LEIA ESTAS DA MÍDIA SEM MORDAÇA

NO ESTADÃO
O diabo a quatro
Dora Kramer 
07 Outubro 2015 | 05h 00
A presidente Dilma Rousseff pede que os políticos coloquem os interesses do Brasil acima de qualquer coisa. É a última a ter autoridade para fazer esse apelo porque é a primeira a colocar seus interesses à frente de tudo.
O País está pagando a fatura que o governo federal espetou na conta da desorganização total das finanças públicas para garantir a reeleição de Dilma Rousseff. A respeito disso não há dúvida, concordam leigos e especialistas.
Esta pode ser vista como a boa notícia, já que é de todos conhecida. A má notícia é que o fundo do poço talvez ainda esteja bem distante, pois o governo agora não se inibe de fazer qualquer negócio (o “diabo”?) para tentar evitar que prospere na sociedade, no mundo político e no universo econômico a tese de que a solução para a crise é a interrupção do mandato da presidente da República.
Dilma não mediu consequências na campanha e continua não medindo agora. Governou com o olhar fixo nos palanques e agora governa com o único objetivo de se manter na cadeira presidencial. O País que se vire. 
É o que se vê quando a presidente da República deixa que seu ministro da Fazenda seja fragilizado publicamente sendo ele, ao menos em tese, a figura-chave no prometido ajuste das contas públicas. Dilma é diligente quando se trata de chamar atenção do operador de teleprompter, do funcionário que lhe pede para dar prioridade à passagem de deficientes físicos em solenidade do Palácio ou do mestre de cerimônias que não anuncia corretamente o nome de um ministério. 
Muito zelosa com as firulas que lhe são caras, a presidente não se mostra minimamente desconfortável com o bombardeio sobre o ministro Joaquim Levy nem parece preocupada com as consequências disso.
Do mesmo modo, pouco está ligando para o efeito da tentativa de procrastinar uma decisão do Tribunal de Contas pedindo o afastamento de um ministro cujas declarações desagradam ao Palácio do Planalto. Uma afronta às instituições, porque tal atitude caracteriza a intenção de interferir no andamento de um processo em órgão independente do Executivo. Vai perder e, se no anunciado recurso ao Supremo Tribunal Federal a presidente conseguir derrubar uma decisão baseada em critérios técnicos, de pura contabilidade, a Corte estará corroborando a interferência. 
O mesmo desinteresse por qualquer tema que não seja a manutenção de seu mandato Dilma Rousseff demonstra ao fazer uma reforma ministerial na perspectiva exclusiva de garantir uma rede de proteção no Congresso, sem levar em conta a competência dos titulares e a eficiência das pastas. Enquanto a saúde pública está entregue às baratas (em alguns hospitais, literalmente), a presidente faz a troca de ministros sem se referir nem por um breve momento à política para o setor. Quer saber quantos votos o PMDB pode lhe garantir na eventualidade de um pedido de impeachment tramitar no Parlamento. 
Pois ontem a presidente teve o exemplo do quanto foi ineficaz sua negociação com o escalão inferior do PMDB, ao não conseguir que sua uma base de apoio supostamente refeita assegurasse quórum mínimo para uma sessão de interesse do governo – votação de vetos presidenciais. O esvaziamento ocorreu na Câmara. Faltaram 60 deputados e metade da bancada pemedebista não apareceu. O líder havia sido o interlocutor privilegiado da presidente na reforma. 
Dilma pode até vir a vencer no mérito – inclusive porque o Congresso não quer ser responsável por entornar de vez o caldo da economia –, mas o recado foi dado: nem sempre é dando que se recebe.

NO BLOG DO CORONEL
QUARTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO DE 2015
(Época) A Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) pede a demissão do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Segundo o presidente da Anauni, Bruno Fortes, Adams não representa a Advocacia-Geral da União e piorou sua situação ao “procurar a imprensa, ao lado de outros ministros, para agredir politicamente o TCU (Tribunal de Contas da União), o qual também temos o dever de defender institucionalmente”. Bruno Fortes se refere à suspeita levantada por Adams de que o ministro Augusto Nardes, do TCU, deveria se considerar impedido de relatar processo sobre supostas irregularidades nas contas do governo da presidente Dilma Rousseff, cuja análise ocorrerá hoje à tarde.
POSTADO POR O EDITOR ÀS 14:32:00

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
07/10/2015 às 15:38
O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, sugeriu que se pode retomar o diálogo sobre o financiamento de campanha por pessoas jurídicas depois de votados os vetos de Dilma. Como se sabe, a Câmara já aprovou PEC que constitucionaliza as doações. Precisa ser votada agora pelo Senado. Renan Calheiros, sob inspiração do Planalto, tem criado dificuldades.
Pois é…
Esse é um governo que veta reforma política aprovada pela Câmara, que patrocina indiretamente a proibição da doação de empresas, que contribui para jogar no mais absoluto escuro as eleições do ano que vem, que atropela lideranças partidárias e distribui ministérios a bancadas… E depois fica espantado que não consiga nem mesmo juntar a base para reafirmar vetos presidenciais – vetos, aliás, necessários.
Estamos sendo governados por um bando de trapalhões arrogantes.
Por Reinaldo Azevedo
07/10/2015 às 15:31
Demonstrando que erro pouco é bobagem, o governo entrou nesta quarta, no STF, com um novo pedido de suspensão do julgamento no TCU. Desta feita, o argumento da Advocacia Geral da União é que o tribunal tem de ouvir testemunhas antes de decidir sobre a suspeição do ministro Augusto Nardes. Até onde eles vão? Bem, até onde pode ir o desespero. José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, sugere tratar-se de uma guerra. Que é sempre o oposto da política.
Por Reinaldo Azevedo
07/10/2015 às 15:22
E a Câmara não deu quórum de novo para votar os vetos da presidente Dilma Rousseff. O governo está com um problema cognitivo importante. Se não resolvê-lo, vai continuar a quebrar a cara. Como eu torço pra que isso aconteça, espero que ignore o que aqui se escreve.
Uma coisa é o petismo juntar meia-dúzia de jornalistas, dizer que Lula está no comando (e está) e que tudo está resolvido. Isso pode ser noticiado aqui e ali, exaltando as qualidades místicas do demiurgo, outra coisa é ser verdade…
Uma dica a Jaques Wagner e a Ricardo Berzoini, que espero que eles não levem em conta: não confundam as informações que vocês plantam na imprensa com os fatos. Ler numa coluna de jornal, num site ou num blog um “agora vai” não significa voto em plenário. Como sabem, aliás, as excelências. As evidências estão em todo canto.
Já escrevi aqui e reitero: a forma como a reforma ministerial foi conduzida no PMDB criou fraturas que antes não existiam. E não adiante dar remédios velhos para novos males. Não funcionam. De resto, em política, o “traidor” é sempre uma figura, digamos, problemática. É como na vida amorosa: o sujeito que se casar com a amante nunca mais terá paz. Como saber se o que ela fazia não era por método? Leonardo Picciani pode estar em alta no Palácio do Planalto e no PT. Mas, como a gente vê, não na Câmara.
Sim, Lula voltou ao comando, para a satisfação de alguns colunistas “isentos” como dona Marisa Letícia, mas também o Brasil que está aí não é o que ele deixou. Pode-se dizer, sem medo de errar, que é o que ele preparou…
A outra ilusão tola é supor que basta tirar Eduardo Cunha do meio do caminho, e tudo se resolverá. Em primeiro lugar, isso não é simples. Em segundo lugar, ainda que aconteça, a hipótese é falsa.
O governo conseguiu criar algum tumulto e empecilhos no caminho do impeachment? Conseguiu. Mas juntou a maioria necessária para governar com alguma tranquilidade? Não! 
Por Reinaldo Azevedo

NO O ANTAGONISTA
Brasil 07.10.15 15:38 Comentários (19)
Luiz Fux jogou o mandado de segurança de Luís Inácio Adams no lixo.
O TCU vai jogar a prestação de contas do governo no lixo.
O Congresso vai jogar o governo Dilma no lixo.
O Brasil vai jogar o PT no lixo.
Brasil 07.10.15 15:28 Comentários (131)
Luiz Fux cumpriu o seu papel e negou a liminar do governo. O TCU vai julgar as contar hoje.
Brasil 07.10.15 15:11 Comentários (10)
Bandilma veio assistir à reprovação das contas de Dilma no TCU. E vocês?
Arte popular
Brasil 07.10.15 14:20 Comentários (63)
Parlamentares e jornais repetem que a falta de quórum do governo para a aprovação dos vetos é por "insatisfação com a reforma ministerial"...
Brasil 07.10.15 13:51 Comentários (23)
O desespero do governo em queimar Augusto Nardes destruiu uma das poucas pontes que havia entre o Planalto e o PMDB.
Independentemente da decisão de Luiz Fux, já está saindo muito caro para Dilma Rousseff.
Brasil 07.10.15 13:39 Comentários (48)
Renan Calheiros, a propósito da falta de deputados para votar os vetos de Dilma Rousseff, disse: “Há uma deliberada decisão de não haver quórum".
De fato, sete minutos depois que a votação foi encerrada, pois havia apenas 223 deputados no plenário, a sessão da Câmara foi aberta com 428 deputados...
Brasil 07.10.15 13:33 Comentários (32)
O Antagonista apurou que todas as informações que o TCU mandou ontem para o ministro Luiz Fux, do STF, já abrangem o que o governo levantou hoje, no novo mandado de segurança...
Brasil 07.10.15 13:23 Comentários (31)
Nada feito. Pelo segundo dia consecutivo, esse governo necrosado não conseguiu o quórum para votar os vetos de Dilma Rousseff.
Compareceram à Câmara 223 deputados - eram necessários 257. Segundo o Estadão, Ricardo Berzoini disse a parlamentares que o governo pode contar com o apoio de 210 deputados, apenas dez a mais que o total estimado antes da reforma ministerial.
Brasil 07.10.15 12:46 Comentários (90)
Dalmo Dallari emitiu um parecer alegando que o TSE não tem competência para cassar o mandato de Dilma Rousseff.
Quanto custou esse parecer? Quem pagou?
Ives Gandra Martins explicou ao Estadão que isso não tem o menor cabimento: "O TSE quer saber se o dinheiro da corrupção abasteceu a campanha de Dilma...
Economia 07.10.15 12:08 Comentários (25)
O FMI alerta que o aumento da dívida da Petrobras pode resultar no rebaixamento da nota do Brasil:
“Empresas estatais podem piorar cenários adversos contrários aos países, pois uma parte dos passivos destas empresas estatais poderá ser assumido pelos governos. A perda de grau de investimento poderá causar maior custo de endividamento dos países...
Brasil 07.10.15 11:49 Comentários (47)
O Vem Pra Rua convoca os paulistanos a um ato em frente à sede do TCU, na Avenida Paulista, 1842, às 4 da tarde.
Brasil 07.10.15 11:13 Comentários (62)
O TSE vai investigar os 7,5 milhões de reais em pixulecos que Ricardo Pessoa deu a Dilma Rousseff.
Mas não é só isso.
Vai investigar também os 31,6 milhões de reais que o Diretório Nacional do PT repassou à campanha presidencial, através de tesoureiro do partido, João Vaccari Neto...
Brasil 07.10.15 11:08 Comentários (131)
Dilma Rousseff, exasperada com a decisão do TSE de investigar os pixulecos de sua campanha, voltou a dizer que o impeachment é um golpe:
"Temos uma democracia. A base é o voto direto nas urnas. Impossível achar que fazemos um serviço para a democracia tentando métodos para encurtar a chegada ao governo...
Brasil 07.10.15 10:14 Comentários (59)
Não será por falta de apoio das pessoas decentes da sociedade brasileira -- a imensa maioria -- que o TCU deixará de julgar (e rejeitar) as contas de Dilma Rousseff hoje.
Leiam o manifesto dos procuradores da República...
Brasil 07.10.15 09:57 Comentários (151)
Renato Janine Ribeiro, demitido por Dilma Rousseff, passou a disparar contra o PT.
Ele disse a O Globo:
"O PT cometeu erros políticos sérios. Um deles foi o de apostar mais no consumo do que na ética...
Brasil 07.10.15 09:48 Comentários (62)
O rompimento do bloco do PMDB foi confirmado pelo Estadão. PP, PTB, PSC, PHS e PEN preparam-se para isolar Leonardo Picciani e formar o maior bloco da Câmara dos Deputados.
Um dos parlamentares envolvidos na manobra disse à reportagem: “O esvaziamento da liderança do Picciani é um recado ao Palácio de que ninguém quer ser liderado por um líder da Dilma”.
Economia 07.10.15 09:41 Comentários (12)
De janeiro a setembro, o IPCA já está em 7,64%, o maior desde 2003.
É o resultado direto das ilegalidades fiscais que serão julgadas hoje pelo TCU.
Brasil 07.10.15 09:24 Comentários (30)
O TCU vai transmitir ao vivo, pelo YouTube, o julgamento das contas de Dilma Rousseff.
Faltam apenas 7 horas e 34 minutos:
Brasil 07.10.15 08:41 Comentários (101)
O Antagonista vai fazer uma cobertura especial do julgamento das pedaladas de Dilma Rousseff. Participe você também indo ao TCU, às 5 da tarde.
Olhe o mapinha. O TCU é colado ao STF, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto:
O Brasil, hoje, está aqui
Brasil 07.10.15 08:06 Comentários (89)
Dilma Rousseff pensou que, comprando o PMDB, poderia enfiar no bolso 148 deputados. Mas Leonardo Picciani é um nada.
Segundo Cristiana Lôbo, do G1, quatro partidos – PP, PTB, PHS e PSC – abandonaram o bloco parlamentar que formavam com o PMDB...
Brasil 07.10.15 07:51 Comentários (50)
Unanimidade no TCU contra Dilma Rousseff, diz O Globo:
"O TCU chega ao dia do julgamento das contas de 2014 de Dilma Rousseff disposto a uma votação unânime a favor do parecer prévio do relator Augusto Nardes pela rejeição das contas, segundo relatos reservados de ministros"...
Brasil 07.10.15 07:42 Comentários (28)
O procurador Júlio Marcelo de Oliveira acabou de confirmar o que explicamos ontem:
1 - O TCU observará rigorosamente o devido processo legal. A suspeição será examinada hoje pelo plenário antes de apreciar as contas.
2 - O Código de Processo Civil exige que a arguição de suspeição deve ser feita na primeira ocasião que a parte tiver para falar nos autos e não a menos de 48h da sessão...
Brasil 07.10.15 07:28 Comentários (24)
Alexandrino Alencar, o homem que pagava as contas de Lula em nome da Odebrecht, encontrava-se no Shopping Eldorado com Alberto Youssef para acertar remessas de propina.
Foi o que contou um dos funcionários do doleiro em depoimento ao juiz Sérgio Moro...
Brasil 07.10.15 07:03 Comentários (73)
Gilmar Mendes ganhou 500 mil reais da Carta Capital.
O ministro foi caluniado por Mino Carta e Leandro Fortes, que mentiram acusando-o de ter recebido dinheiro da “lista de Furnas”...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA