LEIA ESTAS NA MÍDIA SEM MORDAÇA
NO O ANTAGONISTA
Brasil 08.10.15 16:23
O TCU deu um exemplo ontem, graças ao trabalho, principalmente, dos representantes do Ministério Público de Contas (MPC) que atuam junto ao tribunal -- em especial, Júlio Marcelo de Oliveira, que descobriu e expôs ao país o crime das pedaladas fiscais, à frente de uma brava equipe.
Os procuradores do MPC são fundamentais para garantir, entre outras coisas, que o trabalho dos auditores não sofra interferências políticas. Está sendo assim no TCU e o exemplo deveria espalhar-se pelos tribunais de contas estaduais e municipais.
Em Alagoas, porém, reino de Renan Calheiros e seu clã, é grande a resistência aos ventos benéficos da mudança...

Renan Filho age como se Alagoas fosse seu engenho
Cultura 08.10.15 15:14 Comentários (56)
Pergunta zoológica: coelho também abandona navio?
Com boia, sim.
O Estadão noticia que a OAB criou uma comissão para estudar a possibilidade de apresentar um pedido de impeachment de Dilma Rousseff.
O jornal reproduziu a nota do presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho...
Os pais das pedaladas são bem conhecidos: Guido Mantega, Arno Augustin e, sim, Nelson Barbosa.
Os dois primeiros foram limados do cargo.
O último foi promovido. É simplesmente o responsável pelo Ministério do Planejamento, o mais nocivo dos ministérios brasileiros. Ele é um dos pais e defensores da nova matriz econômica - não nos esqueçamos!
Diante disso, proponho um desafio:
Aponte-me um país de economia sólida que possui essa excrescência que é o “ministério do Planejamento”.
(Não valem Paquistão, Bangladesh, Camboja, Trinidad e Tobago e Ilhas Maldivas)
Os leitores da revista italiana "Panorama" ficaram boquiabertos com o relato do jornalista Paolo Manzo, correspondente no Brasil, sobre as pedaladas fiscais e adjacências de Dilma Rousseff, a presidente inocente...
De acordo com o UOL, "Dilma acompanhou o julgamento do Palácio da Alvorada e disse que vai defender o mandato até o fim. 'Não existe nada contra mim...
O tucano José Serra, no Globo, sobre o fracasso da "reforma ministerial" de Dilma Rousseff:
"Em menos de uma semana depois da reforma, o Picciani só lidera um terço da bancada e o blocão derreteu. Até o Jovair Arantes saiu da base. É incrível a capacidade da Dilma de transformar solução em problema. Ela tem uma atração fatal pelo erro."
Pois é, a presidenta “sapiens”, mais uma vez, tomou no TCU. Por unanimidade, 100% de todos os ministros do tribunal reprovaram as contas de Dilma Roskoff. Para quem não sabe, o TCU é um órgão remoto do Poder Legislativo que analisa todas as contas do país: as somas (gigantescas), as divisões (de cargos públicos), as multiplicações (de escândalos) e, principalmente, as subtrações (das propinas). Dilma Youssef nunca foi boa de Matemática e acabou levando pau no TCU (com duplo e triplo sentido). Como tudo na vida, há males que vêm para pior...
O presidente da Câmara, Dedurado Cunha, ofereceu o seu apoio para tirar a presidente Dilma do buraco
O Pixuleco fez nova aparição. Agora, está em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, no Centro.

Depois de não conseguir votar os vetos no Congresso e de tomar uma sova do TCU, Dilma resolveu convocar uma reunião ministerial de emergência. Michel Temer teve que cancelar compromissos em São Paulo para ficar em Brasília...
O Estadão, em editorial sobre as atribulações de Dilma Rousseff, fala sobre o impasse que vive o país conduzido pelo poste inventado por Lula. Extraímos um pequeno e eloquente parágrafo...
A CPI do Carf rejeitou os requerimentos de convocação de Lula, do filho dele, Luis Claudio Lula da Silva, de Gilberto Carvalho e de Erenice Guerra.
O senador Donizete Arruda, do PT, disse: "Querem incriminar o homem mais sério do país só porque querem tirá-lo do próximo jogo...
Não poderia faltar Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, na operação contenção de danos do governo, depois de derrota acachapante no TCU...
Augusto Nardes, entrevistado pela rádio Estadão, disse que "há indícios muito fortes" de que as pedaladas fiscais continuaram em 2015.
"Temos um procurador que está investigando. É bem provável que ele entre com alguma representação...
O Brasil teve 58.559 mortes violentas em 2014. Foram assassinadas 2.681 pessoas a mais do que em 2013.
"O Brasil ostenta taxas tão altas há tantos anos que se pode falar em uma violência endêmica, e não epidêmica. É um problema grave e crônico. Nós concentramos 2,8% da população do mundo e 11% dos homicídios...
Hélio Bicudo, assim como Miguel Reale Júnior, também comentou o julgamento do TCU para O Globo:
“O relator do processo Augusto Nardes fez um estudo aprofundado das contas do governo e expôs claramente os delitos da presidente, que incluem as ‘pedaladas fiscais’ e os decretos sem apoio do Legislativo. Ficou impossível para os outros ministros votarem diferentemente daquilo que o relator defendeu na sessão...
Miguel Reale Júnior comentou o julgamento do TCU para O Globo.
É importante citá-lo por inteiro, pois além de ser um dos maiores juristas do Brasil, ele é também o autor - junto com Hélio Bicudo e Janaina Paschoal - do pedido de impeachment que vai nos livrar de Dilma Rousseff...
O Banco da Inglaterra manteve a taxa de juros em 0,5%.
Segundo o Financial Times, a culpa é do Brasil. A Grécia, de fato, foi mencionada uma única vez no relatório do Banco da Inglaterra. O Brasil, por outro lado, foi citado como exemplo do contágio dos mercados emergentes, que pode deprimir o ritmo de crescimento das economias mais ricas.

A PF, no dia 1º de outubro, deu uma batida no escritório de Vitor Hallack, presidente do conselho de administração da Camargo Corrêa e interlocutor de José Dirceu.
Trata-se de uma informação exclusiva de O Antagonista...
A PF deflagrou nesta quinta-feira a 3ª etapa da Operação Zelotes.
Como disse a Veja, "o alto-comando do PT sonhava com a hipótese de a Zelotes pegar adversários do partido e até ofuscar a Lava Jato". Mas, quando a PF descobriu que Lula vendeu uma medida provisória e que seu filho embolsou dinheiro das empresas investigadas, o entusiasmo dos petistas desapareceu.
Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, está negociando uma delação premiada com a Lava Jato.
O jornal Valor informa que ele e o executivo Elton Negrão "se reuniram algumas vezes na sede da PF em Curitiba com integrantes da força-tarefa. Se concordarem em delatar detalhes dos crimes investigados, deverão fazê-lo com a Procuradoria Geral da República"...
Deputados oposicionistas, ontem à noite, reuniram-se na casa de Eduardo Cunha para combinar o roteiro do processo de impeachment contra Dilma Rousseff.
Parlamentares que participaram do encontro disseram à Folha de S. Paulo que o "dia de cão" do governo foi o centro das conversas. “Houve avaliações de que Leonardo Picciani, nesta quarta-feira, foi reduzido ao seu devido tamanho político”.
Alguns leitores de O Antagonista gostariam que a Lava Jato poupasse Eduardo Cunha porque ele trabalha pelo impeachment de Dilma Rousseff.
O Antagonista responde que Eduardo Cunha só trabalha pelo impeachment de Dilma Rousseff porque não foi poupado pela Lava Jato...
NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
08-10-2015
Como? A OAB resolveu formar uma comissão para debater o eventual impeachment de Dilma? Não brinquem comigo!
Será que voltaremos a ver a Ordem dos Advogados do Brasil com a coluna ereta, sem dobrar a cerviz ao petismo, ora em sinal de alinhamento ideológico, ora de olho em prebendas e honrarias? Será que a entidade voltará a zelar pela ordem constitucional, pela independência dos Poderes, pelo apreço às instituições? Das vozes relevantes da sociedade civil, a OAB tem estado entre as mais deletérias, para ser suave.
Querem um exemplo? Ela patrocinou, com texto de autoria do agora ministro Roberto Barroso, a ADI que levou o Supremo a declarar inconstitucional a doação de empresas privadas a campanhas. Estamos a menos de um ano das eleições municipais, e os partidos não sabem de onde tirarão o dinheiro, uma vez que também o financiamento público — este, sim, uma aberração — não foi aprovado.
Ou melhor: os partidos sabem! Se, antes, a fatia do caixa dois era a menor parte, dado o total de recursos da campanha, passará, de longe, a ser a maior se o Senado não aprovar a PEC que constitucionaliza as doações. Obra inequívoca da OAB! É o tipo de suposta moralização que só colabora com a bandidagem. Mas voltemos ao ponto.
A OAB formou uma comissão para decidir se entra com uma denúncia contra Dilma em razão da pedaladas fiscais e em face da votação do TCU, que recomendou por unanimidade a rejeição das contas.
Pergunto: pra que outra denúncia? Bastaria que a entidade apoiasse a que já está lá, encabeçada por Hélio Bicudo.
Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente do Conselho Federal da Ordem, afirma: “É indiscutível a gravidade da situação. O parecer do TCU é consistente na rejeição das contas da presidente da República por alegado descumprimento da Constituição Federal e das leis que regem os gastos públicos. A OAB, como voz institucional do cidadão, analisará todos os aspectos jurídicos da matéria e a existência ou não de crime praticado pela presidente da República e a sua implicação no atual mandato presidencial”, afirmou, em nota, o presidente nacional da entidade".
Como se diz por aí, antes tarde do que nunca. De qualquer modo, vamos esperar. Não é um trocadilho, eu juro, não na intenção ao menos. Mas tememos que desse mato não saia coelho.
Por Reinaldo Azevedo
Comentários
Postar um comentário