LEIA HOJE NA MÍDIA SEM MORDAÇA

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
03 DE OUTUBRO DE 2015
A “reforma ministerial da crise”, anunciada ontem (2) por Dilma, mais atrapalhou que ajudou: aliados consideraram a partilha dos ministérios “injusta” e pode custar a Dilma mais adesões ao impeachment. Partidos como o PSD, que ocupa a pasta de Cidades, PP (Integração), PTB (Desenvolvimento) e PR (Transportes) não se conformam: o PCdoB, com 11 deputados, ganhou mais que merecia, o Ministério da Defesa.
Aldo Rebelo mantém relações amistosas com o meio militar, apesar de filiado ao partido que protagonizou, na ditadura, a guerrilha do Araguaia.
Os cortes pífios não animaram nem mesmo os aliados: afinal, em vez da cirurgia necessária, Dilma fez apenas uma “lipoaspiração”.
Dilma prometeu cortar 3 mil dos 23 mil cargos comissionados, na maioria ocupados por militantes do PT. Não citou prazos, nem critérios.
O corte de 10% dos salários dos ministros é só factoide para ganhar manchetes. Representa uma economia de menos de R$ 1 milhão/ano.
Dos quinze líderes partidários ou de blocos parlamentares na Câmara dos Deputados, só Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Celso Russomanno (PRB-SP) e Chico Alencar (PSOL-RJ) tiveram votos suficientes para garantirem os próprios mandatos. Os demais doze líderes só estão na Câmara graças aos votos de legenda, inclusive de coligações partidárias. São os votos que “sobram” dos campeões de urna.
O líder do PT, Sibá Machado, foi apenas o sexto colocado entre os oito deputados do Acre. Foi o terceiro entre os candidatos do seu partido.
Jandira Feghali (PCdoB), Maria do Rosário (PT-RS) e Mendonça Filho (DEM) não teriam mandato se dependessem só dos próprios votos.
Apenas 36 dos 513 deputados tiveram votos suficientes para garantir o mandato, independentemente dos votos de legenda.
É constrangedora a preocupação de autoridades, desculpando-se pelo envolvimento do ex-presidente Lula nas investigações do petrolão, ressalvando que ele é “apenas testemunha”. Mesmo com a Lava Jato atestando que o roubo à Petrobras foi instaurado em seu governo.
No anúncio da “reforma”, chamou atenção o chororô de Arthur Chioro, demitido do Ministério da Saúde. Izabela Teixeira (Meio Ambiente), coitada, que estava ao lado, deve ter saído com ombro molhado.
A ênfase de Dilma citando Carlos Gabas como “secretário de Previdência” deixou claro: a fusão de Trabalho e Previdência é lorota. A menos que ele et caterva percam carro oficial, aspones, mordomias...
Deputados ligados ao líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), relatam a curiosa dificuldade de encontrar quem topasse virar ministro de Dilma. Alegaram o temor de prejuízos à imagem.
Dilma, a trapalhona, cometeu uma desfeita contra o senador Eunício Oliveira (CE), líder do PMDB, que nada exigiu na reforma: ela nomeou André Figueiredo (PDT), adversário dele, ministro das Comunicações.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, incansável no corpo-a-corpo contra aumento de impostos, panfletou a campanha “Não vou pagar o pato”, em Brasília. Fez tanto barulho quanto a “reforma” de Dilma.
Para o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), o momento é de discussão do rompimento do PMDB com o governo. A ideia é levar proposta à convenção nacional do partido, em 15 de novembro.
Mais que pó de arroz, muita intriga vai rolar no casamento do senador Romero Jucá (PMDB-RR) com Rosilene, neste sábado. Foi isso e não medo de rebordosa que fez Eduardo Cunha cancelar a viagem à Itália.
O único efeito da volta da Crise, aliás, da volta de Dilma ao País, após o passeio em Nova York, foi a disparada do dólar até bater R$ 4,24.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 03.10.15 07:05 Comentários (40)
A Lava Jato foi autorizada pelo STF a interrogar Lula.
Uma das perguntas tem de ser:
“Quem pagou esta piscina?”
A piscina de Lula reformada pela OAS
Brasil 03.10.15 07:16 Comentários (5)
A PF tem de interrogar Lula sobre sua fazenda em Atibaia.
1 - Por que ela está em nome de dois laranjas?
2 - Por que foi reformada pela OAS?...
A reforma da fazenda também foi paga pela OAS
Brasil 03.10.15 07:12 Comentários (4)
A OAS reformou a fazenda de Lula em Atibaia.
Agora a Veja mostra que o apartamento de Lula no Guarujá também foi reformado pela OAS. A revista “teve acesso a documentos que detalham a reforma do triplex presidencial e mostram que os serviços foram contratados pela empreiteira...
Quem pagou a reforma do Brahma foi a OAS
Brasil 03.10.15 07:08 Comentários (5)
A Veja desta semana tem uma reportagem sobre a reforma do apartamento de Lula no Guarujá.
A revista diz:
“Do primeiro parafuso ao último azulejo, tudo foi pago pela OAS, uma das empreiteiras envolvidas no escândalo de corrupção da Petrobras”...
Cozinha com vista
Brasil 03.10.15 06:54 Comentários (9)
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse à CPI que Lula nunca interferiu nos negócios do banco.
Mentira.
Num dos telegramas do Itamaraty revelados pela revista Época, a embaixadora brasileira em Maputo conta que Lula telefonou diretamente para Luciano Coutinho para obter um empréstimo do BNDES...
A mentira de Coutinho
Brasil 03.10.15 06:51 Comentários (5)
Dois dias depois de negociar o contrato da Odebrecht na Guiné Equatorial, Lula foi a Gana.
Sua conversa com o presidente John Dramani Mahama foi registrada num telegrama reservado do Itamaraty e reproduzida, neste sábado, pela Época: “Sem muitos rodeios, Mahama pediu o apoio de Lula para conseguir junto às autoridades brasileiras a liberação de uma linha de crédito no valor de 1 bilhão de dólares...
Brasil 03.10.15 06:32 Comentários (5)
Ao interrogar Lula, a PF tem de perguntar:
1 - Quanto custou a viagem à Guiné Equatorial?
2 - Quem pagou todas as suas despesas?...
Brasil 03.10.15 06:29 Comentários (2)
Lula “fez o lobby” da Odebrecht na Guiné Equatorial.
Qual é a novidade? A novidade está no relato da embaixadora brasileira.
Em primeiro lugar, trata-se do primeiro documento diplomático em que o lobby de Lula é associado especificamente à Odebrecht...
Brasil 03.10.15 06:13 Comentários (14)
O STF autorizou a PF a interrogar Lula. Um documento revelado neste sábado pela Época incrimina-o antes mesmo do interrogatório.
Em 2013, Lula foi à Guiné Equatorial num jato particular fretado pela Odebrecht. Ali, encontrou-se com o vice-presidente do país...
O caixeiro-viajante que viaja de jatinho
Brasil 02.10.15 22:09 Comentários (14)
FHC não leu o pedido de impeachment formulado por Hélio Bicudo, Janaina Paschoal e Miguel Reale Jr. Se tivesse lido, depararia com a citação do nome de Júlio Marcelo de Oliveira, o Procurador de Contas junto ao TCU, responsável por descobrir e destrinchar as pedaladas criminosas de Dilma Rousseff -- eleitoreiras, inclusive.
Além de recomendar a FHC a leitura do pedido de impeachment que o seu próprio partido apoia, O Antagonista sugere que o tucano leia o parecer de Paulo Bugarin, o Procurador-Geral de Contas junto ao TCU, em resposta à tentativa de defesa das pedaladas, feita por Luís Inácio Adams...
Brasil 02.10.15 21:46 Comentários (29)
O bandido Carlinhos Cachoeira, tratado como "contraventor" pela imprensa, pegou mais 3 anos de cana por ter comprado um delegado que fazia as vezes de seu informante...
Brasil 02.10.15 20:40 Comentários (119)
Para quem ainda não viu, eis o vídeo que mostra Alexandre Padilha sendo vaiado e chamado de "ladrão, hoje, num restaurante em São Paulo. Um dos que o vaiaram gritou "Vai chorar para o Lula, vai beijar a mão do Lula".
Os acordões podem até livrar o PT, mas o partido acabou. Ninguém mais aguenta.
Brasil 02.10.15 20:32 Comentários (38)
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a tramitação da ação penal e dos inquéritos relacionados às obras da Usina Angra 3...
Brasil 02.10.15 19:53 Comentários (94)
Lula tem tudo para sentir-se confortável na condição de "informante". Como lembraram alguns leitores, de acordo com Romeu Tuma Jr., no livro "Assassinato de Reputações", Lula era informante do Dops durante a ditadura.
A história de Lula é uma farsa e se repete como farsa.
O informante a caminho do Dops
Brasil 02.10.15 19:35 Comentários (147)
No despacho que autorizou a oitiva, Teori Zavascki sugeriu que Lula seja ouvido na qualidade de informante, apesar do pedido da PGR para que fosse enquadrado como testemunha...
Brasil 02.10.15 19:32 Comentários (7)
Dilma Rousseff tem, na verdade, duas "agendas internas" para adiar a viagem à Colômbia: o julgamento das pedaladas no TCU e, agora, a oitiva de Lula na PT, em data a ser marcada.
Brasil 02.10.15 19:23 Comentários (29)
Lula, na oitiva, terá de explicar à PF se foi beneficiado pelo esquema do petrolão, como afirmaram Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa.
O Antagonista acha que, se for mesmo a sério, Lula entrará como testemunha e sairá como investigado. Mas descobrimos que pode não ser bem assim.
Brasil 02.10.15 18:54 Comentários (99)
Teori Zavascki acaba de autorizar a Polícia Federal a ouvir Lula...
Mundo 02.10.15 18:49 Comentários (21)
Eduardo Cunha não foi o único a adiar viagem ao exterior. O Antagonista foi informado de que Dilma Rousseff acaba de adiar sua ida à Colômbia, marcada para segunda-feira...
Economia 02.10.15 18:14
A reforma ministerial surtirá efeito apenas enquanto o governo e o Congresso acreditarem nela. Mas, como todo placebo, não eliminará a causa da crise política: a anêmica atuação de Dilma como presidente. E o pior: mesmo cedendo ainda mais à sanha do PMDB e de seu padrinho político, Lula, não há garantia de que consiga aprovar o (discutível) ajuste fiscal.
Brasil 02.10.15 17:54 Comentários (22)
A coletânea de e-mails da Odebrecht que publicamos hoje demonstra de maneira cristalina que Lula tinha a palavra final sobre todos os projetos da Petrobras e que Dilma, na qualidade de ministra da Casa Civil, também era consultada sobre cada passo da estatal...
Brasil 02.10.15 17:46 Comentários (55)
O ex-presidente FHC não leu o pedido de impeachment assinado por Hélio Bicudo, Janaina Paschoal e Miguel Reale Jr. O deputado Eduardo Cunha também não.
Hoje, Eduardo Cunha, na sua sintaxe pitoresca, afirmou ao UOL que, se as contas rejeitadas pelo TCU forem também rejeitadas pelo parlamento, isso iria "turbinar" o número de pedidos de impeachment, mas que, "mesmo assim, ainda vai ficar naquela discussão de que se trata [de um ato] do mandato anterior ou do atual mandato...
Brasil 02.10.15 17:35 Comentários (25)
Valdo Cruz informa que a Receita Federal conseguiu bloquear R$ 4,6 bilhões do Grupo Schahin, por sonegação de imposto em operações com a Petrobras. O bloqueio foi concedido pela Justiça Federal de São Paulo...
Ainda sobre o tema “É hora de comprar ações?”, em vídeo divulgado no site O Financista, o estrategista da Empiricus, Felipe Miranda faz um bate-bola rápido, respondendo algumas dúvidas de investidores.
Brasil 02.10.15 17:00 Comentários (71)
O Estadão publicou mais emails apreendidos pela Lava Jato sobre as lambanças na Petrobras, agora de executivos da Andrade Gutierrez.
Os emails, de março de 2014, mostram que a empreiteira estava preocupada com as relações frias de Dilma Rousseff com o regime da Venezuela e como a Andrade Gutierrez recorreu a Lula para resolver a questão...
Brasil 02.10.15 16:52 Comentários (32)
Dilma Rousseff não queria Celso Pansera, o dono do self-service Barganha em Duque de Caxias, como ministro da Ciência e Tecnologia. O resultado é que Celso Pansera é o novo ministro da Ciência e Tecnologia...
Cultura 02.10.15 16:37 Comentários (11)
Mulher tem mania de reforma. Mulher não pode ver nada em pé que não resolva botar abaixo para depois fazer a mesma coisa, tudo de novo. E isso não é só no sexo como na put&*¨%$#@aria também. E agora, já que a casa caiu, a presidenta Dilma Youssef resolveu reformar o banheiro, a cozinha e o seu ministério. Desesperado, o ministro Joaquim Levey já avisou que não tem como pagar mais essa despesa e que a conta do Brasil, que já estava no vermelho, estourou o limite do cheque especial no Bradesco. Injuriada, Dilma ameaçou o ministro de demissão. Demissão do Bradesco, é claro....
O deputado Eduardo Pulha foi contratado para dar um “tapa” na parte de fora do ministério Lulodilmista. Pulha tem empresas de fachada. Como todas nelas ficam na Suiça, vai custar uma fortuna
Brasil 02.10.15 16:07 Comentários (12)
Em outra troca de e-mails, Rogério Araújo, diretor da Odebrecht, diz a Miguel Gradin e Marcelo Odebrecht que considera "muito viável uma negociação direta" com a área internacional da Petrobras, então comandada por Nestor Cerveró...
Brasil 02.10.15 16:03 Comentários (72)
Em e-mail datado de 14 de maio de 2008, Rogério Araújo comunicou a Miguel Gradin, então sócio da Odebrecht, a disputa interna que estava ocorrendo na Petrobras sobre a questão das sondas do pré-sal...

"Faz parte da estratégia montada pela Petrobras com Lula"
Brasil 02.10.15 15:53 Comentários (42)
De acordo com os e-mails trocados entre Marcelo Odebrecht e seus executivos, a "estratégia da Petrobras acertada com Lula e Dilma" era construir os navios-sonda no Brasil, apesar da falta de expertise da indústria naval brasileira e dos prazos curtíssimos...
Brasil 02.10.15 15:42 Comentários (40)
Os e-mails apreendidos pela PF corroboram a versão de Pedro Corrêa de que Lula e Dilma estão na origem do petrolão. O plano de construção de navios-sonda para o pré-sal tornou-se uma das principais fontes de pixulecos...

Brasil 02.10.15 15:34 Comentários (30)
A maioria dos ministros do TCU reconheceu que o tribunal perderá a razão de existir se não rejeitar as contas de Dilma Rousseff...
Brasil 02.10.15 15:12 Comentários (71)
Uma vez rejeitadas as contas no TCU, o parecer do tribunal vai ser julgado no parlamento, que poderá acatá-lo ou não...
Brasil 02.10.15 14:55 Comentários (55)
O Brasil já tem data, hora e local para decidir seu futuro: 7 de outubro, às 17 horas, no TCU.
Brasil 02.10.15 14:50 Comentários (126)
No relatório técnico que fundamenta o parecer de Augusto Nardes, o governo DIlma é acusado de desrespeitar "normas constitucionais, legais e regulamentares na execução dos orçamentos da União e nas demais operações realizadas com recursos públicos federais, em especial no que se refere à observância de medidas restritivas, condicionantes e vedações fixadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal".
Brasil 02.10.15 14:46 Comentários (17)
Não foi apenas o ministro Augusto Nardes que rejeitou as contas de Dilma Rousseff. O Ministério Público junto ao TCU, por meio do procurador-geral, Paulo Soares Bugarin, também as rejeitou:
"O MP/TCU manifesta-se por que este tribunal aprove parecer prévio, no sentido de que as contas do governo referentes ao exercício de 2014 não representam as posições financeira, orçamentária, contábil e patrimonial em 31/12/2014...
Brasil 02.10.15 14:45 Comentários (18)
Em seu parecer, Augusto Nardes ressalta que as pedaladas foram intensificadas em 2014 com o claro propósito eleitoral de mascarar as contas públicas. Na prática, o governo Dilma não tinha dinheiro para bancar os programas sociais que foram sua principal bandeira de campanha...
Brasil 02.10.15 14:36 Comentários (29)
Uma das principais irregularidades apontadas pela equipe técnica que auxiliou Augusto Nardes são as já famosas "pedaladas fiscais", manobras para esconder das contas públicas R$ 40 bilhões em déficit acumulado entre 2009 e 2014...
Brasil 02.10.15 14:33 Comentários (21)
Augusto Nardes, o relator das contas de Dilma, elenca 18 motivos para sugerir a rejeição, segundo O Estadão...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA