1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
20 DE OUTUBRO DE 2015
De inimigo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, virou no PT a “tábua de salvação” da presidente Dilma. Com o cartaz mais sujo que pau de galinheiro, sob acusação de manter contas secretas na Suíça abastecidas com dinheiro sujo, Cunha virou alvo fácil dos petistas, na mídia e nas redes sociais. A estratégia é atacar o político para desviar o foco do impeachment e do envolvimento de Lula no petrolão.
O que resta de militantes do PT espalha que a delação de Fernando Baiano contra Cunha é mais grave que denúncias dele contra Lula.
Lula se empenha pessoalmente junto a grandes jornais e emissoras para “centrar fogo” na destituição de Eduardo Cunha.
Substitutos da agência Pepper (que rompeu com o PT) já atuam nas redes sociais com perfis falsos pró-Dilma e contra o impeachment.
A oposição rastreia dezenas de falsos internautas que “patrulham” veículos de comunicação e insultam críticos de Dilma e do PT.
A presidente Dilma está decidida a se dedicar mais a agenda amena, tentando produzir fatos positivos, e a viagens internacionais. Ela concluiu que são para profissionais a condução da política econômica, delegada à dupla Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), e a articulação política, entregue a Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Governo), ambos orientados por Lula.
Lula foi quem recomendou a Dilma que viajasse mais, no Brasil e para o exterior, delegando áreas estratégicas a seus ministros.
Dilma acatou sugestão de Lula para se afastar da rotina governativa, mas ainda resiste à pressão dele e do PT para demitir Joaquim Levy.
Dilma só aceitou viver momentos de “rainha da Inglaterra” sob ameaça de impeachment. Percebeu ser ela mesma sua maior adversária.
Lula explodiu contra Eduardo Cardozo, após “vazar” a informação de que Fernando Baiano deu dinheiro a sua nora. Lula achou que era coisa da PF, subordinada ao ministro, mas foi do Ministério Público.
Caso aconteça “o pior”, Eduardo Cunha já definiu que vai apostar no fiel escudeiro André Moura (PSC-SE) para sucedê-lo na presidência da Câmara. Oficialmente, sustenta que ficará até o fim do mandato.
Deputados do PSD não querem mais que o ministro Gilberto Kassab (Cidades), dono do partido, escolha o líder da bancada. Eles dizem que Kassab representa apenas os interesses do governo Dilma.
Dilma trata diplomatas a pontapés, mas sua visita a Estocolmo pode ser considerada um êxito, graças ao trabalho do Itamaraty e do embaixador do Brasil em Estocolmo, Marcos Vinícius Pinta Gama.
O embaixador do Brasil, Antônio Francisco da Costa e Silva Neto, que recebe Dilma nesta terça em Helsinque (Finlândia), é filho de um dos mais admirados diplomatas do nosso tempo: Alberto da Costa e Silva.
O tucano Geraldo Alckmin, que tenta se viabilizar para a disputa pelo Planalto em 2018, chegou depois de Aécio Neves, mas chegou: ele também quer Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, como vice.
Dois nomes de confiança de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) entraram na semana passada no Conselho de Ética: Manoel Jr (PMDB-PB) e Carlos Marun (PMDB-RS). Cunha tem entre 14 e 16 apoiadores no conselho.
Leitora comprou plano de saúde por adesão da empresa Alobras, no Rio, virou “funcionária” de outra empresa criada em Curitiba (PR), pagou uma pequena fortuna e desde julho espera o cartão Unimed.
...vem de Fernando Baiano, delator do PMDB, e não do finado Brizola, a inspiração para o slogan do candidato: “Nora não é parente, Lula para presidente.”

NO DIÁRIO DO PODER
CORRUPÇÃO
JANOT POUPA LULA, MAS PEGA PESADO COM SEU EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU
PGR NÃO INVESTIGA LULA, MAS QUER EX-MINISTRO NO REGIME FECHADO
Publicado: 19 de outubro de 2015 às 22:34 - Atualizado às 22:42
Apesar das cobranças, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ainda não abriu inquérito para investigar o envolvimento do ex-presidente Lula no escândalo de roubalheira na Petrobras, apesar das inúmeras citações e delações que o envolvem. Mas pediu nesta segunda-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, cumpra em regime fechado a pena a que foi condenado pelo mensalão. O pedido foi enviado por Janot ao STF quase 90 dias depois da prisão de Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato.
Janot quer a regressão do regime de Dirceu por causa de seu suposto envolvimento com crimes investigados na Operação Lava Jato. Dirceu foi condenado a sete anos e 11 meses de prisão, mas no ano passado, o STF permitiu que ele passasse para o regime aberto e cumprisse o resto da pena em prisão domiciliar. 
Segundo Janot, há "provas contundentes e abundantes da prática criminosa" e de que os crimes foram cometidos depois do trânsito em julgado da condenação no mensalão e que, por isso, a prisão domiciliar concedida deve ser transformada em regime fechado.
Dirceu cumpre no momento prisão preventiva pedida pelos investigares da Lava Jato, que acusam o ex-ministro dos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

DILMA VIRÁ DO FRIO PEGANDO FOGO
Carlos Chagas
Mesmo no frio da Suécia e da Finlândia, a presidente Dilma pegou fogo. Teve certeza de que por trás da sugestão de Rui Falcão para demitir Joaquim Levy está o Lula. O alvo de sua resposta agressiva, de que não vai demitir, foi o ex-presidente da República, não o presidente do PT, simples acessório.
Madame ficou uma fera e deu o troco: o governo pensa diferente do partido. Não haverá que falar em rompimento, mas as relações entre o antecessor e a sucessora esfriaram mais do que as estepes geladas da Escandinávia. Ao desembarcar em Brasília, porém, ela parecerá a irmã do Tocha Humana.
Por certo que Joaquim Levy sai chamuscado do episódio, mas fica no ministério, pelo menos até o dia em que sua paciência estourar. Perde também a tal agenda positiva de que tanto fala o Lula.
Para cada lado que Dilma se volte, surgem problemas. O mais agudo de todos chama-se Eduardo Cunha, capaz de surpreender dando seguimento ao pedido de impeachment da presidente, a ser reapresentado hoje pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior. Acirrará os ânimos a simples formação de uma comissão especial de deputados para examinar a proposta. Como o prazo para essa manifestação é de 90 dias, imagina-se a questão estendida para o próximo ano, a menos que o presidente da Câmara entre em desespero. Mesmo forçado a renunciar, decidiu ficar onde está e enfrentar o Conselho de Ética, onde imagina dispor de maioria. A bancada de seus seguidores é forte, não a ponto da decretação do afastamento da chefe do governo, mas bastante para incomodar o palácio do Planalto. Por isso ainda persistem tentativas de um acordo entre Dilma e Cunha, visando a preservação de seus mandatos. Aguarda-se a chegada da presidente que virá do frio pegando fogo.
DOIS NÚMEROS
Amanhã o Banco Central dirá se reduz, aumenta ou mantém os juros no patamar de 14.25%. Qualquer das três opções será prejudicial à política econômica.
Quinta-feira o IBGE divulga os números das demissões havidas em todo o país desde o começo do ano. Há quem fale em um milhão de trabalhadores com carteira assinada, apenas nesse período.

NO BLOG DO CORONEL
SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015
Provocado sobre o fato de Dias Toffoli ter consultado uma "parte" sobre a relatoria da AIME que questiona as contas de Dilma, declarou: " isso é inconcebível, inacreditável. Quem define isso é o presidente do TSE, não acredito quer ele tenha feito isso". Disse mais, muito mais, praticamente peitando Toffoli juridicamente. Sugerimos ao ministro Mello que leia o despacho do presidente do tribunal, clicando aqui. É verdade, existe um acordão em andamento.
POSTADO POR O EDITOR ÀS 22:52:00

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
20/10/2015 às 4:07
Hoje e nos próximos dias, manifestações pedem que Cunha acolha a denúncia contra Dilma;

NO O ANTAGONISTA
"Vazar doação campanha"
Brasil 20.10.15 07:44 Comentários (4)
A PF traduziu as mensagens capturadas no telefone celular de Marcelo Odebrecht.
Elas provam que o empreiteiro "detinha pleno conhecimento e controle sobre as operações de lavagem de dinheiro da Odebrecht no exterior, em larga medida por intermédio de contas situadas na Suíça"...
Vazar doação campanha
Economia 20.10.15 08:03 Comentários (0)
O rombo nas contas públicas, em 2015, ficará entre -0,5% a -0,85% do PIB, segundo Fernando Rodrigues.
O ano começou com uma previsão de superávit primário de 66,3 bilhões de reais. Em julho, caiu para 8,8 bilhões de reais. Agora o governo admite um déficit de até 49,9 bilhões de reais...ver mais
Brasil 20.10.15 07:36 Comentários (22)
O PMDB “decidiu cancelar seu congresso marcado para novembro devido às incertezas quanto ao cenário do impeachment”, diz a Folha de S. Paulo.
O cancelamento é uma vitória e tanto para Dilma Rousseff...
Brasil 20.10.15 06:47 Comentários (17)
José Carlos Bumlai, o operador de Lula que introduziu Fernando Baiano na Petrobras, fez a ponte entre Antonio Palocci e Paulo Roberto Costa.
O encontro entre eles, segundo o relato de Fernando Baiano, reproduzido pela Folha de S. Paulo, ocorreu numa casa no Lago Sul, em Brasília, que Antonio Palocci usava para fazer reuniões sobre a campanha de Dilma...ver mais
Brasil 20.10.15 06:23 Comentários (24)
Dilma Rousseff vendeu a diretoria de Abastecimento da Petrobras a Paulo Roberto Costa.
Foi o que disse Fernando Baiano...ver mais
Brasil 20.10.15 06:04 Comentários (12)
Acorde, Bumlai. Onde quer que você esteja.ver mais
Brasil 19.10.15 22:41 Comentários (20)
Além de não pedir o indiciamento de ninguém, o relator da CPI da Petrobras, Luiz Sérgio, ainda colocou no documento uma sugestão de mudança na lei da delação premiada. Ele quer impedir a homologação de delação feita por réu que esteja preso e a contratação de um mesmo defensor por vários delatores...ver mais
Brasil 19.10.15 22:12 Comentários (22)
Em relação ao mandado de segurança impetrado por Wadih Damous, Eduardo Cunha é ainda mais explícito na alegação de que não cabe ao STF decidir sobre o rito do impeachment, que é uma discussão "interna corporis".
Ele afirma ainda que a liminar de Teori Zavascki não produz efeito na questão de ordem sobre o rito do impeachment, passível apenas das "normas regimentais e legais" da Câmara...ver mais
Brasil 19.10.15 21:43 Comentários (51)
O Antagonista obteve com exclusividade os recursos protocolados por Eduardo Cunha no STF contra as três decisões liminares que suspenderam o rito do impeachment. Em sua defesa, Cunha alega primeiramente que as liminares só poderiam ser concedidas por Teori Zavascki, prevento do primeiro mandado de segurança sobre o tema.
Sobre o recurso interposto por Rubens Pereira Jr., Cunha diz que não "se pode admitir a manutenção da decisão liminar" de Rosa Weber porque o impetrante sequer pediu a suspensão do rito do impeachment no "inusitado mandado de segurança"...ver mais
Brasil 19.10.15 21:15 Comentários (53)
Como o Antagonista antecipou, o relatório final do relator da CPI da Petrobras, Luis Sérgio, não pede o indiciamento de ninguém. A justificativa está abaixo...ver mais
Brasil 19.10.15 20:54 Comentários (144)
O general Antonio Hamilton Mourão, que comanda o Exército na região Sul, tem proferido palestras pedindo o "despertar da luta patriótica". Ele acha que o impeachment não mudará nada e que "a maioria dos políticos de hoje parecem privados de atributos intelectuais próprios e ideologias"...
Brasil 19.10.15 20:36 Comentários (55)
José Dirceu já está preso preventivamente pela Operação Lava Jato, mas Rodrigo Janot quer mais. Ele pediu ao STF a regressão do ex-ministro para o regime de prisão fechado por causa do mensalão...ver mais
Brasil 19.10.15 20:07 Comentários (34)
Manifestantes no Largo do Batata usam máscaras de Dilma Zumbi, no segundo dia dos protestos "Impeachment já". A petista já morreu politicamente, mas continua fingindo que governa...
Brasil 19.10.15 19:52 Comentários (39)
No segundo dia do movimento "Impeachment já", representantes dos movimentos NasRuas, Acorda Brasil, Brasil Melhor, VemPraRua, entre outros, se reuniram no Largo do Batata...
O samba de uma nota só do PT...ver mais
Brasil 19.10.15 19:49 Comentários (32)
Luis Carlos Bumlai e Fabio Lula da Silva, o Lulinha, são descritos por Fernando Baiano em sua delação como pessoas de vínculo estreitíssimo, praticamente inseparáveis. Bumlai fazia questão de levar Lulinha em suas reuniões de negócios...ver mais
Brasil 19.10.15 19:28 Comentários (39)
Técio Lins e Silva, o da liminar de Lewandowski, também conseguiu convencer Teori Zavascki a livrar da cadeia o ex-diretor da Odebrecht, Alexandrino Alencar, parceiro de viagens do lobista Lula e "amigo de infância" de André Sanchez.
O prestigiado criminalista está colocando o velho Kakay no chinelo e fazendo escola. A jovem advogada Bruna Lóssio, parente de Luciana, acompanhou Técio no caso do HC de Alexandrino, como se verifica no andamento do processo...ver mais
Brasil 19.10.15 19:00 Comentários (8)
Ricardo Lewandowki diz que não interfere na Lava Jato, talvez não diretamente. Mas foi ele quem concedeu à advogada Beatriz Catta Preta um habeas corpus preventivo para evitar tivesse de responder a perguntas de membros da CPI da Petrobras sobre a origem de seus honorários...
Brasil 19.10.15 18:41 Comentários (89)
No fim de semana, Dilma Rousseff tripudiou sobre o escândalo envolvendo Eduardo Cunha com contas secretas na Suíça. "Lamento que seja um brasileiro", disse...ver mais
Brasil 19.10.15 18:35 Comentários (58)
Eduardo Cunha acaba de dizer que não renunciará à Presidência da Câmara e "tudo continuará como está". O peemedebista rejeitou a "solução Renan", sugerida por alguns colegas para que repetisse a trajetória do colega do Senado para sair do foco da crise...ver mais
Brasil 19.10.15 18:10 Comentários (114)
Ricardo Lewandowski pode querer parecer, mas não é um novo homem. Em seu discurso elogiando o trabalho da Lava Jato, ele mostrou certa inquietude com as sentenças "muito duras" da Justiça Federal em Curitiba. "É algo realmente muito novo", disse, em referência às condenações de empreiteiros a 15, 20 anos de cadeia...ver mais
Brasil 19.10.15 18:00 Comentários (68)
Ricardo Lewandowski elogiou as investigações sobre corrupção no Brasil e o trabalho de Sérgio Moro. Em palestra num centro de estudos em Washington, o presidente do STF disse que o Brasil vive uma "revolução", porque "o Judiciário está cuidando dos escândalos"...ver mais

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 20/10/2015 04:53
É dura a vida do brasileiro em dia com suas obrigações tributárias. Sob Lula e Dilma, estruturou-se na Petrobras um bilionário sistema de pilhagem. O assalto é estimado em cerca de R$ 20 bilhões. E o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), relator da CPI da Petrobras, decidiu tratar o contribuinte como imbecil.
Luiz Sérgio apresentou na noite desta segunda-feira seu relatório final. Nele, culpou os empreiteiros e os maus servidores pelo assalto, livrou a cara dos políticos e concluiu que não houve “corrupção institucionalizada” na Petrobras.
“A mais importante conclusão dessa CPI é que a Petrobras foi vítima de um cartel de maus fornecedores”, anotou o relator. Absteve-se de mencionar que o Planalto loteou as diretorias da maior estatal do país entre partidos aliados, dando-lhes salvo-conduto para roubar.
Como se fosse pouco, Luiz Sérgio criticou a força-tarefa da Lava Jato e o juiz Sérgio Moro pelo “excesso de delações premiadas.” Sugeriu que a lei que trata do tema, sancionada por Dilma, seja alterada para impedir que réus presos se convertam em delatores. Se essa regra já estivesse em vigor, não haveria Lava Jato.
Não é só: o relator tentou tapar com sua peneira a luminosa evidência de que um pedaço das propinas extraídas da Petrobras virou doação oficial de campanha, registada na Justiça Eleitoral pelos partidos e seus candidatos. Para Luiz Sérgio, as conclusões da Polícia Federal e da Procuradoria sobre essa matéria seriam “superficiais”, porque desconsideram o fato de as empreiteiras terem doado dinheiro para candidatos de vários partidos, entre eles PT e PSDB.
Beneficiário de um repasse de R$ 200 mil feito em 2014 pelo empreteiro Ricardo Pessoa, coordenador do petrocartel, Luiz Sérgio reincide numa mumunha manjada. Ele generaliza a prática da doação de verbas de má origem não para combatê-la, mas para institucionalizá-la.
Se o dinheiro que o PT e seus aliados lavaram no TSE tivesse saído do bolso do companheiro Luiz Sérgio, tudo bem. O diabo é que toda essa verba tem uma origem única e conhecida: o bolso do contribuinte.
De resto, Luiz Sérgio esboçou em seu relatório uma pantomima típica da era petista: a máfia sem capo. Antes mesmo do término da Lava Jato, sustentou que não há como impor nenhum tipo de responsabilidade aos ex-presidentes da Petrobras. Acha impossível atribuir qualquer tipo de culpa também a Lula e a Dilma. Decerto foi tudo obra de marcianos.
Nada de extraordinário, sobretudo se for considerado o fato de que Luiz Sérgio também não conseguiu enxergar um culpado na figura notória do presidente da Câmara. “Em que pesem as inúmeras notícias veiculadas recentemente sobre contas bancárias no exterior das quais o deputado Eduardo Cunha seria beneficiário, o fato é que esta CPI não recebeu prova alguma destas afirmações, não cabendo a este relator adotar providências'', ele escreveu.
É mesmo dura a vida do contribuinte brasileiro. O sujeito passa oito meses financiando todos os custos de uma CPI — o palco, a iluminação, as imagens, o som, o cafezinho, as viagens, a casa oficial, a comida, o celular, o transporte, os assessores e os salários dos atores — para ser chamado de imbecil no relatório final.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA