1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
10 DE NOVEMBRO DE 2015
Sem qualquer operação da Polícia Federal para subsidiá-la, a CPI que investiga os fundos de pensão aposta na delação premiada do empresário Gerson Almada, dono da Engevix Engenharia, e do ex-presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz, no âmbito da Lava Jato. A CPI suspeita de repasse à Engevix de R$ 350 milhões do Funcef, fundo dos funcionários da Caixa presidido pelo petista Carlos Caser.
Para o presidente da CPI, deputado Efraim Filho (DEM-PB), há indícios de tráfico de influência e irrigação de campanhas petistas.
Almada contou à Polícia Federal que acertou o pagamento de US$ 120 milhões para o lobista Milton Pascowitch em obras de estaleiros.
Em audiência da CPI, Milton Pascowitch admitiu que esteve e até almoçou com Carlos Caser, o presidente da Funcef.
Efraim suspeita ainda de negócios na área de energia. “O ex-presidente Lula defendia negócios suspeitos na área”, afirma.
A multiplicação de partidos políticos criou um problema: não há espaço para todas as 29 siglas com representação na Câmara dos Deputados. Com direito a acomodação, além de água, luz e telefone pagos. O recém-criado Rede teve de ir para o Anexo IV da Câmara, bem distante dos demais, por não haver espaço no prédio principal. Por isso, sobrou para o Comitê de Imprensa, que perderá metade de toda a sua área.
O Comitê de Imprensa cederá espaço ao gabinete do presidente da Câmara, que terá vidro blindado para proteger Eduardo Cunha.
Se os partidos usassem um pouco do milionário fundo partidário para pagar aluguel por suas salas, a Câmara faria uma bruta economia.
A distribuição de salas para os partidos, na Câmara, observa o critério da proporcionalidade. PT, PMDB e PSDB ocupam corredores inteiros.
A Dilma pode passar de ano, mas raspando. Aluna relapsa, terá recuperações e segundas épocas. Foi reprovada em economia, ciências políticas, relações públicas, ética, moral e cívica, higiene e saúde e oratória. A continuar assim, em 2016 será expulsa do colégio.
Ex-presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PSD-SP) defende o relator do processo contra Eduardo Cunha, Fausto Pinato (PRB-SP): “Tomar uísque é uma coisa, ter relação política é outra”, analisa.
O deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) avalia que Eduardo Cunha inviabiliza o impeachment de Dilma: “Primeiro, ele joga com oposição e governo. Segundo, ele tira a legitimidade do processo”.
A relação entre PTB e PMDB já foi melhor. O clima azedou porque o ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento), enrola, enrola, e não entrega aos peemedebistas o prometido comando do Inmetro.
É a segunda vez que o sócio da ASM, Antônio Luis de Mello, não aparece para depor na CPI dos Fundos de Pensão. Na primeira vez, alegou “crise hipertensiva”. Agora, acidente a caminho do aeroporto.
O embaixador Sebastião Rego Barros caiu ontem do 11º andar do prédio onde morava, ao lado do hotel Copacabana Palace, no Rio. Sentiu uma tontura ao pegar um livro na estante e se desequilibrou.
O Itamaraty perdeu, em 2015, três diplomatas estimados e admirados por toda Casa de Rio Branco: os embaixadores Bernardo Pericás, Clodoaldo Hugueney e, agora, Sebastião “Bambino” Rego Barros.
O ruralista Valdir Collato (PMDB-SC) mostra falta de sensibilidade e de conhecimento da língua portuguesa: “Do geito (sic) que a coisa anda, teremos que soltar os animais nas ruas e colocar pessoas em jaulas”.
...pulando de funcionário de zoológico a dono de patrimônio milionário, o filho de Lula bem que merece o cargo de ministro da Fazenda.

NO DIÁRIO DO PODER
UMA LEI QUE NÃO SERÁ APLICADA
Carlos Chagas
10-11-2015
Prevista para amanhã a votação, na Câmara, do projeto de repatriamento de dinheiro irregular que brasileiros mantém no exterior, a impressão é de que a montanha vai gerar um rato. No caso, um rato podre, porque o governo Dilma deve parar de imaginar o retorno maciço dos calculados bilhões de reais e de dólares mandados para fora nas ultimas décadas, sem participação à Receita Federal e sem pagamento de impostos. Poucos dos vigaristas que enviaram fortunas para a Suíça e paraísos fiscais variados estão dispostos a se expor. Mesmo diante do benefício da anistia, de não serem processados pelos crimes financeiros praticados, esses meliantes preferem deixar seu dinheiro onde se encontra, rendendo mais e em segurança. E sem a necessidade de pagarem 30% de taxa pelo retorno, ou de se tornarem conhecidos como gatunos. 
Assim, o governo ficará frustrado, pois a equipe econômica esperava arrecadar bilhões para compensar o rombo no orçamento. Ficará tranquila a imensa legião dos que mandaram para o exterior lucros provenientes da corrupção, do desvio de dinheiros públicos, do tráfico de drogas, do contrabando e até de operações comerciais que seriam honestas se porventura declaradas corretamente ao fisco. Também, queriam o quê, dessa quadrilha instalada no Brasil desde tempos coloniais?
A única expectativa correta, dentro de tanta ladroeira, seria a Polícia Federal, o Ministério Público, a Receita Federal e outras instituições identificarem quantos cidadãos e empresas tem se dedicado a transferir ativos ilegais para além de nossas fronteiras, processando e punindo todos. Só que nesse caso nem o Maracanã bastaria para abrigar tanta gente
Em suma, encontra-se a Câmara diante de uma fantasia onde inevitáveis picaretas tentam minimizar os efeitos de uma lei que não será aplicada. Pura perda de tempo, incapaz de cobrir o rombo nas contas públicas.
MAIS TRÊS NO PÁREO
Semana passada alinhamos prováveis e possíveis candidatos à sucessão presidencial de 2018. Foram citados os ortodoxos, como Lula, Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Serra, Michel Temer, Roberto Requião, Paulo Skaf, Marina Silva, Ciro Gomes, Marta Suplicy, Eduardo Paes e, mesmo fora do quadro partidário, Joaquim Barbosa e Sérgio Moro. Não citamos aqueles tradicionais nomes que em todas as eleições lançam-se atrás de quinze minutos de glória, sem embasamento real e com raízes na megalomania.
Pois não é que através de correspondência eletrônica estamos recebendo pedidos de inclusão na lista inicial de Álvaro Dias, Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado? Que venham outros com vida partidária. Sonhar ainda não está proibido.

MONUMENTOS À EMPÁFIA E AO FATURAMENTO
Carlos Chagas
Além de monumentos à própria empáfia e vaidade, os institutos criados por ex-presidentes da República constituem-se em arapucas destinadas ao seu enriquecimento. Prestam-se a amealhar dinheiro para o personagem empenhado em permanecer na mídia como se estivesse no poder.
Tome-se o nebuloso Instituto Fernando Henrique Cardoso, funcionando em São Paulo em luxuosas acomodações comerciais, apresentadas como colaboração à História e à Memória nacional. Acobertado pelo sigilo bancário, ignora-se o total verdadeiro dos gastos e despesas dessa entidade, assim como seus lucros. Uma ponta do tapete levantou-se recentemente pela denúncia de que, entre 2011 e 2012, apenas uma empreiteira doou 975 mil reais à entidade que leva o nome do sociólogo. E as outras? Teria sido em pagamento por palestras relativas ao seu passado governo? Ou por consultorias a respeito dos rumos da social-democracia? Quem sabe por opiniões sobre como gerir a economia nacional? 
Sempre existirá a hipótese de remuneração por intermediação junto a obras contratadas por governos estrangeiros amigos, mas essa é característica muito maior do Instituto Lula, acasalado com a empresa responsável por agenciar palestras do primeiro companheiro.
Porque a empresa que leva o nome do antecessor e mentor da Dilma dá a impressão de funcionar na caverna do Ali Babá. De 2010 a 2014, conforme levantamento feito nas proximidades da Operação Lava Jato, entraram em seus cofres 27 milhões de reais. Pagamento por palestras internacionais sugerindo as excelências de se investir no Brasil? Ou retribuição a favores concedidos por governantes africanos e latino-americanos que contrataram obras a cargo de empreiteiras brasileiras, com financiamento do BNDES, certamente por influência do ex-presidente?
Em português claro, essas operações de tráfico de influência e de enriquecimento ilícito denominam-se corrupção e suborno, que em boa hora a Polícia Federal e o Ministério Público investigam. Por isso encontram-se na cadeia alguns barões das empreiteiras e acólitos do serviço público, com ramificações no Congresso e nos partidos políticos.
Não se tem notícia de que, de Getúlio Vargas aos generais-presidentes e até a Itamar Franco, existiram institutos destinados gerar rendas para ex-presidentes. Não devem ser levados em conta pequenos museus que guardam a correspondência e as imagens dos antigos titulares, aliás, sempre inaugurados depois da morte de cada um deles. Não germinou a experiência tentada por José Sarney, ao adquirir o Convento das Mercês, em São Luís, como seu futuro mausoléu. Deu prejuízo, teve de ser vendido. 
Foi com Fernando Henrique e Lula que surgiram essas empresas comerciais lideradas por eles, não apenas para inflar-lhes o ego, mas para ampliar suas contas bancárias. Tomara que Madame não esteja pensando nisso...

NO BLOG DO CORONEL
SEGUNDA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 22:26:00
Este petista deu entrevista no Jornal Nacional, no 23º Congresso Nacional de Criminalística. Pelos créditos, é uma autoridade. É o diretor da Polícia Técnico Científico do Rio de Janeiro. No entanto, resolveu aparecer para o Brasil com a estrelinha...
PT e governo desesperados com a agenda do país. Ou é ajuste ou é impeachment. Para o ajuste o governo não mexe um dedo, com medo do impeachment. Sobre o impeachment também está paralisado, dominando pela chantagem de Eduardo Cunha. Neste contexto,...

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
10/11/2015 às 1:14 \ Direto ao Ponto
Nenhum planeta está tão longe do Brasil real quanto a Praça dos Três Poderes, e a distância aumenta quando se alinha com a sua Lua destrambelhada conhecida como Instituto Lula. A julgar pelo que andam tramando os seres que agem nessas lonjuras, é impossível enxergar de lá o que ocorre aqui.
Eles não conseguem ver, por exemplo, os bem-vindos e pedagógicos estragos causados pela Operação Lava Jato. Gente que se julgava condenada à eterna impunidade está (e continuará) engaiolada. Presidentes de empreiteiras, dois tesoureiros do PT, ex-diretores da Petrobras, José Dirceu pela segunda vez — há celas para todos os delinquentes que chapinharam na lama do Petrolão.
Os habitantes daquelas paragens remotas tampouco enxergam as devastadoras dimensões da crise econômica parida pelo lulopetismo. Não veem a imensidão de desempregados, não veem a inflação sem freios rompendo a barreira dos 10%. Muito menos a crescente indignação das vítimas de 13 anos de ladroagem e incompetência.
Fora da cegueira decorrente da distância sideral, não há como explicar a conspiração que, para manter no emprego por mais três anos a presidente perplexa, tenta juntar numa contra-ofensiva suicida o que há de pior no Executivo, no Legislativo e no Judiciário.
Trocas suspeitíssimas de juízes, manobras malandras forjadas para protelar decisões urgentes, acordos ditados pelo sonho da impunidade para todos, alianças obscenas entre inimigos recentes unidos no esforço para afastar do camburão chefôes e filhotes ─ nada disso vai funcionar. É tarde demais.
O projeto criminoso de poder, na definição perfeita do ministro Celso de Mello, está em acelerada decomposição. Oito em cada 10 brasileiros exigem o fim da era da canalhice. A ideia da pizza que os brasileiros não vão engolir avisa que o estoque de espertezas está reduzido a um punhado de velhacarias com prazo de validade vencido.
Também confirma que são cada vez mais raros os sinais de vida inteligente no planeta dos vigaristas.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
10-11-2015 ÀS 3:40
3:01
0:36

NO O ANTAGONISTA
Economia 10.11.15 07:48 
Joaquim Levy será substituído por Henrique Meirelles.
Diz o Valor: "Caberia a Meirelles implantar o modelo de política econômica defendido abertamente por Lula...
Economia 10.11.15 07:44 Comentários (5)
Joaquim Levy está fora do governo.
Diz o Valor: "Avança no governo o processo de substituição do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com a consequente mudança das diretrizes da política econômica...
Cultura 10.11.15 07:16 Comentários (7)
A cultura brasileira sempre foi adesista.
A imagem cafona de Dilma Rousseff descendo a rampa do Palácio do Planalto, aplaudida de pé pelos artistas da corte, num cenário de Flávio Cavalcanti, mostra isso mais uma vez...
Cultura 10.11.15 07:08 Comentários (2)
Augusto de Campos é um seguidor de Ezra Pound, “cuja obra se opôs à tradução literal e firmou o conceito de crítica-via-tradução”.
No Palácio do Planalto, Augusto de Campos fez a crítica-via-tradução da propaganda fascista de Ezra Pound na Rádio Roma.
Cultura 10.11.15 06:42 Comentários (35)
Augusto de Campos, homenageado no Palácio do Planalto, chamou Dilma Rousseff de “heroína”.
Em seguida, declarou...
Brasil 10.11.15 06:15 Comentários (26)
Uma homenagem a Augusto de Campos, no Palácio do Planalto, transformou-se em homenagem a Dilma Rousseff e ato contra o impeachment.
O evento, organizado pelo Ministério da Cultura, contou com Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Marcelo Yuka...
Dilma desce a rampa com o Ministro da Cultura (Folha)
Brasil 09.11.15 22:23 Comentários (64)
A Veja deu mais detalhes do depoimento de Alberto Youssef sobre o repasse dos R$ 2 milhões exigidos por Antonio Palocci para a campanha de Dilma Rousseff...
Brasil 09.11.15 21:18 
De acordo com a Veja.com, Ricardo Pessoa "disse nesta segunda-feira ao juiz Sergio Moro que deve ter pago pouco mais de 20 milhões de reais em propina ao Partido dos Trabalhadores entre 2004 e 2014, sendo a maior parte...
Brasil 09.11.15 21:07 
Ao contrário do que disse Edinho Pixuleco Silva, os caminhoneiros, hoje, são os que mais defendem o interesse da sociedade.
Eis os maior interesse da sociedade...
Brasil 09.11.15 21:03 
Edinho Silva, no Jornal Nacional, na sua sintaxe pitoresca, disse que os caminhoneiros não têm pauta e não ligam para os interesses da sociedade.
Edinho Silva, que levou um pixuleco de 7,5 milhões de reais de Ricardo Pessoa, da UTC, para a campanha da chefona.
Economia 09.11.15 20:57
As empresas paulistas estão tirando leite de pedra para pagar o 13º salário dos funcionários neste ano. Segundo a Fiesp, 66% das companhias que precisam do faturamento do 4º trimestre para quitar o benefício estão com problemas. É o maior percentual desde 2009. A saída, para 35% delas, será pedir um empréstimo no banco. Trata-se do maior patamar de companhias que vão se endividar desde o início da série histórica da Fiesp, iniciada em 2008.
Brasil 09.11.15 20:45 
José Eduardo Cardozo tentou menosprezar a greve dos caminhoneiros que alcançou 12 estados, paralisou totalmente cinco rodovias e parcialmente outras 22...
Brasil 09.11.15 20:00 
Os peritos da Polícia Federal Audrey Jones, Raphael Borges e Jefferson Ribeiro parece que se inspiraram em Marcelo Odebrecht e fizeram também uma espécie de autointerrogatório ao final do laudo de análise financeira das transações do Grupo Odebrecht...
Brasil 09.11.15 19:42 
Lauro Jardim informa que, se a votação no Conselho de Ética fosse hoje, Eduardo Cunha perderia por um voto. Uma sondagem feita pelo próprio grupo de Cunha mostra que 11 estão contra ele e dez estão a favor...
Brasil 09.11.15 18:47 
A delegada Fernanda Costa de Oliveira comunicou ao ministro Gilmar Mendes a instauração do inquérito 1384/2015 para apurar indícios de irregularidades na campanha de Dilma Rousseff...
Brasil 09.11.15 18:18 
O Estadão reproduz novo termo de depoimento do doleiro Alberto Youssef, em que ele detalha à Polícia Federal as circunstâncias do pagamento dos R$ 2 milhões que Antonio Palocci pediu para a campanha de Dilma em 2010...
Economia 09.11.15 18:11
Os brasileiros terão de conviver com juros altos por mais tempo que o previsto, segundo o banco francês Société Générale. A instituição elevou a estimativa de juros para o país de 12,50% para 13,25% no fim de 2016. O motivo é que a inflação não dá sinais de arrefecimento, o que cria uma armadilha. Juros altos desaceleram a economia, o que, por sua vez, derruba a arrecadação e dificulta o equilíbrio fiscal. E, sem as contas em ordem, o governo não funciona, e emperra a economia.
Brasil 09.11.15 17:57 
Onze refinarias e 58 plataformas da Petrobras estão paradas por causa da greve dos petroleiros.
A categoria, que teve a empresa saqueada pelo PT e adjacências, bem que poderia se unir aos caminhoneiros e afirmar que, com esse governo podre, ela também não negocia.
Brasil 09.11.15 17:50 
O escritório Teixeira, Martins e Advogados, que pertence a Roberto Teixeira, compadre de Lula, nos enviou uma nota para justificar o aparecimento na lista de consultores da Odebrecht, revelado ontem pelo Antagonista...
Brasil 09.11.15 17:25 
Mauro Marcondes, o velho amigo de Lula dos tempos do ABC e que virou lobista de medidas provisórias, foi transferido para a Papuda. Além dele, também estão na penitenciária do Distrito Federal o lobista Alexandre Paes dos Santos e o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva...
Brasil 09.11.15 17:20 
Outra liderança dos caminhoneiros falou ao Estadão. Trata-se de Fábio Luís Roque. Eis o que ele disse:
"Não queremos contato. A pauta dos caminhoneiros existe, mas não é negociada com este governo podre, que já sinalizou que não vai atender (aos pedidos da classe) e aumentou o óleo diesel duas vezes este ano."
Governos podres têm de cair logo.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Terça-feira, 10 de novembro de 2015
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
A petelândia ficou apertadinha ontem com o vazamento da informação de que a Força Tarefa da Lava Jato estaria atrás de documentos que comprovem uma movimentação de R$ 18 milhões embolsados em obras empreitadas com o governo federal. Os beneficiários seriam pessoas muito próximas do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou, até, familiares dele - o que muito se especula, mas nunca se prova. A tese é de que Lula continua poderosamente blindado. Mas os amigos e parentes dele, não.
Enquanto nada acontece, Lula amplia seu desgaste de imagem internacional. Agora, o governo italiano estaria interessado em ouvi-lo, via carta rogatória, como testemunha, sobre as ligações perigosas entre o poderoso ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi e o empresário Valter Lavitola, operador de vários negócios do ex-dirigente italiano e que cumpre pena de prisão em Nápoles. Na Itália, acredita-se que Lula tenha ligações com Lavitola. No Brasil, o Instituto Lula já foi obrigado soltar uma nota para garantir que Lula nem sabe de quem se trata...
Não dá para repetir mesma "tese" em Portugal. O Departamento Central de Investigação e Ação Penal da "Terrinha" investiga indícios de que o ex-primeiro-ministro português José Sócrates - que chegou a ser preso ano passado, sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro, tenha utilizado sua influência junto ao ex-presidente e amigo Lula para beneficiar uma empresa em negócios com o Ministério da Saúde brasileiro. De 2013 até novembro de 2014, quando foi preso no âmbito da Operação Marquês, o ex-primeiro-ministro atuou como consultor para a América Latina da Octapharma, uma empresa suíça que é uma das maiores produtoras de hemoderivados do mundo.
No Brasil, o maior enrosco de Lula é com a Odebrecht - e vice-versa. O jornalista George Vidor informou em recente artigo em O Globo que "Todo o esforço da alta cúpula da Odebrecht no momento é para tentar convencer o Judiciário, o Ministério Público e, se possível, também a mídia de que o grupo não teria sido o canal (ou um dos) para um suposto enriquecimento da família do ex-presidente Lula. Pelas contas da empreiteira, os valores que foram pagos ao ex-presidente, quando ele deixou o governo, seriam compatíveis com os recebidos por personalidades com mesmo grau de influência pela prestação de serviços similares. O grupo espera, assim, estancar o desgaste de imagem que tem reflexos no crédito junto aos mercados financeiros. E um grupo desse porte, com tal variedade de negócios, depende necessariamente de créditos".
O problema de tal "tese" defensiva é que o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, teve sete encontros reservados com o empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula. Os encontros foram mapeados pela Polícia Federal na agenda do celular de Marcelo, preso desde junho em Curitiba. Em uma viagem do então presidente Lula à Guiné, na África, em 2010, Marcelo orienta Alexandrino Alencar, ex-diretor da Odebrecht solto na última sexta-feira depois de quatro meses de prisão, a “não deixar o pecuarista solto” ao lado de Lula, numa referência a Bumlai. 
Por enquanto, tudo é noticiário especulativo, mas nada se transforma em "notícia crime" contra Lula. Enquanto ficar assim, ele permanece tenso, porém fazendo o de sempre: política e bons negócios, de olho na chance (remota) de retornar ao poder em 2018. Neste intervalo, o Brasil derrete na maior crise estrutural nunca antes vista na História.
Tropa de Elite neles
Dica do Olavão
Recado fundamental do jornalista e filósofo Olavo de Carvalho, no Face:
"Pela milésima vez: MAIS IMPORTANTE E MAIS URGENTE do que tirar a Dilma da Presidência é remover os comunistas da mídia e das cátedras universitárias. A Presidência da República é só a condensação simbólica oficial de um poder que se construiu desde baixo por "ocupação de espaços". Destruir o símbolo não é destruir o poder que o criou".
Olha a prova...
Para quem duvida que os espaços acadêmicos são aparelhados pela visão esquerdista, mais uma pequena prova...
O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) promovem, de 18 a 21 de novembro, o Seminário em Comemoração aos 80 anos do Levante Comunista de 1935.
Mais detalhes: http://goo.gl/FwPK7X
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA