampados no Congresso. Sampaio é aquele que levou o PSDB a se abraçar a Eduardo Cunha.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) lamentava a demora de 40 minutos para que o restaurante do plenário da Câmara liberasse o almoço. Faminto, saiu às pressas e não esperou “tanto tempo”.
O Ministério das Cidades adiou para março o repasse aos municípios de recursos para melhorar a mobilidade urbana. Sem dinheiro, os prefeitos não querem nem ouvir falar em Dilma.
O deputado Danilo Fortes (PSB-CE) estranha a pressa do governo em limpar a pauta do Congresso, o que não fez durante o ano inteiro. “O governo está com pressa para votar as pedaladas”, desconfia.
O senador José Pimentel (PT-CE) celebra a decisão do PMDB, que adiou o rompimento com o governo. “O PMDB é governo. Temos uma articulação muito integrada”, afirma.
O deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) define a crise econômica como maior aliada de Dilma no Congresso. “A maioria dos parlamentares vota medidas fiscais por causa da crise”, pondera.
…se tantas autoridades enroladas em escândalos se safarem, a “Lava Jato” merecerá ser rebatizada de “Lavou, tá Novo”.

NO DIÁRIO DO PODER
PARECEM ZUMBIS
Carlos Chagas
21-11-2015
Do festival de baixarias encenado na Câmara nesta semana, em especial quinta-feira, 19, sobressai o comportamento da bancada do PT. Negativamente, é claro. Como entender que depois de um mês guerreando Eduardo Cunha, os companheiros se tenham transformado em linha auxiliar do presidente dos deputados? Com raras exceções, faltaram à sessão iniciada pela manhã, visando não dar numero no Conselho de Ética, ajudando a protelar o início do processo contra o parlamentar fluminense. Um desabafo proveniente de diversas gargantas oposicionistas fazia-se ouvir de quando em quando: “onde anda o PT?”
O gato comeu. Melhor dizendo, cumprindo ordens do Palácio do Planalto, o partido integrou-se na missão impossível de salvar Eduardo Cunha. Por que? Por ser verdadeiro o abominável acordo da presidente Dilma com o singular personagem hoje empenhado em evitar sua condenação por quebra de decoro. O governo tenta garantir o mandato dele, Madame, de seu turno, vê engavetado o pedido de impeachment apresentado por antigos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Um acordo digno da quadrilha de Al Capone.
Nem Cunha nem Dilma admitem a hipótese de defender-se das acusações, coisa que seria normal no caso de inocência. Como uma quebrou a Lei da Responsabilidade Fiscal e outro mentiu negando possuir dinheiro no exterior, empenham-se em sepultar os julgamentos antes de iniciados. Querem chegar incólumes ao fim do ano, adquirindo o oxigênio necessário para apagar a memória nacional. 
A gente pergunta como foi possível essa transfiguração da legenda que um dia imaginou-se dona da ética e da moral. A resposta surge clara: com raras exceções, venderam-se os companheiros. Trocaram o ideal de mudar o País pelas mesmas concepções e interesses que combatiam. Pior do que esquecer ou não lembrar de seus antigos propósitos é a desfaçatez com que obedecem as novas instruções. Parecem zumbis. Por certo que compensados com as benesses do poder.
UM ANUNCIANTE PERDIDO
De vez em quando é bom lembrar episódios do folclore político. O saudoso mestre Arnaldo Nogueira, pioneiro dos programas de entrevista na televisão, com o inesquecível “Falando Francamente”, nos anos cinquenta, recebia o marechal Cândido Rondon. Velhinho, quase totalmente surdo, o entrevistado mantinha a sagacidade que pautou toda sua vida. Naqueles idos o vídeo-tape não havia sido inventado, todos os programas eram ao vivo. Como norma, no meio da entrevista, Arnaldo Nogueira fazia um intervalo, informando o convidado de que tomariam “um delicioso guaraná champagne da Antártida”, patrocinadora do programa. Nessa hora entrava no estúdio uma sestrosa mocinha de mini-saia, com taças numa bandeja de prata. Se o entrevistado queria agradar o jornalista, tomava um gole e exclamavam “que delícia” e o programa continuava. O marechal Rondon custou a entender o intervalo, que só percebeu quando diante de uma taça de guaraná e aí surpreendeu: “guaraná champagne da Antártida? Eu não bebo essa porcaria”. A tempo em que derramava o líquido no tapete, completou: “Só bebo guaraná ralado na língua do pirarucu!”
Desnecessário dizer que Arnaldo perdeu o patrocinador, mas essa historinha se conta a propósito da recente entrevista que o ex-presidente Lula concedeu ao competente Roberto D’Ávila. Tantas agressões fez o primeiro companheiro aos fatos que o jornalista corre o risco de perder seu patrocinador. No caso, o público admirador de sua capacidade...

NO BLOG DO CORONEL
SÁBADO, 21 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 00:02:00
Comandante nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) rebateu nesta sexta-feira (20) declarações dadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um congresso da juventude do PT. O tucano afirmou que Lula "envergonha o Brasil" e que...
SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 15:54:00
No mês de outubro, o Brasil fechou 169.131 vagas formais de emprego, segundo informou há pouco o Ministério do Trabalho e Emprego e Previdência Social. Trata-se do pior resultado para o mês da série histórica iniciada em 1992. Os dados do Cadastro...
Ontem, Aécio Neves deu longa entrevista em Minas Gerais. E foi muito claro: o impeachment é decorrência natural de crimes cometidos pela Presidência da República e não uma pauta do PSDB. As coisas já foram colocadas pelo partido nos processos que...

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
20/11/2015 às 13:05 \ Opinião
Publicado na versão impressa de VEJA
Existe na vida pública do Brasil de hoje uma pergunta que pode ser decisiva para o nosso futuro próximo: o ex-presidente Lula é um homem de bem? Se ficar comprovado que sim, é, as coisas irão para um lado; se ficar comprovado que não, não é, irão para outro. Esse tipo de dúvida nem deveria aparecer na discussão política, pois está na cara que a integridade pessoal de quem se propõe a liderar uma nação com 200 milhões de habitantes é o mínimo dos mínimos a esperar numa sociedade que pretende viver com alguma lógica. Se o requisito é essencial para a direção de um clube de futebol, do condomínio de um edifício de apartamentos ou da Santa Casa de Misericórdia, como poderia ser diferente quando está em jogo o comando da República?

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 20/11/2015 ÀS 20:07
GERAL 20/11/2015 ÀS 20:00
GERAL 20/11/2015 ÀS 19:45
GERAL 20/11/2015 ÀS 16:24
GERAL 20/11/2015 ÀS 16:11
GERAL 20/11/2015 ÀS 15:52

NO O ANTAGONISTA
Brasil 21.11.15 10:03 
Lula foi vaiado em Salvador, ontem, no Dia Nacional da Consciência Negra.
Disse o Estadão: "Já no início da fala, com mais de duas horas de atraso, ao cumprimentar os presentes, de cima de um trio elétrico, Lula ouviu uma sonora vaia, seguida de reclamações relacionadas à crise financeira e à corrupção no País...
Brasil 21.11.15 09:11 Comentários (12)
O dono da Brahma quer que o Brahma se reúna com Fernando Henrique Cardoso.
Ele disse, segundo a Folha de S. Paulo: "Tem de se unir por algumas coisas, [dizer:] vamos conversar que é importante".
Jorge Paulo Lemann não esclareceu quais seriam essas "coisas". Ele previu, porém, que o governo de Dilma Rousseff está para acabar...
Brasil 21.11.15 09:42 
Dilma Rousseff sabe que Eduardo Cunha é a melhor arma contra o impeachment.
Um "auxiliar presidencial" disse à coluna Painel, da Folha de S. Paulo: “Enquanto a pauta for ele, estamos bem”...
Brasil 21.11.15 07:48 Comentários (57)
Ricardo Pessoa matou o PT.
Seu depoimento ao juiz Sergio Moro, nesta sexta-feira, 20, foi o mais revelador - e o mais transparente - até agora.
Depois do que ele contou, o PT só pode ser extinto...
Brasil 21.11.15 07:46 Comentários (10)
A primeira parte do depoimento de Ricardo Pessoa, publicada pelo Estadão, tem 23 minutos e 11 segundos.
Quer um conselho do velho Diogo? Assista-o integralmente. É um documento extraordinário.
Brasil 21.11.15 07:43 Comentários (8)
O juiz Sergio Moro perguntou a Ricardo Pessoa por que ele pagava propina.
Resposta:
“Porque fomos cobrados politicamente”...
Mundo 20.11.15 23:48 Comentários (30)
O governo da Bélgica decretou o estado de alerta máximo em Bruxelas.
Brasil 20.11.15 21:53 Comentários (188)
No tal Congresso da Juventude do PT, Lula disse que “Temos que ajudar a companheira Dilma a sair da encalacrada que a oposição nos colocou depois das eleições. Eles não souberam perder...
- 3,1%Economia 20.11.15 21:46 
A revisão do governo da queda do PIB em 2015, de 2,8% para 3,1%, ainda é sinal de otimismo.
Mundo 20.11.15 21:11 
O escritor Michel Houellebecq escreveu um artigo para o jornal italiano Corriere della Sera. Ele acusou os últimos governos franceses de incompetência e leniência com o terrorismo, em especial François Hollande e Manuel Valls...
Mundo 20.11.15 21:02 
De acordo com uma pesquisa feita por universidades venezuelanas, 73% dos lares do país sofrem com "privação de rendimento", eufemismo para pobreza.
A meta de Nicolás Maduro é 100%.
Mundo 20.11.15 20:44 
A polícia francesa não perguntou "Onde está seu namorado?" à terrorista Hasna Aitboulahcen, como andam traduzindo. Perguntou, como publicamos, "Onde está seu amigo?", referindo-se a Abdelhamid Abbaoud...
Brasil 20.11.15 20:40 
Roberto Gonçalves, o ex-gerente internacional da Petrobras, ficará mais cinco dias preso por causa de um churrasquinho...
Brasil 20.11.15 20:17 
Sérgio Moro determinou a prorrogação da prisão temporária de Roberto Gonçalves, ex-gerente executivo da área Internacional da Petrobras, e do operador Nelson Martins Ribeiro, que operava uma casa de câmbio em parceria com o doleiro Bernardo Freiburghaus, ligado à Odebrecht...
Brasil 20.11.15 20:14 
Na campanha de 2002, a campanha de Lula foi irrigada com dinheiro do exterior. Em 2006, a campanha de Lula recebeu 4 milhões de dólares de propina oriunda da negociata de Pasadena...
Mundo 20.11.15 19:55 
Hoje o terrorista mais procurado da Europa, o terrorista Salah Abdeslam foi quem conduziu os três homens-bomba ao Stade de France. De acordo com os dois belgas presos que foram buscá-lo em Paris, presos em Bruxelas, Salah Abdeslam estava em "estado de choque"...
Brasil 20.11.15 19:24 
O Estadão entrevistou o ex-coordenador jurídico da Petrobras, Thales Miranda, citado pelo Antagonista aqui, por ter se recusado a assinar o parecer que avalizava a compra da refinaria de Pasadena...
Desabafo nas redes virou prova para a PF
Brasil 20.11.15 19:01 
O Estadão informa que a Justiça Federal negou pedido de prisão preventiva da Procuradoria da República contra o ex-secretário de Saúde do Maranhão Ricardo Murad, cunhado Roseana Sarney. Murad teve de entregar o passaporte e está proibido de deixar São Luís...
Mundo 20.11.15 18:49 
As últimas informações contabilizam ao menos 27 mortos em Bamako, no Mali, no atentado ao Hotel Radisson reivindicado pelo grupo Al Mourabitoune, braço da Al Qaeda.
Mundo 20.11.15 18:33 
A polícia francesa informa que não foi Hasna Aitboulahcen a explodir-se em Saint-Denis. Foi um terceiro terrorista, ainda não identificado, cujo crânio foi encontrado na calçada do prédio onde os ratos do Estado Islâmico se escondiam.
Brasil 20.11.15 18:19 
A coluna Expresso informa que Washington Quaquá, presidente do PT do Rio, está trabalhando o nome de Maria Beatriz da Silva Sato Rosa, neta de Lula, para as eleições de 2018...
Brasil 20.11.15 17:30 
Se o pecuarista José Carlos Bumlai tem dever de fidelidade a Lula, o mesmo não ocorre com Salim Taufic Schahin, descendente de sírios e patriarca do grupo, que começou com incorporações imobiliárias, construção civil, passou pelo mercado financeiro e avançou nos setores de energia e petróleo...
Brasil 20.11.15 17:08 
José Carlos Bumlai se insurgiu contra as declarações do delator Salim Schahin sobre o empréstimo de R$ 12 milhões obtido pelo pecuarista para ajudar o PT e que nunca foi pago...
Brasil 20.11.15 16:58 
O PPS vai entrar com um mandado no STF pedindo o afastamento de Eduardo Cunha.
Outros partidos, segundo O Globo, devem assinar o pedido, que vem sendo discutido na área jurídica de legendas como Rede e Psol. O DEM e o PSDB também estudam algo nesse sentido...
Brasil 20.11.15 16:25 
A força-tarefa da Lava Jato terá trabalho para esquadrinhar a rede de offshores montada pelo delator Salim Schahin para escoar o dinheiro roubado dos cofres da Petrobras - e não só da Petrobras...
Economia 20.11.15 15:57 
Em outubro, o Brasil fechou 169.131 vagas formais de emprego, segundo informou há pouco o Ministério do Trabalho.
Trata-se do pior resultado desde 1992...
Brasil 20.11.15 15:51 
Mais um contrato obtido pelo Antagonista mostra que a Petrobras pagou US$ 1,56 bilhão pelo afretamento do navio-sonda SS Cerrado, da Schahin. Nesse caso, a taxa de mobilização foi de US$ 15,3 milhões...
Brasil 20.11.15 15:17 
Outra taxa suspeita incluída pelo consórcio Schahin/Modec no contrato do navio-sonda Cidade de São Paulo trata do pagamento de "amarras, poliéster e acessórios para ancoragem"...
Brasil 20.11.15 14:45 
O contrato de afretamento do navio-sonda Cidade de São Paulo, assinado pelo delator Salim Schahim e seu irmão Milton, teria rendido cerca de US$ 50 milhões em propina para o PT...
Brasil 20.11.15 14:33 
O congresso da juventude petista não teve apenas discurso do "guerreiro da Odebrecht" - Lula - e homenagem aos "guerreiros do povo brasileiro" - José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari Neto.
O congresso teve também denúncias de fraude contra o candidato da corrente lulista Construindo um Novo Brasil, Jefferson Lima, que pretende se reeleger para a Executiva Nacional do PT...

NO BLOG DO JOSIAS
Juventude tem muito a desaprender com Lula
Josias de Souza - 21/11/2015 04:28
Dirceu, João Paulo, Genoino, Delúbio e Vaccari, os 'guerreiros' cultuados pela juventude do PT
Nunca se ouviu falar de velho que tenha descoberto a eterna juventude. Mas a juventude do PT, reunida em Brasília, demonstrou que existem jovens que já nasceram com a eterna senilidade. Fraquejando-lhes as faculdades mentais, os moços do PT cultuaram a banda presidiária do partido. Em brados e faixas, José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha, Delúbio Soares e João Vaccari Neto foram tratados como “guerreiros do povo brasileiro”.
Lula discursou para a rapaziada. Expôs um raciocínio que vem repetindo sempre que seus lábios encontram um microfone. Para ele, a imprensa pendura a corrupção nas manchetes porque deseja aniquilar a política. “Uma coisa que me preocupa nesse momento é a tentativa de vários setores dos meios de comunicação, de vários setores da sociedade, de induzir a sociedade brasileira a não gostar de política, de induzir a acreditar que a palavra política por si só está apodrecida”, disse.
Lula tem razão num ponto: a política, que já foi vista como a segunda profissão mais antiga do mundo, agora se parece muito com a primeira. Mas o que causa o fenômeno são os fatos, não o noticiário. Noutros tempos, a análise política exigia meia dúzia de raciocínios transcendentes. Era preciso decidir, por exemplo, se o pragmatismo do PSDB era melhor do que o puritanismo do PT, se a social-democracia responderia às dúvidas do socialismo, se a ética da responsabilidade prevaleceria sobre a ética da convicção…
Hoje, tudo ficou mais simples. Karl Marx e Max Weber tornaram-se descartáveis. Falidas as ideologias, a política rendeu-se sem ressalvas à lógica do negócio. Lula e o PT contribuíram muito para simplificação das coisas ao revelarem que, no poder, não estão imunes às tentações alheias, nem mesmo às alianças esdrúxulas e ao roubo. Ao aderir ao fisiologismo e à corrupção, nivelando-se à culpa comum dos outros, o petismo enterrou a pseudodiferença mágica, irmanando-se na abjeção.
No caso de Lula, o que mais assusta na sua marcha resoluta rumo à sarjeta não é a sensação de que ele se converteu num político igual aos demais. Espantosa mesmo é a impressão de que Lula se tornou um líder diferente de si mesmo — ou do que ele imaginava ser. A orgia que o morubixaba do PT experimentou no exercício despudorado do poder revelou-lhe os prazeres da liberação da sensualidade política. A volta à antiga condição, além de indesejada, é impossível. Castidade é como virgindade. Não dá segunda safra.
“Lula, eu quero ver você romper com o PMDB”, gritou a rapaziada a certa altura. E o orador: “Seria maravilhoso que a Dilma sozinha pudesse governar. Mas entre meu desejo ideológico e o mundo real da política tem uma distância.” Para garantir a governabilidade, disse o ancião da tribo, é preciso fazer alianças. Verdade. Mas Lula foi além. Não fez apenas alianças, fechou negócios. O PT não se coligou, formou sociedades partidárias com fins lucrativos, custeadas pelo déficit público.
“Fora já, fora daqui, Eduardo Cunha junto com Levy”, gritou a juventude do PT, sem se dar conta de que Lula é defensor do “Fica Cunha”. Bem verdade que o presidente da Câmara é acusado de participar do assalto à Petrobras. Mas Lula, que já havia decretado que o mensalão não passara de uma “farsa'', disse à juventude petista que o petrolão é apenas uma “tese”.
“Estão dizendo que companheiros nossos receberam dinheiro de propina, é apenas uma tese, eu quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado na sacristia”, disse Lula, para delírio da audiência. “Na Petrobras, tinha o cofre do dinheiro honesto, da propina. E o Vaccari [tesoureiro do PT preso na Lava Jato] só pegou do cofre do dinheiro sujo?”.
No seu próximo congresso, os jovens do PT decerto vão grudar na parede uma faixa nova: “Cunha, guerreiro do povo brasileiro.” Quem acredita que Vaccari é uma inocente criatura não terá dificuldades para aceitar como verdadeiro o lero-lero segundo o qual o aliado Cunha fez fortuna vendendo carne enlatada para a África, não comendo com as mãos dentro do cofre da Petrobras. A juventude do PT não perde por esperar. Ainda tem muito a desaprender com Lula.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sábado, 21 de novembro de 2015
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
“O Brasil está muito machucado, confuso, vivendo a crise de uma maneira ainda que não vê perspectiva, com a imprensa massacrando tudo o que foi construído de bom no Brasil”. Esta foi a linda explicação dada ontem, em Salvador, pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, para tentar justificar as vaias dadas a Luiz Inácio Lula da Silva, que tentou tirar uma casquinha na festa da Consciência Negra, na tradicional caminhada até o Pelourinho.
Se foi fustigado pelos baianos, em Brasília, o decadente mito $talinácio recebeu o tratamento de deus do Olimpo no 3o Congresso Nacional da Juventude do PT, em Brasília. Como de costume, Lula aproveitou a claque favorável para promover seu ataque ao que chama, sempre erradamente, de "elite", lançando uma advertência sobre o falso problema de uma suposta "despolitização": 
$talinácio proclamou: "Uma coisa que me preocupa nesse momento é a tentativa de vários setores dos meios de comunicação, de vários setores da sociedade, a tentar induzir a sociedade brasileira a não gostar de política, de que a palavra política por si só está apodrecida. Esse país foi preparado para ser governado para um terço da sociedade. A desgraça de quem não gosta de política é que ela é governada por quem gosta".
Lula só deve ter ficado um pouco preocupado com algumas manifestações radicais dos jovens petistas. No encontro, o líder máximo foi cobrado com algumas palavras de ordem dignas dos mais ostensivos opositores ao desgoverno Dilma e ao próprio Lula: “Fora, Cunha”, “Fora, Levy” e “Fora, Meirelles”; “Lula, eu quero ver você romper com o PMDB” e “Fora já, fora daqui, Eduardo Cunha junto com Levy”. Ou seja, a "garotada" se insurgiu contra aqueles que vêm sendo apoiados pela Presidenta e pelo Presidentro, no malabarismo para se manterem no poder.
Mais ridículo que a turma do $talinácio é a suposta oposição a eles. Tem uma turma da movimentomania profissional agendando uma baita festança para marcar o encerramento de um pouco eficaz protesto (um acorrentamento de mentirinha) no Congresso Nacional. Nas redes sociais, se convoca um espetáculo com bandas de música e outros atrativos para acabar com a ingênua manifestação (digna do mais inocente e perdido dos revolucionários de canhota).
Políticos e seus opositores continuam brincando nos cenários dos podres poderes brasilienses. Enquanto isto, a crise se aprofunda em Bruzundanga. O desemprego (com extermínio de postos de trabalho), o aumento brutal do custo de vida e o descontrolado endividamento das pessoas e famílias são problemas concretos, com tendência de agravamento no curto e médio prazos. As pessoas normais, naturalmente, começam a perder a paciência com a situação crítica. No que tanta tensão social vai redundar ainda não se tem certeza, porque no Brasil tudo acontece de modo bem diferente de qualquer outro lugar do mundo em que ocorra uma crise estrutural semelhante.
Uma coisa é certa: os políticos nunca estiveram tão borrados em uma véspera de eleição. Resta aguardar para ver quando a pressão por mudanças vai chegar a um ponto insuportável para a oligarquia que manda no Brasil. Neste momento, coisas surpreendentes vão acontecer. Até lá, tudo é mera especulação. A incompetência ou a netadaputice nazicomunopetralha, junto com uma base aliada de canalhas, conseguiu bagunçar o País de forma nunca antes vista na História.
O Juquinha do PT não deixa de ter alguma razão. O brasileiro está machucado e bem confuso. O pavio do barril de pólvora está aceso. O detalhe é que parece ser muito longo. Não tem data marcada para explodir. Assim, até que algo aconteça (para mudar para melhor ou para pior), a vantagem estratégica é daqueles que ocupam a máquina repressiva do Estado Capimunista tupiniquim. As nossas "gestapos" estão prontas para massacrar quem se opõe ao modelo. O companheiro $talinácio já até prometeu uma "surpresinha" para seus inimigos...
A tendência é o pau cantar, a qualquer momento ou quando as crises se tornarem insuportáveis para uma minoria que tem poder de influência sobre a massa difusa. Tem mais chances de vencer o jogo quem romper com a inércia ou o medo. A perguntinha idiota é: quem se habilita?
Ou a maioria de pessoas de bem vai deixar o $talinácio armar sua surpresinha? 
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA